O que fazer em caso de..

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

MRJN
Membro Veterano
Mensagens: 721
Registado: domingo abr 13, 2008 7:25 pm
Localização: PPPZ - Parece um Partido mas quer dizer Pablo/Pipa/Piggy e Zappa

sábado ago 28, 2010 6:20 pm

Rafaelmelo Escreveu:
drilldown1 Escreveu:
Rafaelmelo Escreveu:Protecção acima de tudo.

Novo acordo ortográfico: Proteção acima de tudo.
É obrigatório usar essa coisa?

Então nas minhas mensagens, tem muito que fazer.
Não fiz acordo algum e não utilizarei.
Eu penso que sim, que temos que usar.
O Jony44 já deve usar o aKordu ortUgráphicU porque eu não percebo algumas das coisas que ele escreve...

Do género:
Para ele se eu tiver ou nao chatiado é a mema coisa que nada desde que leh de prazer xD
Um dia fasso um petsite
Mas pronto...

Leve o cão a passear quando ele ficar assim ou faça aquilo que um ser humano por vezes faz quando começa a ficar "neurótico"... Banho de água fria :lol:
BrownEye
Membro Veterano
Mensagens: 1152
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm
Localização: caes e tartarugas terrestres

sábado ago 28, 2010 9:04 pm

joanaduarte Escreveu:Nem todas as manifestações de comportamentos de conotação sexual têm o sexo como objectivo ou origem, são também formas de establecer hierarquias sociais. Especialmente quando o objecto da paixão não é uma cadela com o cio...

O cão ou cadela (elas tb o fazem) que tenta "montar" outro membro da familia (canino ou não) está a tentar establecer dominancia. Se deixar que ele o faça está a aceitar essa dominancia.

Se a origem do comportamento for social castrar de pouco serve... A solução em qualquer dos casos é como já disseram corrigi-lo. Se ele o tentar impeça-o fisicamente (não é bater é só impedir) diga-lhe um firme Não e isole-o durante uns momentos (se não cumpre as regras da "matilha" fica impedido de conviver com esta) Quando lhe permitir sair so isolamento e ele não exibir o comportamento, elogie e recompense
Obrigada Joanaduarte por esta explicação, tenho andado atenta a este tópico pois há pouco tempo a minha cadela(esterilizada) começou a ter esse comportamento com um dos meus cães, só com um deles.

Achei muito estranho, pois nunca tinha visto uma cadela fazer isso,mas afinal não é invulgar isso acontecer.
Tenho só repreendido, não a isolo, mas vou seguir o seu conselho.
dorok3
Membro Veterano
Mensagens: 253
Registado: sábado ago 28, 2010 9:19 am

sábado ago 28, 2010 9:18 pm

relaçoes... isto agora ate os caes tao doidinhos :lol:
joanaduarte
Membro
Mensagens: 178
Registado: quarta fev 17, 2010 2:14 pm

sábado ago 28, 2010 9:36 pm

Eu tb tenho uma cadela que faz o mesmo. Mas quando faz ao cão não a corrijo, entre eles intrefiro pouco, são crescidinhos... :P só não tolero brigas de resto que se entendam. Mas qualquer atitude de desrespeito (como essa) para comigo ou qualquer outro membro humano da familia é que é completamente inadmissivel.

No entanto como alfa, se tal não lhe agrada é só corrijir que com o tempo o comportamento desparece, mas se lhe for indiferente, ao permitir esse tipo de "rituais" ajuda a que as hierarquias entre eles se definam de forma mais fixa, afinal embora nos pareça estranho, este comportamento faz parte de uma convivencia social saudavel no mundo canino.

Cumps
Joana
GSfanatic
Membro Veterano
Mensagens: 1584
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

sábado ago 28, 2010 9:56 pm

Rafaelmelo Escreveu:
drilldown1 Escreveu:
Rafaelmelo Escreveu:Protecção acima de tudo.

Novo acordo ortográfico: Proteção acima de tudo.
É obrigatório usar essa coisa?

Então nas minhas mensagens, tem muito que fazer.
Não fiz acordo algum e não utilizarei.
Eu penso que sim, que temos que usar.
Não, não temos. O acordo ortográfico entrou em vigor em 2009, mas estaremos em fase de transição até 2015 e até lá podemos usar a grafia actual. Quem quiser aderir já à nova grafia, pode fazê-lo (nem é má ideia). Quem não quer, tem até 2015 para se habituar à ideia (o que pode nem vir a acontecer, diga-se de passagem).
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado ago 28, 2010 10:42 pm

o que pode nem vir a acontecer, diga-se de passagem
Eu não tenciono aderir. :wink:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

BrownEye
Membro Veterano
Mensagens: 1152
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm
Localização: caes e tartarugas terrestres

sábado ago 28, 2010 10:56 pm

dinodane Escreveu:
o que pode nem vir a acontecer, diga-se de passagem
Eu não tenciono aderir. :wink:
Eu acho que não vou aderir, mas o português é uma lingua viva, portanto sujeita a alterações.
Será que daqui a uns anos a nossa maneira de escrever não estará ultrapassada...mais uns anos...- arcaica? :?
GSfanatic
Membro Veterano
Mensagens: 1584
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

sábado ago 28, 2010 10:56 pm

dinodane Escreveu:
o que pode nem vir a acontecer, diga-se de passagem
Eu não tenciono aderir. :wink:
É a sua escolha, que merece todo o respeito. Se dependesse de mim também nunca aderia, mas se quero fazer alguma coisa com a minha licenciatura (tradução) e com o meu futuro mestrado (edição de texto), que remédio senão aderir. Só no emprego, pois fora dele manterei a grafia que aprendi desde pequena. 8)
Rafaelmelo
Membro Veterano
Mensagens: 745
Registado: segunda mar 29, 2010 9:19 pm

sábado ago 28, 2010 11:34 pm

A lingua portuguesa esta sempre a mudar e sempre vai estar na minha opinião. Em tempos farmácia era pharmacia e pai era com "e" e mae com "i" (ou ao contrario :? ).
GSfanatic
Membro Veterano
Mensagens: 1584
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

sábado ago 28, 2010 11:46 pm

Rafaelmelo Escreveu:A lingua portuguesa esta sempre a mudar e sempre vai estar na minha opinião. Em tempos farmácia era pharmacia e pai era com "e" e mae com "i" (ou ao contrario :? ).
Na tua opinião, não. É a realidade. Nisso não existem opiniões.

No entanto existe uma grande diferença entre uma alteração que se vai notando ao longo dos tempos, pela simples evolução fonética (exemplo: portam-puerta-porta; patrem-padre-pai...) e uma alteração repentina, devido a um acordo ortográfico.

Não digo que o acordo ortográfico seja algo mau (apesar de ser difícil ver o lado positivo, este existe), mas por alguma razão temos este período de transição. Infelizmente esse período de transição não chega nem perto dos milhares de anos que passaram até chegarmos ao uso da palavra "porta" ou "pai". Portanto é normal que poucas pessoas estejam interessadas em aderir ao novo acordo ortográfico.
Rafaelmelo
Membro Veterano
Mensagens: 745
Registado: segunda mar 29, 2010 9:19 pm

sábado ago 28, 2010 11:51 pm

Portanto deixa-me ver se percebi bem, temos ate 2015 para nos habituarmos? Apartir de 2015 o protecção nao existe, certo?(protecção como exemplo)
nicasxi
Membro Veterano
Mensagens: 5381
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sábado ago 28, 2010 11:57 pm

Rafaelmelo Escreveu:A lingua portuguesa esta sempre a mudar e sempre vai estar na minha opinião. Em tempos farmácia era pharmacia e pai era com "e" e mae com "i" (ou ao contrario :? ).


Ao contrário ???? Isso é como é ... :lol: :lol: :lol:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...



"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
GSfanatic
Membro Veterano
Mensagens: 1584
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

domingo ago 29, 2010 12:15 am

Rafaelmelo Escreveu:Portanto deixa-me ver se percebi bem, temos ate 2015 para nos habituarmos? Apartir de 2015 o protecção nao existe, certo?(protecção como exemplo)
A partir de 2015, para todos os efeitos (literatura, jornalismo, documentos oficiais...), "facto" passará a "fato" e sim, "protecção" passará a "proteção".

No entanto em locais como fóruns não será proibido manter a grafia actual. Daí que no emprego eu tenha de seguir o novo acordo mas na vida pessoal mantenha a grafia que sempre usei.
Acaldeira
Membro Veterano
Mensagens: 1375
Registado: quinta mai 07, 2009 11:10 pm

domingo ago 29, 2010 1:49 am

nicasxi Escreveu:
Rafaelmelo Escreveu:A lingua portuguesa esta sempre a mudar e sempre vai estar na minha opinião. Em tempos farmácia era pharmacia e pai era com "e" e mae com "i" (ou ao contrario :? ).


Ao contrário ???? Isso é como é ... :lol: :lol: :lol:

LOOOOOOOOOOOOOL
cockinhas
Membro Veterano
Mensagens: 1286
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

domingo ago 29, 2010 9:47 am

GSfanatic Escreveu:
Rafaelmelo Escreveu:Portanto deixa-me ver se percebi bem, temos ate 2015 para nos habituarmos? Apartir de 2015 o protecção nao existe, certo?(protecção como exemplo)
A partir de 2015, para todos os efeitos (literatura, jornalismo, documentos oficiais...), "facto" passará a "fato" e sim, "protecção" passará a "proteção".

No entanto em locais como fóruns não será proibido manter a grafia actual. Daí que no emprego eu tenha de seguir o novo acordo mas na vida pessoal mantenha a grafia que sempre usei.
Depois do acordo ortográfico, em Portugal, não vai ser obrigatório suprimir o "c" de facto, ou o de qualquer palavra em que a letra seja pronunciada. Pronunciamos o "c", escrevemos o "c". Assim, o "c" de protecção será suprimido porque não se pronuncia. Ou seja, desaparecem as consoantes mudas.
Noutros casos, admite-se grafia dupla. Nos primeiros tempos vai ser preciso verificar uma a uma. Falo por mim.

Também só vou passar a escrever pelas novas normas quando não tiver alternativa. Sou apaixonada pela nossa língua e gosto de escrever como aprendi .
Responder

Voltar para “Cães”