CÃES Risco de ataques contra pessoas é cada vez maior

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado set 06, 2003 9:38 pm

Por mim tudo bem.

Contem comigo para isso.

Já agora, se o Celso Alves nos quisese dizer o objectivo da sua colocação aqui.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sábado set 06, 2003 10:09 pm

Eu e o meu pinscher ( que é uma das raças que mais contribui para as estatisticas :) :) :) estamos disponiveis para ajudar!
CelsoAlves
Membro
Registado: sexta abr 12, 2002 5:12 pm

domingo set 07, 2003 8:35 am

Em primeiro lugar gostaria de esclarecer que o objectivo da minha colocação deste tópico foi o facto que quando organizei o seminário de busca e salvemento do CPC, eu entrei em contacto com os senhores da TSF para darem a noticia e o que me disseram foi que depois entrariam em contacto comigo, mas não o fizeram. Nem deram a noticia. Como já acontecera em situações anteriores em que os tinha contactado para derem noticias sobre actividades positivas com cães. Mas penso que issso não lhes interessa.
Depois vejo a noticia, com uma foto daquelas, metendo os cães todos como potenciais agressivos e fontes de doenças e problemas. Fiquei deveras irritado e pensei que seria bom que outras pessoas que tambem gostam dos cães soubessem o que se passava, como é o caso das pessoas deste forum.
Sobre acções a tomar, eu estou aberto a colaborar com todas desde que sejam sensatas, correctas e objectivas.
Obrigado
Celso Alves
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo set 07, 2003 1:35 pm

Podem contar comigo.
Quem me quiser contactar, pode-o fazer também pelo messenger.
Aliás, esta semana vou receber informações sobre um seminário (em que vou participar) que se debruça sobre a importância da interacção entre animais e crianças deficientes.
Outro objectivo é mostrar como raças supostamente perigosas podem interagir com estas crianças e ajudá-las a comunicar com o mundo que as rodeia.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

segunda set 08, 2003 11:58 am

Boa tarde,

É com grande satisfação que vejo vários membros interessados em participar numa acção objectiva e credível sobre a problemática aqui (e em outros tópicos) mencionada.

Como tal, penso que o melhor seria a marcação de um encontro no qual pudessemos de "cara-a-cara" aprofundarmos mais esta questão e certificarmo-nos do que de facto cada um de nós e todos nós em conjunto de uma forma organizada, coerente e definida estariamos disposto a fazer.

Vou desde já abrir um tópico para a marcação desse encontro e em que local o deveremos fazer.

Um abraço a todos

Bullie & Gaspar
papoila
Membro Veterano
Registado: segunda nov 11, 2002 12:54 am
Localização: Maria Papoila, Eva e Ginja (cadelas), Smecky (gato)
Contacto:

terça set 09, 2003 5:51 am

Não tenho a certeza no que poderei ajudar, mas contem comigo se acharem necessário.

Bjs,
Carla
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

terça set 09, 2003 10:06 am

SeaLords Escreveu: Desculpem lá, mas continuo sem perceber o porque de toda esta celeuma. Senão vejamos
Investigadores reunidos no Rio de Janeiro concluíram que o risco de ataques contra pessoas, especialmente crianças, é cada vez maior, maior até do que a transmissão de doenças como a raiva.
Ou seja, pessoas que tratam dos assuntos de forma objectiva [não sensacionalista, como os jornalistas] chegaram a esta conclusão - que me parece perfeitamente lógica. Lembro que quando um técnico fala de ataques de cão não se está a referir só ao PitBull que come criancinhas ao pequeno almoço, está também a referir-se ao caniche que ferra o puto lá de casa, mesmo que seja sem gravidade suficiente para requerer assistencia médica.
As crianças são as principais vítimas. Só no Perú há pelo menos 80 mil ataques por ano. No Brasil esse número chega às dezenas de milhar.
São números, e como números que são, devem ter uma base, não são seguramente dados inventados. Aliás, estes números não tem nada de especial. Aqui há uns anos, quando fiz um trabalheco sobre isto, falava-se que em França ocorreriam 200 mordeduras por cada 100 000 habitantes e por ano e nos E.U.A. estimava-se que todos os anos cerca de 2 a 3 milhões de pessoas eram mordidas por cães [correspondendo a 400 a 800 mordeduras por cada 100 000 habitantes]. Quem quiser pensar que os cães [qualquer cão] não fazem mal ás moscas só está a enterrar a cabeça na areia e a perder credibilidade.
A Organização Mundial de Saúde e a Sociedade Mundial para a Protecção dos Animais, que realizaram esta reunião no Rio de Janeiro, lembram que a culpa dos ataques, mais do que dos cães, é dos donos.

As duas entidades sugerem por isso três medidas a serem aplicadas pelos Governos: educar os donos dos cães, criar novas leis e aplicar programas de esterilização em massa.
Alguém está contra ?

Agora o que me parece é que os jornalistas tentaram deturpar as discussões e as conclusões tiradas pelos técnicos, dando um toque de catástrofe á coisa. Mas seria de esperar outra coisa ?
Básicamente estou de acordo, uma coisa é um estudo outra é o aproveitamento desse mesmo estudo. Qualquer cidadão podia chegar às mesmas conclusões embora sem numeros exactos, se há mais Homens e se há mais cães as probalidades de um aumentos de acidentes é maior, pronto acabei de descobrir o caminho maritimo para a India.

Em Portugal não há registo de um caso (que eu saiba) de raiva em humanos, mas há N registos de acidentes envolvendo cães e humanos .

O cerne da questão é este ; porque razão estão a voltar à carga com estas tretas, pelo passado recente está-se a ver que vem aí mais legislação, naturalmente brilhante, feita por uma maioria também ela brilhante. O que mais me preocupa é que esta gente também legisla na Saúde, no Trabalho, na educação, na Defesa , etc...

Preparem-se para mais umas notícias e reportagens do tipo imagens reais, que eles precisam para fazerem a cabeça ao pobre do Portuga.
Como o Celso disse , não houve notícia do seminário sobre os cães de busca e salvamento, é óbvio!! aí os canitos fazem o papel do Capuchinho Vermelho e é perigoso para os fins que eles têm em mente, então dizem que os cães são beras e depois salvam pessoas!?
E com toda a gente sabe os médias são um poder indepentente!
Os donos dos órgão de comunicação são idiológicamente estéreis!!
Um abra&ccedil;o
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça set 09, 2003 11:25 am

Ora, nem mais, amigo Gary. É mesmo isso que me preocupa também. Tal como eu referi, não estou contra a educação dos donos, as campanhas de esterelização e as Leis! O que eu receio é os critérios com que isto vai ser feito, quem vai ser abrangido e quais vão ser os verdadeiros resultados.
Normalmente, tal como o Gary disse, quando começam a aparecer 'noticias' destas é porque se preparam novas movimentações em termos de legislação....vamos ver no que dá...!!

Abraços
Paulo C.
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

terça set 09, 2003 11:29 am

Como a prevenção deve começar nas escolas vou pedir à direcção da minha que me deixe alertar os alunos de 5º e 6º ano para este "problema". (infelizmente, a partir do 7º os miúdos tendem a ouvir e a gozar no intervalo. Sei isso por experiência). O difícil é conseguir a autorização, mas depois é simples arranjar um texto acessível, uma pessoa influente e um cão bem comportado (para servir de exemplo).

Sealords, o que são zoonoses? ( :oops: )
bbaixo
Membro Veterano
Registado: quinta jul 03, 2003 10:59 am

terça set 09, 2003 11:40 am

Só por curiosidade,

Existe uma Associação de Braga, com estreita ligação a uma escola canina, que de vez em quando faz acções de esclarecimento sobre temas relacionados com os cães, nomeadamente, a dismitificação dos cães ditos perigosos, alimentação, higiene e manutenção entre outros temas.

Estas acções são realizadas preferencialmente nas escolas primárias, nomeadamente nas zonas mais isoladas do distrito, onde o cão é visto como animal de trabalho (onde um tecto de uma casota de cimento e restos de comida, é encarado como um cão bem tratado) e não como animal de companhia.

Cmpt

Baixo 8)
Responder

Voltar para “Cães”