Estava a ler os posts que ainda não tinha lido neste tópico e quando li o do jofelix pensei em dar uma resposta bastante semelhante.....quando desci um pouco mais da janela vi que a LuluB já me tinha poupado esse trabalho...lolLuluB Escreveu:Sem dúvida!jofelix Escreveu:Gostava de vos ver do outro lado da questão !
Incomodados com cheiros, com pelos, com mijas, com cócós, com latidos, ladrares e uivos, etc.
Podemos e devemos gostar dos n/ cães, mas também temos que respeitar o bem estar dos n/vizinhos, e tudo fazer para minimizar aquilo que pode provocar atritos.
Cheiro a cão não me incomoda, mas há a quem incomoda (m/sobrinho, pex. e gosta de cães);
Pelos de cão não me incomodam, mas aos alérgicos pex. incomoda;
Latidos e ladrares não me incomodam, mas incomodam a quem tem que descansar (eu incluído);
Mijas e cócós não me incomodam (lavo-os), mas há a quem incomoda;
etc, etc.
E tudo isto não me incomoda, porque estou habituado aos cães ... e se não estivesse?Mas por isso mesmo também me julgo no direito de exigir dos vizinhos que tenham o cuidado de não me incomodarem com:
- acelerações de motores e bateres de porta à hora em que estou ferrada no sono depois de uma insónia que durou até às cinco da manhã; ele não tem culpa e não tem nada a ver com a minha insónia? Eu também não tenho culpa nem nada a ver com as alergias dele e da família;
- o cheiro da sua água-de-colónia ou perfume dentro dos elevadores, que me faz dores de cabeça;
- ou, pelo contrário, o pivete da sua cabeça por lavar, dos seus sovacos, etc.
- a berraria das suas mal educadas criancinhas nos corredores, no patim de entrada ou debaixo das minhas janelas.
- as obras de berbequim e martelo que entenda fazer ao fim-de-semana;
- gramar os relatos da bola ou as transmissões e os respectivos alaridos quando há um golo de equipa preferida, mais as andaças em apitadelas por todo o burgo até altas horas, contribuindo fortemente para o efeito de estufa, para já não falar na poluição sonora.
E mais coisas que nem me ocorrem agora, mas que qualquer um pode completar...
Um bom exemplo disso é o facto de os meus vizinhos do lado direito ter um cão enorme arrasado de PA mas ainda maior do q a maioria dos PA que conheço, que deixa bastantes vezes cheiro a cão nas escadas, que larga pelo e que até uiva de vez em quando, apesar de não o fazer muito alto e nunca durante a noite...e de os meus vizinhos do lado esquerdo terem duas crianças e eu poder garantir, sem sombra de duvida (e isto acontecia já antes de eu ter a Bianca que é o meu primeiro cão) que me sinto mil vezes mais incomodado por muitas coisas que as crianças fazem do que pelo cão...
Devemos ter o máximo de cuidado para tentar que o nosso animal não incomode os vizinhos, mas obviamente que é necessário um mínimo de tolerância...a partir de um certo ponto as queixas tornam-se ridículas....