Como eu disse, nem a gata foi "dada", foi mas é salva, nem a criança pertence à dona da gata, é o sobrinho dela, tudo aconteceu durante uma visita familiar. A gata estava a ser tratada e já apresentava as melhorias significativas, mas por enquanto só confia em sua dona e detesta ser agarrada pelos estranhos.LuluB Escreveu:Por acaso, eu também acho que essa gata deve ser abatida, perante esse panorama psicológico. Mas quem foi a besta quadrada que deu uma gata assim a uma família com uma criança? :evil:sobaka Escreveu:Depende da idade e do temperamento da criança. Muitas vezes os ensinamentos do tipo "não mexes no cãozinho enquanto ele está a comer" entram num ouvido e saem do outro sem deixar rasto no meio. Há uns dias ví o que aconteceu ao miudo que foi avisado não uma, não duas, mas vezes sem conta que não devia tocar na gata (a gata foi resgatada de um lar onde serviu de bola de futbol para o dono de casa, tem problemas psíquicos e comportamentais que nunca mais acabam) e mesmo assim pegou nela. As mãos e os braços transformaram-se em carne picada, agora os pais do miudo (a irmã e o cunhado da dona da gata) insistem que a gata tem que ser abatida e ameaçam apresentar a queixa. Os miudos são imprivisíveis, os mais sensatos de vez em quando fazem coisas que eles próprios não conseguem explicar. Para o bem de todos é melhor que o cão, se está numa família com crianças, não mostre agressividade em nenhuma das situações que possam ocorrer.
No entanto, saliente-se que um felino é muito diferente de um canino. Um ataque de um gato enfurecido pelo medo tem resultados muito mais funestos que uma ocasional dentada de um cão que não quer que lhe mexam na comida. Já passei por isso, também.
No caso deste cão, acho que o melhor que há fazer é deixá-lo em paz. Com o tempo e vendo que ninguém lhe vai tirar a comida, o comportamento mudará. Por isso sou contra essas manobras, cansativas e parvas, de tirar e pôr pratos, interrompendo várias vezes a refeição do cão sôfrego.
Se a dona seguir tais conselhos, prepare-se para a possibilidade de levar mesmo uma dentada. E depois não se queixe, foi ela própria quem o provocou.
Quanto ao cão da topickstarter, eu acho extremamente importante o dono poder sem problema retirar seja o que for da boca do cão. Como os donos vão consegui-lo é com eles, mas é muito importante e pode um dia salvar a vida ao próprio cão.