Labradora a precisar de emagrecer

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

quinta dez 09, 2010 6:05 pm

Apesar de não dizer a frequência com que irá fazer os 20 a 40 min. a 10/12Km/h, acho que este programa é mais do que suficiente para queimar as calorias acumuladas.

No entanto, gostaria de saber em que estudos se baseia para sugerir este programa de treino. Não estou de modo algum a dizer que o que disse está errado, até porque se tivesse cães com algum peso a mais faria algo parecido com isto.
Boas. Estudos específicos sobre o tema, não conheço. Também não conheço os estudos de que fala, em que amostra se baseiam e qual a respectiva credibilidade.

No entanto em termos de fisiologia de treino canino os artigos que li referem que os mecanismos de produção de energia são similares aos do homem, isto é, e para simplificar: os mecanismos aeróbicos correspondem a esforços pouco intensos e de longa duração e a energia é consumida através da oxidação da gordura, portanto ideais para perdas de peso (entre outras vantagens); os mecanismos anaeróbicos correspondem genèricamente a esforços intensos e de curta duração e a energia é obtida fundamentalmente através da degradação do glicogénio. Penso que este quadro é muito semelhante em termos de fisiologia canina e humana. Vou tentar encontrar algum documento sobre o tema e envio-lho por pm.

Quanto à frequência de treino de trote poderá ser inclusive diária ou até bi-diária, desde que se faça a gestão da recuperação através da variação da duração do treino e dou um exemplo para 5 dias de treino semanal: 10min - 20m - 30m - 10m - 20m (falamos de trote a 10/12 Km/H).

Cometi no entanto no meu post um lapso grave que não referiu, mas que aproveito para corrigir: A dosificação das cargas de treino deve ser numa primeira fase muito gradual e em constante observação da reacção do cão, por forma a evitar efeitos negativos ao nivel do sistema musculo esquelético ou cardio-respiratório. E partindo sempre do princípio de que não há contra indicações de ordem veterinária, evidentemente.

Já agora: é praticante do mushing?
bonekxita
Membro Veterano
Registado: quarta mar 03, 2010 6:07 pm

quinta dez 09, 2010 6:22 pm

Pode experimentar uma ração sem cereais, tipo acana ou orijen, este tipo de alimentação favorece o aumento da massa muscular em detrimento da massa gorda. Com a minha teti (gata) resultou, mesmo sem reduzir a quantidade, quando lhe comecei a dar acana ela emagreceu.
Bikejorer
Membro Veterano
Registado: quarta nov 05, 2008 8:19 pm

quinta dez 09, 2010 6:35 pm

zeca2 Escreveu:
Apesar de não dizer a frequência com que irá fazer os 20 a 40 min. a 10/12Km/h, acho que este programa é mais do que suficiente para queimar as calorias acumuladas.

No entanto, gostaria de saber em que estudos se baseia para sugerir este programa de treino. Não estou de modo algum a dizer que o que disse está errado, até porque se tivesse cães com algum peso a mais faria algo parecido com isto.
Boas. Estudos específicos sobre o tema, não conheço. Também não conheço os estudos de que fala, em que amostra se baseiam e qual a respectiva credibilidade.

No entanto em termos de fisiologia de treino canino os artigos que li referem que os mecanismos de produção de energia são similares aos do homem, isto é, e para simplificar: os mecanismos aeróbicos correspondem a esforços pouco intensos e de longa duração e a energia é consumida através da oxidação da gordura, portanto ideais para perdas de peso (entre outras vantagens); os mecanismos anaeróbicos correspondem genèricamente a esforços intensos e de curta duração e a energia é obtida fundamentalmente através da degradação do glicogénio. Penso que este quadro é muito semelhante em termos de fisiologia canina e humana. Vou tentar encontrar algum documento sobre o tema e envio-lho por pm.

Quanto à frequência de treino de trote poderá ser inclusive diária ou até bi-diária, desde que se faça a gestão da recuperação através da variação da duração do treino e dou um exemplo para 5 dias de treino semanal: 10min - 20m - 30m - 10m - 20m (falamos de trote a 10/12 Km/H).

Cometi no entanto no meu post um lapso grave que não referiu, mas que aproveito para corrigir: A dosificação das cargas de treino deve ser numa primeira fase muito gradual e em constante observação da reacção do cão, por forma a evitar efeitos negativos ao nivel do sistema musculo esquelético ou cardio-respiratório. E partindo sempre do princípio de que não há contra indicações de ordem veterinária, evidentemente.

Já agora: é praticante do mushing?
Desde já fico muito grato se me puder enviar algumas referencias sobre essa informação.

A minha dúvida prendia-se com questão do tempo (20 a 40 min.), ou seja, se o que se classifica como um esforço de pouca intensidade e longa duração num Homem também pode ser aplicado de igual modo num cão.

Sim sou praticante de mushing.
<u><strong><a href="http://www.portugalmushing.com">www.portugalmushing.com</a></strong></u>
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

quinta dez 09, 2010 6:52 pm

Desde já fico muito grato se me puder enviar algumas referencias sobre essa informaçã
Vou tentar encontrar essa documentação e ver no meu arquivo de links o que tenho sobre o assunto. Pode demorar algum tempo, mas consegue-se.
A minha dúvida prendia-se com questão do tempo (20 a 40 min.), ou seja, se o que se classifica como um esforço de pouca intensidade e longa duração num Homem também pode ser aplicado de igual modo num cão.
A velocidade de 10/12 km/h é a exigida nas provas de 20 km para PAs, mas o PA é um cão trotador por natureza. Já cheguei a fazer 20' a 15 km/h com uma cadela sem que ela se ressentisse,mas é um caso talvez especial - ainda hoje, com 12 anos, faz 10 km de trote e chega ao fim sem acusar cansaço...

A duração do exercício depende como é óbvio da forma física do cão, daí o erro que cometi no 1º post ao não referir que de início tem de haver uma adaptação gradual do cão ao exercício. Mas para o efeito que se pretendia (perda de peso) penso que a zona entre os 20 e os 40 minutos será bastante adequada.
Anamar7
Membro
Registado: segunda nov 29, 2010 3:03 pm

quinta dez 09, 2010 8:05 pm

Um familiar nosso tem um labrador que já chegou aos 50kg. Eles são muito vorazes, comem tudo, neste caso a comido dos gatos, do pássaro e o mais que consiga apanhar. A solução foi exercício. Antes de comer ele corre, corre, corre...Já sabe que para comer tem que trotar bastante: em volta da casa, na rua com o dono (nunca menos de 1h). Depois come e faz mais um pouco de exercício...Reconheço que nem todas as pessoas terão disponibilidade para isto, mas, como alguém já disse a fórmula é simples - entre o que entra na boca e o que gasta em energia tem que haver deficit - caso contrário, aumenta de peso...
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta dez 09, 2010 8:14 pm

Peço desculpa se percebi mal, mas o cão come imediatamente a seguir ao exercicio e volta ao exercicio logo que acaba a refeição?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

quinta dez 09, 2010 10:38 pm

A minha golden chegou a pesar 33kg.. Tava uma bela de uma badocha! E tinha um quintal grande pra correr, e eu tive mesmo de cortar na ração... Dava um bocadinho menos de manhã e um bocadinho menos ao final do dia... E para além do quintal, fazia-a dar grandes corridas comigo ao fim de semana. E ela agora tá com 28kg! Toda jeitosa ;)
Patela
Membro Júnior
Registado: sábado nov 17, 2007 10:22 pm

quinta dez 09, 2010 11:02 pm

kelinhapbl Escreveu:A minha golden chegou a pesar 33kg.. Tava uma bela de uma badocha! E tinha um quintal grande pra correr, e eu tive mesmo de cortar na ração... Dava um bocadinho menos de manhã e um bocadinho menos ao final do dia... E para além do quintal, fazia-a dar grandes corridas comigo ao fim de semana. E ela agora tá com 28kg! Toda jeitosa ;)

e a ração era light? ou era uma normal?
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta dez 10, 2010 12:22 am

Eu só posso falar da minha experiência : os labradores tem tendência para engordar - os da linha inglesa - são sempre gordinhos em comparação com outras raças.
Já viu as cadelas numa expo ? todas parecem atarracadas e gordas, no entanto estão bem.
O peso ideal de uma lab varia entre os 27 kg (aprx) a 32 kg (aprx).

Portanto, com 32 kg, a sua está no limite...(quem me dera a mim, a minha está com 37 kg e, no entanto, todas as análises estão bem).
Se a sua cadela tem articulações mais fracas, talvez seja de conversar com o vet sobre complementos nutricionais ou rações especifícas para esse problema.

Pode perder algum peso mas valerá a pena torturar a cadela para ela perder peso, contrariando a sua natureza roliça ?
Eu optaria por mais exercício.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Lukilu
Membro Veterano
Registado: sexta mai 14, 2010 10:12 pm

sexta dez 10, 2010 12:54 pm

Patela Escreveu:
Lukilu Escreveu:O meu labrador está a fazer dieta com a Satiety Support da RC. Em 3 meses, passou de um cão sedentário, com problemas de coluna, para um cão super activo. Já consegue correr, saltar para o nosso colo, coçar as próprias orelhas sem a minha ajuda :oops: . Pesava 43kg (foi castrado e ganhou imenso peso). Fui "ameaçada" pela vet: ou faz dieta, ou daqui a nada gasta fortunas a remediar os problemas de saúde que vão surgir com a obesidade, a começar pela coluna.

Experimentei rações light de várias marcas, mantinha o peso, mas não emagrecia. Acabei com as guloseimas e nada. Esta ração é cara, mas se cumprirmos o programa resulta. Depois sim, a manutenção é feita com ração light e guloseimas só mesmo quando o rei faz anos. O que é difícil, o meu adora fruta.

Mas cada caso é um caso e ninguém melhor que o vet para o aconselhar :wink:
e resultou com o seu caozinho essa ração?
será que me pode dizer o preço?

vou falar com o veterinario e discutir com ele algumas raçoes que ja disseram aqui..

Acabo de vir da vet: 39kg!!! Menos 4 kg em 3 meses, sem exercício é muito bom. Está de parabéns o meu cãochorro.... vou continuar mais 2 meses com esta ração. Agora sim, mais leve, vamos aumentar os exercícios, ele já se mexe melhor e não tem andado mal da coluna.

O preço desta ração ronda os 80 euros/12kg . Um saco dura-me 1 mês e uma semana. Vale a pena o investimento, mas atenção com os extras, senão todo o esforço é em vão.

Fale com o vet :wink:
"Procuro dono de ra&ccedil;a, porque dono vira-lata eu j&aacute; tive!"&nbsp; - Campanha de adop&ccedil;&atilde;o no Brasil
Patela
Membro Júnior

sexta dez 10, 2010 5:00 pm

Acabo de vir da vet: 39kg!!! Menos 4 kg em 3 meses, sem exercício é muito bom. Está de parabéns o meu cãochorro.... vou continuar mais 2 meses com esta ração. Agora sim, mais leve, vamos aumentar os exercícios, ele já se mexe melhor e não tem andado mal da coluna.

O preço desta ração ronda os 80 euros/12kg . Um saco dura-me 1 mês e uma semana. Vale a pena o investimento, mas atenção com os extras, senão todo o esforço é em vão.

Fale com o vet :wink:[/quote]

Isso é optimo os meus parabens e espero que agora ele nao os engorde isso é que é preciso ter cuidado.

Mas parabens muito bem :D
unha
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2008 5:30 pm

sexta dez 10, 2010 10:46 pm

Acho que vi num poste mais a cima que a sua cadela fazia exercicio após a refeição!! isso nunca se deve fazer :roll: antes sim pode correr á vontade. :) :) :)
Patela
Membro Júnior

sábado dez 11, 2010 2:55 pm

unha Escreveu:Acho que vi num poste mais a cima que a sua cadela fazia exercicio após a refeição!! isso nunca se deve fazer :roll: antes sim pode correr á vontade. :) :) :)
Nao nao. Ela come de manha e à noite e normalmente corre à tarde. Raramente corre de manha porque nao tenho disponinilidade tenho é tempo à tarde para andar com ela a passear
Responder

Voltar para “Cães”