Boas. Estudos específicos sobre o tema, não conheço. Também não conheço os estudos de que fala, em que amostra se baseiam e qual a respectiva credibilidade.Apesar de não dizer a frequência com que irá fazer os 20 a 40 min. a 10/12Km/h, acho que este programa é mais do que suficiente para queimar as calorias acumuladas.
No entanto, gostaria de saber em que estudos se baseia para sugerir este programa de treino. Não estou de modo algum a dizer que o que disse está errado, até porque se tivesse cães com algum peso a mais faria algo parecido com isto.
No entanto em termos de fisiologia de treino canino os artigos que li referem que os mecanismos de produção de energia são similares aos do homem, isto é, e para simplificar: os mecanismos aeróbicos correspondem a esforços pouco intensos e de longa duração e a energia é consumida através da oxidação da gordura, portanto ideais para perdas de peso (entre outras vantagens); os mecanismos anaeróbicos correspondem genèricamente a esforços intensos e de curta duração e a energia é obtida fundamentalmente através da degradação do glicogénio. Penso que este quadro é muito semelhante em termos de fisiologia canina e humana. Vou tentar encontrar algum documento sobre o tema e envio-lho por pm.
Quanto à frequência de treino de trote poderá ser inclusive diária ou até bi-diária, desde que se faça a gestão da recuperação através da variação da duração do treino e dou um exemplo para 5 dias de treino semanal: 10min - 20m - 30m - 10m - 20m (falamos de trote a 10/12 Km/H).
Cometi no entanto no meu post um lapso grave que não referiu, mas que aproveito para corrigir: A dosificação das cargas de treino deve ser numa primeira fase muito gradual e em constante observação da reacção do cão, por forma a evitar efeitos negativos ao nivel do sistema musculo esquelético ou cardio-respiratório. E partindo sempre do princípio de que não há contra indicações de ordem veterinária, evidentemente.
Já agora: é praticante do mushing?