A minha filha e um cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta dez 17, 2010 10:25 am

Anamar7 Escreveu:...A m/ esperança é que alguém disse (já não sei se foi aqui se foi 1 criador), que aos animais da casa eles acabam por reconhecer esse estatuto e desistem de perseguir, como fazem aos de fora...
Eu não sou criadora, mas posso certificar isso pela minha própria experiência. Mas a verdade é que só tive rafeiros, nunca um pastor ou outra raça.

No entanto, no caso de um cão de pastoreio creio que o instinto dele não é o de matar, mas sim o de juntar o rebanho. Um cão de caça é que persegue para caçar, o gato (ou qualquer outro animal) é visto como uma presa.
Última edição por LuluB em sexta dez 17, 2010 10:28 am, editado 1 vez no total.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

sexta dez 17, 2010 10:25 am

Se o seu cão é assim então tem de facto motivos para ficar apreensiva.

Cães que não gostam de gatos e que tentam caçá-los... sinceramente não acho boa ideia ir buscar um gato é capaz de não ir correr muito bem, a não ser que os donos sejam presistentes e firmes, mesmo assim...
S&oacute;nia
bonekxita
Membro Veterano
Registado: quarta mar 03, 2010 6:07 pm

sexta dez 17, 2010 11:17 am

Cá em casa são duas gatas e uma cachorra. A minha primeira gata, a téti, foi unica até aos 4 anos, acha mesmo que é humana, e odiava tudo o que são animais, entretanto veio a xena (outra gata), a teti não a suportava, até deixou de dormir cmg por causa da outra. Agora já dormem juntinhas =) claro que o facto de a xena ser uma palhacinha também ajudou, acho que acordaram que a teti mandava e pronto, ficaram as duas felizes. Depois chegou a popota (cachorra), outra tontinha que quer ser amiga de todos, ela e a xena são como irmãs, rebolam juntas, roem o mesmo osso ao mesmo tempo, acho que elas acreditam mesmo que são das mesma raça =)) é muito giro!! A teti mais uma vez não gostou desta nova companhia, sempre que a popota se aproximava eram patadas e fssst!

Neste momento a popota tá cmg à 1 ano e a teti já a aceita, até já dormiram juntas, claro que se a popota abusar fsst, mas sem stress, andam sempre todas juntas, cá em casa 1º mando eu, depois a teti, depois a popota e por ultimo a xena =) e todas vivem bem, é que a xena também não queria mandar em ng, só quer msm divertir-se com as amigs =)))
Anamar7
Membro
Registado: segunda nov 29, 2010 3:03 pm

sexta dez 17, 2010 11:23 am

LuluB Escreveu: No entanto, no caso de um cão de pastoreio creio que o instinto dele não é o de matar, mas sim o de juntar o rebanho. Um cão de caça é que persegue para caçar, o gato (ou qualquer outro animal) é visto como uma presa.
Não penso que seja com o propósito de matar, é mais o desafio da perseguição, tudo o se move p/ eles é irresistível. Acho que eu é que estou traumatizada por um acidente que aconteceu (já há mtos anos em casa dos m/ avós) - um dos cães apanhou um gato na brincadeira, num ângulo infeliz e partiu-lhe o pescoço. O cão (Grand Danois) era grande mas bonacheirão, mas as mandíbulas deles são mto fortes, percebemos que foi acidental, já tinha esquecido, mas ultimamente veio-me à memória...
Anamar7
Membro

sexta dez 17, 2010 11:33 am

catrules Escreveu:Se o seu cão é assim então tem de facto motivos para ficar apreensiva.
Cães que não gostam de gatos e que tentam caçá-los... sinceramente não acho boa ideia ir buscar um gato é capaz de não ir correr muito bem, a não ser que os donos sejam presistentes e firmes, mesmo assim...
Sabe, eu sou um bocado "maricas", porque já perdi vários animais ao longo da vida e nem sempre por morte natural - ainda me custa, embora nada pudesse ter feito, mas é um desgosto profundo, em especial qdo se é criança. Acho que ao não ter ficado bem resolvido o assunto, tenho tendência a preocupar-me em excesso, veremos...
catrules
Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia

sexta dez 17, 2010 11:52 am

Eu felizmente tem sido ao contrário morreram todos velhinhos.
De qualquer forma, não há como o dono para conhecer o animal que tem.
S&oacute;nia
Wilma
Membro Veterano
Registado: segunda mar 29, 2010 8:23 pm

sexta dez 17, 2010 7:54 pm

Olá muito boa noite!

Depois de ler todo o tópico não resisti comentar...

Tenho um cão e um gato. Primeiro veio o cão e depois o gato para fazer companhia ao cão.
Cortei as unhas ao gato e deixei-os aproximarem-se... meia hora depois já andavam a 'roçar-se' um ao outro, no dia seguinte já comiam e dormiam juntos...

A verdade é que o gato agora dá-se bem com todos os cães que entram nesta casa... pode vir o cão do namorado, o cão do amigo, a cadela da mãe.... todos servem desde que não sejam agressivos com ele.

Às vezes tenho um bocadinho de medo das brincadeiras (o cão espreme o gato todo) mas depois de um gritinho e de um pulo para fugir, o gato vem logo a seguir picar o cão para brincar...

Mas acredito que dependa muito do caracter dos animais... Eu cá tive sorte :)

Aqui ficam duas fotos do cenário:
http://arcadenoe.sapo.pt/foto/so_sweet/402877
http://arcadenoe.sapo.pt/foto/sossegadinhos_/402880

Boa noite e Feliz Natal!
"N&atilde;o h&aacute; diferen&ccedil;as fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento. " (Charles Darwin)
omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

sexta dez 17, 2010 8:50 pm

cá em casa a soberana é a Yorkie, a minha Yorkshire que tem 14 anos, mais tarde veio a Matilde (gata), a Ninja (gata) e a Yasha (dogue alemão). anteontem chegou o novo membro, o Ghandi. perseguiu a gata a querer brincar, levou a patada da praxe em cheio no focinho e já sabe que as gatas teem unhas que magoam!

eu sou a favor de os deixarmos aprender a viver juntos sem interferirmos muito (mas sempre com alguma vigilancia, só para evitar dissabores maiores)

normalmente é este o cenário, quando se juntam os cães da casa com os cães dos amigos :)

Imagem

Imagem
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sábado dez 18, 2010 7:29 pm

Muito fácilmente com um cão, uma perseguição acaba mal. Os cães são apenas animais, não pensam, não raciocinam e o instinto é sempre mais forte. O próprio instinto de pastorear é o instinto de caça (o perseguir e fazer cerco a uma presa) mas adaptado após muitas gerações e muitas selecções feitas pelo homem.
Até em raças de pastoreio e guarda de rebanho há situações em que o animal por vezes se entusiasma e ataca.
Já vi imensos cães e gatos a conviverem bem, até cães bem grandes com gatinhos atrás deles mas na minha casa nunca arriscámos porque os nossos viam os gatos como presas. Talvez por termos lá gatos já vindos adultos e que eram assustadiços.
E quando um cão começa a ver o divertido que é uma perseguição, seja a gatos, galinhas, esquilos, é muito dificil acabar com isso.
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

domingo dez 19, 2010 2:57 pm

Imagem

por aqui é assim. de qualquer maneira, a estrela tenta infernizar a vida ao chiquinho que foi o último a chegar. narua, com gatos´, o filme é de terror se eu deixasse
catrules
Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia

domingo dez 19, 2010 3:01 pm

Tão lindos :D :D
S&oacute;nia
LuluB
Membro Veterano

domingo dez 19, 2010 3:30 pm

Acho esta foto um verdadeiro presépio:

Imagem

:D :D :D
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
ZeFe
Membro Veterano
Registado: terça dez 21, 2010 11:07 am

terça dez 21, 2010 11:57 am

Aqui em casa estamos a passar por isso ao minuto.

A Luna veio para casa à 1 ano resgatada da rua com cerca de 1 ano e foi crescendo, crescendo,crescendo e agora tem 5,5 kg's e tem por ali uns genes de siamês ( ou coisa parecida) e apesar de ter momentos de ternura é eléctrica.

A Maria Rita chegou à 3 dias adoptada da AMIAMA tem 2 meses e deve ficar de porte médio (está com 4 kg's) e como qualquer cachorro, era timida até perder a vergonha.

No 1º dia:

Tive o cuidado de as deixar 1 de cada lado de mim e à mesma altura .A gata cheirou, cheirou, cheirou e virou costas e ficou a observar a cadela em cima da mesa da cozinha durante 1h. Dormiram 1 em cada divisão com portas fechadas.

No 2º dia:

Como disse, a pateta da cadela perdeu a vergonha depressa e começou durante o dia a correr atrás da gata...e a gata a fugir...até que a pateta levou com uma pata (sem unhas) em cheio na tola e ficou com acara tipica de confusa que os cachorros costumam fazer, seguiu-se o ganir tipico e depois arrancou a toda a velocidade em direcção à gata e resolveu lambe-la quase até à morte.A gata fugiu e ficou a observa-la durante outra hora em cima da mesa.

No 3º dia:

A gata passa pela cadela a correr, a cadela corre atrás da gata, a gata esconde-se, a cadela encontra-a, ela foge outra vez e quando a cadela se estica, pimba, mais uma sapatada ( ainda sem unhas) na cabeça.Agora já é a gata a meter-se com a cadela.

E assim está a correr...Ainda não as deixo juntas sem a minha supervisão, mas acredito que qualquer dia estão a dormir a sesta juntas.O cuidado que tenho tido é especialmente porque a cadela ainda muito pequena pode ter a infeliz ideia de morder a cauda da Luna e levar uma sapatada a serio ( com unhas e tudo), já sabemos que os gatos só brincam até quererem e quando os tentamos obrigar relembram-nos que nós não mandamos mesmo nada. :)
Anamar7
Membro

terça dez 21, 2010 12:41 pm

Não tenho dúvidas que o agent provocateur é mesmo o felino! O cão já levou uma bofetadita e optou por ignorá-lo sempre que possível. Mas o gato é terrível, parece que faz de propósito, a passear do lado de dentro dos vidros, até pára p/ o cachorro o ver bem :) . O outro começa a ladrar furioso - deixo-o entrar e calma-se. Aí, o gato vai p/ um local bem alto, de preferência escondido e o cão esquece-se dele.
Portanto: o meu cão que dormia na rua, agora dorme dentro porque não suporta que o outro (que chegou depois) tenha privilégios...Fica a uivar que nem um louco e tenho mesmo que o recolher com receio de incomodar os vizinhos. Dentro de casa, deita-se sossegadinho com o seu osso/brinquedo...Já não reconheço a m/ casa - cheira a cão, a gato, a rações, os m/ filhos também cheiram a animal e eu própria...tenho casacos c/ mais pêlo que alguns tecidos, p/ dizer o mínimo. Mas já sabia que ia ser assim - o mundo divide-se entre pessoas que gostam de animais e outras que não gostam - eu prefiro as primeiras e decididamente não confio nas segundas.
LuluB
Membro Veterano

terça dez 21, 2010 12:58 pm

Estes dois últimos posts são deliciosos! :D Em nome de cães e gatos, obrigada ao ZeFe e à Anamar7 por serem assim!
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”