escolher um cão, mas tenho dúvidas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

quinta fev 17, 2011 12:54 pm

hugorsf Escreveu:Se não tem uma raça de eleição, e/ou quer fazer criação sugiro que adopte um cão nem que seja SRD.

Há milhares de cães lindíssimos nos canis que se sabem quem são mãe e pai (para avaliar os requisitos mencionados)!

A ideia de que um cão de raça, com pedigree é "melhor" é totalmente errada!

Adote um cão!
Eu percebo a necessidade de dar os cães que estão para adopção, mas o membro em questão pediu informação sobre RAÇAS que obedecessem a uma serie de requisitos, entre os quais que pudesse ser adequado para agility e obedience. Os SRD podem ser cães muito bonitos e bons, às vezes, mas são sempre uma caixinha de surpresas em termos de virem a ter esta ou aquela característica ou serem mais adequados para isto ou para aquilo. Como o forista quer saber em concreto UMA RAÇA que se adeque a determinados requisitos, adoptar um SRD não me parece o conselho mais acertado.
E sim, um cão com pedegree (entenda-se de raça), sobretudo se for uma raça funcional, pode ser o mais adequado para determinadas 'funções'. Um cão SRD é uma pura incógnita neste aspecto, e pode ser adequado ou não para determinadas coisas.....é uma questão de "sorte"!
hugorsf
Membro
Registado: sexta out 04, 2002 9:07 am

quinta fev 17, 2011 1:31 pm

é uma questão de "sorte"!
é....
Como um filho!!!

É uma questão de sorte!
omegaaa
Membro Veterano
Registado: segunda fev 14, 2011 1:32 pm
Localização: dois dogues alemães, duas whippets, uma yorkshire terrier, ratazanas, três gatas, cobras, dois furõe

quinta fev 17, 2011 3:41 pm

ziggy Escreveu:É exactamente o cão de gado australiano que estava a pensar. Mas aquilo não é bicho para pôr em apartamento, não são cães calmos, e fazem muitos estragos se estiverem aborrecidos.
nos moldes referidos mais acima, ou seja, que fosse um cão de trabalho, um cão a fazer obediencia ou agility, penso que talvez se desse bem em apartamento. o que não é comportável é ter um animal destes fechado, sem estimulo, 24 h sobre 24, dia apos dia.
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quinta fev 17, 2011 3:53 pm

hugorsf Escreveu:
é....
Como um filho!!!

É uma questão de sorte!
bem visto :wink:
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta fev 17, 2011 3:55 pm

hugorsf Escreveu:
é....
Como um filho!!!

É uma questão de sorte!
Não creio.
Acho que ainda não podemos escolher ter um filho etíope se queremos muito que ele seja campeão de maratonas.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

hugorsf
Membro
Registado: sexta out 04, 2002 9:07 am

quinta fev 17, 2011 4:06 pm

dinodane Escreveu:
hugorsf Escreveu:
é....
Como um filho!!!

É uma questão de sorte!
Não creio.
Acho que ainda não podemos escolher ter um filho etíope se queremos muito que ele seja campeão de maratonas.
Sim, mas podemos ter "a sorte" de ter um filho português que seja campeão de maratonas! :wink:
Última edição por hugorsf em quinta fev 17, 2011 4:07 pm, editado 1 vez no total.
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

quinta fev 17, 2011 4:07 pm

omegaaa Escreveu:
ziggy Escreveu:É exactamente o cão de gado australiano que estava a pensar. Mas aquilo não é bicho para pôr em apartamento, não são cães calmos, e fazem muitos estragos se estiverem aborrecidos.
nos moldes referidos mais acima, ou seja, que fosse um cão de trabalho, um cão a fazer obediencia ou agility, penso que talvez se desse bem em apartamento. o que não é comportável é ter um animal destes fechado, sem estimulo, 24 h sobre 24, dia apos dia.
Não é só por serem cães que requerem muito exercício. Estes cães além de conduzirem rebanhos também os guardam, o que os faz extremamente territoriais. É o tipo de cão que num apartamento pode desatar a ladrar às 4 da manhã porque um vizinho abriu a porta do prédio, e este tipo de instinto é muito difícil de controlar nestes cães. E apesar de não serem difíceis de socializar, são naturalmente desconfiados com estranhos e com outros animais; e isto num prédio pode trazer grandes chatices.
Coach
Membro
Registado: segunda fev 14, 2011 11:58 pm

quinta fev 17, 2011 4:20 pm

Se me permite, discordo. É o mito do cão em apartamento. Qualquer cão, de trabalho ou não pode perfeitamente viver num apartamento. Agora uma coisa é certa, um border, um catle dog ou um malinois (ou qualquer outro belga) para "cão de família", não dá! Tem que estímulo, exercício e trabalho a um nível muito acima do normal.

Conheço borders que vivem em apartamentos, e outros que apesar de estarem em moradias fazem uma vida toda em casa, como se vivessem num apartamento e são cães perfeitamente normais e equilibrados. Fazem tantos estragos ou não, como tantos outros.

Agora há que ter a noção que estes cães, precisam de muito trabalho e dedicação.
ziggy
Membro Veterano

quinta fev 17, 2011 4:24 pm

Discorde o que quiser. Estes cães não têm nada a ver com border collies (os border collies vivem felizes da vida num apartamento, estes cães não). Querer um cão destes para um apartamento é como querer um pinscher para viver num quintal. Não funciona e vai dar mau resultado para o cão e para o dono.
Coach
Membro

quinta fev 17, 2011 4:26 pm

ziggy Escreveu:Discorde o que quiser. Estes cães não têm nada a ver com border collies (os border collies vivem felizes da vida num apartamento, estes cães não). Querer um cão destes para um apartamento é como querer um pinscher para viver num quintal. Não funciona e vai dar mau resultado para o cão e para o dono.
Mas está a falar de qual? Do Australian Catle Dog?
ziggy
Membro Veterano

quinta fev 17, 2011 4:31 pm

Sim, estou a falar do Australian Cattle Dog.
Coach
Membro

quinta fev 17, 2011 4:35 pm

ziggy Escreveu:Sim, estou a falar do Australian Cattle Dog.
Pois, nem de prepósito, conheço quem tenha um casal, um blue e outro red, precisamente em apartamento. E são cães como outros quaisquer. Têm é como nos bons Borders (não muitos que já se começavam por aí a ver... ) um instinto de pastoreio incrível! :lol:
ziggy
Membro Veterano

quinta fev 17, 2011 4:41 pm

Pois. Também há quem tenha cães da serra da estrela e afins em apartamento e se dê muito bem. Tudo depende do cão e do dono. Mas daí a aconselhar um cão de gado australiano para alguém que vive num apartamento... pessoalmente acho uma irresponsabilidade.
Há sempre excepções, como em tudo na vida, mas estes cães NÃO são bons cães para apartamento.
Coach
Membro

quinta fev 17, 2011 4:48 pm

ziggy Escreveu:Pois. Também há quem tenha cães da serra da estrela e afins em apartamento e se dê muito bem. Tudo depende do cão e do dono. Mas daí a aconselhar um cão de gado australiano para alguém que vive num apartamento... pessoalmente acho uma irresponsabilidade.
Há sempre excepções, como em tudo na vida, mas estes cães NÃO são bons cães para apartamento.
Tudo depende do dono, e do tempo, dedicação e trabalho que está disponível a dar ao cão.
PrisBeato
Membro
Registado: quarta fev 16, 2011 3:21 pm

quinta fev 17, 2011 4:58 pm

Tommy88 Escreveu:Boa tarde

Como um tio meu nada jeitoso em internet, me pediu para que eu pesquisasse uma raça de cão que fosse bom para apartamento, que tenha um talão entre 10 a 25 Kg, pelo curto e que seja bom para agility e obidience.

Já estive a ver os vossos inamoviveis e alguns livros, mas não sei o que concluir disto... É um leque muito grande de raças para que possa escolher a raça mais adequada de acordo com as preferências acima...

Quem dá sugestões??

Cumps
Tommy
Penso que o Dalmata se enquadra nesses "requesitos", se bem que pode vir a pesar mais que os 25kg se for macho. Penso que se adaptão bem em apartamentos mas requerem exercicio físico pelo que têm de o levar para brincar na rua para "esticar" as pernocas.
Tem ainda para escolha um Podengo Portugues, que existe praticamente em "tamanhos" para todos os gostos e com variado tipo de pelo :lol: e não há duvida que são muito inteligentes e habilidosos (ou não fossem eles portugues, claro esta). Contudo não sou expert no assunto...
Bjs
Responder

Voltar para “Cães”