quinta abr 07, 2011 1:29 pm
Eu também costumava conviver com o meus cãezinhos em "matilha" com um serie de cães de pessoas da minha zona. Era engraçado vê-los a brincar e era muito saudável para eles e para nós os enormes passeios que dávamos diariamente pelas matas vizinhas. Eramos um grupo de pessoas e seus cães (alguns donos com mais que um cão), em sã convivência e sociabilização. No final do passeio, íamos todos para uma esplanada e bebíamos e comíamos uns petiscos, enquanto os cães continuavam a sociabilizar alegremente. O grupo foi crescendo, e às tantas já haviam animais que não se toleravam e brigas ocasionais, algumas com resultados mais sérios, que começaram a obrigar que alguns cães passassem a ter de andar à trela durante os passeios na mata. Finalmente, depois de alguns cães incomodarem clientes, a esplanada onde íamos, proibiu a permanência de cães. Tudo isto para dizer o quê….é que infelizmente as pessoas e os cães não são todos iguais, e se até é possível alguns conviverem em sã harmonia, infelizmente não são todos que podem fazê-lo. Daí que eu goste de ter a oportunidade de avaliar e de decidir com quer quero conviver e com quem quero que os meus cães convivam. Imagens como as da LuMaria acontecem também com muitos dos cães de pessoas que estão aqui a defender ‘o direito ao espaço’, simplesmente não se podem assumir que cães são ‘animais sociáveis’ e vão sempre conviver assim! Podem conviver e tornar-se grandes amigos da mesma matilha mas podem também atacar-se e ferir-se gravemente, como cães de matilhas ‘rivais’.
Eu pela minha parte gosto de ter tempo para conhecer os donos e os cães, antes de levar com um cão solto em cima do meu sem mais e nem ontem vindo sabe-se lá de onde enquanto o dono grita ao longe “Não faz mal, ele não faz mal!”.
Última edição por
Terugkeren em quinta abr 07, 2011 1:30 pm, editado 1 vez no total.