carraças(!) e pulgas - como tirar?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Tweenie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

quarta mai 11, 2011 11:23 pm

Lulu,
Pulgas nada, nem em casa, nem lá fora. Não vi, nem ninguém se queixou disso.
Aqui a invasão é carraças. Acredite que eu pareço uma caça-carraças, tipo Ghostbuster... Em casa, nada mesmo. Só as apanhei na cadela, vamos à rua, mal entrámos em casa no hall, eu faço a inspecção e é aí que as apanho na cadela escondidas nas patas...
Já pus o Biokill, demos 1 caminhada enorme de 40 min., voltamos e nada. De momento, ufa. Logo, vamos ao xixi nocturno ao canteiro daqui do bairro, vamos lá ver.
A Kyara tá com uma das patas com alergia :/ Não me agrada nada. Já fomos ao vet, ele deu 1 injecção, falou para ir pondo anti-séptico e continuar a vigiar e catar porque foi reacção alérgica à simples picada ou passagem da carraça porque agarradas nenhuma esteve. Fez crosta, mas ela coçou-se e agora ficou vermelho. Então, eu desinfecto a zona da pata com anti-séptico, água oxigenada e betadine. E depois caminha Kyara,hora do soninho.

Jocas caninas
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta mai 11, 2011 11:52 pm

Pois, foi só um reparo que fiz, mais nada. Porque é comum julgarmos, porque não as vemos, que não temos pulgas em casa e na realidade temo-las.

E o Biokill não irá agravar essa alergia nas patas?
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Tweenie
Membro Veterano

quinta mai 12, 2011 1:13 am

Desculpe, Lulu. Eu sei que foi só um reparo. Eu é que já ando a ficar maluca. Ahhhhhhhhhh, acha que o Biokill pode piorar? Oh dio santo, que faço eu agora. Viemos da rua e tudo clean, sem nada nas patas. Fui desinfectar a patita com o anti-séptico próprio para cães/gatos. A Kyara, noto já está farta disto. Não sei se lhe doi ou se tá farta, até eu tou farta... Se não vem limpar e desinfectar a freguesia, passo-me.
Amanhã, vet para ver se alivia a minha paranoia da tal pata muito vermelha...e acho que também dou um salto à Junta que fica a poucos metros mais acima para os relembrar ou começo a dizer que já foi internada um adulto, uma criança, etc. com febre da carraça pa ver se se mexem...fonix...

desculpem o desabafo, obrigado/a pelas ajudas e dicas.

Jocas caninas
paulograve
Membro Veterano
Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi

quinta mai 12, 2011 9:23 pm

Eu descobri um produto novo, Arpon. Um insecticida com Cipermetrina 10% contra moscas, mosquitos, pulgas, piolhos e ácaros, também mata carraças!
Dá para Bovinos, Caprinos, Ovinos, Aves, Coelhos, Equinos, Caninos, Felinos, Suínos, Locais/Instalações, :D
Nota, apenas uso nos cães de rua (a recomendação da veterinária pela relação custo/eficacia)!
Custa 9,50€, e vem em frascos de 100ml que TEM QUE SER DILUIDO EM AGUA NA CONCENTRAÇÃO DE 1 PARA 100
Ou seja um frasco de 100ml dá para 10 litros de água. Aplica-se com pulverizador, tem pouco efeito residual, 1 a 2 semanas, mas rende bastante.
Nos meus gatos Advantage, sem dúvida!
Nos cães acho o Advantix muito bom, mas um pouco caro visto que cada pipeta aqui custa 6,5€!
<p><strong>&nbsp; "A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o e o seu progresso moral podem ser avaliados pelo modo como os seus animais s&atilde;o tratados." -Mahatma Gandhi </strong></p>
<p><strong>Linha de apoio a Uni&atilde;o Zoofila: </strong><strong>760 501 015 - </strong><strong>(1 chamada = 1 dose de ra&ccedil;&atilde;o)</strong></p>
<strong>
<p class="title">N&uacute;mero Solid&aacute;rio Animais de Rua: Ligue 760 300 161 (&euro; 0,60 + IVA) e ajude-nos a ajudar!</p>
</strong>
LuluB
Membro Veterano

quinta mai 12, 2011 9:28 pm

E onde se compra esse Arpon?

O que durante muitos anos usei dessa forma foi o Pecusanol: deve ser uma coisa semelhante, não?
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
paulograve
Membro Veterano
Pretita;
Chico;
Sushi

quinta mai 12, 2011 9:31 pm

Eu comprei na veterinária, mas nem todos os vets têm, sei que tb se vende em cooperativas, uma vez que se usa maioritariamente em gado.

Ah, num cão de 20-25kg uso aprox. 70 a 100ml de solução diluída. É bastante seguro!
<p><strong>&nbsp; "A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o e o seu progresso moral podem ser avaliados pelo modo como os seus animais s&atilde;o tratados." -Mahatma Gandhi </strong></p>
<p><strong>Linha de apoio a Uni&atilde;o Zoofila: </strong><strong>760 501 015 - </strong><strong>(1 chamada = 1 dose de ra&ccedil;&atilde;o)</strong></p>
<strong>
<p class="title">N&uacute;mero Solid&aacute;rio Animais de Rua: Ligue 760 300 161 (&euro; 0,60 + IVA) e ajude-nos a ajudar!</p>
</strong>
paulograve
Membro Veterano
Pretita;
Chico;
Sushi

quinta mai 12, 2011 9:37 pm

LuluB Escreveu:Pecusanol: deve ser uma coisa semelhante, não?
Não é bem igual,

O Arpon tem como principio activo a Cipermetrina.
A Cipermetrina é uma substância do grupo dos piretróides (substâncias sintéticas derivadas da piretrina natural). É fotoestável, não se degradando com a luz solar.

Como muitos piretróides é um inseticida e acaricida de ação muito ampla e que possui baixa toxicidade para animais de sangue quente. É biodegradável e não apresenta perigo para o meio ambiente, mas é tóxica para peixes.

O Pecusanol tem como principio activo o diazinão.
Diazinão

Organofosforado. Insecticida que actua por contacto, ingestão e fumigação.
Formulações para tratamento do solo e formulações para aplicação na parte aérea das plantas.

Não contaminar as águas. Perigoso para abelhas; não aplicar na época de floração (form. EC e EW). Perigoso para organismos aquáticos. Não aplicar em terrenos agrícolas adjacentes a cursos de água. Perigoso para fauna selvagem.
<strong>
</strong>
Tweenie
Membro Veterano

quinta mai 12, 2011 9:58 pm

Novidades do dia: ontem à noite, no more carraças na Kyara e hoje durante o dia tb não. Fim de dia andou a brincar lá fora na rua e tumba duas carraças nas patas. Irra que eu vou arranjar 1 pistola de água e alcool etílico directo nelas (tou no gozo irónico, nunca + saia do canteiro se assim fosse).
Já liguei novamente pa Junta onde falei que até eu já trazia carraças pa casa visto a quantidade... (pequena mentirinha, ainda tenho todos os dentes...) tem de ser ou senão só vem cá dia de são nunca ou quando alguém tiver febre da carraça. A sra. respondeu que os funcionários estavam no parque do hosp. psiquiátrico a trabalhar hoje. Mas que ia deixar recado para virem depois para aqui. Vamos torcer.

Jocas caninas
LuluB
Membro Veterano

quinta mai 12, 2011 10:38 pm

paulograve Escreveu:
LuluB Escreveu:Pecusanol: deve ser uma coisa semelhante, não?
Não é bem igual,

O Arpon tem como principio activo a Cipermetrina.
A Cipermetrina é uma substância do grupo dos piretróides (substâncias sintéticas derivadas da piretrina natural). É fotoestável, não se degradando com a luz solar.

Como muitos piretróides é um inseticida e acaricida de ação muito ampla e que possui baixa toxicidade para animais de sangue quente. É biodegradável e não apresenta perigo para o meio ambiente, mas é tóxica para peixes.

O Pecusanol tem como principio activo o diazinão.
Diazinão

Organofosforado. Insecticida que actua por contacto, ingestão e fumigação.
Formulações para tratamento do solo e formulações para aplicação na parte aérea das plantas.

Não contaminar as águas. Perigoso para abelhas; não aplicar na época de floração (form. EC e EW). Perigoso para organismos aquáticos. Não aplicar em terrenos agrícolas adjacentes a cursos de água. Perigoso para fauna selvagem.
Obrigada, Paulograve. :) Quando for ao veterinário com a minha velhota já lhe pergunto se tem, é de facto menos perigoso que o outro, que, aliás, há muito já não uso.
<p>&nbsp;</p>
OMeuNero
Membro
Registado: quinta mai 24, 2007 10:05 am

sexta mai 13, 2011 10:09 am

Tweenie Escreveu:Lulu,
Pulgas nada, nem em casa, nem lá fora. Não vi, nem ninguém se queixou disso.
Aqui a invasão é carraças. Acredite que eu pareço uma caça-carraças, tipo Ghostbuster... Em casa, nada mesmo. Só as apanhei na cadela, vamos à rua, mal entrámos em casa no hall, eu faço a inspecção e é aí que as apanho na cadela escondidas nas patas...
Já pus o Biokill, demos 1 caminhada enorme de 40 min., voltamos e nada. De momento, ufa. Logo, vamos ao xixi nocturno ao canteiro daqui do bairro, vamos lá ver.
A Kyara tá com uma das patas com alergia :/ Não me agrada nada. Já fomos ao vet, ele deu 1 injecção, falou para ir pondo anti-séptico e continuar a vigiar e catar porque foi reacção alérgica à simples picada ou passagem da carraça porque agarradas nenhuma esteve. Fez crosta, mas ela coçou-se e agora ficou vermelho. Então, eu desinfecto a zona da pata com anti-séptico, água oxigenada e betadine. E depois caminha Kyara,hora do soninho.

Jocas caninas

Olá

Sempre ouvi dizer que não se deve usar água oxigenada em cães mas sim soro fisiológico..... estarei errada.

Pelo menos foi essa a informação que a Vet. de deu quando o Nero (I) teve uma infecção no lombo e teve de ser rapado, tivemos de limpar com soro e depois betadine para curar, isto pelo menos duas vezes por dia, e num isntatnte ficou optimo.

Cãoprimentos
<p>Os Melhores Amigos do Homem foram, s&atilde;o e sempre ser&atilde;o os C&atilde;es</p>
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

sábado mai 14, 2011 9:38 pm

paulograve Escreveu:Eu descobri um produto novo, Arpon. Um insecticida com Cipermetrina 10% contra moscas, mosquitos, pulgas, piolhos e ácaros, também mata carraças!
Dá para Bovinos, Caprinos, Ovinos, Aves, Coelhos, Equinos, Caninos, Felinos, Suínos, Locais/Instalações, :D
Nota, apenas uso nos cães de rua (a recomendação da veterinária pela relação custo/eficacia)!
Custa 9,50€, e vem em frascos de 100ml que TEM QUE SER DILUIDO EM AGUA NA CONCENTRAÇÃO DE 1 PARA 100
Ou seja um frasco de 100ml dá para 10 litros de água.
Aplica-se com pulverizador, tem pouco efeito residual, 1 a 2 semanas, mas rende bastante.
Nos meus gatos Advantage, sem dúvida!
Nos cães acho o Advantix muito bom, mas um pouco caro visto que cada pipeta aqui custa 6,5€!
Um frasco dá para 10litros de água(solução aplicável)?
E isso mata mesmo as carraças e pulgas?
E depois a mistura pulveriza-se directamente nos animais? Não é preciso ser "a ensopar"? :?
É que se fizer efeito e ainda por cima der para cães e gatos tenho de comprar :D

Ando a "dar uma ajudinha" a um cão que está "num buraco", mas não tenho como lhe andar a comprar sempre pipetas, são caras, e hoje vi que está infestado de carraças outra vez, mesmo depois de eu lhas ter tirado até ficar tonto e maldisposto de tanto bicho arrancar e esmagar , acho que foi nem há uma semana :o

As coleiras de super são recomendadas nem que seja por prevenção(fazem efectivamente alguma coisa)?
Qual é mesmo, em média, o preço delas?
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado mai 14, 2011 9:44 pm

cerca de 4 euros.

Mas esclareçam-me, vi aqui ahá tempos,no intermarché, umas coleiras insecticida para gatos cujo princípio era também o DIAZINÃO. mas então se o Pecusanol é muito tóxico para gatos, o seu princípio activo não o será? :o
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
LuluB
Membro Veterano

sábado mai 14, 2011 9:57 pm

O Pecusanol só é nocivo a qualquer animal se for mal utilizado. Quando diluído e utilizado como deve ser não faz mais mal a uns do que a outros. E tóxicos todos os químicos antiparasitários são, senão não matavam nada.
<p>&nbsp;</p>
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

sábado mai 14, 2011 10:41 pm

Obrigado Chamarrita.
Segunda(feira) vou procurar esse produto, ou similar, e ver as coleiras.

Apesar de neste momento estar na "bancarrota"(não é que antes já não estivesse 8) ), o bicho está mesmo que é um horror, e se não fizer nada bem que morre seco e cheio de sarna como outros e espetam outro a substituí-lo :evil: :roll: :|
LuluB
Membro Veterano

sábado mai 14, 2011 10:47 pm

MFPJ, as coleiras antiparasitárias dos supermercados são eficazes, sim. Pelo menos contra as pulgas.

Usei-as durante muitos anos nos meus cães, mas não andavam por sítios em que apanhassem carraças. Por isso é que digo que são eficazes contra as pulgas.
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”