Dermatofitose canina

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sexta mai 27, 2011 6:32 pm

moslie Escreveu:Vi tanto cão com sarna na aldeia e curiosamente era tudo sarna contagiosa... (..)

Se calhar é tudo comixosos...
seria mesmo? a maioria das pessoas não distingue sarnas e qualquer problema de pele é repulsivo, nojento e contagioso. Mas se os cães tinham sarna e as pessoas não, duvido que fosse sarna sarcóptica.

Tive uma cadela com alergia à picada da pulga, e a primeira vez que se manifestou levei-a a um veterinário que não só lhe diagnosticou tinha (a olho...) como sugeriu a eutanásia! Motivo: a tinha trazia-lhe grande sofrimento, não tinha cura e era muito contagiosa. Agarrei na cadela e vim-me embora...

É verdade que a tinha dá comichões, segundo dizem, mas não é de modo algum uma doença grave e é raro as pessoas apanharem tinha com animais.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta mai 27, 2011 6:38 pm

Chamarrita Escreveu:...Há tanta gente que sofre de pé de atleta, afinal uma tinha como outra qualquer e igualmente contagiosa. Muitas vezes são os bichos que são contagiados por nós, que nos armamos em inocentes e lhes apontamos o dedo!
Pé-de-atleta - Tinea pedis. Apanha-se muito nas piscinas. Portanto, não se vai à piscina, e se se for, mergulha-se nela de escafandro. :mrgreen:

E aquelas manchinhas brancas que nos aparecem na pele após uma época de praia? Não são da lexívia, com certeza. :mrgreen:

E quantas vezes os cabeleireiros desinfectam como deve ser os pentes, rolos e escovas que usam nos nossos cabelos? A minha irmã apanhou uma vez uma camada de tinha que quase a deixou careca, e num cabeleireiro que não era nada mixuruca...

And so on.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Babaorum
Membro Veterano
Registado: domingo out 31, 2010 6:09 pm

sexta mai 27, 2011 6:42 pm

LuluB Escreveu: A minha irmã apanhou uma vez uma camada de tinha que quase a deixou careca, e num cabeleireiro que não era nada mixuruca...
Comprova-se, tal como vários foristas têm vindo a dizer, que a tinha é coisa insignificante :lol:
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sexta mai 27, 2011 6:46 pm

Pode ser aborrecida, Babaorum, mas mesmo quando provoca calvície, o problema é meramente estético. Não é uma doença grave ou perigosa!
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
LuluB
Membro Veterano

sexta mai 27, 2011 6:47 pm

A tinha dá comichões (e não comixões) quando dá, nem sempre. Tive vários cachorros de passagem cá por casa que vinham cheios de tinha e não tinham comichão nenhuma. O meu cão Gaspar, quando foi apanhado na rua, com dois meses, vinha cheio de peladas de tinha. Levaram mais de três meses a desaparecer, mas desapareceram. E nunca o vi incomodado com elas.

Também tive vários com sarna sarcóptica e nunca ma pegaram, nem aos meus cães. E uma amiga minha levou para casa um cachorro com sarna e o desgraçado do husky residente ficou com as patas e a cauda rapadas. Na altura, o médico dela e o meu veterinário receitaram-nos uma pomada que em nós dá cabo da sarna num abrir e fechar de olhos. Até é barata. Andou anos ali pelo frigorífico, até que acabei por entregá-la na farmácia, por ter esgotado em muito o prazo de validade.

Mas sarnas e tinhas não são o mesmo "bicho", pelo que fazer estas comparações não se justifica.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sexta mai 27, 2011 6:49 pm

Piscinas com muita gente à mistura não sei, não uso. E nunca tive manchinhas na pele, mas sei como no tempo da escola chamávamos a isso, não vou contar porque é bastante racista...

Da próxima vez que levar o fredy kruger á vacina já pergunto qual o tipo de sarna mais comum de encontrar nos animais.
Tendo em conta o cuidado que sempre vi nos vets que lidavam com animais de rua, quer me parecer que é mesmo a contagiosa....
E não é só com animais, quem faz voluntariado com pessoas sem abrigo, sabe muito bem que a entregar refeições e roupa usam-se sempre luvas.
Sei de quem não respeitou isto e apanhou uma bela camada de sarna para se coçar.
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

sexta mai 27, 2011 6:51 pm

Chamarrita Escreveu:Pode ser aborrecida, Babaorum, mas mesmo quando provoca calvície, o problema é meramente estético. Não é uma doença grave ou perigosa!
Mas a hepatotoxicidade dos agentes antifungícos pode ser muito grave.
LuluB
Membro Veterano

sexta mai 27, 2011 6:51 pm

Babaorum Escreveu:
LuluB Escreveu: A minha irmã apanhou uma vez uma camada de tinha que quase a deixou careca, e num cabeleireiro que não era nada mixuruca...
Comprova-se, tal como vários foristas têm vindo a dizer, que a tinha é coisa insignificante :lol:
E então, Babaorum, quais as suas doutas recomendações para este caso?

Não quer esclarecer aqui a plebe ignara sobre os temíveis efeitos e nefastas consequências da tinha?
<p>&nbsp;</p>
LuluB
Membro Veterano

sexta mai 27, 2011 6:53 pm

ziggy Escreveu:
Chamarrita Escreveu:Pode ser aborrecida, Babaorum, mas mesmo quando provoca calvície, o problema é meramente estético. Não é uma doença grave ou perigosa!
Mas a hepatotoxicidade dos agentes antifungícos pode ser muito grave.
Sim, são, se forem tomados pela boca. Em aplicação tópica não têm esse efeito.

Pelo menos é que os médicos me têm dito.
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta mai 27, 2011 6:53 pm

A tinha é chata. Na cabeça, segundo me disse a médica, é mais raro. Aparece por norma, nas mãos e braços. Mas ninguém precisa ficar enclausurado por causa de andar tinhoso. Basta tomar algumas precauções. Que bicho de 7 cabeças :roll:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sexta mai 27, 2011 6:54 pm

Claro que a pessoa ficar careca é apenas meramente estético :roll:
Para quê a pessoa ficar chateada por causa disso?
E ter de explicar na escola que os filhosnão vão porque tem tinha também não é nada demais! basta dizer que não é grave, é só peladas e que contagia bastante.
Mas não é grave, o mais que pode acontecer é ficar careca! :twisted:
LuMaria
Membro Veterano

sexta mai 27, 2011 6:54 pm

A tinha é chata. Na cabeça, segundo me disse a médica, é mais raro. Aparece por norma, nas mãos e braços. Mas ninguém precisa ficar enclausurado por causa de andar tinhoso. Basta tomar algumas precauções. Que bicho de 7 cabeças :roll:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
LuMaria
Membro Veterano

sexta mai 27, 2011 6:58 pm

Tweenie, ponha a sua cadela a orbitar 3 meses num satélite. Caso resolvido.
Babaorum
Membro Veterano
Registado: domingo out 31, 2010 6:09 pm

sexta mai 27, 2011 7:01 pm

LuluB Escreveu:
Babaorum Escreveu:
E então, Babaorum, quais as suas doutas recomendações para este caso?

Não quer esclarecer aqui a plebe ignara sobre os temíveis efeitos e nefastas consequências da tinha?
Moi, cara Diácona Remédios da Arca? :lol: Vou lá recomendar algo a alguém que acha que ter que fazer tratamento durante 3 meses ou ficar com peladas no couro cabeludo ou ver as pessoas darem-lhe o lugar no autocarro para ficarem bem longe até que é giro :lol:
LuluB
Membro Veterano

sexta mai 27, 2011 7:03 pm

moslie Escreveu:Piscinas com muita gente à mistura não sei, não uso. E nunca tive manchinhas na pele, mas sei como no tempo da escola chamávamos a isso, não vou contar porque é bastante racista...

Da próxima vez que levar o fredy kruger á vacina já pergunto qual o tipo de sarna mais comum de encontrar nos animais.
Tendo em conta o cuidado que sempre vi nos vets que lidavam com animais de rua, quer me parecer que é mesmo a contagiosa....
E não é só com animais, quem faz voluntariado com pessoas sem abrigo, sabe muito bem que a entregar refeições e roupa usam-se sempre luvas.
Sei de quem não respeitou isto e apanhou uma bela camada de sarna para se coçar.
Penso que de facto será mesmo a sarna sarcóptica a mais comum de encontrar no animais abandonados, sim. Mas sem se fazer pesquisa a uma raspagem da pele não se sabe que tipo de ácaro está a provocar aquela sarna em particular. Portanto, os diagnósticos "a olho" são de todo falíveis e por causa deles anda-se muitas vezes a tratar o animal de sarna sarcóptica quando o que ele realmente tem é a demodécica. E vice-versa.

Quando apanhei a minha cadela também vinha com sarna - o que é a única coisa nestes casos que é reconhecível "a olho". Depois de identificado o ácaro, o tratamento foi receitado como devido. Tive sorte, a sarna dela era demodécica, não se me pegou. E por isso também não a pegou a nenhum dos outros cães que andavam por onde ela andava.
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”