Resumindo e baralhando,
O seu cão não tem traços das raças que referiu, fez muito bem em ficar com ele ( mesmo que durante a infancia e juventude dele lhe apeteça apertr-lhe o garganil

eles tem essa capacidade de despertar em nós sentimentos de agressividade) e tal como lhe tinha dito antes, parece-me um dono preocupado e interessado, não se enxofre porque os humores por aqui são muito especiais, se se mantiver por aqui vai filtrando o que lhe interessa e o que não interessa dá para rir um bocado.
Rafeiros ou não...todos são cães e merecem a dignidade de ter cuidados de saude, carinho e alimentação.
Eu tive mais cães de raça, com
lopes e coisas dessas que me custaram valores que para algumas pessoas seriam ofensivos, mas garanto-lhe que gostei tanto desses como dos rafeiros que fui buscar ao canil ou abri a porta de casa porque já não os podia ver sarnentos e a definhar.
Esta coisa dos cães de raça VS. SRD é uma questão que nunca vou entender.
Existem algumas pessoas ( agora existem de mais) que tiveram a preocupação, o investimento e a dedicação em alguns casos de uma vida, para realçar, manter e melhorar as caracteristicas que tornam um determinado tipo de cão unico... Outras pessoas admiram essas caracteristicas, pois chegam e compram o cão com as caracteristicas que admiram, nada de dramático.
Outras não tem essa preferencia em caracteristicas tão especificas, escolhem de entre os milhares que outras bestas deixaram ao abandono ou se lembraram que era giro juntar a Lady e o Piruças.
Pois bem... e depois? Cada um faz o que quer desde que não falte com a dignidade aos animais ou o respeito a outras pessoas.
O resto são tretas de mentes demasiado desocupadas.