Esterilizar ou não esterilizar?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

terça set 06, 2011 12:10 am

Hmm... Sinceramente, enquanto mulher, dispensava bem as alterações hormonais a que sou sujeita todos os meses :lol:

A minha cadela já veio esterilizada do canil, engravidou por acidente e interromperam assim a gravidez. Veio para cá ainda com os pontos. Entretanto percebi que só lhe devem ter retirado o útero, pois ela tem o cio normalmente. Sendo assim, não está a ser privada dos seus ciclos, nem a esterilização funciona como comodismo (continuo a ter pingos de sangue pela casa).

Mas graças a isso ela pode conviver com um cão macho à vontade. Podem brincar a tarde toda e dormir juntos no sofá.

Se a personalidade foi alterada pela operação?...
Pelo que me contam, não. Era doida antes e continua doida agora ;)
Última edição por marianamar em terça set 06, 2011 12:22 am, editado 2 vezes no total.
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

terça set 06, 2011 12:10 am

Netherwing Escreveu:
Bondage2010 Escreveu:
Netherwing Escreveu:(...)

Serei a única a reparar na crescente incidencia de problemas comportamentais serios em cadelas jovens esterilizadas?? ;)
Sem motivo aparente?

Comodismo tem um preço. ;)
Eu só lido com as minhas 4 esterlizadas, e mais o macho de 4 anos, mas pela parte que me toca não noto qualquer problema comportamental nem na velha de 11 anos nem na mais jovem de 4...
...claro que comodismo tem um preço, mas todas as opções têm ;)
Falo de cachorras Bondie, que ainda não atingiram sequer a idade adulta.
Por isso eu disse que não tenho noção do que referiste, porque o meu universo real são as minhas 4 e foram esterilizadas por volta de um ano de idade excepto uma que foi aos 3 anos ;) mas já eram todas gandas malucas antes de o serem e não pioraram depois :twisted: e como não podia prever como seria o comportamento depois da operação, não sei se está diferente do que seria se estivessem inteiras...
kaminaru
Membro Veterano
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm

terça set 06, 2011 7:03 am

Mahlemut Escreveu:
kaminaru Escreveu:A minha cadela foi estupidamente esterilizada muito nova. Hoje quando penso nisso ainda me bato mentalmente por não ter pedido a opinião de um segundo veterinário.

Na altura decidimos esterilizar porque temos um cão e não queríamos que houvesse chatices com ele. Pesquisámos bastante, pedimos opiniões ao vet e pareceu-nos a atitude mais correcta a ter não só para evitar gravidez como também evitar quistos mamários e possíveis problemas futuros.

Não sei quantos anos tem a sua cadela, mas segundo o que li, quantos mais cios se deixarem passar antes de esterilizar pior. A cirurgia torna-se menos eficaz. Mas deve haver aqui alguém com mais experiência do que eu na materia. :)
Tem mazelas actuais ou consequências dessa esterilização?
Infelizmente calhou no "casos raros" de incontinencia provocada pela esterilização. Resta-me saber se foi erro médico ou outra coisa qualquer.
Mahlemut
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 7:16 pm

terça set 06, 2011 11:41 am

kaminaru Escreveu:
Mahlemut Escreveu:
kaminaru Escreveu:A minha cadela foi estupidamente esterilizada muito nova. Hoje quando penso nisso ainda me bato mentalmente por não ter pedido a opinião de um segundo veterinário.

Na altura decidimos esterilizar porque temos um cão e não queríamos que houvesse chatices com ele. Pesquisámos bastante, pedimos opiniões ao vet e pareceu-nos a atitude mais correcta a ter não só para evitar gravidez como também evitar quistos mamários e possíveis problemas futuros.

Não sei quantos anos tem a sua cadela, mas segundo o que li, quantos mais cios se deixarem passar antes de esterilizar pior. A cirurgia torna-se menos eficaz. Mas deve haver aqui alguém com mais experiência do que eu na materia. :)
Tem mazelas actuais ou consequências dessa esterilização?
Infelizmente calhou no "casos raros" de incontinencia provocada pela esterilização. Resta-me saber se foi erro médico ou outra coisa qualquer.
Desvantagens:
Em estudos ciêntificos determinou-se que as cadelas esterilizada (ovariohisterectomia) têm tendência para a incontinência urinária devido a falta de hormonas sexuais. Num desses estudos 9,7% das cadelas esterilizadas desenvolveram incontinência urinária entre 10 e 24 meses após a cirurgia. A probabilidade de isso ocorrer é maior nas cadelas de raça grande. A incontinência desenvolveu-se de forma mais intensa nas cadelas operadas antes do 1º cio. Pode ser estabelecida medicação para controle dos sintomas que normalmente resolve ou minimiza o problema.
Cadelas esterilizadas antes do primeiro cio podem não desenvolver correctamente a zona da vulva e esta fica colocada sob uma prega de pele o que facilita infecções da pele da zona ou conspurcação com urina da zona das pernas devido a um jacto de urina irregular. O controle de peso para reduzir as pregas ou uma cirurgia da zona das pregas/ vulva pode resolver o problema.
in www.blogdoveterinario.com

Estes são os únicos riscos na esterilização de cadelas, desconheço casos que tenham tido alterações comportamentais ao contrário dos casos de alguns cães. Há no entanto outra corrente que defende a esterilização antes do 1º cio de modo a reduzir ao maximo o risco de maleitas relacionadas com o aparelho reprodutivo, há até alguns países onde já se efectua a esterilização desde os 2 meses, neste caso acresce a questão potencial deficiente desenvolvimento fisico do animal, uma vez que para todos os efeitos se está a retirar uma fonte de hormonas.

Pessoalmente, se não for uma cadela que eu tenha intenções de reproduzir, comigo é sempre esterilizada...
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça set 06, 2011 11:53 am

Cadelas esterilizadas antes de 1 ano de idade, vêm aumentados os riscos de:

1. Osteossarcoma
2. Hipotirieoidismo
3. Cancro cardíaco

Para além dos já referidos e eventualmente outros desconhecidos.

http://www.cachorroverde.com.br/castracao.php

http://norbu.com.br/xoops/modules/artic ... .php?id=41

http://www2.dcn.org/orgs/ddtc/sfiles/Lo ... ogs.pdf%20
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Mahlemut
Membro Veterano

terça set 06, 2011 11:59 am

LuMaria Escreveu:Cadelas esterilizadas antes de 1 ano de idade, vêm aumentados os riscos de:

1. Osteossarcoma
2. Hipotirieoidismo
3. Cancro cardíaco

Sem pôr em causa, obviamente quem tem mais conhecimentos ou fontes do que eu, nunca vi uma cadela ter cancro cardiaco por estar esterilizada, mas a mim já me morreram 2 por não estar, portanto eu mantenho a minha opinião, as minhas cadelas são esterilizadas.
LuMaria
Membro Veterano

terça set 06, 2011 12:02 pm

Não forçosamente antes do seu crescimento. Já tive uma gata não esterilizada que morreu com cancro de mama aos quase 20 anos. E uma gata esterilizada que morreu de cancro de mama aos 17 anos. A primeira foi mãe.

Edit - Curiosamente ou não, o cancro foi muitissimo mais agressivo na gata esterilizada do que na não esterilizada.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Mahlemut
Membro Veterano

terça set 06, 2011 12:11 pm

LuMaria Escreveu:Não forçosamente antes do seu crescimento. Já tive uma gata não esterilizada que morreu com cancro de mama aos quase 20 anos. E uma gata esterilizada que morreu de cancro de mama aos 17 anos. A primeira foi mãe.

Edit - Curiosamente ou não, o cancro foi muitissimo mais agressivo na gata esterilizada do que na não esterilizada.
Uma das cadelas que morreu, apenas tinha 2 anos e na teoria ainda não estava completamente desenvolvida, se tivesse sido esterilizada não tinha acontecido. Mas a minha opinião baseia-se no que aconteceu no meu caso, com toda a carga emocional que daí advém, portanto, com as minhas cadelas faço assim, mas compreendo os argumentos de quem defende antes do 1º cio, quem defende após o total desenvolvimento da cadela, quem quer fazê-lo por comodidade e quem está contra a esterilização, o importante é que quem pretenda fazê-lo, conheça os prós e contras.
LuMaria
Membro Veterano

terça set 06, 2011 12:14 pm

Tive também uma cadela operada a uma piometra com 1 ano de idade. Mas os factores que levaram à piometra foram externos. Pelo que quero acreditar, que será rarissimo, uma piometra antes da idade adulta e com desfecho mortal.
Babaorum
Membro Veterano
Registado: domingo out 31, 2010 6:09 pm

terça set 06, 2011 12:38 pm

Eu já tive 3 com tumores mamários e duas com piómetra. Nenhuma delas morreu por causa disso. Basta estar com o olho em cima delas e detectar as coisas a tempo. Lá está, ser dono não é só fazer festinhas ou dar de comer ...
<p>I see dumb people.&nbsp;They don't see each other. They only see what they want to see. They don't know they're dumb. I see them all the time. They're everywhere. &nbsp;</p>
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça set 06, 2011 12:40 pm

Babaorum amei o avatar :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
LuMaria
Membro Veterano

terça set 06, 2011 1:12 pm

Dizem que a incidência de piometra é superior em cadelas SRD do que em cadelas de raça. Não descobri uma explicação. Mera estatistica?
Babaorum
Membro Veterano
Registado: domingo out 31, 2010 6:09 pm

terça set 06, 2011 1:22 pm

TheOne Escreveu:Babaorum amei o avatar :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Eu quando vi também achei o máximo, tanto mais que sou fã d'"O sexto sentido" :D
<p>I see dumb people.&nbsp;They don't see each other. They only see what they want to see. They don't know they're dumb. I see them all the time. They're everywhere. &nbsp;</p>
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

terça set 06, 2011 1:40 pm

Pessoalmente, sou a favor da esterilização.
A minha cadela foi esterilizada com 1 ano de idade(4 dias depois do seu aniversário), a personalidade manteve-se igual, só ganhou mais tendência para o aumento de peso, não estou nada arrependida com a decisão que tomei.

Castração de fêmeas de cães e gatos:

Vantagens:

A castração precoce das fêmeas, ou seja, antes do primeiro cio, reduz em até 95% as chances do animal apresentar tumor de mama na fase adulta, visto ser um tipo de tumor hormônio dependente (hormônio produzido pelos ovários);
Previne o aparecimento de piometra (doença causada pelo acúmulo de pús dentro do útero, que se não tratada a tempo, pode levar a fêmea a morte), metrite, tumor de ovário e útero, TVT (tumor venéreo transmissível) e pseudociese (gravidez psicológica);
A fêmea não entrará mais no cio, e com isso não irá atrair os machos;
Evita a ocorrência de gravidez indesejada, e conseqüente abandono de ninhada.

Castração de macho de cães e gatos

Vantagens:

Se realizada durante a juventude (cães e gatos), evita/diminui hábitos inconvenientes como demarcação de território com urina,
O animal tende a ficar mais calmo;
Evita brigas por dominância e disputa por território, em locais onde convivem vários animais juntos;
Evita fugas de casa atrás de fêmeas no cio e conseqüente brigas, atropelamentos, envenenamentos, bem como contágio com algumas doenças infeciosas transmitidas pela saliva/mordida, como Fiv e Felv nos gatos e Raiva nos cães e gatos.;
Previne doenças como tumor de próstata e conseqüente hérnia perineais e perianais (principalmente nos cães), tumor de testículo, TVT (tumor venéreo transmissível - uma vez que o animal sem o estímulo hormonal perde a libido, e não irá mais acasalar. Esta diminuição da libido pode variar de acordo com a idade que o animal for castrado);

Desvantagens para ambos sexos

tendência a ganho de peso: pela diminuição da ação hormonal o animal pode se tornar um pouco mais sedentário, porém o ganho de peso pós-castração depende de outros fatores, tais como: espécie, porte do animal, idade, predisposição racial, predisposição genética, hábitos alimentares e nível de atividade física.
o animal pode ficar um pouco mais sedentário (o que não interfere necessariamente na sua função de guarda, para cães com esta característica), visto que os animais castrados mantem a mesma capacidade de desempenho, como caçar, pastorear animais e servir de guarda, caso seja inerente a raça.
A castração precoce pode retardar o fechamento de fises de ossos longos, fazendo com que ossos longos fiquem pouco mais compridos, levando a um animal "mais alto"
Castração precoce, pode fazer com que fêmeas principalmente de raças grande e gigantes, permaneçam com vulva juvenil, o que futuramente pode levar a dermatite de prega vulvar recorrente.

Retirei daqui: http://www.clinipet.com/informativos/3- ... racao.html
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

terça set 06, 2011 1:48 pm

LuMaria Escreveu:Cadelas esterilizadas antes de 1 ano de idade, vêm aumentados os riscos de:

1. Osteossarcoma
2. Hipotirieoidismo
3. Cancro cardíaco

Muito sério ( como os demais referidos ) e muito recorrente. Penso ser ( penso ) o mais comum entre os mencionados.

Em relação à maior incidencia de piometras em cadelas sem raça vs cadelas de raça, honestamente desconheço estudos ou quaisquer estatisticas sobre essa matéria.

Também gostaria de saber mais sobre...
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
Responder

Voltar para “Cães”