Hotel para Cães: Há Responsabilidade?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda set 12, 2011 4:51 pm

Acena, não me parece que se trate de querer borlas a toda a força, mas de saber aquilo que é razoável e justo.

A mim não me parece razoaável e justo que um veterinário que é dono de um hotel se faça pagar por tratamentos a um problema originado durante a permanência nesse mesmo hotel, a não ser com a ressalva que fiz acima.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

segunda set 12, 2011 5:30 pm

Tassebem considerando o que foi relatado inicialmente, a picada não foi o problema propriamente dito, o problema foi o cão coçar-se continuamente, em casa, à vista da dona até ficar com a tal pinta em ferida, chegando mesmo ao ponto de ficar com a zona toda empapada. Não acho que o hotel tenha que se responsabilizar pelo "descuido" da dona.

Não me posso pronunciar se a picada foi detectada no hotel ou não nem se foi mesmo no hotel que o cão foi picado, a própria dona não disse que viu o cão a coçar-se no dia em que o foi buscar, só detectou a pinta no dia seguinte e nem tem a certeza se foi nesse dia.
CarlotaM
Membro
Registado: segunda nov 15, 2010 1:03 pm

terça set 13, 2011 2:11 pm

Acena, primeiro não me conhece porque se me conhecesse saberia que eu não sou pessoa de pressionar para ter borlas. Mas não me conhece, por isso, não ligo que me meça pelo mundo em que vive porque me identificou de tal forma.
Sem ofensa.
Se me conhecesse saberia que, pelo contrário, tal como sou responsável pelos meus actos profissionais, exijo dos serviços que contrato e produtos que compro a mesma fiabilidade e responsabilidade e não sou de facilitar, como não espero que facilitem quando eu erro nas minhas responsabilidades profissionais. Eu contratei um serviço de hospedagem -profissional - e pago para tomarem conta do meu cão – se estivesse interessada em borlas deixava o cão com um amigo ou familiar ou abandonava-o como tantos fazem. Paguei um serviço e quero um serviço ao nível da qualidade que paguei e que tomem conta do meu cão nas devidas condições e sem acrescentar às despesas que já tive de hospedagem. Ponto.
Assim funciona o mundo dos profissionais, sejam hóteis para cães, veterinários, advogados ou qualquer outro ramo comercial.
Agora se queremos “batatinhas” e os outros querem “batatinhas” nossas, então realmente, não contratamos serviços de qualidade aí sim há borlas e aí sim temos que baixar as calças e aceitar tudo o que nos oferecem –inclusivamente maus serviços. Não me ofereceram o serviço portanto tenho o direito de reclamar o serviço que contratei: hospedar o cão, com escovagem diária, ginástica diária (corrida de 7km/dia) jogos de bola entre 2 a 3 horas diárias, alimentação, etc - e que me entreguem o cão exactamente conforme ele estava antes de entrar no hotel.
Ponto.

Muito obrigada pelas vossas participações mesma as contrárias à minha, são todas úteis.

Em princípio, ontem o Leão tomou a última dose de antibiótico por injecção subcutânea.
Neste momento o cão irá começar a tomar antibiótico em comprimido, de 12 em 12 horas. Continua com o tratamento de desinfecção da ferida com betadine e com pomada com cortisona duas vezes ao dia. Continua também com o atarax duas vezes ao dia. Espero sinceramente que no Sábado tenha alta do tratamento.
Última edição por CarlotaM em terça set 13, 2011 2:18 pm, editado 1 vez no total.
Babaorum
Membro Veterano
Registado: domingo out 31, 2010 6:09 pm

terça set 13, 2011 2:17 pm

Nenhum serviço se responsabiliza por coisas fora do seu controlo (como é o caso) :roll: Logo não tem como reclamar de uma coisa que nem você conseguiria impedir - e que nem sequer soube valorizar a tempo :roll:
<p>I see dumb people.&nbsp;They don't see each other. They only see what they want to see. They don't know they're dumb. I see them all the time. They're everywhere. &nbsp;</p>
CarlotaM
Membro

terça set 13, 2011 2:59 pm

Babaorum Escreveu:Nenhum serviço se responsabiliza por coisas fora do seu controlo (como é o caso) :roll: Logo não tem como reclamar de uma coisa que nem você conseguiria impedir - e que nem sequer soube valorizar a tempo :roll:
Olá Babaroum, tem que haver responsabilidade, e o serviço é responsável. Se não podemos evitar coisas que saem do nosso controlo, e claro que não podemos, neste caso, não é possível da parte do hotel impedir que o cão seja picado por insectos infectados ou que lhe causem a alergia de tal gravidade (não estamos a falar duma simplesita picadita de um mosquitito), haver responsabilidade é repor o mal feito, percebe? É tratar da picada durante a sua estadia ou após a estadia sob sua responsabilidade – do hotel. E sim qualquer serviço, a meu ver, tem que se responsabilizar e ser responsável, se não mais vale fechar portas.

Imagine que, se eu fizer circular esta notícia pelos meus conhecidos, quem vai querer deixar o seu cão neste hotel? Muito provavelmente, ninguém. Mas, em princípio, não tencionarei fazer esta “má publicidade”, porque sei realmente que estas coisas acontecem, depende agora e apenas da atitude subsequente do hotel após o incidente, ou seja, qual a disponibilidade em reporem a situação e resolverem o dano causado. Vamos ver.

Aliás, tal como eu evitei deixar o cão num hotel que há pertíssimo de casa, logo dava-me mais jeito, por terem me contado que um amigo de um amigo deixou lá o seu cão velhinho e findas as férias, ao irem buscar o cão saberem que este tinha morrido no hotel. Morreu certamente de velhice mas ninguém tinha avisado os donos.

Eu não pedi nenhuma borla pelo tratamento do cão, ao contrário do sugerido pela Acena, mas espero para ver se me apresentam factura por este tratamento necessário por causa da picada. O valor da factura também não me interessa, se for de 4 euros ou se for de 400 euros a minha atitude vai ser a mesma: responsabilizar o hotel. Percebem a diferença, é uma questão de princípio e não de valor.
Acena
Membro Veterano

terça set 13, 2011 3:28 pm

CarlotaM Escreveu:Acena, primeiro não me conhece porque se me conhecesse saberia que eu não sou pessoa de pressionar para ter borlas. Mas não me conhece, por isso, não ligo que me meça pelo mundo em que vive porque me identificou de tal forma.
Sem ofensa.
Como é evidente baseio a minha opinião no que descreveu e não nas qualidades que reconhece a si própria.
CarlotaM Escreveu: Se me conhecesse saberia que, pelo contrário, tal como sou responsável pelos meus actos profissionais, exijo dos serviços que contrato e produtos que compro a mesma fiabilidade e responsabilidade e não sou de facilitar, como não espero que facilitem quando eu erro nas minhas responsabilidades profissionais. Eu contratei um serviço de hospedagem -profissional - e pago para tomarem conta do meu cão – se estivesse interessada em borlas deixava o cão com um amigo ou familiar ou abandonava-o como tantos fazem. Paguei um serviço e quero um serviço ao nível da qualidade que paguei e que tomem conta do meu cão nas devidas condições e sem acrescentar às despesas que já tive de hospedagem. Ponto.
Assim funciona o mundo dos profissionais, sejam hóteis para cães, veterinários, advogados ou qualquer outro ramo comercial.
Agora se queremos “batatinhas” e os outros querem “batatinhas” nossas, então realmente, não contratamos serviços de qualidade aí sim há borlas e aí sim temos que baixar as calças e aceitar tudo o que nos oferecem –inclusivamente maus serviços. Não me ofereceram o serviço portanto tenho o direito de reclamar o serviço que contratei: hospedar o cão, com escovagem diária, ginástica diária (corrida de 7km/dia) jogos de bola entre 2 a 3 horas diárias, alimentação, etc - e que me entreguem o cão exactamente conforme ele estava antes de entrar no hotel.
Ponto.

Muito obrigada pelas vossas participações mesma as contrárias à minha, são todas úteis.

Em princípio, ontem o Leão tomou a última dose de antibiótico por injecção subcutânea.
Neste momento o cão irá começar a tomar antibiótico em comprimido, de 12 em 12 horas. Continua com o tratamento de desinfecção da ferida com betadine e com pomada com cortisona duas vezes ao dia. Continua também com o atarax duas vezes ao dia. Espero sinceramente que no Sábado tenha alta do tratamento.
Mais do mesmo, não me vou estar a repetir.
Babaorum
Membro Veterano

terça set 13, 2011 3:29 pm

E sim qualquer serviço, a meu ver, tem que se responsabilizar e ser responsável, se não mais vale fechar portas.
Tem que começar a ler as letrinhas pequenas dos "n" contratos que fazemos no dia-a-dia. E olhe que não fecham portas ...

De resto, eu acharia simpático que o hotel assumisse a conta mas a bem dizer o caso só tomou as proporções que tomou porque você deixou a coisa arrastar-se tempo demais antes de se decidir a fazer tratamento :roll:
<p>I see dumb people.&nbsp;They don't see each other. They only see what they want to see. They don't know they're dumb. I see them all the time. They're everywhere. &nbsp;</p>
pborgesf
Membro
Registado: sexta set 09, 2011 12:23 pm

terça set 13, 2011 3:40 pm

Se o seu cão tivesse saído do hotel já com essa infecção grande e/ou a ser tratado concordo que o hotel teria de se responsabilizar pelo tratamento, agora o caso tal como nos apresentou não é esse. Deu a ideia de que o cão viu a pequena picada agravar-se durante 2 ou 3 dias depois de estar em sua posse. E ficamos todos com a sensação que no inicio nem deu a devida atenção ao assunto. No limite a picada pode ter infeccionado com o contacto com algum elemento patogénico em sua própria casa... E por estas razoes não me parece muito "normal" estar a "pedir" responsabilidades ao Hotel, porque a meu ver não pode imputar inequivocamente a responsabilidade pela lesão ao Hotel.

É tb a opinião generalizada dos foristas pelo que me apercebo, mas tb lhe digo que se fosse o dono do Hotel, e ainda por cima sendo VET, por uma questão de marketing/imagem para o meu estabelecimento quando chegasse ao fim do tratamento iria com certeza ter uma atenção ao elaborar a conta (agora o tamanho da atenção, de 0-100%, iria variar consoante muitos factores, entre eles a sua atitude para comigo...)
CarlotaM
Membro

terça set 13, 2011 3:50 pm

pborgesf,
sim, talvez por uma questão de marketing, serão ou possam vir a ser simpáticos. Agora a minha atitude com para o vet/hotel, é educada mas assertiva. Não vou ser mais ou menos simpática para não pagar a conta !
Eu pessoalmente não tenho nada a perder. Facturam-me? Que facturem! Os actos ficam com quem os praticam. Para o ano não contem com o meu cão..
As maiorias de opiniões em foruns não podem fazer com que nós tenhamos outra atitude pessoal. Estou obviamente a recolher as vossas opiniões, se não, não as teria pedido, e algumas com mais atenção que outras, claro. As que são apenas para atacar, não ligamos tanto, de resto acho que esta conversa está a ser muito interessante, como tantas do forum.

Ainda estou a pensar no que me disse a LuMaria sobre não deixar animais em hóteis..por exemplo.
pborgesf
Membro
Registado: sexta set 09, 2011 12:23 pm

terça set 13, 2011 4:02 pm

Eu não disse que a CarlotaM deveria ou estaria a dar "graxa" à Vet para não pagar. Estava-me a colocar na posição da VET, e numa situação idêntica, a menos que desconfia-se que estava a mentir com alguma coisa ou que começasse a acusar-me de forma injustificada, eu pessoalmente acharia que por uma questão de correcção ou imagem lhe faria a tal "atenção"...
Agora colocando-me no seu papel, não me acharia com "moral" para exigir nada ao VET...

Quanto a deixar os cães em hotéis, felizmente moro rodeado de familiares e conhecemos os cães uns dos outros, e por isso qd vamos de ferias é mais fácil para nós e menos penoso para os cães que um dos familiares tratem deles por nós, eles assim ficam no espaço deles. Se tivesse que os deixar em hotel seria certamente complicado e a escolha do hotel seria difícil...
CarlotaM
Membro

quarta set 14, 2011 9:51 am

Babaorum Escreveu: Pessoalmente não estou à espera que passem revista aos cães todos os dias, dos pés à cabeça, para andarem à procura de "pintas" :roll: E se você mesma não notou quando foi buscar o cão ao hotel, mas apenas em casa, porque é que acha que outras pessoas tinham a obrigação de ter visto?
Babaorum, em resposta a esta sua mensagem/pergunta, esqueci-me de dizer uma coisa que é importante sabermos todos, para conhecimento geral, especialmente para no caso de algum dia virem a utilizar um hotel para animais. Os cães não são passados em revista todos os dias, mas há uma revista mínima que é esta: Os hotéis para animais fazem um controlo do estado de saúde do animal, quando a sua entrada para garantir que o animal entra saudável o que é importante também para a segurança dos outros animais que estão no hotel, e efectuam outro controlo quando sai para verificar em que condições sai, precisamente para não haver reclamações posteriores de que o animal adoeceu ou sofreu lesão durante a estadia e dar conhecimento aos donos do cão se detectarem alguma coisa. É uma salvaguarda também para o hotel para não haver gente depois como diz o pborges a inventar que aconteceram coisas ao cão durante a sua estadia
pborgesf Escreveu: a mentir com alguma coisa ou que começasse a acusar-me de forma injustificada, ..
No caso do nosso cão, informou-me a vet que é sempre a própria que faz a entrada e a saída dos animais do hotel precisamente para fazerem esse controlo. E eu confiei que o tivessem feito tal como fui informada, e estava descansada com essa garantia. Afinal se calhar a “revista” à saída não foi rigorosa ou não foi feita (e digo isto não só por causa da ferida em si mas porque não tinham conhecimento de todas as lesões/picadas do Leão). Ainda me chegaram a dizer que o Leão não tinha picadas quando saiu e eu expliquei que tinha e que já vinham do hotel porque algumas estavam tratadas, sinal que tinham sido detectadas. As pessoas que tomam conta dos animais se calhar não passaram a informação umas às outras e quem detectou e tratou as outras picadas não se apercebeu daquela do pescoço que acabou por ser a pior de todas, nem deu informação que tinha tratado das outras, mas, em última análise, a vet que faz o controlo de saída e entrada teria verificado essa situação ao fazer a vistoria física ao cão quando ele saísse.
Babaorum
Membro Veterano

quarta set 14, 2011 10:27 am

CarlotaM Escreveu: Os cães não são passados em revista todos os dias, mas há uma revista mínima que é esta: Os hotéis para animais fazem um controlo do estado de saúde do animal, quando a sua entrada para garantir que o animal entra saudável o que é importante também para a segurança dos outros animais que estão no hotel, e efectuam outro controlo quando sai para verificar em que condições sai, precisamente para não haver reclamações posteriores de que o animal adoeceu ou sofreu lesão durante a estadia e dar conhecimento aos donos do cão se detectarem alguma coisa.
O controlo do estado de saude do cão não passa por estar a passar revista minuciosa a todos os cm2 de pele que o cão tem :roll: E se o hotel deveria fazer a vistoria à saida com mais razão ainda o dono deveria fazê-lo quando vai buscar o cão, para confirmar que está conforme, e antes de pagar a estadia. Mas, "prontos", você quer ter razão à força, não é? Be my guest :roll:
CarlotaM
Membro

quarta set 14, 2011 10:51 am

Está a desresponsabilizar totalmente o hotel pelos cuidados que deve prestar.

..São apenas pontos de vista diferentes, apenas isso, motivados por uma grande diferença – é que aconteceu ao meu cão e a mim e não a si e ao/s seu/s, o que permite-lhe ver a coisa com uma maior descontracção e um facilitismo que eu não consigo ter na minha posição.

Com cumprimentos a todos,
Acena
Membro Veterano

quarta set 14, 2011 10:57 am

A CarlotaM sente-se de alguma forma responsável pelo que se passou?
perapado
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 6:54 pm

quarta set 14, 2011 11:05 am

Só recorri aos serviços de um hotel (afamado), por um fim de semana. Nunca mais! Abdico de férias pelos meus animais mas, se um dia, tiver mesmo de os deixar, é em casa que ficam, ao cuidado de alguém de confiança. De confiança, mesmo!

CarlotaM, quando foi buscar o Leão alguém lhe falou nas "picadas"? Não, pois não? Confiou, não foi? :| Pois é, nada como fazer vistoria (simultaneamente) pelo dono e pelos responsáveis pelos hotéis, quando se entrega e quando se vai buscar (e de preferência, escrever um relatório :roll: ).
Diga, depois, como ficaram as "coisas".
Responder

Voltar para “Cães”