Apartamento: Cadela ou Cão?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Popcorn13
Membro Veterano
Registado: quarta mar 03, 2010 11:40 am

quarta set 21, 2011 10:15 am

bhess Escreveu:
Eu tive uma cadela de grande porte e mal notava o corrimento durante os cios, apareciam de quando a quando umas pinguinhas no chão. Não vamos exagerar nesta questão, até porque agora existem aquelas cuequinhas tão giras!! 8)
Penso que acima de tudo isto é um fator variavel. A minha é de grande porte, ou porte gigante e garanto (não sei se por ser o primeiro cio) que não é uma pinga de quando a quando :oops: Em contrapartida o meu namorado sempre teve cadelas de pequeno, médio e grande porte e nao teve grandes razões de queixa há excepção de uma de médio porte que tambem não pingava de quando em quando....era quase constante :lol:
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quarta set 21, 2011 10:44 am

Eu gosto mais de cadelas. É verdade que a altura dos cios exige mais trabalho, tem que se limpar constantemente e se for muito intenso tem que andar a vestir e despir as cuecas à cadela… mas nada de especial, os cães sujam e pronto, seja macho ou fêmea.
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

quarta set 21, 2011 4:59 pm

Popcorn13 Escreveu:Penso que acima de tudo isto é um fator variavel. A minha é de grande porte, ou porte gigante e garanto (não sei se por ser o primeiro cio) que não é uma pinga de quando a quando :oops: Em contrapartida o meu namorado sempre teve cadelas de pequeno, médio e grande porte e nao teve grandes razões de queixa há excepção de uma de médio porte que tambem não pingava de quando em quando....era quase constante :lol:
Não digo que não... A minha é que tinha um fluxo mínimo então, porque realmente nunca sujou nada. Quando fomos comprar a "tralha" toda para preparar a chegada dela: caminha, brinquedos, trela, coleira, escovas, comedouros, etc. trouxemos logo umas cuequinhas e ela nunca usou porque não era mesmo necessário.
Eu só queria dar este testemunho para realçar o que já tinham dito antes, porque no fundo acaba por ser uma escolha pessoal pois nenhum deles (cão ou cadela) é melhor, são apenas diferentes.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
TeresaR
Membro
Registado: segunda jul 04, 2011 8:53 pm

quarta set 21, 2011 5:29 pm

srYuki Escreveu:Olá a todos.

E tenho meditado sobre cão ou cadela! Nunca tive cadelas, pelo que estava numa de tentar. Pensei que talvez sejam menos territoriais, que façam menos xixezes de demarcação de território, talvez mais obedientes do que eu estou habituada (era o céu!!!). Mas não sei se isto será mesmo assim. Ou se a parte do cio não é chata. (já agora, é durante o cio que ela está menstruada, certo?).
Cão ou cadela é uma questão de preferência. Eu prefiro cadelas. Sobre o cio: não é só pinga pinga. É muito, mas nas Clinicas Vets e nas Lojas de animais existem uma "calcinhas" para pôr com mini-penso (como os das mulheres), e assim não tem o problema do pinga pinga durante umas 2 semanas do cio. E, se não quiser ter ninhadas é esterilizar. Problema resolvido, e sem ter todos os caes das redondezas a andar atrás de si quando a passeia.
FawnAngel
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2011 2:54 pm

quarta set 21, 2011 5:31 pm

TeresaR Escreveu: Sobre o cio: não é só pinga pinga. É muito
Isso depende muito de cadela para cadela. As minhas, mesmo a dogue alemã, quase que nem se dá pelas pingas.
Susana Lapa
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

quarta set 21, 2011 5:51 pm

pois eu tenho duas que nem se dá sequer pelo cio, tenho de andar a espreitar, mas tenho outra que mal abana o rabo fico com sangue até ao teto.
Tenho também um macho e prefiro mil vezes cadelas. O que são duas semanas no ano a limpar sangue em relação às marcações diárias em todo o lado?

De qualquer modo, para não ter ESSE trabalho é só esterilizar.
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta set 21, 2011 9:48 pm

Olá a todos!
alexandra_m Escreveu:Já deve ter lido isto mas aqui na Arca vi escrito:
"Os pais devem ter no mínimo entre 3 a 5 anos e devem ter atestados que comprovem não terem doenças cardíacas. Testes realizados antes são demasiado precoces."
Visitei hoje mais 1 criador. Este sim, tem esses testes de ambos os progenitores e link, do macho (do estrangeito), onde vai sendo colocado essa actualização.

Tinha ambos os progenitores à vista. Ambos excelentes exemplares da raça.

Principalmente por isto, decidi-me por aqui.
No entanto a cadela escolhida, ficou um pouquinho mais barata, porque é a mais pequenina da ninhada. O criador diz que pode ter sido concebida até 1 semana mais tarde. Isto pode acontecer? Ela de facto parece muito mais bebé, em relação aos irmãos. Isto não me parece descabido, mas gostava da vossa opinião.

Obrigada.
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta set 21, 2011 9:49 pm

kittten Escreveu:Vamos ver, eu tenho 3 cadelas e neste momento 2 machos, cachorros ainda, as cadelas quando estão em cio limpam-se bastante bem, não quer dizer que não haja um ou outro pingo de sangue, mas não parece um matadouro ;)
LOL
kittten Escreveu: Em relação ao marcar, eu tenho uma cadela que marca, quando está no cio então é uma desgraça, por isso disse que nem sempre só os machos marcam. No entanto é necessário lembrarem-se que quando uma cadela marca é no chão, quando é o macho ... é no sofá, no frigorifico, na máquina de lavar, no pé da cama, no ...
LOOOOOOOOOOL
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta set 21, 2011 9:57 pm

Bem...
Sobre as pinguinhas, com o que vocês dizem por aqui penso que deve ser como as senhoras: depende de cadela para cadela!

E parece que realmente a "taxa de marcações" é menor.

Li também algures (acho que sobre esta raça) mas acho que dá para generalizar, que "girls, love you, while boys are IN love with you". Mais meigas as meninas enquanto que "boys will be boys" (espécies à parte, segundo parece!!! :D :D )

Sobre a esterilização... para já não. Quero criar 1 ou 2 vezes, conforme estiver a minha vida profissional/familiar na altura, e como nunca será no primeiro cio, ainda falta...

CONTAGEM DECRESCENTE PARA A CHEGADA DA MENINAAAAA!!!!!!!
(1 semana e meia! Ele não a deixou mesmo vir mais cedo...)

Tenho vários nomes a rolar na minha cabeça... Depois informo do blog dela e de novidades!
:)
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

quarta set 21, 2011 10:22 pm

Se quer criar não vai escolher a pior cadela da ninhada, mais barata ou não. Vai escolher a melhor cadela que o criador a deixar ter, ou se não puder ter nenhuma boa, espera por outra ninhada ou vai procurar noutro lado. E tem de aprender primeiro o que é um bom CKCS.

Já disse ao criador que estava a pensar em fazer uma ninhada ou duas? Eu não me sentia confortável a vender uma cadela a alguém que quisesse "fazer uma ninhada ou duas" sem perceber nada do assunto.

Aliás, nem a quem perceba alguma coisa do assunto, se eu achar que não vão trazer nada de útil à raça, e espero que os compradores dos cachorros sejam honestos comigo neste ponto, porque é uma das primeiras perguntas que faço. Quando vendo um animal, a não ser que seja para outro criador ou para alguém que exponha e queira começar a criar, vendo-os como animais de estimação, não como potenciais parideiras.

Não comece a casa pelo telhado, com uma cadela má (até uma semana mais nova parece-me "interessante", nas minhas nunca vi idade gestacional numa ecografia tão desfasada entre os cachorros), e sem perceber nada da raça e já a querer "fazer uma ninhada ou duas".
ASTAHOLIC
Membro Veterano
Registado: terça mar 29, 2011 4:47 pm

quarta set 21, 2011 10:36 pm

Tumbleweed Escreveu:Se quer criar não vai escolher a pior cadela da ninhada, mais barata ou não. Vai escolher a melhor cadela que o criador a deixar ter, ou se não puder ter nenhuma boa, espera por outra ninhada ou vai procurar noutro lado. E tem de aprender primeiro o que é um bom CKCS.

Já disse ao criador que estava a pensar em fazer uma ninhada ou duas? Eu não me sentia confortável a vender uma cadela a alguém que quisesse "fazer uma ninhada ou duas" sem perceber nada do assunto.

Aliás, nem a quem perceba alguma coisa do assunto, se eu achar que não vão trazer nada de útil à raça, e espero que os compradores dos cachorros sejam honestos comigo neste ponto, porque é uma das primeiras perguntas que faço. Quando vendo um animal, a não ser que seja para outro criador ou para alguém que exponha e queira começar a criar, vendo-os como animais de estimação, não como potenciais parideiras.

Não comece a casa pelo telhado, com uma cadela má (até uma semana mais nova parece-me "interessante", nas minhas nunca vi idade gestacional numa ecografia tão desfasada entre os cachorros), e sem perceber nada da raça e já a querer "fazer uma ninhada ou duas".
Nem mais Tumbleweed. :wink:
<p>&nbsp;"Vamos agradecer aos idiotas. N&atilde;o fosse por eles n&atilde;o far&iacute;amos tanto sucesso."</p>
<p>"Sou respons&aacute;vel pelo que eu falo, n&atilde;o pelo que voc&ecirc; entende." </p>
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

quarta set 21, 2011 10:43 pm

Também me parece srYuki que está a querer por o carro à frente dos bois.
Se quer criar, se é esse o seu intuito então procure uma excelente cadela, leve-a a exposições e veja os resultados.

Se tem uma excelente cadela então pense em cruzar, mas digo-lhe que não é "pera doce". Uma ninhada dá muito, muito trabalho. Muitas noites mal dormidas e outras quase em branco (isto se tiver a sorte da cadela ser boa mãe) muita despesa, e muita, muita, muita porcaria para limpar.
Não imagina o que é uma ninhada de cachorros a correr pela casa, o que sujam e o que destroem.

Tal como lhe disse o(a) Tumbleweed não compre a pior da ninhada (se o criador lhe está a fazer um preço diferente é porque a cachorra não tem certamente a mesma qualidade dos irmãos) e essa diferença de tamanho também não creio que se deva a uma semana de diferença na gestação.
Em todas as ninhadas há quase sempre um mais pequenino e mais fraco e a razão de ser é simples, é ligeiramente mais pequeno que os irmãos à nascença, come menos, logo não se desenvolve à mesma velocidade. Não quer dizer que não se faça um adulto de tamanho normal.

Também acho que deve dizer ao criador que a sua intenção é fazer ninhadas com a cadela.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta set 21, 2011 11:01 pm

Tumbleweed Escreveu:Se quer criar não vai escolher a pior cadela da ninhada, mais barata ou não. Vai escolher a melhor cadela que o criador a deixar ter, ou se não puder ter nenhuma boa, espera por outra ninhada ou vai procurar noutro lado. E tem de aprender primeiro o que é um bom CKCS.

Agradeço a resposta.
Mas onde viu o "já"?!
Não pretende que eu aprenda tudo sobre a raça num fim-de-semana nem que faça "já" um planeamento gestacional de uma cadela que NEM SEQUER ainda está em casa!!!!

Gosto de manter as minhas opções em aberto. SE acontecer, acontece. Se não se proporcionar, também não acontece!

E não.
O INTUITO NAO É CRIAR. Gostaria de passar por isso, efectivamente, mas não pretendo fazer ninhadas de 2 em 2 anos, se é esse o "aparente" problema.

Ha de facto quem tenha metido a carroça na frente dos bois, mas sem me querer alongar em polémicas, por aqui me fico!
Agradeço na mesma as respostas.
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta set 21, 2011 11:09 pm

kittten Escreveu:Em todas as ninhadas há quase sempre um mais pequenino e mais fraco e a razão de ser é simples, é ligeiramente mais pequeno que os irmãos à nascença, come menos, logo não se desenvolve à mesma velocidade. Não quer dizer que não se faça um adulto de tamanho normal.
Foi isso que o criador me explicou.
Numa ninhada de 7, se calhar realmente há alguns que têm mais dificuldade em chegar ao alimento, e uma vez sozinhos, crescem normalmente.

É um cão mais barato, mas é um cão de um criador que só vende para o estrangeiro, porque realmente vende muito caro. Ainda assim, o mais barato dele, é dos mais caros que eu encontrei em venda!!!! Apenas equacionei o despiste de problemas congénitos feito em condições. E isso pesou.

Um outro criador, também referiu a questão de originar ninhadas com menos crias. Uma vez que NÃO É esse o objectivo, é o menor dos problemas que possam surgir.

Já tive cães. Sei o que sou. E sei que quando me embrenhar na raça, que ficarei amante incondicional, pelo que vi e pelo que já li. Nem por um momento me preocupa o trabalho que as criaturas (bebés) dão a limpar, apenas porque não as vejo como um "trabalho". Sou dedicada, madura e não me ponho nas situações sem as considerar devidamente...
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

quarta set 21, 2011 11:18 pm

Acho que não entendeu o que eu lhe quis passar, ou fui eu que não me fiz entender.

Algum motivo terá o criador por lhe vender essa cachorra mais barata que os irmãos de ninhada, não estou a dizer, porque nem sequer sei, se a cachorra é barata ou os irmãos caros. Nem sequer faço ideia de quanto poderá custar um CKC.
O que eu lhe disse foi, se o criador vende um dos cachorros da ninhada mais barato que os outros é certamente porque não tem a mesma qualidade que os irmãos. É claro que tem na mesma 4 patas, 2 orelhas, 2 olhos, 1 focinho e 1 cauda, mas pode ter (e terá com certeza) algum "defeito" que a faz menos boa para exposição, o que não impede que seja um excelente pet, também não acredito que a diferença de preço seja assim tão significativa.

Por isso concordei com o(a) Tumbleweed, se pensa efectivamente vir a criar com ela, então deverá comprar o melhor possível.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Responder

Voltar para “Cães”