Víboras no pateo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

DieKalash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 06, 2011 1:39 pm

quarta nov 09, 2011 7:00 pm

LuluB Escreveu:DieKalash, lá por ser natural não quer dizer dizer que não seja venenoso, ou pelo menos tóxico. Pense melhor.
Tem razão, não me exprimi bem! Até porque na natureza o que não falta são tóxicos.

O que quis dizer é não podemos afirmar que é tóxico e nocivo a animais e pessoas só por queimar a relva. Como disse, só lendo a ficha técnica.

Tentei pesquisar mas não encontrei!
Com os meus melhores cumprimentos,

Bruno Morais

<strong>Todos diferentes, todos animais!</strong>

O meu "filho": http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=91564
Fórum - Dogue Alemão: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=110
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quarta nov 09, 2011 7:31 pm

Pelos numeros existentes, sendo especies ameaçadas e zonas onde vivem duvido muito que sejam viboras que tem no pateo...

Vipera latastei - Víbora-c.o.rnuda
Distribuição
Esta espécie ocorre na Península Ibérica e Norte de África: Portugal, Espanha,
Marrocos, Argélia e Tunísia (Gasc et al. 1997).
Em Portugal, distribui-se por todo o território, em núcleos populacionais fragmentados, desde o nível do mar até aos 1.500 m, nas Serras da Estrela e do Gerês (Ferrando de Almeida et al. 2001, Brito & Crespo 2002). A grande maioria das observações desta víbora provém das zonas montanhosas a norte do rio Tejo (serras do Gerês, Alvão, Montesinho e Estrela) (Godinho et al. 1999). A sul do rio Tejo e nas áreas de maior pressão humana, ocorre em populações isoladas de pequenas dimensões (S. Mamede, Contenda e Aljezur).
http://portal.icnb.pt/NR/rdonlyres/588B ... tastei.pdf

Vipera seoanei - Víbora de Seoane
Distribuição
Esta espécie distribui-se pelo Noroeste de Portugal Continental, Norte de Espanha
e em áreas de reduzidas dimensões no extremo Sudoeste de França (Gascet al. 1997).
Em Portugal, ocorre no Minho e em Trás-os-Montes, com uma distribuição restrita a 1,3% do território continental português (Godinho et al . 1999, Ferrando de Almeida et al. 2001).
População
A víbora de Seoane apresenta um reduzido efectivo populacional, repartido por três subpopulações isoladas entre si: (i) Paredes de Coura; (ii) Castro Laboreiro e Soajo e (iii) Tourém, Montalegre e Larouco (Godinho et al.1999, Ferrando de Almeida et al. 2001, Brito & Crespo 2002). Estas subpopulações encontram-se associadas a zonas fragmentadas de habitat favorável, cuja progressiva perda e degradação sugerem declínio nos seus efectivos populacionais.
http://portal.icnb.pt/NR/rdonlyres/588B ... eoanei.pdf

http://portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007 ... 9pteis.htm
Lista de repteis Portugueses
http://www.icn.pt/destaques/destaques_a ... 9pteis.pdf
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta nov 09, 2011 7:58 pm

Bondage2010 Escreveu:Pelos numeros existentes, sendo especies ameaçadas e zonas onde vivem duvido muito que sejam viboras que tem no pateo...
Bem,...
acho que pode duvidar.
Mas não sei porque duvida.

Mas confirmei com o veterinário e com uma enciclopédia na altura.

Zona: Ribatejo norte.
Quanto aos números... pensamos sempre que é a última da zona, a que vemos...
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

quarta nov 09, 2011 8:01 pm

A minha professora de inglês da faculdade (excelente senhora), que é amante de... bom, de tudo o que a Mãe Natureza tem para oferecer, um dia contou-nos esta história:

"Estava eu em casa, a trabalhar no meu computador quando... sabem aquela sensação de que estão a ser observados? Olho para trás e está uma cobra no parapeito da minha janela, a olhar directamente para mim. Deixei-a estar, continuei o meu trabalho, a cobra entrou, passeou e voltou a sair pelo mesmo sítio. Mais tarde, estava a ver televisão e... sabem aquela sensação de que estão a ser observados? Olhei à minha volta e encontrei mais uma cobra na sala. Deixei-a estar, ela passeou e depois saiu por onde tinha entrado (janela). Quando fui deitar-me... sabem aquela sensação de estão a ser observados? Pois, estava mais uma cobra no meu quarto. Fui dormir, ela por lá andou e no dia seguinte não estava lá nada. Isto aconteceu várias vezes ao longo do Verão. É o que mais se vê na minha zona e como não é culpa delas que eu tenha construído a minha casa no habitat delas, não faço mais do que a minha obrigação ao respeitá-las."

Na sala houve várias reacções diferentes: nojo, riso, ataques de histerismo (vai-se lá entender porquê)... da minha parte... respeito. Mais ainda do que já tinha.

Conto também um caso, que nada tem a ver com cobras, mas tudo tem a ver com respeito pelos animais. Estava eu de férias com alguns amigos meus, na casa do Alentejo de um dos meus amigos. Estávamos a ver os Ídolos (até me lembro que estava a Diana, a minha favorita, a cantar), e a porta da rua estava aberta. De repente o meu amigo sai da sala a correr, vai ao quarto e volta com uma espingarda (daquelas que se usam para fazer tiro ao alvo, com "balas" em esfera) e a dizer "ah, estás lixado (com f)", aponta-a para trás de um armário e desata aos tiros. Nós ficámos estupefactos e, claro, sem entender o que raio se passava. Quando conseguimos que ele parasse e nos dissesse o que se passava ele disse "está ali um rato". Epá... quando vimos o rato, uma coisinha minúscula, um autêntico ratinho do campo, em pânico, à procura da saída... olhem, perdi todo o respeito que tinha pelo meu amigo e foi difícil recuperá-lo (ainda hoje não lhe perdoo esta atitude). É claro que lhe tirámos a espingarda e eu e uma amiga minha pegámos numas vassouras, fizemos uma espécie de estrada e basicamente indicámos o caminho para a rua. O bichinho só queria um local quentinho ou comida! Sim, podia estragar alguma coisa. Sim, pode trazer doenças. Mas pá... matar assim? Sem dó nem piedade? Mas que mundo é este?!

O ratinho era assim:

http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?m ... ewall=true

Não sei quanto a vocês, mas eu, ao ver uma coisinha assim "picunina", só tenho vontade de dizer "awww" e observá-lo. Nunca de matá-lo. Mas eu sou a pessoa que com 12 anos conviveu com um rato no quarto sem avisar ninguém que estava lá um rato, porque sabia que o matariam. Isto quando vivia numa aldeia, pelo que provavelmente seria outro ratinho do campo.
Bondage2010
Membro Veterano

quarta nov 09, 2011 8:32 pm

srYuki Escreveu:
Bondage2010 Escreveu:Pelos numeros existentes, sendo especies ameaçadas e zonas onde vivem duvido muito que sejam viboras que tem no pateo...
Bem,...
acho que pode duvidar.

Duvido porque sou um curioso entendido e amante de repteis, principalmente serpentes, porque ambas são de zonas montanhosas.....e como diz que viu varias é mais um motivo para achar que não são viboras, e como temos varias especies que usam o mimetismo das viboras, naturalmente facilmente são confundidas com estas ;) se me tivesse dito que tinha consultado um biólogo acreditava mais...um veterinario não é uma fonte entendida em especies ... o que posso aconselhar é na proxima cobra que veja, que a tente capturar sem a ferir e soltar numa zona mais afastada da sua casa...mais não posso fazer e se digo que não são viboras é mais para a descansar ;) mas pode pesquizar no google imagens nestas duas especies unicas existentes no nosso territorio e confirmar e já agora dizer aqui com qual se parece mais...não leve a minha duvida como uma critica a si ou á sua atitude, pois o que fez é infelizmente o que a maior parte das pessoas faria na sua situação ;)

Seria alguma destas?
Imagem
Imagem
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quarta nov 09, 2011 9:11 pm

sasquatch,

Moro no concelho de Mafra, mas na zona mais rural.

Pelo que percebo das conversas das pessoas, é comum aparecerem cobras e o pessoal do campo mata-as.

Aos poucos tenho convencido alguns a não o fazerem. Todos sabem que gosto imenso de cães e a malta com quem falo também gosta dos seus. O meu argumento é que as cobras comem os ratos e estes sim, são perigosos para os nossos cães.

Tonta e ignorante que sou, sempre lhes disse que se deixem de disparates que não temos cá cobras venenosas e que as deixem sossegadas, assim como os lagartos.

Mas a verdade é que me repugna matar seja o que for, talvez por ser nascida e criada em cidade. :oops:
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta nov 09, 2011 9:25 pm

Bondage2010 Escreveu:
srYuki Escreveu:
Bem,...
acho que pode duvidar.

Duvido porque sou um curioso entendido e amante de repteis, principalmente serpentes, porque ambas são de zonas montanhosas.....e como diz que viu varias é mais um motivo para achar que não são viboras, e como temos varias especies que usam o mimetismo das viboras, naturalmente facilmente são confundidas com estas ;) se me tivesse dito que tinha consultado um biólogo acreditava mais...um veterinario não é uma fonte entendida em especies ... o que posso aconselhar é na proxima cobra que veja, que a tente capturar sem a ferir e soltar numa zona mais afastada da sua casa...mais não posso fazer e se digo que não são viboras é mais para a descansar ;) mas pode pesquizar no google imagens nestas duas especies unicas existentes no nosso territorio e confirmar e já agora dizer aqui com qual se parece mais...não leve a minha duvida como uma critica a si ou á sua atitude, pois o que fez é infelizmente o que a maior parte das pessoas faria na sua situação ;)

(...)
Na verdade não me parecem muito bem nem uma nem outra. Além de que me parecem as 2 muito grandes. Posso arranjar maneira (urgh!) de lhe mandar fotografia por mp, morta naturalmente, uma vez que os outros users estão absolutamente certos do que anda pela minha casa.

Eu captura-la?!
Fora de hipótese! Se a quiser vir capturar para libertar noutro lado, está completamente à vontade. :D
Pena que seja pouco prático. Eu pegar nela viva é que está completamente fora de hipótese!!!

Mas uma questão pertinente é que esta é igual à outra. Que mordeu o outro cão e que foi de imediato levado para o veterinário. Que acusou o veneno nas análises e que andou 3 meses a ser tratado.

São mais ou menos assim (da pesquisa seleccionei estas imagens pq nem todas me parecem iguais)
Imagem

Imagem

Mas elas olham para mim sempre assim:
Imagem
Última edição por srYuki em quarta nov 09, 2011 9:55 pm, editado 3 vezes no total.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta nov 09, 2011 9:37 pm

Para capturar uma cobra não precisa de lhe pegar com as mãos. Arranja um frasco ou uma caixa de plástico e empurra-a lá para dentro com a ajuda de um pauzinho. Depois fecha o frasco ou a caixa (fazendo primeiro uns furos na tampa para o bicho ter ar lá dentro) e vai soltar o animal bem longe.

Tão simples como isto...
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
mi_xen
Membro Veterano
Registado: terça jun 24, 2008 5:06 pm

quarta nov 09, 2011 10:18 pm

OFF-TOPIC: Sempre pensei que matar espécies protegidas fosse proibido por lei, seja dentro ou fora de propriedade privada. Contudo, fui procurar agora o decreto-lei sobre isso, e lá diz que não se aplica quando os animais entram no "nosso território de acordo com as normas relativas à protecção da relativa espécie". http://dre.pt/pdf1sdip/1989/09/21900/42244227.pdf
Alguém que perceba do assunto me troca isto por miúdos? :oops: Cada espécie protegida tem normas relativas à sua protecção? é que fui procurar essas supostas normas e não encontrei nada.
perapado
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 6:54 pm

quarta nov 09, 2011 10:33 pm

srYuki Escreveu:[Imagem

Imagem

Mas elas olham para mim sempre assim:
Imagem

Iguais à castanha (ou semelhantes) vivem no meu jardim. Às vezes, deparo com elas ao sol, estaco :twisted:, disfarço e finjo que não vi nada :lol: Os meus cães nunca foram mordidos mas farejam o rasto dela(s). Este ano, apanhei a "farda/casaco" de uma. Finalmente, penso que dormem debaixo do soalho da minha casa. Mesmo com cobras continua a haver ratos e ratazanas, por aqui.
Nas aldeias, antigamente, queimavam pneus. Diziam que as afugentava; se sim ou não... :roll:
Bondage2010
Membro Veterano

quarta nov 09, 2011 10:43 pm

@ srYuki, as fotos que postei eram uma rasteira, são ambas a mesma especie apenas com diferentes colorações devido á zona onde se encontram, são cobras de agua viperinas ( Natrix maurus ), são muito comuns, e são pequenitas comparadas com algumas rateiras, embora nas fotos pareçam grandes, mas qualquer cobra quando nasce é pequenita ;) estas a unica defesa delas é a aparecia ou mimetismo semelhante á vibora e o mau cheiro que emanam quando se sentem ameaçadas ;)
Última edição por Bondage2010 em quarta nov 09, 2011 11:04 pm, editado 1 vez no total.
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quarta nov 09, 2011 10:49 pm

jamerico Escreveu:Em teoria a melhor maneira de tirar as cobras de casa era ligar para o ICNB mas se vais ficar a espera isso é coisa para demorar muito !!!
Na pratica faz um gancho para conseguires mexer na cobra a distancia sem seres ferrada e tenta por a cobra dentro de um saco de pano ! depois deixa a cobra longe das pessoas !

Quanto ao gancho é relativamente facil de fazer basta um pau relativamente comprido, pode ser cabo de uma vassoura e o gancho pode ser a parte metálica de uma cruzeta ! depois de bem juntos o pau ao gancho já consegues mexer na cobra a uma boa distancia sem levar uma dentada !
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=

Sr.Yuki, matar fauna protegida é ILEGAL. Ponto. Não importa se acha as cobras fofinhas ou não, se merecem viver ou se deviam ser todas esfoladas para lhe fazer botas. Há maneira de as desviar do seu caminho e da sua vida sem ter de as matar, logo, é criminoso e desnecessário fazê-lo.

Tópico reportado.
NicaJunior
Membro Veterano
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

quarta nov 09, 2011 11:11 pm

Tambem moro na parte norte do Ribatejo.Tenho muito mato aqui á volta. Nunca vi nenhuma vibora. .... Dessas... :twisted:
E se visse deixava-a ir á vida dela porque de certezinha que ela me deixava ir à minha tambem.
Quanto á corrente a prender o cão.... gabo-lhe o esforço. Trabalheira.... prender cão, abrir portão, entrar no carro, sair o portão, sair do carro, fechar portão, soltar o cão, abrir portão, sair, fechar portão, entrar no carro e ir embora... Cruzes! Não era mais fácil alguem segurar o cão, ou educá-lo para não sair.... do pateo das cobras?
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista

Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista

Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu

Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender

Martin Niemöller
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quarta nov 09, 2011 11:22 pm

Não serão os inofensivos licranços? têm mais ou menos 20 cm de comprimento, são cor de terra ou esverdeados, a cabeça é de aspecto tiangular... na verdade são lagartos sem patas, mas nos meios rurais há quem teime que são cobras, que são venenosos, e até há quem afirme que são víboras. Bom, a verdade é que nos meios rurais não há bicho que escape aos mitos e tudo se mata. Há tempos constatei alegremente que há licranços a viver ao pé de minha casa, depois de ter encontrado um. Também achei que era uma pequena víbora, mas seria improvável. Chateei um monte de gente aqui da arca, mostraram-me fotos e links para pesquisa, havia tantas parecidas... mas nenhuma era como a "cobra" que eu tinha visto. Mas teimosa, não desisti, e comecei a procurar nos lagartos... e tungas, era mesmo um licranço, bicho que desconhecia completamente! Tempos mais tarde encontrei outro, quase foi apanhado por um dos meus gatos... mas libertou a cauda, e eu fui distrair o gato enquanto o licranço se pôs a salvo. São completamente inofensivos, apesar de tudo o que dizem sobre eles e de se parecerem muito com cobras... especialmente víboras, para quem não conhece. Mantêm as hortas livres de insectos, caracóis e lesmas, e vivem cerca de 50 anos, têm uma longevidade fantástica!

O veterinário que lhe confirmou ser uma víbora e que "quanto mais pequenas, mais veneno têm", está enganado. A afirmação acerca do veneno é suficiente para o provar, MESMO que fosse uma víbora. Quanto mais pequenas, menos veneno libertam, e quase nunca mordem o tempo suficiente para libertar uma quantidade de veneno que cause mossa, ainda mais q seja letal. Não há registos de mortes por dentadas de víbora, no nosso país. Pode é haver reacções alérgicas e infecções que, não tratadas convenientemente, podem levar à morte, mas isso até a mordidela de um gato ou de um cão. Não tem de se sentir ofendido, um veterinário é médico de animais domésticos, quando muito, com especialização em exóticos, não é um biólogo nem tem de saber tudo sobre todos os animais. Ser ignorante no que respeita a cobras não lhe retira competência profissional, mas muitos temem perder clientes se os contrariarem ou decepcionarem com um "não sei". Mas já imagino a conversa com a esposa ao serão: "hoje apareceu lá um patego com um licranço, a dizer que era uma víbora! Eu concordei logo com ele e, no gozo, até lhe disse que as mais pequenas são as piores, mas acho que ele não percebeu..." :lol: :lol:
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
SaRiNhaHh
Membro
Registado: quinta nov 15, 2007 6:42 pm

quarta nov 09, 2011 11:33 pm

Chamarrita Escreveu:Não serão os inofensivos licranços? têm mais ou menos 20 cm de comprimento, são cor de terra ou esverdeados, a cabeça é de aspecto tiangular... na verdade são lagartos sem patas, mas nos meios rurais há quem teime que são cobras, que são venenosos, e até há quem afirme que são víboras. Bom, a verdade é que nos meios rurais não há bicho que escape aos mitos e tudo se mata. Há tempos constatei alegremente que há licranços a viver ao pé de minha casa, depois de ter encontrado um. Também achei que era uma pequena víbora, mas seria improvável. Chateei um monte de gente aqui da arca, mostraram-me fotos e links para pesquisa, havia tantas parecidas... mas nenhuma era como a "cobra" que eu tinha visto. Mas teimosa, não desisti, e comecei a procurar nos lagartos... e tungas, era mesmo um licranço, bicho que desconhecia completamente! Tempos mais tarde encontrei outro, quase foi apanhado por um dos meus gatos... mas libertou a cauda, e eu fui distrair o gato enquanto o licranço se pôs a salvo. São completamente inofensivos, apesar de tudo o que dizem sobre eles e de se parecerem muito com cobras... especialmente víboras, para quem não conhece. Mantêm as hortas livres de insectos, caracóis e lesmas, e vivem cerca de 50 anos, têm uma longevidade fantástica!

O veterinário que lhe confirmou ser uma víbora e que "quanto mais pequenas, mais veneno têm", está enganado. A afirmação acerca do veneno é suficiente para o provar, MESMO que fosse uma víbora. Quanto mais pequenas, menos veneno libertam, e quase nunca mordem o tempo suficiente para libertar uma quantidade de veneno que cause mossa, ainda mais q seja letal. Não há registos de mortes por dentadas de víbora, no nosso país. Pode é haver reacções alérgicas e infecções que, não tratadas convenientemente, podem levar à morte, mas isso até a mordidela de um gato ou de um cão. Não tem de se sentir ofendido, um veterinário é médico de animais domésticos, quando muito, com especialização em exóticos, não é um biólogo nem tem de saber tudo sobre todos os animais. Ser ignorante no que respeita a cobras não lhe retira competência profissional, mas muitos temem perder clientes se os contrariarem ou decepcionarem com um "não sei". Mas já imagino a conversa com a esposa ao serão: "hoje apareceu lá um patego com um licranço, a dizer que era uma víbora! Eu concordei logo com ele e, no gozo, até lhe disse que as mais pequenas são as piores, mas acho que ele não percebeu..." :lol: :lol:

Cá onde moro existem muitos bichinhos desses. Normalmente, os gatos até os caçam. Uma das vezes que o Maroto,apareceu com um, uma vizinha minha gritou logo :"-Isso é venenoso, vai fazer mal ao gato, matem-na antes que faça mal a alguém!"
Cobras então é ao "porradão" como se costuma dizer. A minha mãe tem pavor, mas o meu pai pega nelas e vai pô-las longe de casa. :lol:
Responder

Voltar para “Cães”