Vacinação complementar - opiniões

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

terça nov 22, 2011 10:44 pm

eu não tenho problemas com o grau de fiabilidade, até porque recomendam que se continuem a usar os meios de prevenção pré-vacina para melhorar a eficácia. Tenho é questões quantos aos efeitos secundários a médio e longo prazo, uma vez que há regiões no globo em que a doença também vitima humanos, e interrogo-me sobre a razão de não ser feita primeiro uma vacina para as pessoas, que são sempre a primeira escolha em termos de protecção.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

terça nov 22, 2011 10:47 pm

Babaorum Escreveu::lol: Não estará a misturar com a história do tabaco? Eu confesso que não tive pachorra para ver o "The Insider" até ao fim :lol:
Não, não estou a misturar nada. Nem sequer vi The Insider, não faço ideia do que fala. Mas tenho a certeza do que estou a afirmar e se tem dúvidas, pesquise.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
perapado
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 6:54 pm

terça nov 22, 2011 11:03 pm

Pois a doença também vitima humanos, sobretudo no Brasil, não é? Só que a estirpe existente na Europa, é diferente da do Brasil. Acho que não sonhei (se sonhei acordem-me :lol: ).

O meu conselho a quem tem dúvidas, é o seguinte: perguntem tudo ao vosso vet ( e a outros, se necessário) e não se deixem levar por conversas de um fórum. Não é nada agradável ver animais num estado miserável a terem de ser abatidos por causa da leishmaniose). Tudo tem prós e contras.
Praziquantel
Membro Veterano
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

terça nov 22, 2011 11:04 pm

perapado Escreveu: O meu conselho a quem tem dúvidas, é o seguinte: perguntem tudo ao vosso vet ( e a outros, se necessário) e não se deixem levar por conversas de um fórum. Não é nada agradável ver animais num estado miserável a terem de ser abatidos por causa da leishmaniose). Tudo tem prós e contras.
Exatamente..e acrescento..se tomam a posição de não vacinar baseado no que estão a ler neste fórum e o vosso animal apanha leishmaniose.. a responsabilidade é somente vossa.
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

terça nov 22, 2011 11:15 pm

Praziquantel Escreveu:
perapado Escreveu: O meu conselho a quem tem dúvidas, é o seguinte: perguntem tudo ao vosso vet ( e a outros, se necessário) e não se deixem levar por conversas de um fórum. Não é nada agradável ver animais num estado miserável a terem de ser abatidos por causa da leishmaniose). Tudo tem prós e contras.
Exatamente..e acrescento..se tomam a posição de não vacinar baseado no que estão a ler neste fórum e o vosso animal apanha leishmaniose.. a responsabilidade é somente vossa.
Será que uma pessoa toma uma decisão só com base no forum? Penso que não. Abri o tópico para um despertar de consciência (a minha) e para que as diversas opiniões sejam levantadas e estimulem a minha pesquisa 1º na net e por último junto do vet.

Para mim não se trata de a vacina ter apenas 80% de eficácia. Trata-se de saber se de facto é segura ou não. Se foi suficientemente testada. Se em alguns casos não estamos a trazer a doença para dentro do animal, sendo que é uma doença sem "cura". Isto ocorre-me porque para quase todas as doenças que somos vacinados, na medicina humana, apesar de haver o método preventivo, existe também uma cura à posteriori, após contraída a doença.

Eu como não sou profissional da área, sinto-me (muito) ignorante no assunto e sem base suficiente para tomar uma decisão, sendo que neste caso, devemos entregar a decisão em que tem o conhecimento para isso, o veterinário.

Mas hoje em dia não se pode dizer que uma pessoa é totalmente desinformada. Temos acesso à informação. À correcta e à errada! O problema é saber qual é qual...
Praziquantel
Membro Veterano
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

terça nov 22, 2011 11:20 pm

srYuki Escreveu:
Será que uma pessoa toma uma decisão só com base no forum? Penso que não. Abri o tópico para um despertar de consciência (a minha) e para que as diversas opiniões sejam levantadas e estimulem a minha pesquisa 1º na net e por último junto do vet. ...
Lamentávelmente tenho visto numerosos casos de maus tratos a animais pelo facto de pessoas seguirem o que é dito nos fóruns...em tratamentos, medicação, acompanhamento, etc.
CupCakes
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2011 9:16 am
1 Papagaio Snurf

terça nov 22, 2011 11:36 pm

Tal e qual como se seguem conselhos de amigos ou vizinhos. É a realidade.
<p>"O Hip&oacute;potamo comanda o sistema digestivo e o hip&oacute;talamo&nbsp;&eacute; um bicho muito perigoso." <a href="http://www.youtube.com/watch?v=E5OXKRIy ... axQ</a></p>
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta nov 23, 2011 12:17 am

Martavences Escreveu:Estão isto querem dizer que não se deve vacinar os canitos contra a leish porque nao é de confiança? É isto? :?
Não, não é isso. Como já disse atrás, é preferível uma protecção a oitenta por cento do que nenhuma.

O restante que ficou dito diz respeito aos processos do laboratório no lançamento da vacina, não à sua utilidade.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta nov 23, 2011 12:21 am

srYuki Escreveu:Depois de ter seleccionado a veterinária local (o que segue o yuki estava a seguir a Amy com base na confiança que tenho nele), por esta zona onde nos encontramos recomendou-me a vacinação contra a dirofilariose (Acho que é assim) e contra a leshmeniose (e já perdi 1 cão para esta doença).

Nesta zona, (montijo) os mosquitos/melgas são muito agressivos até com os humanos, pelo que apesar de ser uma cadela que vive em casa, mas que dá a sua voltinha na rua, estou a ponderar seriamente aplicar as 2. Como são mosquitos que me incomodam muito a mim, penso que será bom encarar isto a sério também relativamente a ela - já que têm uma elevada taxa de transmissão, podendo não estar muito exposta, mas basta estar exposta a um infectado.

No entanto a primeira pergunta que me surgiu foi "não será uma sobrecarga muito grande de vacinas"? Não na opinião dela, mas permitam-se os foristas de discordar, se for o caso.

A segunda questão que se põe é sobre a eficácia das vacinas. Relativamente à da lesh ouvi uns zunzuns de eficácia muito discutível.

Gostaria de perguntar às pessoas que têm acompanhado esse assunto, quais as suas opiniões e eventualmente levantar questões que me possam fazer pensar/pesquisar 1 pouco mais.

Obrigado pelas opiniões num assunto tão importante.

Peço é desculpas desde já, se já houver outro tópico idêntico.
Sou a favor de toda a profilaxia que ajude a evitar essas doenças.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta nov 23, 2011 12:23 am

Quanto à leishmaniose em humanos, ela é curável, pelo menos cá (não falo do Brasil porque não conheço a realidade desse país). Excepto se se tratar de pessoas com imunodeficiência grave, como a Sida. Essas podem adoecer gravemente e já se registaram mesmo mortes.

De resto, a leishmaniose em humanos (ou calaazar) já foi muito espalhada em Portugal, registando-se ainda alguns casos por ano. Mas é tratável e curável, ao contrário do que acontece com os cães, nos quais é tratável, mas não curável.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Chamarrita
Membro Veterano

quarta nov 23, 2011 1:00 am

existe algo - embora nem todos os seres humanos estejam "equipados" - que se chama sensatez. Ou bom senso, o que queiram chamar-lhe. Seja num fórum, na mesa de café, com a vizinha do lado ou até mesmo na clínica veterinária, a pessoa recolhe e selecciona a informação que lhe parece mais pertinente, e questiona quem acha que deve questionar. Eu, por exemplo, dificilmente coloco dúvidas ao vet sem ter feito o "trabalho de casa", ou seja, recolher e seleccionar informação, para, ao menos, não ficar com cara de ponto de interrogação e ter a mínima noção do q ele está a dizer-me. Sei que é humano, que pode errar, até temos opiniões divergentes nalguns assuntos - alimentação e testes FIV/FELV, por exemplo -, mas além da sensatez existe outra coisa, que é a confiança. Eu posso duvidar, questionar, mas confio e sigo as suas recomendações. Não são raras as vezes em que levo para a clínica assuntos abordados aqui no fórum e peço esclarecimentos; porque gosto de saber, porque me interesso. Uma das coisas que o vet insiste em lembrar-me (porque eu insisto em esquecer-me) é que cada caso é um caso, não há um animal igual a outro e as patologias podem manifestar-se de formas diferentes, o que requer abordagens terapêuticas diferentes. Mas é preciso q o vet também confie no cliente enquanto "tradutor" dos sintomas do animal e no que respeita às suas capacidades para seguir o tratamento recomendado. E, se for à farmácia comprar um medicamento e me for aconselhado um procedimento diferente ( e mais "confortável" para mim), não o sigo cegamente: pergunto ao veterinário. E já sucedeu não haver resposta para uma pergunta, por não saber responder-me; e, embora custando a admitir que não sabe, pesquisa, fala com colegas, faz por saber. Ninguém é perfeito, ninguém sabe tudo, e por muito orgulhoso que se seja, é sempre preferível assumir alguma ignorância do que presumir e provocar sofrimento ou morte a um animal.

Tenho noção de nunca ter aqui aberto um tópico com questões sobre saúde animal, justamente porque prefiro "chatear" o veterinário e preocupo-me em saber o "básico" - pelo menos o que é normal e o que não é normal; mas, se não tivesse amigos ou conhecidos com experiência e conhecimentos, se não soubesse procurar e seleccionar informações, provavelmente abriria tópicos com questões. E, logo pela maneira como se escreve e como se pergunta, dá para ter uma ideia do grau de "sensatez" e conhecimentos da pessoa. Não custa nada partilhar informações e experiências, em vez de um seco "vá ao vet", se as questões forem bem colocadas - é a minha opinião. Aqui, muitas vezes, nem sequer damos a nossa própria opinião, apenas transmitimos a opinião do veterinário que segue os nossos animais e em quem confiamos. E, em último caso, qualquer decisão é nossa, seja ou não ponderada. Acho estas questões sobre a vacinação complementar bastante pertinentes, até porque nenhum de nós está apto a vacinar os seus cães. Mesmo a decisão de vacinar contra doenças virais mais comuns cabe ao dono, já que apenas a da raiva é obrigatória. Faz mal conhecer outras doenças? é errado saber que há muitos anos que não há raiva em Portugal mas muitos cães morrem de esgana e parvovirose e que existe uma vacina preventiva com alto grau de eficácia?

A leishmaniose e a dirofilariose também se tornaram doenças mais ou menos comuns e felimente já há meios de diagnóstico e prevenção. Ao dono, cabe informar-se, ao veterinário cabe aconselhar tendo em conta imensos factores: a capacidade financeira do responsável, por exemplo, é algo que é sempre considerado, de tal modo que há profissionais de saúde que "partem do princípio" de que a pessoa pode ou não pagar, e nem sequer apresentam todas as opções. E também há muitos clientes cuja primeira pergunta é sobre os custos e não sobre a condição do animal. A vacina contra a leish, independentemente do seu grau de eficácia, da sua segurança e etc, tem um custo elevado, e o custo pode ser um factor decisivo para muita gente, ainda para mais sendo uma vacina anual, por isso há muita coisa a ponderar: o meu cão está em risco? vivo numa zona endémica, ou tenho na vizinhança cães doentes? o "prejuizo" compensa o "benefício"? E, principalmente... o dono quer saber a opinião sincera do veterinário, independentemente de este ter interesse em vender. E por tudo isto acho perfeitamente justificável que se coloque a questão num fórum e se troquem opiniões, e se discuta. Pelo menos, quando se toma a decisão de vacinar ou não vacinar, já foi feita uma "sondagem", já não é uma decisão leviana.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

quarta nov 23, 2011 8:26 am

Uffff, estavas inspirada.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Martavences
Membro Veterano
Registado: quinta abr 10, 2008 4:36 pm

quarta nov 23, 2011 8:38 am

Eu sou da mesma opinião de que mais vale 80% de protecção do que nada! E realmente se podemos fazer algo para ajudar a proteger os nossos amiguinhos, porque não havemos de o fazer? Se continuarmos a desparasitar externamente e vacinarmos contra a leish os nossos amiguinhos chegamos a uma protecção quase completa!

Eu confio na minha VET e se ela ate vacinou a os seus animais mesmo antes de começar a vacinar na clínica é porque a vacina é de confiança pois ela não é parva ao ponto de vacinar os cães dela sabendo que a vacina lhes ia fazer mal! É a minha opinião.

E foi por isto tudo que ponderei bastante e decidi vacinar o Chico e foi vacinado logo quando apareceu a vacina. Prefiro um cão protegido 80% do que um cão com leish que é uma doença muito grave e que não tem cura.
Babaorum
Membro Veterano
Registado: domingo out 31, 2010 6:09 pm

quarta nov 23, 2011 9:56 am

Chamarrita Escreveu:
Babaorum Escreveu::lol: Não estará a misturar com a história do tabaco? Eu confesso que não tive pachorra para ver o "The Insider" até ao fim :lol:
Não, não estou a misturar nada. Nem sequer vi The Insider, não faço ideia do que fala. Mas tenho a certeza do que estou a afirmar e se tem dúvidas, pesquise.
Todas as minhas pesquisas levam ao mesmo: a talidomida foi posta no mercado sem estudos decentes por detrás, e ainda por cima feitos em espécies animais/doses desapropriadas.

http://www.thalidomide.ca/filesNVIAdmin ... Eucher.pdf
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12677202
http://www.ff.up.pt/toxicologia/monogra ... istria.htm

Só depois da droga ter sido retirada do mercado é que foram feitos estudos decentes :roll:

Chamarrita Escreveu: e interrogo-me sobre a razão de não ser feita primeiro uma vacina para as pessoas, que são sempre a primeira escolha em termos de protecção.
Se pesquisassem em vez de mandarem bocas em fóruns descobririam que esta vacina foi desenvolvida no âmbito de um projecto da UE (os da NATO serão melhores? :lol: ) cujo objectivo é precisamente obter uma vacina para humanos :roll:
<p>I see dumb people.&nbsp;They don't see each other. They only see what they want to see. They don't know they're dumb. I see them all the time. They're everywhere. &nbsp;</p>
Arguidaa
Membro Veterano
Registado: terça jun 07, 2011 8:32 am

quarta nov 23, 2011 10:37 am

Chamarrita Escreveu: existe algo - embora nem todos os seres humanos estejam "equipados" - que se chama sensatez. Ou bom senso, o que queiram chamar-lhe. Seja num fórum, na mesa de café, com a vizinha do lado ou até mesmo na clínica veterinária, a pessoa recolhe e selecciona a informação que lhe parece mais pertinente, e questiona quem acha que deve questionar. Eu, por exemplo, dificilmente coloco dúvidas ao vet sem ter feito o "trabalho de casa", ou seja, recolher e seleccionar informação, para, ao menos, não ficar com cara de ponto de interrogação e ter a mínima noção do q ele está a dizer-me. Sei que é humano, que pode errar, até temos opiniões divergentes nalguns assuntos - alimentação e testes FIV/FELV, por exemplo -, mas além da sensatez existe outra coisa, que é a confiança. Eu posso duvidar, questionar, mas confio e sigo as suas recomendações. Não são raras as vezes em que levo para a clínica assuntos abordados aqui no fórum e peço esclarecimentos; porque gosto de saber, porque me interesso. Uma das coisas que o vet insiste em lembrar-me (porque eu insisto em esquecer-me) é que cada caso é um caso, não há um animal igual a outro e as patologias podem manifestar-se de formas diferentes, o que requer abordagens terapêuticas diferentes. Mas é preciso q o vet também confie no cliente enquanto "tradutor" dos sintomas do animal e no que respeita às suas capacidades para seguir o tratamento recomendado. E, se for à farmácia comprar um medicamento e me for aconselhado um procedimento diferente ( e mais "confortável" para mim), não o sigo cegamente: pergunto ao veterinário. E já sucedeu não haver resposta para uma pergunta, por não saber responder-me; e, embora custando a admitir que não sabe, pesquisa, fala com colegas, faz por saber. Ninguém é perfeito, ninguém sabe tudo, e por muito orgulhoso que se seja, é sempre preferível assumir alguma ignorância do que presumir e provocar sofrimento ou morte a um animal.

Tenho noção de nunca ter aqui aberto um tópico com questões sobre saúde animal, justamente porque prefiro "chatear" o veterinário e preocupo-me em saber o "básico" - pelo menos o que é normal e o que não é normal; mas, se não tivesse amigos ou conhecidos com experiência e conhecimentos, se não soubesse procurar e seleccionar informações, provavelmente abriria tópicos com questões. E, logo pela maneira como se escreve e como se pergunta, dá para ter uma ideia do grau de "sensatez" e conhecimentos da pessoa. Não custa nada partilhar informações e experiências, em vez de um seco "vá ao vet", se as questões forem bem colocadas - é a minha opinião. Aqui, muitas vezes, nem sequer damos a nossa própria opinião, apenas transmitimos a opinião do veterinário que segue os nossos animais e em quem confiamos. E, em último caso, qualquer decisão é nossa, seja ou não ponderada. Acho estas questões sobre a vacinação complementar bastante pertinentes, até porque nenhum de nós está apto a vacinar os seus cães. Mesmo a decisão de vacinar contra doenças virais mais comuns cabe ao dono, já que apenas a da raiva é obrigatória. Faz mal conhecer outras doenças? é errado saber que há muitos anos que não há raiva em Portugal mas muitos cães morrem de esgana e parvovirose e que existe uma vacina preventiva com alto grau de eficácia?

A leishmaniose e a dirofilariose também se tornaram doenças mais ou menos comuns e felimente já há meios de diagnóstico e prevenção. Ao dono, cabe informar-se, ao veterinário cabe aconselhar tendo em conta imensos factores: a capacidade financeira do responsável, por exemplo, é algo que é sempre considerado, de tal modo que há profissionais de saúde que "partem do princípio" de que a pessoa pode ou não pagar, e nem sequer apresentam todas as opções. E também há muitos clientes cuja primeira pergunta é sobre os custos e não sobre a condição do animal. A vacina contra a leish, independentemente do seu grau de eficácia, da sua segurança e etc, tem um custo elevado, e o custo pode ser um factor decisivo para muita gente, ainda para mais sendo uma vacina anual, por isso há muita coisa a ponderar: o meu cão está em risco? vivo numa zona endémica, ou tenho na vizinhança cães doentes? o "prejuizo" compensa o "benefício"? E, principalmente... o dono quer saber a opinião sincera do veterinário, independentemente de este ter interesse em vender. E por tudo isto acho perfeitamente justificável que se coloque a questão num fórum e se troquem opiniões, e se discuta. Pelo menos, quando se toma a decisão de vacinar ou não vacinar, já foi feita uma "sondagem", já não é uma decisão leviana.
APLAUDIDO. :D :D :D
Responder

Voltar para “Cães”