TOSQUIA -NOVA TENDÊNCIA DA MODA? OU FORMA DE ROUBAR DINHEIRO

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

sábado nov 26, 2011 9:55 pm

Bem dando a minha opinião, o cão apenas ficou tosquiado, com uma tosquia mais para o verão, mas tosquiado, nao vejo nada de mal tirando uns pelinhos espetados, no verão é o que mais se vê e é das tosquias que os donos mais pedem...
Se nao especificou o que queria... correu o risco, "eu tenho donos" que ate deixam um papelinho por escrito para eu nao me esquecer de nada com risco de não gostarem no fim, assim seguindo á risca os pedidos nao ha como enganar.
Alem das fichas individuais para cada animal segundo o historico, nao vá alguem pedir, olhe é o costume... se bem que nao tenho costume, como ainda estou inicio, mas guiando-me pelo que a minha formadora faz e como eu tambem pretendo fazer.

O que aconteceu foi uma tosquia para despachar, curtinho em todo o lado, incluindo focinho, que pos a descuberto a cor da pele... e a verdade é que a maior parte dos donos quer assim...

Para a proxima ja sabe...
E nao se martirize, é pêlo, volta a crescer.

Não leve a mal, é apenas a minha opinião. :wink:
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
Bugoide
Membro Veterano
Registado: quinta mai 10, 2007 11:04 am

sábado nov 26, 2011 9:56 pm

TheOne Escreveu:Por muito mau que o trabalho esteja, porque está, nenhum cão "deprime" por não ter o penteado bem feito... Se o cão "deprime" é porque a dona transmite um sentimento negativo ao cão... :roll:

Quando ao trabalho em si, eu apresentava uma reclamação por escrito, documentada de preferência, e exigia o dinheiro de volta.
Hahah xD foi só uma força de expressão. Obviamente o bicho não vai deprimir por estar com ou sem franja, ou com ou sem pom pom... mas que tá escasito lá isso está coitado :|
There are no dangerous dogs until man "makes" them so.
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

sábado nov 26, 2011 10:04 pm

Debora20 Escreveu: no verão é o que mais se vê e é das tosquias que os donos mais pedem...
No Verão o mais que se vê são tosquias de todo o corpo/cabeça/patas/cauda (infelizmente na minha opinião)... não a salganhada de pêlo e pele que se vê na foto, pelo menos da cabeça!! Por isso é que sugeri que colocassem uma do corpo.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado nov 26, 2011 10:48 pm

Debora20 Escreveu:Bem dando a minha opinião, o cão apenas ficou tosquiado, com uma tosquia mais para o verão, mas tosquiado, nao vejo nada de mal tirando uns pelinhos espetados, no verão é o que mais se vê e é das tosquias que os donos mais pedem...
Se nao especificou o que queria... correu o risco, "eu tenho donos" que ate deixam um papelinho por escrito para eu nao me esquecer de nada com risco de não gostarem no fim, assim seguindo á risca os pedidos nao ha como enganar.
Alem das fichas individuais para cada animal segundo o historico, nao vá alguem pedir, olhe é o costume... se bem que nao tenho costume, como ainda estou inicio, mas guiando-me pelo que a minha formadora faz e como eu tambem pretendo fazer.

O que aconteceu foi uma tosquia para despachar, curtinho em todo o lado, incluindo focinho, que pos a descuberto a cor da pele... e a verdade é que a maior parte dos donos quer assim...

Para a proxima ja sabe...
E nao se martirize, é pêlo, volta a crescer.

Não leve a mal, é apenas a minha opinião. :wink:
Primeiro: Onde leu que a dona da cadela não referiu à tresloucada que lhe fez o corte a murro, o que pretendia?
Segundo: Nota-se perfeitamente que a sua experiência é mínima, a avaliar a "normalidade" com que encara esta triste realidade...!
3º Existem vários tipos de tosquias mas cada raça tem um corte especifico, daí quem se intitule de groomer perguntar se pretende um corte de acordo com a raça do animal ou um à lâmina zero. Tão simples quanto isto!

Quanto ao rumo que este tópico levou, não estou minimamente admirada porque é esta a "normalidade desde site".

Tenham um bom resto de fim de semana e continuem a diversão.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Praziquantel
Membro Veterano
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

sábado nov 26, 2011 10:58 pm

Leonilde..a foto do animal "antes" é quanto antes ? Semanas, dias, uma hora ? O que eu estou a ver é o que se chama uma tosquia higiénica que se faz aos cães de pelagem encaracolada quando estes apresentam a pelagem emaranhada. Nessas situações é a única tosquia possível.

Já vi animais com pelagem tão emaranhada que não se metia uma lâmina...

Não se consegue fazer tosquias de raça com animais com pêlo em mau estado.
mi_xen
Membro Veterano
Registado: terça jun 24, 2008 5:06 pm

sábado nov 26, 2011 11:13 pm

Já vi donos reclamar por se fazer um corte "menos curto", ou o que se chama o corte de caniche. Segundo eles, o que a groomer quer é deixar o pêlo comprido para ele voltar a crescer rápido, e ter de lá voltar :roll:
Praziquantel
Membro Veterano

sábado nov 26, 2011 11:15 pm

anabarbara Escreveu:estou estufacta com o que acabei de ver...sou sócia de uma loja de tosquia, e jamais vi um animal sair assim do salão...sei que a minha sócia tirou o curso em França...nem no seu inicio ela fez um seiviço destes ...
OU seja, nunca viu um animal com o pêlo em estado lastimoso nesse caso, porque desculpe que lhe diga, quando o pêlo está todo emaranhado...é assim que fica, não há milagres.
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

sábado nov 26, 2011 11:16 pm

Bom, na minha rua há "canixes" a dar com um pau (e o interessante é que eu só reparei nisso após adoptar a minha cadela) e todos são tosquiados no Verão (e às vezes no Inverno também), mas nunca vi nenhum com o pêlo assim! Sim, alguns levam com uma "máquina zero", mas nunca ficam com o pêlo lastimoso com que esta cadela ficou. Isto não é nada que se apresente, e não é preciso ser profissional ou estar a tirar um curso para vê-lo.

A nossa cadela só foi à groomer profissional uma vez, pouco tempo após ser adoptada (o pêlo estava cheio de nós), e ficou com o corte típico dos caniches. Ficou linda! Mas a partir daí passámos a ser nós a cortar-lhe o pêlo em casa. Não somos profissionais, mas ainda somos capazes de fazer algo melhor do que o que essa Sweeney Todd fez!

Aqui vai uma foto da primeira vez que lhe cortámos o pêlo em casa (ficou mauzito, mas com a experiência isto já está a melhorar :oops: ):

Imagem
CupCakes
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2011 9:16 am
1 Papagaio Snurf

sábado nov 26, 2011 11:21 pm

GSfanatic Escreveu:Bom, na minha rua há "canixes" a dar com um pau (e o interessante é que eu só reparei nisso após adoptar a minha cadela) e todos são tosquiados no Verão (e às vezes no Inverno também), mas nunca vi nenhum com o pêlo assim! Sim, alguns levam com uma "máquina zero", mas nunca ficam com o pêlo lastimoso com que esta cadela ficou. Isto não é nada que se apresente, e não é preciso ser profissional ou estar a tirar um curso para vê-lo.

A nossa cadela só foi à groomer profissional uma vez, pouco tempo após ser adoptada (o pêlo estava cheio de nós), e ficou com o corte típico dos caniches. Ficou linda!
Nem mais, nem menos.
<p>"O Hip&oacute;potamo comanda o sistema digestivo e o hip&oacute;talamo&nbsp;&eacute; um bicho muito perigoso." <a href="http://www.youtube.com/watch?v=E5OXKRIy ... axQ</a></p>
Praziquantel
Membro Veterano

sábado nov 26, 2011 11:22 pm

É como digo, não sabemos como estava o pêlo deste em particular para andar a insultar a pessoa que fez isso..pelo que tenho lido aqui na arca por vezes são os tosquiadores que querem dizer eles mal dos clientes que levam animais que lhes estragam as lâminas :p
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado nov 26, 2011 11:44 pm

Praziquantel Escreveu:Leonilde..a foto do animal "antes" é quanto antes ? Semanas, dias, uma hora ? O que eu estou a ver é o que se chama uma tosquia higiénica que se faz aos cães de pelagem encaracolada quando estes apresentam a pelagem emaranhada. Nessas situações é a única tosquia possível.

Já vi animais com pelagem tão emaranhada que não se metia uma lâmina...

Não se consegue fazer tosquias de raça com animais com pêlo em mau estado.
Vasco, só respondo por ser a si, mas espanta-me não me conhecer o suficiente a ponto de saber que eu não poria uma foto do "antes" com meses, anos ou até só semanas. Esta foto foi tirada, por ironia do destino, pelo primo da Leonor, aquando de visita lá a casa, 3 dias antes da dita " famosa tosquia". Esta cadela nem sequer foi tosquiada a lâmina zero. Se o fosse, o pêlo ficaria todo com a mesma dimensão, coisa que não ficou. Nota-se perfeitamente, até no focinho do animal que mais parece que andaram a fazer a barba ao nariz da cadela com uma lâmina de barbear.
Haja pachorra. Sei que defende muito a classe veterinária e até entendo que o faça. Mas, bolas, não desafie a gravidade...!
Para além de tudo o que uma imagem possa mostrar, mostra a Leonor a exímia e escrupulosa dona que é com todos os seus animais. Conheço-a bem nesse aspecto, felizmente!!!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

sábado nov 26, 2011 11:57 pm

O pêlo daqui a uns tempos já está grande novamente.

Sinceramente estes vets/groomers não me convencem.
S&oacute;nia
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

domingo nov 27, 2011 2:53 am

Praziquantel Escreveu:
anabarbara Escreveu:estou estufacta com o que acabei de ver...sou sócia de uma loja de tosquia, e jamais vi um animal sair assim do salão...sei que a minha sócia tirou o curso em França...nem no seu inicio ela fez um seiviço destes ...
OU seja, nunca viu um animal com o pêlo em estado lastimoso nesse caso, porque desculpe que lhe diga, quando o pêlo está todo emaranhado...é assim que fica, não há milagres.
Desculpe, já tosquiei animais com o pêlo muito mesmo lastimoso, até com larvas!!! E nunca deixei um cão no estado em que se encontra esta cadela.
"É assim que fica?" o que está a dizer é uma barbaridade, e nota-se que não sabe do que fala. Com máquina o pêlo fica TODO ao mesmo nível, esteja em bom estado ou nao! Dá mais trabalho? claro que dá... um cão com rastas até à pele demora bem mais tempo, mas se a lamina for pente 1,2 ou 3 (nunca é zero, que parvoíce, isso é lamina cirurgica, e apenas se utiliza em cirurgias), consegue penetrar e cortar onde começa o nó/rasta/torcida. Se for com uma lâmina tamanho 12 por exemplo, aí o caso já muda de figura, o cão tem de ser todo escovado antes de se iniciar a tosquia! Mas pelos vistos nem foi o caso, porque o pêlo foi cortado curto....... em apenas algumas parcelas do corpo, e.. estava em bom estado, e.... foi com uma tesoura! E tesoura, é para quem sabe!

Tendo em conta o péssimo estado deste cão, veja lá como é que o deixei:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Não havia muito mais que pudesse fazer, mas não deixei tufos de pêlo, apesar do péssimo estado!!

Peço desculpa a Leonilde pela "reportagem fotográfica" mas acho ser relevante para o tópico! Para que não digam que a culpa é do dono que não levou o cão em bom estado! É verdade que quando os cães vão em mau estado não facilita nada, e isso influencia muito o resultado final (como é o caso deste, teria ficado muito melhor se não me tivesse aparecido assim o pobre). Mas nem tanto ao mar nem tanto à terra, uma maquina rapa, não deixa pêlos para trás para contarem a história!

Na pior das hipóteses, um cão "poderá" ficar nesse estado por ser agressivo e não deixar cortar mais, já me aconteceu, e como eu não vou muito à bola com anestesias deixei o cão como consegui... mas o dono presenciou tudo e viu que realmente era impossível, até à agua ele tentava morder! Açaime? ele esperneava e dava piruetas no ar, e estrangulava-se todo!
Se fosse o caso, no mínimo, a autora da "obra de arte" deveria ter falado com a dona e explicado o sucedido, não armar-se em expert porque "já tosquiou 40 cães e os donos estão satisfeitos" :roll:

O pêlo volta a crescer claro! E isto não é nenhum crime, mas é só mais um ponta-pé naqueles que gostam verdadeiramente da profissão e se empenham e estudam para isso. Profissão essa, muito nobre e humilde a meu ver, e que é tão desvalorizada, andam estes paspalhos a fazer destas barbaridades e provavelmente pedem tanto pelo serviço como um bom groomer que perde uma ou duas horas a mais com um cão, e até acaba por perder clientes porque os donos "esperaram demasiado" enquanto ali na esquina em 30 minutos está pronto! É revoltante desculpem, eu deparo-me com esta realidade todos os dias! Este é "só" mais um caso, mas realmente tão mal nunca tinha visto. Graças a Deus ainda há pessoas como esta dona que sabem distinguir o trigo do joio e conseguem ter 2 palmos de testa para ver que quem fez isto, não sabe o que anda a fazer!

E já falei de mais...
Praziquantel
Membro Veterano

domingo nov 27, 2011 8:26 am

Note-se que não digo "isto ou aquilo". Somente quem levou o animal e que o tosquiou é que pode falar com propriedade. Nós todos somente podemos especular. Nada mais.
Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

domingo nov 27, 2011 9:54 am

princesanini Escreveu:
catrules Escreveu:O que mais se vê por aí são esses "caniches" tosquiados dessa forma, principalmente quando chega a primavera ou verão.

Acho normal a vet ter ficado espantada por não ter gostado, é que pelo que vejo na rua esses cães têm sempre esse penteado à máquina zero.

Acho que esses cães são bonitos com o pêlo encaracolado e comprido, dá trabalho é verdade, mas ficam com um ar bastante mais agradável.
Hoje em dia com tantos produtos para cuidar do pêlo dos cães não será assim tão dificil de manter um pêlo bem tratado.

Próxima vez, é melhor de facto ir a um tosquiador que perceba do assunto e não se esqueça de explicar muito bem aquilo que pertende.
Não expliquei, pois pensei que a senhora vet fosse inteligente, mas disse-lhe claramente o que queria.

Quanto a esses "caniches", não entendi! não estão na moda, não é???? Pois, agora vou ao OLX e troco por outro mais na moda :evil:

Vê por aí muitos mal tosquiados, a minha tem 6 anos e NUNCA ficou assim, daí a minha indignação, sabe, os meus animais, vão mais depressa ao Vet que eu ao Médico e também ao Salão, mais rápido que eu ao cabeleireiro, opções :)

Enfim, mais não digo!
Neste post a dona do caniche disse que nao explicou bem o queria, por isso guiei-me por aqui... a falta de experiencia nas tosquias, não quer dizer que nao saiba olhar para um cão e dizer que esta ou nao tosquiado como a maior parte dos donos o quer e os vemos na rua, que obviamente nao foi o que a sua amiga quis...
Mas realmente, é só pêlo, é uma questão de nao voltar a ir ao mesmo sitio por insatisfação, reclamar mesmo a situação, e ganhar calo para a proxima...
Já percebi que a sra tem problemas de saude e sinceramente isto é um mal menor...

Editei para acrescentar que detesto este tipo de corte, para mim quanto mais redondinho melhor, cabeças, corpo, patinhas, cabeça, orelhas... e tambem detesto ver um trabalho mal feito, nem eu nos meus inicios deixei assim um cão, e peguei numa maquina logo na primeira pratica...
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
Responder

Voltar para “Cães”