Xixis + "Crate training" para cachorros?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jan 19, 2005 12:12 pm
O que eu não entendi é porque é que parte para uma situação, sentindo-se derrotada à partida.
Parece que está a dizer à sua cadela algo, e você própria não está a coneguir entender a mensagem que lhe está a passar.
Em vez dela ficar a olhar para si como que a dizer quando quiseres vamos que eu faço em casa, deveria ter uma atitude de faz como quiseres, mas só vamos depois de fazeres cá fora.
Levou consigo o jornal ou onde ela costuma fazer?
Já tentou em casa limpar com vinagre o sitio onde ela faz, para ela não sentir o cheiro?
Depois de esolhido o local é uma chatisse se não remover o odor a xixi.
Quando chegou a casa tentou ficar perto para se aperceber quando ela ia fazer o xixi, e nesse momento pegou nela e levou-a porta fora? Nem que terminasse de o fazer na rua..... para poder recompensá-la cá fora?
Tentou que ela corresse ou fizesse exercicio para depos fazer as necessidades? Por vezes depois de comer e dormir, quando os meus vão, a minha cadela "precisa" de dar umas corriditas para logo de seguida ser obrigada a fazer as necessidades. Este era o truque da minha.
E o da sua? Qual é?
Parece que está a dizer à sua cadela algo, e você própria não está a coneguir entender a mensagem que lhe está a passar.
Em vez dela ficar a olhar para si como que a dizer quando quiseres vamos que eu faço em casa, deveria ter uma atitude de faz como quiseres, mas só vamos depois de fazeres cá fora.
Já tentou em casa limpar com vinagre o sitio onde ela faz, para ela não sentir o cheiro?
Quando chegou a casa tentou ficar perto para se aperceber quando ela ia fazer o xixi, e nesse momento pegou nela e levou-a porta fora? Nem que terminasse de o fazer na rua..... para poder recompensá-la cá fora?
Tentou que ela corresse ou fizesse exercicio para depos fazer as necessidades? Por vezes depois de comer e dormir, quando os meus vão, a minha cadela "precisa" de dar umas corriditas para logo de seguida ser obrigada a fazer as necessidades. Este era o truque da minha.
E o da sua? Qual é?
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 21, 2011 2:44 am
O "crate training" , sem tradução para o português, que eu conheça, é bastante útil em várias situações. Como em tudo o que tem a ver com treino de cães há quem goste e quem não goste. Eu sou a favor, mas se for usado como deve ser. E isto significa que não é em 5 minutos nem de um dia para o outro.
Se pesquisar realmente "crate training" no Google aparecem, e cito, "cerca de 6.050.000 resultados"... Acho que tem muito por onde ler
De qualquer modo deixo-lhe aqui um artigo da Cláudia Estanislau.
Leia com calma e acima de tudo tenha paciência. A fase do desespero e de parecer que nunca vai deixar de apanhar xixis e cocós em casa é mesmo só isso - uma fase. Pode demorar mais ou menos tempo, de acordo com o treino e com a experiência do dono. Passei pelo menos e demorei cerca de 5 meses a resolver o assunto (e não usei "crate training"). Não desista, acima de tudo. Vai ver que não é tão difícil como parece!
O artigo:
" A habituação à crate deve ser feito passo a passo assegurando-nos que o cão vai aprender a apreciar o tempo que está lá dentro, se não o fizermos correctamente o cão associa o tempo que passa dentro da crate como um castigo ou um enclausuramento e pode desenvolver problemas comportamentais sérios como ladrar incessantemente, ansiedade, etc.
A crate deverá ser suficientemente grande para garantir que o seu cão consegue pôr-se em pé e dar a volta lá dentro, assim como ter as patas esticadas. A crate nunca deverá ser pequena demais, porque isto poderá causar problemas sérios nas articulações e ossos do seu cão, portanto assegure-se que obtém o tamanho correcto.
Durante a primeira semana
- Após ter comprado a crate e durante as primeiras duas semanas a crate deverá ter a porta sempre aberta.Se fôr necessário mantenha a porta aberta prendendo-a com um fio ou algo que a mantenha segura.
- Coloque um cobertor ou algo fofo que o seu cão goste para fazer a cama dele dentro da crate.
- Todas as refeições deverão ser dadas dentro da crate.
- Deverá de quando em quando, colocar pedaçinhos da ração dentro da crate para que o seu cão seja agradavelmente surpreendido quando lá fôr.
- Brinque com o seu cão atirando uma bola ou brinquedo para dentro da crate e deixando-o ir lá buscar.
- NUNCA force o seu cão a permanecer dentro da crate, a regra é ter a porta SEMPRE aberta.
- Se o seu cão entrar dentro da crate e se deitar lá dentro voluntariamente, recompense-o dando-lhe um pedaçinho de comida e dando-lhe atenção.
- É importante que o cão associe o estar dentro da crate a muitas situações positivas e vantajosas acontecem.
- Para onde fôr possível, leve a crate consigo para o local onde passa mais tempo, para que ele tenha sempre a possibilidade de ir para lá, mas permanecer perto de si e mantendo contacto visual consigo.
Durante a segunda semana
- A porta da crate deverá manter-se aberta durante todo o tempo.
- Continue a reforçar todos os momentos que o cão voluntariamente escolher estar dentro da crate.
- Se o seu cão adormecer dentro da crate,feche a porta mas permaneça no mesmo local (onde ele o possa ver). Nesta fase ele já deverá ter dormido dentro da crate algumas vezes por escolha dele. Se fôr a primeira vez que ele adormece na crate, não feche a porta.
- Todas as refeições deverão ser dadas dentro da crate, mas desta vez feche a porta enquanto ele come. Certifique-se que abre a porta da crate alguns segundos ANTES do cão terminar a refeição.
- Continue a brincar com ele e a atirar ou brincar com os seus brinquedos favoritos dentro da crate.
-Continue a mudar a crate de local para onde você passa mais tempo.
Durante a terceira semana
- O cão já deverá estar muito mais ambientado com a crate.
- Feche a porta durante as refeições e não abra logo. Espere algum tempo antes de abrir a porta. Enquanto o cão come, saia do mesmo compartimento deixando o cão só e dentro da crate.
- Dê um Kong ou osso de roer ao seu cão dentro da crate e feche a porta. Saia do local e volte assim que ele terminar. Pratique durante a semana e vá aumentando o tempo que ele permanece lá dentro depois de ter terminado o Kong ou osso.
- Se o seu cão adormecer dentro da crate, feche a porta. Pode ausentar-se, mas fique atento e solte-o assim que ele acordar (só e apenas se ele não estiver a ladrar ou a pedir para sair, só se pode abrir a porta se o cão estiver calmo, senão ele aprende a ladrar para que lhe abram a porta).
* Seguindo o esquema da terceira semana, vá aumentando o tempo que o cão permanece dentro da crate gradualmente e devagar, assim como aumentando o tempo que ele fica só enquanto está lá dentro.
* NUNCA deixe o seu cão dentro de uma crate mais do que 4 horas seguidas. 4 horas é o tempo máximo de enclausuramento em crate para um cão.
* Leve-o sempre à rua ou ao local para urinar depois de lhe abrir a porta da crate, para que ele tenha a oportunidade de ir à casa-de-banho no local correcto.
* Cachorros não devem permanecer dentro de crates por mais do que 1h se cada vez e sempre supervisionados.
* NUNCA abra a porta da crate ao seu cão se ele estiver a ladrar, esgravatar ou a tentar sair. Se isso acontecer, espere pacientemente que ele se acalme, leve o tempo que levar. Não fale com o cão nem estabeleça contacto visual. Quando ele se acalmar, abra a porta e deixe-o sair.
* Se o seu cão estiver muito aflito para sair, quer dizer que você andou depressa demais. Volte a pensar nos passos acima citados e comece do início. As crates são extremamente úteis e normalmente os cães aprendem a adorar estar dentro das mesmas, mas o processo de habituação deverá ser gradual e feito com tempo.
* A crate permite dar ao seu cão um local seguro e calmo e seguro. Respeite a crate do seu cão, não deixe que crianças incomodem o seu cão se ele estiver na crate. Quando um cão escolhe ir para a crate um cão está a escolher recolher ao seu “ninho”.
* Certifique-se que a crate está num local da casa onde ele possa observar o que se passa e não totalmente isolado, porque isso far-lo-á sentir que está isolado da família.
* O sistema de treino com crate é extremamente útil para resolver problemas que vão desde destruição em casa, ensinar a ir à casa-de-banho no sítio certo, poder separar dois cães, mantendo-os seguros até casos mais complexos como ansiedade de separação, agressividade e outros. Todos estes problemas deverão seguir um protocolo de modificação comportamental acompanhado por um comportamentalista/treinador."
Se pesquisar realmente "crate training" no Google aparecem, e cito, "cerca de 6.050.000 resultados"... Acho que tem muito por onde ler

De qualquer modo deixo-lhe aqui um artigo da Cláudia Estanislau.
Leia com calma e acima de tudo tenha paciência. A fase do desespero e de parecer que nunca vai deixar de apanhar xixis e cocós em casa é mesmo só isso - uma fase. Pode demorar mais ou menos tempo, de acordo com o treino e com a experiência do dono. Passei pelo menos e demorei cerca de 5 meses a resolver o assunto (e não usei "crate training"). Não desista, acima de tudo. Vai ver que não é tão difícil como parece!
O artigo:
" A habituação à crate deve ser feito passo a passo assegurando-nos que o cão vai aprender a apreciar o tempo que está lá dentro, se não o fizermos correctamente o cão associa o tempo que passa dentro da crate como um castigo ou um enclausuramento e pode desenvolver problemas comportamentais sérios como ladrar incessantemente, ansiedade, etc.
A crate deverá ser suficientemente grande para garantir que o seu cão consegue pôr-se em pé e dar a volta lá dentro, assim como ter as patas esticadas. A crate nunca deverá ser pequena demais, porque isto poderá causar problemas sérios nas articulações e ossos do seu cão, portanto assegure-se que obtém o tamanho correcto.
Durante a primeira semana
- Após ter comprado a crate e durante as primeiras duas semanas a crate deverá ter a porta sempre aberta.Se fôr necessário mantenha a porta aberta prendendo-a com um fio ou algo que a mantenha segura.
- Coloque um cobertor ou algo fofo que o seu cão goste para fazer a cama dele dentro da crate.
- Todas as refeições deverão ser dadas dentro da crate.
- Deverá de quando em quando, colocar pedaçinhos da ração dentro da crate para que o seu cão seja agradavelmente surpreendido quando lá fôr.
- Brinque com o seu cão atirando uma bola ou brinquedo para dentro da crate e deixando-o ir lá buscar.
- NUNCA force o seu cão a permanecer dentro da crate, a regra é ter a porta SEMPRE aberta.
- Se o seu cão entrar dentro da crate e se deitar lá dentro voluntariamente, recompense-o dando-lhe um pedaçinho de comida e dando-lhe atenção.
- É importante que o cão associe o estar dentro da crate a muitas situações positivas e vantajosas acontecem.
- Para onde fôr possível, leve a crate consigo para o local onde passa mais tempo, para que ele tenha sempre a possibilidade de ir para lá, mas permanecer perto de si e mantendo contacto visual consigo.
Durante a segunda semana
- A porta da crate deverá manter-se aberta durante todo o tempo.
- Continue a reforçar todos os momentos que o cão voluntariamente escolher estar dentro da crate.
- Se o seu cão adormecer dentro da crate,feche a porta mas permaneça no mesmo local (onde ele o possa ver). Nesta fase ele já deverá ter dormido dentro da crate algumas vezes por escolha dele. Se fôr a primeira vez que ele adormece na crate, não feche a porta.
- Todas as refeições deverão ser dadas dentro da crate, mas desta vez feche a porta enquanto ele come. Certifique-se que abre a porta da crate alguns segundos ANTES do cão terminar a refeição.
- Continue a brincar com ele e a atirar ou brincar com os seus brinquedos favoritos dentro da crate.
-Continue a mudar a crate de local para onde você passa mais tempo.
Durante a terceira semana
- O cão já deverá estar muito mais ambientado com a crate.
- Feche a porta durante as refeições e não abra logo. Espere algum tempo antes de abrir a porta. Enquanto o cão come, saia do mesmo compartimento deixando o cão só e dentro da crate.
- Dê um Kong ou osso de roer ao seu cão dentro da crate e feche a porta. Saia do local e volte assim que ele terminar. Pratique durante a semana e vá aumentando o tempo que ele permanece lá dentro depois de ter terminado o Kong ou osso.
- Se o seu cão adormecer dentro da crate, feche a porta. Pode ausentar-se, mas fique atento e solte-o assim que ele acordar (só e apenas se ele não estiver a ladrar ou a pedir para sair, só se pode abrir a porta se o cão estiver calmo, senão ele aprende a ladrar para que lhe abram a porta).
* Seguindo o esquema da terceira semana, vá aumentando o tempo que o cão permanece dentro da crate gradualmente e devagar, assim como aumentando o tempo que ele fica só enquanto está lá dentro.
* NUNCA deixe o seu cão dentro de uma crate mais do que 4 horas seguidas. 4 horas é o tempo máximo de enclausuramento em crate para um cão.
* Leve-o sempre à rua ou ao local para urinar depois de lhe abrir a porta da crate, para que ele tenha a oportunidade de ir à casa-de-banho no local correcto.
* Cachorros não devem permanecer dentro de crates por mais do que 1h se cada vez e sempre supervisionados.
* NUNCA abra a porta da crate ao seu cão se ele estiver a ladrar, esgravatar ou a tentar sair. Se isso acontecer, espere pacientemente que ele se acalme, leve o tempo que levar. Não fale com o cão nem estabeleça contacto visual. Quando ele se acalmar, abra a porta e deixe-o sair.
* Se o seu cão estiver muito aflito para sair, quer dizer que você andou depressa demais. Volte a pensar nos passos acima citados e comece do início. As crates são extremamente úteis e normalmente os cães aprendem a adorar estar dentro das mesmas, mas o processo de habituação deverá ser gradual e feito com tempo.
* A crate permite dar ao seu cão um local seguro e calmo e seguro. Respeite a crate do seu cão, não deixe que crianças incomodem o seu cão se ele estiver na crate. Quando um cão escolhe ir para a crate um cão está a escolher recolher ao seu “ninho”.
* Certifique-se que a crate está num local da casa onde ele possa observar o que se passa e não totalmente isolado, porque isso far-lo-á sentir que está isolado da família.
* O sistema de treino com crate é extremamente útil para resolver problemas que vão desde destruição em casa, ensinar a ir à casa-de-banho no sítio certo, poder separar dois cães, mantendo-os seguros até casos mais complexos como ansiedade de separação, agressividade e outros. Todos estes problemas deverão seguir um protocolo de modificação comportamental acompanhado por um comportamentalista/treinador."
FCachapa
"Todos os animais, com excepção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la"
(Samuel Butler)
"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados"
(Mahatma Gandhi)
"Todos os animais, com excepção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la"
(Samuel Butler)
"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados"
(Mahatma Gandhi)
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
Olá.cbraga Escreveu:O que eu não entendi é porque é que parte para uma situação, sentindo-se derrotada à partida.
E o da sua? Qual é?
Ela faz no resguardo em casa. E sim, já o levei sem resultado.
Em casa os acidentes lavo com detergente e passo com o vinagre, sim, no entanto se lhe tirar completamente o resguardo ela fará no sítio onde ele anteriormente estaria, mas no chão. Mesmo sem cheiro. Prefiro ter lá o resguardo.
Sim, tentei agarrar nela e regressar à rua. Mas ela para de fazer. E não retoma. Já lhe dei comer, e viemos caminhar porque sim, é uma ideia que costuma funcionar, segundo dizem, bem como já andou em correrias com outros cães e nada. Pensando bem, neste caso dos cães, ela talvez ainda não estivesse bemmm à vontade com eles (que não estava, pq ainda tem mto receio de outros cães), e talvez não se tenha embrenhado tanto nas brincadeiras a ponto de se esquecer do mundo.
No único horário em que eu sei 100% que ela terá vontade de fazer é o 1º da manhã. E está muuuuuuito frio para ficar muito tempo e no mesmo sítio.
Por outro lado, a explicar a situação a uma treinadora, dei comigo a explicar que ela se distrai muito, mesmo muito, e fiquei a pensar que ela se calhar ainda não está suficientemente familiarizada com "os ruídos do mundo"...
Tb estou a tentar outra coisa. Quando vimos da rua e eu sei que ela vai mesmo fazer, mantenho-a de trela enquanto ela vai ao resguardo, para aos poucos se habituar a fazer comigo tão próximo dela.
Ela coitadinha não tem culpa. Eu é que não a estou a saber "ler"!!
-
- Membro Veterano
Quando ela não faz na rua e volta a casa e ela tentar fazer no sítio "errado" pegue nela e leve-a para a rua. Não saia do mesmo sítio até ela fazer. Eu cheguei a estar duas horas na rua à espera que o meu fizesse. Faça frio ou faça sol a única solução é sermos mais teimosos que eles. Não lhe dê oportunidade de fazer em casa. Acorde mais cedo que ela e leve-a logo para a rua, para o sítio onde quer que ela faça. É normal ela se distrair. Mas se ficar parada no mesmo sítio vai ver que ela se vai "fartar" ao fim de algum tempo e acaba por "fazer o que tem de fazer".
FCachapa
(Samuel Butler)
(Mahatma Gandhi)
(Samuel Butler)
(Mahatma Gandhi)
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 05, 2011 1:00 pm
As minhas desculpas, mas abriu mesmo este tópico para?srYuki Escreveu:FCachapa
é um excelente artigo. Já tinha lido, mas obrigado na mesma!
-
- Membro Veterano
Acho tudo isto tremendamente curioso. Ficavam os dois parados 2 horas à espera do xixi?FCachapa Escreveu:Quando ela não faz na rua e volta a casa e ela tentar fazer no sítio "errado" pegue nela e leve-a para a rua. Não saia do mesmo sítio até ela fazer. Eu cheguei a estar duas horas na rua à espera que o meu fizesse. Faça frio ou faça sol a única solução é sermos mais teimosos que eles. Não lhe dê oportunidade de fazer em casa. Acorde mais cedo que ela e leve-a logo para a rua, para o sítio onde quer que ela faça. É normal ela se distrair. Mas se ficar parada no mesmo sítio vai ver que ela se vai "fartar" ao fim de algum tempo e acaba por "fazer o que tem de fazer".
-
- Membro Veterano
Não ficavamos todos os passeios duas horas parados, felizmente!CharlieBrow Escreveu:Acho tudo isto tremendamente curioso. Ficavam os dois parados 2 horas à espera do xixi?FCachapa Escreveu:Quando ela não faz na rua e volta a casa e ela tentar fazer no sítio "errado" pegue nela e leve-a para a rua. Não saia do mesmo sítio até ela fazer. Eu cheguei a estar duas horas na rua à espera que o meu fizesse. Faça frio ou faça sol a única solução é sermos mais teimosos que eles. Não lhe dê oportunidade de fazer em casa. Acorde mais cedo que ela e leve-a logo para a rua, para o sítio onde quer que ela faça. É normal ela se distrair. Mas se ficar parada no mesmo sítio vai ver que ela se vai "fartar" ao fim de algum tempo e acaba por "fazer o que tem de fazer".

Eu saia de casa com ele, iamos para o sítio que eu escolhi para ele fazer as necessidades e esperava que ele fizesse. Quando digo ficar parada digo que não andava à volta pelo bairro todo a ver se ele fazia. Tinha uma zona onde dava no máximo quatro passos. Até que ele se fartava de explorar essa pequena zona e acabava por se concentrar noutras coisas que não os cheiros novos. Muitas vezes não fez nada e lá voltava eu para casa... Se o visse com sinais de começar a fazer, dizia "vamos à rua!" e lá voltavamos (não pegava nele ao colo, porque ele era, e é, grandalhão!).
Aconteceu uma vez estar duas horas entre isto de fazer e não fazer... Até que ele acabou por fazer na rua... Parece exagerado mas resultou! Acho mesmo que o importante é estar de olho nele e nunca o deixar fazer onde não queria que ele fizesse.
FCachapa
(Samuel Butler)
(Mahatma Gandhi)
(Samuel Butler)
(Mahatma Gandhi)
-
- Membro Veterano
Desculpe-me srYuki, mas se já leu como se faz "crate training" e até considera o artigo excelente, porque é que veio para o fórum perguntar a mesma coisa?CharlieBrow Escreveu:As minhas desculpas, mas abriu mesmo este tópico para?srYuki Escreveu:FCachapa
Esse artigo é quase uma receita. Se está mesmo interessada no "crate training" ou no "caixa de transporte training" (que o método é o mesmo) basta-lhe aplicar o que aí está descrito. Não há outra forma... E escusava de ter dito atrás que já tinha pesquisado sem sucesso. Tinha poupado o meu tempo... Desculpe lá.
FCachapa
(Samuel Butler)
(Mahatma Gandhi)
(Samuel Butler)
(Mahatma Gandhi)
-
- Membro Veterano
Realmente...FCachapa Escreveu:Desculpe-me srYuki, mas se já leu como se faz "crate training" e até considera o artigo excelente, porque é que veio para o fórum perguntar a mesma coisa?CharlieBrow Escreveu:As minhas desculpas, mas abriu mesmo este tópico para?srYuki Escreveu:FCachapa
Esse artigo é quase uma receita. Se está mesmo interessada no "crate training" ou no "caixa de transporte training" (que o método é o mesmo) basta-lhe aplicar o que aí está descrito. Não há outra forma... E escusava de ter dito atrás que já tinha pesquisado sem sucesso. Tinha poupado o meu tempo... Desculpe lá.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm
O meu traquina: Calvin
A minha princesa: Lolita
Noutro tópico a falar sobre "xixis" tinha lhe dito que isso é um comportamento "imaturo" da sua cadela, Foi me explicado pela veterinária que acompanha os meus cães. Há cães (e cadelas) que são assim. O meu era igual.
Por vezes íamos tardes inteiras para o parque da cidade e para a praia e ele era capaz de não fazer rigorosamente nada. Felizmente tinha estipulado uma das varandas para que ele fizesse e era só pegar na mangueira algumas vezes por dia e não tinha problema (nem cheiros).
Agora, praticamente, não faz em casa, pois desde que a Lolita (uma cadela adulta que acolhemos e que só "faz" na rua) veio cá para casa ele copia os comportamentos dela e faz tudo na rua.
Aquele conselho que alguém lhe deu aqui de a levar à rua com outros cães, penso que será o melhor. Mas dê-lhe tempo pois ela ainda é muito pequenina.
Por vezes íamos tardes inteiras para o parque da cidade e para a praia e ele era capaz de não fazer rigorosamente nada. Felizmente tinha estipulado uma das varandas para que ele fizesse e era só pegar na mangueira algumas vezes por dia e não tinha problema (nem cheiros).
Agora, praticamente, não faz em casa, pois desde que a Lolita (uma cadela adulta que acolhemos e que só "faz" na rua) veio cá para casa ele copia os comportamentos dela e faz tudo na rua.
Aquele conselho que alguém lhe deu aqui de a levar à rua com outros cães, penso que será o melhor. Mas dê-lhe tempo pois ela ainda é muito pequenina.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."
Calvin
Calvin
-
- Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
FCachapa Escreveu:Desculpe-me srYuki, mas se já leu como se faz "crate training" e até considera o artigo excelente, porque é que veio para o fórum perguntar a mesma coisa?CharlieBrow Escreveu:As minhas desculpas, mas abriu mesmo este tópico para?srYuki Escreveu:FCachapa
Só descobri este artigo porque alguém me enviou já depois de abrir o tópico. Um user deu-me conhecimento do forum da Claudia.
Por outro lado achei que era interessante, mais uma forma de treino, que descobri por acaso no youtube. Antes e andando por aqui, desconhecia. Outras pessoas estarão na mesma situação que eu.
Achei interessante e tinha pouca informação.
-
- Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
bhess, obrigado.bhess Escreveu:Noutro tópico a falar sobre "xixis" tinha lhe dito que isso é um comportamento "imaturo" da sua cadela, Foi me explicado pela veterinária que acompanha os meus cães. Há cães (e cadelas) que são assim. O meu era igual.
Eu presto atenção ao que me diz. Mas depois vem alguém e diz-me (ao vivo) que já são mais do que horas de ela estar a fazer na rua... E eu fico "naquela"!
Eu não quero que ela faça tudo na rua de 1h para a outra. Gostava só que fizesse a 1ª vez, para ir fazendo, quando aproveitassemos um passeio.
De qualquer forma, é dar uns passos à frente para dar uns passos atrás. Alguém me perguntou se ela fazia na minha frente. Eu achava que sim, mas estou a reparar melhor. Ela faz, se JÁ estiver a fazer. COMEÇAR na minha frente, tenho reparado que é difícil. Se calhar vou ter que trabalhar nesse aspecto em casa, para que depois a possa passar para a rua.
-
- Membro Veterano
Antes de mais uma pergunta: A Amy tem que idade?
Agora a reposta: Se quer que ela faça a rua e se ela já pode andar na rua treine-a na rua.
Leve-a de 2h em 2h, por exemplo. É mais simples do que lhe ensinar a fazer em casa e depois a fazer na rua. Porque primeiro ensina-a que é certo fazer em casa à sua frente e depois vai ter de lhe ensinar que afinal é errado fazer assim e que deve é fazer na rua. Percebe?
Seja persistente. Leve-a muitas, muitas vezes à rua, sem compromisso. Se fizer faz, se não não fez e tenta outra vez. Brinque com ela, deixe-a brincar com outros cães... Não a leve logo para casa depois da brincadeira, espere uns minutos. Vai ver que ela acabar por fazer! Mesmo que não seja logo nos primeiros dias. Mas estabeleça uma rotina e (muito importante) seja fiel a ela!
Agora a reposta: Se quer que ela faça a rua e se ela já pode andar na rua treine-a na rua.
Leve-a de 2h em 2h, por exemplo. É mais simples do que lhe ensinar a fazer em casa e depois a fazer na rua. Porque primeiro ensina-a que é certo fazer em casa à sua frente e depois vai ter de lhe ensinar que afinal é errado fazer assim e que deve é fazer na rua. Percebe?
Seja persistente. Leve-a muitas, muitas vezes à rua, sem compromisso. Se fizer faz, se não não fez e tenta outra vez. Brinque com ela, deixe-a brincar com outros cães... Não a leve logo para casa depois da brincadeira, espere uns minutos. Vai ver que ela acabar por fazer! Mesmo que não seja logo nos primeiros dias. Mas estabeleça uma rotina e (muito importante) seja fiel a ela!
FCachapa
(Samuel Butler)
(Mahatma Gandhi)
(Samuel Butler)
(Mahatma Gandhi)