segunda out 27, 2003 10:48 pm
Olá
Mas que grande confusão aqui vai.
Eu tinha deixadode vir a este tópico. Fiz a minha intervenção e pronto. Mas, com tantas páginas, espreitei a ver o que se passava. E, para ser franco, já me fartei de rir. De facto, não dá para mais.
Em primeiro lugar, julgo que o que suscitou esta grande confusão foi o facto de eu ter dito que "açambarcava" os saquinhos. Como achei esta expressão excessiva, porque na realidade não se trata de açambarcamento, tive o cuidado de referir o número de sacos que levaria de reserva na eventualidade de faltarem no dia seguinte.
É assim que eu tenho feito e é assim que vou continuar a fazer. Muito tranquilamente e muito civilizadamente.
Ora muito bem. Vamos lá então pôr os pontos nos iiis.
1º - Em primeiro lugar, agradeço muito a tentativa, enfim, o esforço de o Pt_men querer dar-me uma lição de civismo, mas digo-lhe que aqui a questão não é de civismo. O que se passa é que o meu caro ainda não percebeu a função desses sacos e a intenção da Câmara os colocar à disposição do público. Mas eu explico-lhe, se quiser ler isto até ao fim. E, já agora, a explicação serve igualmente para outras pessoas.
2 - Muito antes de colocarem esses sacos na via pública, eu era das poucas pessoas que levava sempre sacos de casa (daqueles vulgares de supermercado). Já referi isto aqui inúmeras vezes em tópicos anteriores sobre este tema.
Quando os sacos foram disponibilizados ao público, eu não passei a limpar nem melhor nem pior os cócós dos meus cães. Tal como já tenho referido anteriormente, na minha opinião, a colocação dos dispositivos tem um efeito mais moralizador do que prático. Isto é, as pessoas agora já não podem dar aquela desculpa de que não apanham a cáca porque os serviços não lhes oferecem condições. São coagidas mesmo a limpar. Embora muitas continuem com a lata de o não fazer.
Mas passei a usá-los, pela simples razão de que são mais bem dimensionados, são mais jeitozinhos. Esta á a classificação que lhes dou. São mais práticos e ainda por cima estão ali à mão.
3 – Bem, eu não vou aqui justificar ou de qualquer modo referir o tipo de uso que dou aos sacos, porque seria entrar num jogo tão ridículo e mesquinho como o é o desenrolar deste tópico.
Prefiro colocar a questão de outra maneira. Será que há mesmo alguém que dê outra utilização aos sacos que não seja aquele para que foram criados? Será mesmo possível?
Bom, mas já agora também pergunto: haverá aqui alguma mente tão pequenina que admita a hipótese de EU dar uso aos sacos que não seja EXCLUSIVAMENTE para apanhar a cáca?
4 – Pela leitura das mensagens, nota-se evidentemente, de forma muito clara, que algumas pessoas ainda não perceberam o motivo por que os serviços municipais colocaram esses dispositivos de distrubuição de sacos. Estes sacos são disponibilizados aos donos dos cães para facilitar a remoção das fezes. São oferecidos. E são dados, exactamente para que as pessoas não venham com o habitual alibi de que não limpam porque os sacos são caros ou outra desculpa qualquer.
5 – Neste tópico compreendeu-se mal o problema. Praticamente só o Kroz e o lil bull o entendeu. Criticou-se o facto de se retirarem do dispositivo sacos de reserva, que em vez de se usarem nesse dia são utilizados no(s) dia seguinte(s). Aliás, isto, para além de nem sequer ser incorrecto, é absolutamente secundário. É uma situação típica de se dar importância ao acessório, passando por cima do essencial.
Ainda admitiria que isso fosse criticável se de facto houvesse mesmo um açambarcamento, o que não é o caso. Estou a referir-me à zona onde vivo.
As pessoas que usam os sacos não os retiram do dispositivo na EVENTUALIDADE de os virem a usar? Ou esperam que o cão faça o cócó e depois andam cem metros para irem ao dispensador tirar o saco? Bom, isto, desculpem-me, dá memo vontade de rir.
Mais ainda: que diferença faz usar um saco que se tirou na véspera ou dois dias antes (mesmo que tenha sido uma semana antes)? Ora digam-me lá. Que diferença faz ou que importância tem isso para merecer esta telenovela?
6 – Nesta zona onde vivo há bastantes dispositivos e os sacos são repostos diariamente. Se não é diariamente é com relativa frequência. De tal modo que raramente há falta deles, pelo que nem se justificaria o açambarcamento deles em número elevado.
Mas houve aqui testemunhos de que nalguns locais raramente os dispositivos estão munidos de sacos. É muito provável que a distribuição não seja satisfatória ou que a reposição dos sacos não se faça com a devida regularidade.
Mas que fizeram até agora as pessoas? Reclamaram na Junta ou na Câmara? Hmmm, não acredito.
7 - Uma outra confusão tem a ver com o facto de os sacos serem grátis. Os sacos são oferecidos e os serviços camarários AGRADECEM que os usem. Para a função a que se destinam, claro. Deviam inclusivamente pôr lá um letreiro: “Usem e abusem”.
E a que propósito vem a comparação com sacos que se vendem nos supermercados, com diversas finalidades, que poderiam substituir os postos à disposição pelos serviços?
Esta parte não percebi...
8 – Como referi na minha primeira mensagem, numa daquelas entrevistas de rua feitas pela televisão, referi que devia ser das poucas pessoas a usar os sacos. Por um lado porque nunca vi ninguém a apanhar a cáca com eles ou sem eles; por outro lado, porque infelizmente ainda continua a ver-se bastante porcaria nos passeios, embora a situaçãpo tenha melhorado ultimamente.
Isto é que é o essencial. Agora se se tiram dois ou meia dúzia, que raio de importância tem isso?
Vá lá, não percam tempo com ninharias...
<p> </p>
<p> </p>