Sasquach mais uma vez reafirmo que não se discutem aqui extremismos... ninguem aqui ainda defendeu tirar os animais ás maes antes do desmame...
Em mais do que um trabalho cientifico que postei é referido que a sociabilização primaria ou intra especifica, está completa ás 6 semanas, o que não está definido (mas aprendido) é a dominancia social. Das 6 ás 12 semanas dá-se uma sociabilização secundaria(um tipo de imprinting mas não O imprintig), propria dos animais domesticados e não presente no lobo por ex.
Acho que é facil extrapolar que se só os animais domesticados passam por esta segunda fase de sociabilização e se o lobo não precisa dela é porque ela n é necessaria á convivencia intra especifica mas sim dedicada á convivencia inter-especifica, mas isto claro já não é evidencia cientifica, são conclusões retiradas dessas evidencias...
Zeca pk acha que o que é benefico para um cão com uma vivencia tão exigente como a de um cão guia e que tem de ser um exemplo de equilibrio comportamental não é valido para os cães em geral?[/u]
Idade ideal para separar um cachorro da mãe e ninhada
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: quarta fev 17, 2010 2:14 pm
<a href="http://www.templardog.com">www.templardog.com</a>
Falei em cães guia porque alguém disse que os cães de trabalho eram retirados da ninhada às 7 semanas. Como conheço bastantes criadores de cães de trabalho (RCI, Mondioring) e nenhum deles utiliza essa prática, aventei que o trabalho de guia, pelas características muito especiais que exige do cão, fosse aquele em que essa prática fosse mais recomendável, não pelo interesse do cão enquanto cão, mas pelo interesse do futuro dono.Zeca pk acha que o que é benefico para um cão com uma vivencia tão exigente como a de um cão guia e que tem de ser um exemplo de equilibrio comportamental não é valido para os cães em geral
Já agora, um pequeno aparte: estudos "científicos" encontra-os para todos os gostos e feitios e encontrará amanhã novos estudos a desdizerem os actuais. Quanto a mim, os meros leigos como nós só têm a ganhar se utilizarem o bom senso.
Também não dividiria tão radicalmente a sociabilização intra e inter específica: na verdade se o processo fôr correcto elas são coincidentes no tempo e podem prolongar-se após a fase de imprinting e até à fase juvenil.
Agora que o (excelente) tópico já está mais sossegado aproveito para fazer uma questão que foge um pouco ao tema principal:
Numa coisa parece que todos estão de acordo, que é, quanto mais cedo o cão for sociabilizado, melhor será o seu desenvolvimento psicológico e temperamento, independentemente de ainda estar ou não sob a alçada dos progenitores.
Sendo assim, o que fazer enquanto o plano de vacinação não estiver completo? ...visto que para muitas raças mais exigentes em termos de sociabilização este período de tempo parece-me indispensável.
Numa coisa parece que todos estão de acordo, que é, quanto mais cedo o cão for sociabilizado, melhor será o seu desenvolvimento psicológico e temperamento, independentemente de ainda estar ou não sob a alçada dos progenitores.
Sendo assim, o que fazer enquanto o plano de vacinação não estiver completo? ...visto que para muitas raças mais exigentes em termos de sociabilização este período de tempo parece-me indispensável.
-
- Membro
- Registado: domingo mar 11, 2012 9:08 pm
- Localização: 3 cães: 1 epagneul breton, 1 setter inglês e 1 cão de água português
Na minha opiniao o periodo sda vacinaçao em que os caes supostamente nao podem andar na rua, é um dos mais importantes em termos da sociabilizaçao de um cachorro.
Eu com os meus caes começo a sair com eles a rua quando tem a segunda vacina,e ja menos risco de apanhar doenças, o risco continua a existir mas eu prefiro arriscar.
Eu com os meus caes começo a sair com eles a rua quando tem a segunda vacina,e ja menos risco de apanhar doenças, o risco continua a existir mas eu prefiro arriscar.
-
- Membro
- Registado: quarta fev 17, 2010 2:14 pm
Enquanto o plano de vacinação n está completo o cachorro só está em risco se andar no chão, nada impede de andar com ele ao colo (ou numa mochila posta no peito em vez de nas costas). Tb pode procurar uma escola onde sabe que n há cães sem vacinas.
Acima de tudo é preciso uma boa dose de bom senso, afinal de conta entrar em casa com os sapatos que vem da rua ou leva-lo ao vet pode representar um risco maior do que deixar um cachorro andar no chão num sitio onde não costumem andar cães. Cabe a cada dono medir o risco de doença e o de má sociabilização e gerir a situação dentro das suas prioridades.
Acima de tudo é preciso uma boa dose de bom senso, afinal de conta entrar em casa com os sapatos que vem da rua ou leva-lo ao vet pode representar um risco maior do que deixar um cachorro andar no chão num sitio onde não costumem andar cães. Cabe a cada dono medir o risco de doença e o de má sociabilização e gerir a situação dentro das suas prioridades.
<a href="http://www.templardog.com">www.templardog.com</a>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm
há várias maneiras de sociabilizar cachorros, preservando a sua saúde. os meus, antes do plano de vacinação completo, são na mesma expostos a quase tudo com o que se vão deparar em adultos, mas sempre ao colo! mas depois disso levo-os para todos os sitios onde me permitem levar cães!
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... Não adopte, compre
</p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>

<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>