quinta nov 06, 2003 12:00 am
Perimtam-me que diga qualquer coisa...
O meu nome é Dina Azeiteiro e sou Presidente da Associação Projecto JAVA.
Depois do que li aqui vou apenas transcrever algo que escrevi noutro fórum:
[i]Sinceramente não sei muito bem por onde começar...
Foram levantadas aqui questões pertinentes e que penso, sinceramente, que deveriam ser debatidas...
Vejo apenas uma solução que possa resolver o problema dos cães abandonados e é uma solução que acredito que traria frutos num futuro entre os 5 e os 10 anos. Mas é uma via que tem os seus riscos... Vejamos.
1) Recolha de todos os animais abandonados, condução dos mesmos para canis municipais e/ou de associações.
2) Esterilização de cadelas e de cães de forma intensiva e ao longo de um ano.
3) Em paralelo campanhas de esterilização a cadelas e cães que tenham donos.
4) Realização de campanhas de adopção dos animais já esterilizados, sendo que só se podem adoptar cães e gatos devidamente esterilizados.
5) Sempre que entrasse um animal o mesmo era alvo de esterilização.
Posto isto, a parte idílica da história, temos o reverso...
a) Têm as associações condições para albergar um número indefinido de animais?
b) Têm as câmaras canis com condições (aposto que cerca de 70% não têm)?
c) E agora?
Pois... os animais seriam recolhidos mas não existem locais para os colocar, excluindo, obviamente, a opção de estarem ao monte.
Pensar nisto custa-me imenso... Dói-me mesmo a alma, acreditem...
Leio o que escrevi e penso que a única forma racional seria, sem dúvida, eutanasiar os animais com mais de x anos... a não ser que fossem construídos canis gigantescos por todo o país (mas não vai haver o Euro-Cão 2004...).
E aqui o que fazemos?
Dou-vos exemplos práticos...
O Jonie, o Spykie, o Velhote, o Peúga, a Farrusca, o Faruk e o Ricky... Estes são 7 meninos que estão na JAVA. 4 são velhotes (mais de 8 anos). 3 deles são agressivos. E ainda me falta nesta contabilidade o "mauzão" que chegou a semana passada com sarna e que é mesmo perigoso.
Assim sendo são 8 cães... E agora? A JAVA vai abatê-los? Temos plena consciência de que são cães que não vão ser adoptados, mas também são os nossos meninos... Têm as mesmas regalias do que qualquer outro cão...
Colocar tudo isto numa balança é complicado... temos de lidar com a emoção e a razão... podemos pensar que se estes cães saírem podem entrar outros que vamos ajudar... mas, acreditem, não iria ser capaz de lidar com a minha consciência e ser capaz de dormir à noite...
Sou a favor da eutanásia, do aborto e da liberdade de escolha... mas os cães não têm o livre arbítrio que tem o Homem... resta-nos olhar para eles e entender? Eles só nos pedem o descanso quando têm sofrimento e estes são felizes...
Nas minhas mãos já morreram 3 cães... eram irremediavelmente irrecuperáveis (perdoem-me a redundância)... e custou-me tanto como se fossem meus a vida toda...
Inclusive mantemos os cães com Leishmanhose, devidamente medicados e com coleira para evitar mosquitos... também eles têm direito...
Nestas ocasiões fico num beco sem saída...[/i]
Para quem não sabe a JAVA tem estado a acompanhar esta situação.
Resta-me acrescentar, apesar de não falar em nome da APA - Associação de Protecção dos Animais de Torres Vedras, que os cães estão separados das cadelas e que apenas se encontram misturados numa boxe, mas as cadelas dessa boxe estão a ser esterilizadas e tomam contraceptivos. Assim a proliferação não acontece dentro do canil.
Resta-me acrescentar outra coisa que também tenho alertado: o Canil de Torres Vedras tem, de facto, condições físicas fantásticas para os cães, melhores do que muitos hóteis que existem para aí e que, diariamente, os cães saem das bozes e têm um espaço de recreio, com cerca de 200 m2 onde podem correr.
Ah! E Torres Vedras é dos poucos municípios em redor que efectivamente tem canil, o que faz com que muitas pessoas de outros concelhos lá depositem os seus cães.
Saúdo, sinceramente, o trabalho da APA. E espero que a CMTV tome medidas para que esta situação não se repita.