Apelo pelos caes de Torres Vedras

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

quarta nov 05, 2003 9:03 pm

gary Escreveu: Olá,

Por acaso têm consciência do que é manter 400 cães!
E para quê?
Têm menos de 5 anos, e depois, vão ser adoptados?
Já têm dono em vista?
Vamos lá a ser racionais por favor!
Cães que não têm outro destino que não seja o de passarem anos presos num canil sem , ou com poucas, condições, não é, mesmo, melhor para os canitos serem abatidos?

E quem faz festas a 400 animais?!

Porque são 400 não são??
És alguma coisa àquele dos peixes?

Tiago
A forma é a imagem plástica da função
RuteMartins
Membro Veterano
Registado: sábado jun 21, 2003 2:36 pm

quarta nov 05, 2003 9:26 pm

Eu também já assinei,

Ao fazerem a reportagem na TV, muitas pessoas irão ver e muitas delas até poderão a vir adoptar um canito.
baiha
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2003 12:25 am
Contacto:

quarta nov 05, 2003 9:32 pm

Boa noite,

Bem só espero que a medida que a camara tomou acabe por salvar os canitos , boa sorte.:D ;) .

Daniel
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quarta nov 05, 2003 9:38 pm

Acabei de assinar e pedia uma coisa. Nos comentários não usem palavrões, sim ?É muito baixo e dá mau aspecto.

A nãos er que queiram deitar abaixo a petição...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta nov 05, 2003 9:39 pm

gary Escreveu:
Miadores Escreveu: APOIADO, Nanico!

Plenamente de acordo consigo! A solução mais fácil é abater! É como atirar o "lixo" para debaixo do tapete!

E depois? Vão-se continuar a abater?
É o costume cá em Portugal! :evil: A cultura do fácil ! E isto a todos os níveis!
E depois espantam-se com determinadas situações!
Estão muitos cães? Matam-se! Ponto final!
E podemos ir por aí fora ... Os "velhos" já não servem para nada, e "só estorvam"? Que morram depressa!
Enfim ... Há determinadas coisas que me dão volta ao estômago!
:evil:

Olá

Depois do Blá-blá do costume, a pergunta que verdadeiramente importa;

Daqueles 400 quantos leva para casa?
Daqueles 400 quantos vai estrelizar?
Daqueles 400 quantos vai alimentar?
Daqueles 400 quantos vai vacinar?
Daqueles 400 quantos vai afagar?
Daqueles 400 quantos vai passear?
Para aqueles 400 quantos donos vai arranjar?

Afinal são várias as perguntas que me ocorreram! ;)

E quantas soluções é que vai arranjar para que não hajam mais outros 400. Mas soluções viáveis, não um amandar de bocas, só porque o bicho carpinteiro não nos deixa ficar calados.

Não é fácil pois não! :evil: :evil: :evil:
A questão coloca-se somente numa : Como chegaram a este número, exagerado, de animais para abater ? :roll:
Fácil : deixando os animais proliferarem e procriarem o tempo (des) necessário até chegar ao ponto que chegou...
Conclusão : Ausência TOTAL das normas de segurança para a saúde pública, por parte da Câmara em questão e desinteresse TOTAL por um planeamento ANIMAL !

Sr. Gary :

Não lhe dou os parabéns, ao contrário dos que já lhos deram, prq sempre reparei que o senhor é constantemente duma oposição, seja ela qual for, de que tema seja...há é que ser do contra nem que seja " contra o contra "... ( será que lhe dá " prestígio ", ou só pensa que sim...? )

Leonilde
:roll:
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta nov 05, 2003 9:39 pm

não achei nada de especial a reportagem. de facto, a lotação esgotou. mas quem o permitiu? depois, ainda há quem se insurga quando se fala em esterelização :o :o o que andam aqueles infelizes e muitos outros cá a fazer? :cry: :cry:
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quarta nov 05, 2003 10:07 pm

CasadeAnaval Escreveu: Acabei de assinar e pedia uma coisa. Nos comentários não usem palavrões, sim ?É muito baixo e dá mau aspecto.

A nãos er que queiram deitar abaixo a petição...
Mais uma vez tenho de concordar 100% com o Casade Anaval.
BETAFERI
Membro Veterano
Registado: segunda set 08, 2003 1:17 pm

quarta nov 05, 2003 10:17 pm

Anjaazul escreveu
não achei nada de especial a reportagem. de facto, a lotação esgotou. mas quem o permitiu? depois, ainda há quem se insurga quando se fala em esterelização o que andam aqueles infelizes e muitos outros cá a fazer?

Concordo, não achei a reportagem nada de especial, tinha tanto pano para mangas e ficámos assim, com a sensação que o mais importante não foi dito.

O porquê desta super lotação??? Porque não se fizeram campanhas de sensibilização para adoptar estes animais?? Volto a falar na esterilização. É caro, mas tem de se falar dela. Porquê é que se choram os mortos e não se evitou que essa morte acontecesse??? O que fazem estes Autarcas, cada vez com menos recursos, para resolver estes problemas??
Merecem estes animais estar naquelas condições??? Que mal é que fizeram para merecer esta vida miserável???
Enquanto se fizerem reportagem deste género, em que ficamos ainda mais indignados, mas sem soluções, este País não pode andar para a frente.

Franky
MissGaja
Membro
Registado: quarta jan 22, 2003 1:17 pm
Localização: 3 gatos(Mia, Sininho e Zacarias); 1 cadela(Scanitcha)

quarta nov 05, 2003 10:26 pm

Bem, eu já divulguei o assunto e enviei um mail aos meus amigos, tb já assinei o abaixo-assinado e mandei um mail pessoal à camara de Torres Vedras. Só tenho um problema não sei pôr links...Alguém me pode explicar como se faz? Agradecia.
E a luta continua! ;)
MartaF
Membro
Registado: terça jul 15, 2003 4:17 pm

quarta nov 05, 2003 10:34 pm

Idem! Tanto em que falar e o importante não foi dito, pelo menos foi a sensação com que fiquei...

Limitam-se a deixar no ar as mesmas perguntas que fazemos todos os dias "Que mal fizeram estes animais para merecer tão cruel destino..." e coisas do género...
Ao invés de incentivar a adopção, sei lá, campanha de sensibilização....
Há tanto para fazer! Tantas formas de mudar estas mentalidades pré-históricas... Difícil mas não impossível!

Marta
metafora
Membro Júnior
Registado: quinta jul 24, 2003 1:55 pm

quinta nov 06, 2003 12:00 am

Perimtam-me que diga qualquer coisa...
O meu nome é Dina Azeiteiro e sou Presidente da Associação Projecto JAVA.
Depois do que li aqui vou apenas transcrever algo que escrevi noutro fórum:

[i]Sinceramente não sei muito bem por onde começar...

Foram levantadas aqui questões pertinentes e que penso, sinceramente, que deveriam ser debatidas...

Vejo apenas uma solução que possa resolver o problema dos cães abandonados e é uma solução que acredito que traria frutos num futuro entre os 5 e os 10 anos. Mas é uma via que tem os seus riscos... Vejamos.

1) Recolha de todos os animais abandonados, condução dos mesmos para canis municipais e/ou de associações.
2) Esterilização de cadelas e de cães de forma intensiva e ao longo de um ano.
3) Em paralelo campanhas de esterilização a cadelas e cães que tenham donos.
4) Realização de campanhas de adopção dos animais já esterilizados, sendo que só se podem adoptar cães e gatos devidamente esterilizados.
5) Sempre que entrasse um animal o mesmo era alvo de esterilização.

Posto isto, a parte idílica da história, temos o reverso...

a) Têm as associações condições para albergar um número indefinido de animais?
b) Têm as câmaras canis com condições (aposto que cerca de 70% não têm)?
c) E agora?

Pois... os animais seriam recolhidos mas não existem locais para os colocar, excluindo, obviamente, a opção de estarem ao monte.

Pensar nisto custa-me imenso... Dói-me mesmo a alma, acreditem...
Leio o que escrevi e penso que a única forma racional seria, sem dúvida, eutanasiar os animais com mais de x anos... a não ser que fossem construídos canis gigantescos por todo o país (mas não vai haver o Euro-Cão 2004...).
E aqui o que fazemos?
Dou-vos exemplos práticos...
O Jonie, o Spykie, o Velhote, o Peúga, a Farrusca, o Faruk e o Ricky... Estes são 7 meninos que estão na JAVA. 4 são velhotes (mais de 8 anos). 3 deles são agressivos. E ainda me falta nesta contabilidade o "mauzão" que chegou a semana passada com sarna e que é mesmo perigoso.
Assim sendo são 8 cães... E agora? A JAVA vai abatê-los? Temos plena consciência de que são cães que não vão ser adoptados, mas também são os nossos meninos... Têm as mesmas regalias do que qualquer outro cão...
Colocar tudo isto numa balança é complicado... temos de lidar com a emoção e a razão... podemos pensar que se estes cães saírem podem entrar outros que vamos ajudar... mas, acreditem, não iria ser capaz de lidar com a minha consciência e ser capaz de dormir à noite...
Sou a favor da eutanásia, do aborto e da liberdade de escolha... mas os cães não têm o livre arbítrio que tem o Homem... resta-nos olhar para eles e entender? Eles só nos pedem o descanso quando têm sofrimento e estes são felizes...
Nas minhas mãos já morreram 3 cães... eram irremediavelmente irrecuperáveis (perdoem-me a redundância)... e custou-me tanto como se fossem meus a vida toda...
Inclusive mantemos os cães com Leishmanhose, devidamente medicados e com coleira para evitar mosquitos... também eles têm direito...

Nestas ocasiões fico num beco sem saída...[/i]

Para quem não sabe a JAVA tem estado a acompanhar esta situação.
Resta-me acrescentar, apesar de não falar em nome da APA - Associação de Protecção dos Animais de Torres Vedras, que os cães estão separados das cadelas e que apenas se encontram misturados numa boxe, mas as cadelas dessa boxe estão a ser esterilizadas e tomam contraceptivos. Assim a proliferação não acontece dentro do canil.

Resta-me acrescentar outra coisa que também tenho alertado: o Canil de Torres Vedras tem, de facto, condições físicas fantásticas para os cães, melhores do que muitos hóteis que existem para aí e que, diariamente, os cães saem das bozes e têm um espaço de recreio, com cerca de 200 m2 onde podem correr.

Ah! E Torres Vedras é dos poucos municípios em redor que efectivamente tem canil, o que faz com que muitas pessoas de outros concelhos lá depositem os seus cães.

Saúdo, sinceramente, o trabalho da APA. E espero que a CMTV tome medidas para que esta situação não se repita.
susanasaraiva
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

quinta nov 06, 2003 12:21 am

leonildecarvalho Escreveu: A questão coloca-se somente numa : Como chegaram a este número, exagerado, de animais para abater ? :roll:
Fácil : deixando os animais proliferarem e procriarem o tempo (des) necessário até chegar ao ponto que chegou...
Conclusão : Ausência TOTAL das normas de segurança para a saúde pública, por parte da Câmara em questão e desinteresse TOTAL por um planeamento ANIMAL !
Apoiado
A questão aqui é mesmo essa, onde estão as soluções que já deviam ter sido apresentadas ou pelo menos pensadas á pelo menos 150 animais atrás???????? :o :o :o
É lógico que é extremamente dificil manter 400 animais, ainda por cima onde só existe capacidade para 200, mas não vamos pela decisão mais fácil.
É lógico que estes animais não estão nas melhores condições, mas porque só agora?????

Eu Assinei
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta nov 06, 2003 12:35 am

e3nquanto houver gente que não sabe, ou não quer saber, que não pode ou não quer poder esterelizar/castrar os animais, é estar a falar para o boneco. pode também cortar-se o mal pela raiz. matar todas as fêmeas. nos açores, há quem faça muito isso. depois, ficam atarantados quando querem um gato ou um cão. isto não impede que estes proliferem e qu os canis estejam cheios.
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quinta nov 06, 2003 6:09 am

metafora Escreveu: Inclusive mantemos os cães com Leishmanhose, devidamente medicados e com coleira para evitar mosquitos... também eles têm direito...

Nestas ocasiões fico num beco sem saída...[/i]
Maetafora, compreendo o seu dilema e a sua angustia.
No entanto permita-me discordar da sua primeira afirmação.
Cães com Leishmania, mesmo que medicados e com coleira, são portadores da doença e podem pegar aos outros. Eles têm direito sim, mas os outros também tem direito a ser protegidos.
E este é que é um grande dilema.
Isabel
Responder

Voltar para “Cães”