Cortar os bigodes aos cães?!!
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: sexta nov 04, 2011 4:23 pm
E quem lhe disse que os cães são obra da natureza?Tassebem Escreveu:Porque terá a natureza/evolução dotado os cães de bigodes?

Mais do que já foi dito? Tanto neste quanto no outro tópico? Impossível!Suesca Escreveu:Mas entao se os bogodes sao orgaos sensoriais e tal se os cortarem alguma diferenca ha.de fazer nao?
Eu gostava de ouvir uma resposta a serio a explicar o porque de nao fazer mal. para entao deixar de pensar que é mau fazer isso.
O que eu queria mesmo era que aqueles que dizem que cortar os bigodes faz mal provassem-no com exemplos concretos. Ver para crer e tal...
E chamar as pessoas de peixeiras... soa-me mais a peixeirada do que o que foi aqui dito pelas ditas "peixeiras". Mas se a Suesca diz que não é...
Bom, se formos por aí também nós não devíamos depilar-nos, visto que se a Natureza dotou o Homem de pêlos, por alguma razão foi.Tassebem Escreveu:Porque terá a natureza/evolução dotado os cães de bigodes?

Como alguém disse, neste ou no outro tópico, os bigodes não são arrancados. Continuam lá, mas mais curtos. Crescem rapidinho. E não afectam os cães, como os donos podem comprovar. Portanto não vejo qual o drama de cortar os bigodes. Nos gatos entendo perfeitamente, pois nesse caso nota-se mesmo a diferença que os bigodes fazem, mas nos cães não é a mesma coisa. Isto na minha experiência pessoal, que não é tanta quanto a de muitas pessoas que aqui postam, mas também não é pouca.

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 27, 2012 11:40 am
A Natureza também me dotou de pêlos nas pernas, nos sovacos e até uma ligeira penugem no buço, isto para não continuar a falar de pilosidades, e não é por rapar tudo o mencionado que sou menos "natural"
Ou será que a Natureza se enganou ao oferecer-me um buço?

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 27, 2012 11:40 am
Ah, e a função dos bigodes nos cães e a falta que podem fazer, não são comparáveis às dos gatos.
Ninguém disse isso. Simplesmente este é um caso em que podemos alterar um pouquinho aquilo que a natureza fez. Tal como fazemos quando nos depilamos. Há uma razão para termos pêlos e no entanto depilamo-nos (e ai de uma rapariga que não o faça uma semana, que fica logo marcada!Tassebem Escreveu:Está visto que a natureza é muito estúpida.

Na minha opinião e tendo em conta aquilo que vi e vejo, passa-se o mesmo com os cães.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm
Eu... não notei nunca alterações no meu velho Bernie. É certo que não foi tosquiado muitas vezes. Mas as vezes que foi, os bigodes tambem foram como não poderia ser de outra forma. Cresceram sempre como todo o resto do pêlo e nunca lhe notei diferenças de comportamento. E se o fulano cheiricava tudo e mais alguma coisa...
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista
Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista
Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu
Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender
Martin Niemöller
e eu nada disse, porque não era comunista
Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista
Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu
Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender
Martin Niemöller
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Claro que não.TheOnlyOne Escreveu:A Natureza também me dotou de pêlos nas pernas, nos sovacos e até uma ligeira penugem no buço, isto para não continuar a falar de pilosidades, e não é por rapar tudo o mencionado que sou menos "natural"![]()
Ou será que a Natureza se enganou ao oferecer-me um buço?
![]()
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Eu achei a resposta da GSfanatic esclarecedora.
Não há aqui vaidade ou frivolidade mas antes uma preocupação absolutamente razoável com a higiene e, também, com o bem estar do animal.
Quando os donos mostram este tipo de preocupações com os animais não me incomoda que cortem caudas, orelhas ou bigodes.
Esses cortes não são gratuitos.
Se cortamos a cauda para evitar ferimentos constantes num cão de caça, é correcto.
Ié, temos de avaliar as situações.
Além disso, os figodes voltam a crescer...
Não há aqui vaidade ou frivolidade mas antes uma preocupação absolutamente razoável com a higiene e, também, com o bem estar do animal.
Quando os donos mostram este tipo de preocupações com os animais não me incomoda que cortem caudas, orelhas ou bigodes.
Esses cortes não são gratuitos.
Se cortamos a cauda para evitar ferimentos constantes num cão de caça, é correcto.
Ié, temos de avaliar as situações.
Além disso, os figodes voltam a crescer...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Comparar o corte de orelhas com o corte dos bigodes é no mínimo ridiculo ... mas enfim!!!
Suesca quais peixeiras? Fiz-lhe uma pergunta qual é o seu problema?
Ah! não corta os bigodes aos seus cães, mas não hesitou em cortar os tintins ao Panda, enfim ...
Suesca quais peixeiras? Fiz-lhe uma pergunta qual é o seu problema?
Ah! não corta os bigodes aos seus cães, mas não hesitou em cortar os tintins ao Panda, enfim ...

Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm
O meu problema é exactamente a maneira agressiva de falar. ha toda uma agressividade em falar uns com os outros. entao se eu procurava uma resposta mais tecnica.. e perguntam.me qual é o meu problema e sei bem q foi com agressividade. por acaso ate hesitei e muito. mas aqui tb ha os pros e os contras, mas estes sei eu.
Agora dos bigodes e como no outro topico se falava de caes de trabalho qie precisavam mais dos bigodes, era por ai que eu queria uma resposta mais tecnica.
Em relacao as peixeiras disse pq aqui as vezes parece aquelas lessoas que se calha olhar.mos dizem logo: tas a olhar pra onde?!!
Achei que nao havia qq motivo para perguntar qual o meu prblema pq o meu problema nao é nenhum.
Agora dos bigodes e como no outro topico se falava de caes de trabalho qie precisavam mais dos bigodes, era por ai que eu queria uma resposta mais tecnica.
Em relacao as peixeiras disse pq aqui as vezes parece aquelas lessoas que se calha olhar.mos dizem logo: tas a olhar pra onde?!!
Achei que nao havia qq motivo para perguntar qual o meu prblema pq o meu problema nao é nenhum.
Última edição por Suesca em domingo abr 22, 2012 9:54 am, editado 1 vez no total.
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa são os animais...
Não, não foi com agressividade, se teve "n" respostas de pessoas que até cortam os bigodes aos cães e continua com as mesmas dúvidas ...
Então eu vou reforçar, NÃO os cães não ficam desorientados, não deixam de cheirar o chão, as árvores, os caixotes do lixo, etc., etc., etc.. Não perdem o sentido de orientação nem andam a bater com a cabeça nas paredes.
Ou seja, cortar ou não os bigodes aos cães, seja porque e tosquia de raça assim o exige ou seja porque é necessário na tosquia higiénica não faz mal nenhum aos cães.
Ah! e não me venham falar no papel da natureza porque a natureza também pôs testículos e útero e ovários aos cães e gatos e a maior parte dos participantes é defensor acérrimo das castrações!!!!
Então eu vou reforçar, NÃO os cães não ficam desorientados, não deixam de cheirar o chão, as árvores, os caixotes do lixo, etc., etc., etc.. Não perdem o sentido de orientação nem andam a bater com a cabeça nas paredes.
Ou seja, cortar ou não os bigodes aos cães, seja porque e tosquia de raça assim o exige ou seja porque é necessário na tosquia higiénica não faz mal nenhum aos cães.
Ah! e não me venham falar no papel da natureza porque a natureza também pôs testículos e útero e ovários aos cães e gatos e a maior parte dos participantes é defensor acérrimo das castrações!!!!
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
A minha cadela tem pêlo comprido, faço stripping para que o pêlo nao fique volumoso, e para retirar o pêlo morto, mas depois é preciso aparar com tesoura os pelos das patitas e das orelhas (porque se deixasse mos a natureza a trabalhar ela ficava com umas pantufas e umas orelhas tipo esfregona...).
Depois como a beira do lábio os pêlos ficam sujos por causa da comida, tenho de os aparar...normalmente não corto os bigodes, porque quando eles estão curtos, como é um pêlo mais rijo, pica muito ao dar beijinhos as pessoas cá de casa, por isso só corto um bocado para não ficarem muiiiito compridos. Nao vejo nenhum problema em cortarmos os bigodes aos nossos caes.
Um bom resto de domingo!
Depois como a beira do lábio os pêlos ficam sujos por causa da comida, tenho de os aparar...normalmente não corto os bigodes, porque quando eles estão curtos, como é um pêlo mais rijo, pica muito ao dar beijinhos as pessoas cá de casa, por isso só corto um bocado para não ficarem muiiiito compridos. Nao vejo nenhum problema em cortarmos os bigodes aos nossos caes.
Um bom resto de domingo!