pfonseka Escreveu:Desde criança que tenho animais e umas das coisas que sempre me fascinou foi a sua reprodução
Nada contra, desde que seja algo feito com bom senso e algum planeamento. Se acha que vai fazer algo de bom, por favor, siga
pfonseka Escreveu:Fico um bocado surpreso quando aqui no fórum se defende recorrentemente a castração, a esterilização, mesmo com cães de raça pura.
De vez em quando aparecem tópicos desses e por norma são sempre longos "comócaraças" e no fim, nunca se chega a uma conclusão. Cada caso é um caso.
pfonseka Escreveu:Fico com a sensação que se pretende defender os “bons” criadores, que apesar das melhores práticas e de todo o amor que têm pela raça, não deixam de ser negociantes de animais.
Sério? E quando realizar o seu sonho de reproduzir os seus animais que vai fazer depois de n despesas (vacinas, ração, cruza, desparasitante, etc, etc, ...?) Dá-los? Veja lá se não vai cair na tentação de ser "mais um negociante"
pfonseka Escreveu:Estes criadores normalmente vendem os cães a preços inacessíveis à maioria da população, o que também vai potenciar o mercado paralelo, dos animais ditos de qualidade inferior.
Muitos deles vendem os seus cachorros baseando-se nas despesas inerentes a criação ou qualidade dos mesmos.
pfonseka Escreveu:Se as pessoas não se importam se o cachorro tem a cauda 1cm mais comprida ou se o stop não está bem definido, mas no geral o cão representa aquilo que pretendem, será lícito condenarmos a reprodução destes cães só porque não são o melhor exemplar do estalão? Não será um proteccionismo exagerado do estalão (que foi definido por nós e não pela natureza)
Foi definido por nós tendo em conta a sua funcionalidade (Se pretende um dia ser criador, deve estudar um pouco mais este tema

). Criadores ou pseudos criadores que tencionam passar por cima de um trabalho que demorou anos a concretizar, na minha opinião, mais vale ficarem quietos.
pfonseka Escreveu:Quanto à qualidade de vida, parece-vos que terão uma vida “normal” estes animais castrados ou esterilizados?
Aqui não tenho resposta. Meus animais estão inteiros. Não tenciono castrá-los e apesar de não concordar, tambérm ao mesmo tempo não sou contra. Porquê? Porque na minha opinião, cada caso é um caso