Reprodução, prós e contras

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Teffie
Membro Veterano
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm

quarta mai 02, 2012 7:51 pm

WaterMonitor Escreveu:Para mim é mais: a minha cadela corre o risco (sério) de fazer uma piometra e eu esterilizo-a.

O meu macho vai passar a vida a tentar perpetuar os seus genes e a sofrer por não conseguir efectuar o comando que tem no disco rígido e eu esterilizo-o (ou castro ou lá o que quiserem chamar).
São opiniões, e eu respeito a sua. Mas não posso deixar de salientar que a vida em si pressupõe que haja stress, sofrimento e agitação, calma e tranquilidade continua só na cova.
O facto de deixarmos os nossos cães sozinhos em casa, de os levarmos ao vet, de os tosquiarmos, de andarmos com eles de carro, causa stress ao animal, mas não é por isso que deixamos de o fazer.
Também na natureza não são todos, os machos que acasalam, só os mais fortes, e não é por isso que os outros morrer de "desgosto".
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quarta mai 02, 2012 7:58 pm

Quem conhece as capacidades reprodutoras do gato sabe que obrigar à castração é de mero bom senso.
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

quarta mai 02, 2012 7:59 pm

sasquatch Escreveu:Se a pessoa é uma criadora, reserva-se o direito de os animais que saem do seu gatil com qualidade pet não serem reprodutores mas apenas companhia.

Porque um criador digno desse nome não vai arriscar ver animais com o seu afixo mas sem qualidade de reprodutores, a reproduzirem. Isto é algo tão óbvio!

Se fossemos a "respeitar" as particularidades dos cães:
não os obrigávamos a conter esficteres para nossa conveniência, dávamos carne e não ração, que os cães comem porque coitados, não tem outro remédio,
deixávamos que corressem á vontade sem trelas,
não impediamos que ladrasse e uivassem quando querem,
perseguiam e filavam tudo o que lhes apetecesse
e eram sem dúvida eles que mandavam dentro das nossas casas.

E claro, não impediamos a reprodução. :lol: Ele há lá coisa mais divertida!

Ou julgam que os vossos bóbis se pudessem não trocavam as saias das donas para poder fazer tudo isto?
x2
TheOnlyOne
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2012 11:40 am

quarta mai 02, 2012 9:24 pm

FBC Escreveu:
Floripes2 Escreveu:
FBC Escreveu:Sou totalmente contra a castração. Aceito a esterilização desde que não implique castração. É uma crueldade que modifica todo o sistema psicologico e hormonal do animal. Tantos direitos dos animais (a maioria não passa de tretas) e depois castram-nos!
Os direitos dos animais são dos assuntos com mais hipocrisia que podem existir

Cumprimentos
Francisco Bica
Concordo inteiramente.

Nos direitos dos animais inclui-se a sua integridade física e o respeito e aceitação das suas especificidades. São nossos companheiros de vida, nossos colaboradores e auxiliares em diversas actividades, não objectos que podemos manipular ao sabor dos nossos caprichos e das nossas conveniências e comodismos.
Exactamente e, para quem não quer assim, há os cães de loiça, que tambem são muito bonitos

Cumprimento
Francisco Bica
Então e quando 2 cadelas de porte gigante e grande quase se matam em altura dos cios, ao ponto de chegar a casa e ter um mar de sangue e ter de as levar ao vet para as suturar? O que fazer?
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta mai 02, 2012 9:32 pm

TheOnlyOne Escreveu:
FBC Escreveu:
Floripes2 Escreveu:
FBC Escreveu:Sou totalmente contra a castração. Aceito a esterilização desde que não implique castração. É uma crueldade que modifica todo o sistema psicologico e hormonal do animal. Tantos direitos dos animais (a maioria não passa de tretas) e depois castram-nos!
Os direitos dos animais são dos assuntos com mais hipocrisia que podem existir

Cumprimentos
Francisco Bica
Concordo inteiramente.

Nos direitos dos animais inclui-se a sua integridade física e o respeito e aceitação das suas especificidades. São nossos companheiros de vida, nossos colaboradores e auxiliares em diversas actividades, não objectos que podemos manipular ao sabor dos nossos caprichos e das nossas conveniências e comodismos.
Exactamente e, para quem não quer assim, há os cães de loiça, que tambem são muito bonitos

Cumprimento
Francisco Bica
Então e quando 2 cadelas de porte gigante e grande quase se matam em altura dos cios, ao ponto de chegar a casa e ter um mar de sangue e ter de as levar ao vet para as suturar? O que fazer?
Temos que ser razoáveis. Se for a única maneira de resolver o problema...
Já no caso de animais perfeitamente saudáveis, até mesmo sem sinais visiveis de stress e ansiedade, muitas vezes a viverem sem mais animais, para mim não faz muito sentido...

Por exemplo, no caso de gatos e gatas, que saltam de varandas por causa do cio/acasalamento, é uma questão de vida ou morte para eles, mas lá está é preciso ser razoável. Mas isto são casos em que se zela pela vida do animal, mas a vida que ele está a viver no momento, não são futurologias.
TheOnlyOne
Membro Veterano

quarta mai 02, 2012 9:52 pm

Gatos cá em casa é tudo castrado e esterilizado. Cadelas foi por "conforto", o conforto de não as ver rasgadas e ensanguentadas em cada cio....
ana-carla
Membro Veterano
Registado: sexta nov 14, 2003 12:16 pm

quarta mai 02, 2012 10:18 pm

Ao longo da vida já tive várias cadelas, inclusivé agora tenho uma cadela, mas elas nunca foram mães pq eu nunca o permiti.
Acho que já existem mtos cães e um nº consideravel a ser maltratado e até abandonado.

Caso as minhas cadelas tivessem tido ninhadas e tivesse dado os cães iria estar constantemente e perguntar-me onde estariam eles, estariam a ser bem tratados....como tal em minha casa nunca houve nem pretendo que haja cachorrinhos.
ChuckNorris
Membro Júnior
Registado: sexta nov 04, 2011 4:23 pm

quarta mai 02, 2012 10:39 pm

pfonseka Escreveu:Desde criança que tenho animais e umas das coisas que sempre me fascinou foi a sua reprodução
Nada contra, desde que seja algo feito com bom senso e algum planeamento. Se acha que vai fazer algo de bom, por favor, siga ;)
pfonseka Escreveu:Fico um bocado surpreso quando aqui no fórum se defende recorrentemente a castração, a esterilização, mesmo com cães de raça pura.
De vez em quando aparecem tópicos desses e por norma são sempre longos "comócaraças" e no fim, nunca se chega a uma conclusão. Cada caso é um caso.
pfonseka Escreveu:Fico com a sensação que se pretende defender os “bons” criadores, que apesar das melhores práticas e de todo o amor que têm pela raça, não deixam de ser negociantes de animais.
Sério? E quando realizar o seu sonho de reproduzir os seus animais que vai fazer depois de n despesas (vacinas, ração, cruza, desparasitante, etc, etc, ...?) Dá-los? Veja lá se não vai cair na tentação de ser "mais um negociante" ;)
pfonseka Escreveu:Estes criadores normalmente vendem os cães a preços inacessíveis à maioria da população, o que também vai potenciar o mercado paralelo, dos animais ditos de qualidade inferior.
Muitos deles vendem os seus cachorros baseando-se nas despesas inerentes a criação ou qualidade dos mesmos.
pfonseka Escreveu:Se as pessoas não se importam se o cachorro tem a cauda 1cm mais comprida ou se o stop não está bem definido, mas no geral o cão representa aquilo que pretendem, será lícito condenarmos a reprodução destes cães só porque não são o melhor exemplar do estalão? Não será um proteccionismo exagerado do estalão (que foi definido por nós e não pela natureza)
Foi definido por nós tendo em conta a sua funcionalidade (Se pretende um dia ser criador, deve estudar um pouco mais este tema ;)). Criadores ou pseudos criadores que tencionam passar por cima de um trabalho que demorou anos a concretizar, na minha opinião, mais vale ficarem quietos.
pfonseka Escreveu:Quanto à qualidade de vida, parece-vos que terão uma vida “normal” estes animais castrados ou esterilizados?
Aqui não tenho resposta. Meus animais estão inteiros. Não tenciono castrá-los e apesar de não concordar, tambérm ao mesmo tempo não sou contra. Porquê? Porque na minha opinião, cada caso é um caso ;)
TheOnlyOne
Membro Veterano

quarta mai 02, 2012 10:48 pm

Quanto à castração/esterilização, infelizmente sou a favor, apenas e só porque há demasiada gente estúpida com animais de estimação, gente essa que nem pulgas deveria ser autorizada a ter, quanto mais cães ou gatos... :roll:

Ah, sou a favor disso e do corte de orelhas!
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

quarta mai 02, 2012 11:10 pm

Só deve ter animais quem tem condições para os ter. Se acontecem os acidentes atrás mencionados é porque não têm condições.
Cães de loiça!!!

Cumprimetos
Francisco Bica
ChuckNorris
Membro Júnior
Registado: sexta nov 04, 2011 4:23 pm

quarta mai 02, 2012 11:16 pm

FBC Escreveu: Cães de loiça!!!
É que alguns, nem isso! É que se caem ao chão, PUMBA! Lá se foi o cão!
TheOnlyOne
Membro Veterano

quarta mai 02, 2012 11:28 pm

FBC Escreveu:Só deve ter animais quem tem condições para os ter. Se acontecem os acidentes atrás mencionados é porque não têm condições.
Cães de loiça!!!

Cumprimetos
Francisco Bica
Não? De certeza? Olhe que é capaz de estar muito enganado... Quando se fala do que não se sabe, dizem-se coisas sem sentido... :roll:
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta mai 02, 2012 11:36 pm

TheOnlyOne Escreveu:Quanto à castração/esterilização, infelizmente sou a favor, apenas e só porque há demasiada gente estúpida com animais de estimação, gente essa que nem pulgas deveria ser autorizada a ter, quanto mais cães ou gatos... :roll:

Hummm....
Só mesmo por curiosidade... Como se faz o corte de orelhas? Com anestesia ou por algum procedimento análogo ao corte da cauda? (na verdade tb gosto mais de ver um doberman de orelhas e cauda cortada, mas não estou dentro do assunto...)
pfonseka
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2003 3:31 pm

quarta mai 02, 2012 11:39 pm

pfonseka Escreveu:Fico com a sensação que se pretende defender os “bons” criadores, que apesar das melhores práticas e de todo o amor que têm pela raça, não deixam de ser negociantes de animais.
ChuckNorris Escreveu:Sério? E quando realizar o seu sonho de reproduzir os seus animais que vai fazer depois de n despesas (vacinas, ração, cruza, desparasitante, etc, etc, ...?) Dá-los? Veja lá se não vai cair na tentação de ser "mais um negociante" ;)

Já reproduzi aves, peixes, propaguei corais e nunca fiz disso negócio, mas também não tenho nada contra os negociantes de animais, incomóda-me mais os que sendo, se escondem atrás da sua experiência e know how para se camuflarem de criadores

pfonseka Escreveu:Se as pessoas não se importam se o cachorro tem a cauda 1cm mais comprida ou se o stop não está bem definido, mas no geral o cão representa aquilo que pretendem, será lícito condenarmos a reprodução destes cães só porque não são o melhor exemplar do estalão? Não será um proteccionismo exagerado do estalão (que foi definido por nós e não pela natureza)
ChuckNorris Escreveu: Foi definido por nós tendo em conta a sua funcionalidade (Se pretende um dia ser criador, deve estudar um pouco mais este tema ;)). Criadores ou pseudos criadores que tencionam passar por cima de um trabalho que demorou anos a concretizar, na minha opinião, mais vale ficarem quietos.
Não me parece que sejam só critérios de funcionalidade, entre outros terá também a ver com beleza, e essa percepção varia de pessoa para pessoa...
Não poderão nunca estes estalões ser questionados ou actualizados?
Sei que me desviei do assunto mas é uma dúvida que tenho também.
Comprei o melhor exemplar que consegui pagar, vou arranjar o melhor exemplar que conseguir para reproduzir...espero não fazer asneira (do "vosso" ponto de vista)
TheOnlyOne
Membro Veterano

quarta mai 02, 2012 11:42 pm

srYuki Escreveu:
TheOnlyOne Escreveu:Quanto à castração/esterilização, infelizmente sou a favor, apenas e só porque há demasiada gente estúpida com animais de estimação, gente essa que nem pulgas deveria ser autorizada a ter, quanto mais cães ou gatos... :roll:

Hummm....
Só mesmo por curiosidade... Como se faz o corte de orelhas? Com anestesia ou por algum procedimento análogo ao corte da cauda? (na verdade tb gosto mais de ver um doberman de orelhas e cauda cortada, mas não estou dentro do assunto...)
Com anestesia, nos dobs, por norma, entre os 3 e os 5 meses no máximo. Quando é feito por um veterinário competente, como é desejável, o pós operatório é rápido e simples.
Responder

Voltar para “Cães”