Peticao pelos caes de Torres Vedras

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Sweetzinha
Membro Júnior
Registado: segunda jul 28, 2003 11:48 pm

quinta nov 06, 2003 11:32 pm

Qual é o site onde se asssina? Digam-me s.f.f.
Também quero assinar :) ;) :)
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta nov 06, 2003 11:36 pm

<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
besourinha
Membro Veterano
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm

sexta nov 07, 2003 7:31 am

CasadeAnaval Escreveu: Pois, mas quertia que ele assinasse, porque sim ?

Ao menos explique, tem algum sentido a pessoa saber o que está a assinar e o efeito que terá a sua assinatura, não acha ?

ainda mais vezes?? :o
Eu explique antes destas afirmações para o que era, mas este colega é mesmo assim, é um bocado parvo (ou faz-se) percebem.
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)

Carla</strong>
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sexta nov 07, 2003 9:05 am

Assinaturas, apenas. Até agora ainda não vi mais nada.
Teclar é muito mais facil que fazer algo. Ainda não li em lado nenhum que algum de vocês ia adoptar UM animal desses que fosse.
Se ninguém adopta, que fazer? Têm soluções?
Afinal, bastava que metade das pessoas que assinaram a petição, ficasse com um animal. Mas o canil de Torres não é o único, por isso, preparem-se que há mais, muito mais animais abandonados a sofrer por este país fora. Não concordo com esta petição, sorry.
Isabel
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

sexta nov 07, 2003 9:05 am

Ontem a noite houve uma reuniao da Assembleia Municipal de Torres Vedras.

O saldo foi uma comissão da Assembleia Municipal que vai encontrar soluções para o problema do excesso de cães no canil. Isto pode parecer pouco, mas ja de si e muitissimo positivo porque ate agora a unica solucao era o abate indiscriminado de 40 animais por semana.
Estava muita gente a demonstrar a sua solidariedade com a APA e com os cães. Não era bem uma multidão, mas foram os suficientes para encher o auditório municipal.
Esteve lá a RTP e hoje ou amanhã deve sair uma reportagem sobre a Assembleia... a jornalista falou com os representantes das associacoes presentes e encostou o vereador à parede. Esperemos que seja positiva para os animais...
Este é apenas um pequeno passo, mas que é o certo para que se inicie um processo que desencadeie, pelo menos, a discussão e o surgir de novos rumos... espero...

A Câmara continuou a negar a vontade de abater os cães e, pela voz do Vice-Presidente, Dr. Carlos Miguel, pediu ajuda para resolver o problema. Negaram que seria intenção da Câmara retirar o apoio à APA e que contavam com eles para resolverem o problema... A Olinda, Presidente da APA, também falou e disse o que ninguém teve coragem de dizer: que se os cães eram um problema de saúde pública, também o era abater-se os cães sem anestesia, enfiá-los num saco de plástico e atirar os corpos ribanceira abaixo, onde são visíveis, a olho nu, as carcaças... Escusado será dizer que foi aplaudida por todos.

Hoje as 10H00 estarao voluntarios no Canil, porque ha visita do veterinario e queremos ver se este não tem alguma ideia infeliz.

Ah! E foi falado do problema dos caçadores e que a legislação sobre estes devia ser muito mais dura. Um dos grandes problemas do canil de Torres Vedras e que algumas associacoes de cacadores vem la largar os caes, aos seis e sete de cada vez.

Olhem meus amigos, a situacao e muito complicada e nao ha aqui bons nem maus nem as coisas sao ou brancas ou pretas. Eu pessoalmente, embora por principio me repugne a ideia de um abate, sou capaz de concordar com ele desde que seja feito nas devidas condicoes e oferecidas contrapartidas que previnam a medio ou longo prazo novos abates: programas de adopcao, esterilizacao, apoio estatal as associacoes de defesa dos animais legalizadas, legislacao a defender o cao e fiscalizacao apertada dessa mesma legislacao.

O problema dos caes abandonados e gravissimo e nao pode ser resolvido so com solucoes brutas, barbaricas, medievais e a curto prazo. E por isso que luto e porque escrevi a peticao.
Nanico
Membro Veterano

sexta nov 07, 2003 9:22 am

Pedra Escreveu: Assinaturas, apenas. Até agora ainda não vi mais nada.
Teclar é muito mais facil que fazer algo. Ainda não li em lado nenhum que algum de vocês ia adoptar UM animal desses que fosse.
Se ninguém adopta, que fazer? Têm soluções?
Afinal, bastava que metade das pessoas que assinaram a petição, ficasse com um animal. Mas o canil de Torres não é o único, por isso, preparem-se que há mais, muito mais animais abandonados a sofrer por este país fora. Não concordo com esta petição, sorry.
Isabel
Isabel,

Nao estou de acordo com o conteudo da sua mensagem.
O que aqui esta em questao nao e o destino de 200 caes. Esse foi apenas o gatilho que despoletou a questao.
Se esses animais forem adoptados ou abatidos vamos sempre dar ou mesmo: nao resolvemos nada porque a continuar as coisas como elas estao e daqui a 3 meses ha la mais 200 infelizes. E depois o que se vai fazer? Amontoa-los e abate-los... num circulo vicioso porque nao ha vontade politica de mudar as coisas.
Enquanto nao tornarmos claro que isto nao esta bem, nao conseguimos aquilo que realmente queremos: uma humanizacao da parte das autarquias com respeito aos caes, um programa a medio ou longo prazo que de facto ajude os animais e eduque as pessoas.
Por favor nao olhe para esta questao de Torres Vedras apenas no ambito dos 200 animais, mas veja mais longe.
Acho injusto que diga que ainda nao se conseguiu nada: conseguiu-se atencao dos media para a questao dos animais abandonados nos canis e se continuarmos a fazer as coisas bem feitas talvez consigamos um debate nacional sobre a questao. Se virmos as coisas deste prisma, todas as assinaturas contam e muito.
Olhe Isabel: eu nao sei qual vai ser o destino dos caes de Torres Vedras. Tem aparecido pessoas para os adoptar, mas nao a todos. Talvez seja mesmo necessario um abate, mas se este vier que seja humano e selectico e nao a bruta, sem anestesias nem alternativas. Ha provas documentais de que os animais levam uma injeccao ainda nas carrinhas de cacadores onde chegam e que sao deixados a agonizar horas antes de serem metidos em sacos plastico e atirados para um aterro... A intencao de abate nao foi comunicada a APA, nem a populacao. Assim tambem nao pode ser :( . Repare que aqui o abate nao foi a utima alternativa. Foi a primeira e unica escolha.
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

sexta nov 07, 2003 9:58 am

Nanico Escreveu:
Esteve lá a RTP e hoje ou amanhã deve sair uma reportagem sobre a Assembleia... a jornalista falou com os representantes das associacoes presentes e encostou o vereador à parede. Esperemos que seja positiva para os animais...
Olá

duvido que daqui saia alguma coisa de positivo dentro da filosofia do "Bem estar animal" para estes 400 cães!
"a... A Olinda, Presidente da APA, também falou e disse o que ninguém teve coragem de dizer: que se os cães eram um problema de saúde pública, também o era abater-se os cães sem anestesia, enfiá-los num saco de plástico e atirar os corpos ribanceira abaixo, onde são visíveis, a olho nu, as carcaças... Escusado será dizer que foi aplaudida por todos.
A legislação portuguesa não obriga a cremação destes animais. É prática em quase todos os conselhos, ou pelo menos num numero muito significativo, o destino a dar aos cadáveres seja o aterro sanitário do respectivo concelho.
Creio, que apenas existe uma norma comunitária que recomenda a cremação.
Acho que neste particular todos os munícepes se devia insurgir contra este método, não é que com esta prática, esteja em causa a saúde publica, mas sabemos que enquanto não há assentamento dos lixos este é constantemente revolvido até estar compactado, daí surgirem os cadáveres a oferecerem uma visão degradante.

"
O problema dos caes abandonados e gravissimo e nao pode ser resolvido so com solucoes brutas, barbaricas, medievais e a curto prazo. E por isso que luto e porque escrevi a peticao.
Há aqui ideias que não são corretas, pois parte do principio que os cão vadios são todos abandonados o que é de todo falso.
E que saiba o abate de animais não tem (nem pode ser) de ser barbaro nem os que os abatem são atrasados.
E com a assembleia de ontem não só protelou uma solução que se imponha, como prolongou o sofrimento de pelo menos 200 animais
Última edição por gary em sexta nov 07, 2003 11:33 am, editado 1 vez no total.
Um abra&ccedil;o
MagaPatalogika
Membro Veterano
Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm

sexta nov 07, 2003 11:22 am

Upa
nuba
Membro
Registado: segunda mar 03, 2003 10:32 am
Contacto:

sexta nov 07, 2003 11:27 am

[quote=Nanico]
Ha provas documentais de que os animais levam uma injeccao ainda nas carrinhas de cacadores onde chegam e que sao deixados a agonizar horas antes de serem metidos em sacos plastico e atirados para um aterro... A intencao de abate nao foi comunicada a APA, nem a populacao. Assim tambem nao pode ser :( . Repare que aqui o abate nao foi a utima alternativa. Foi a primeira e unica escolha.
[/quote]

No fundo, Gary, estamos a dizer a mesma coisa. Quem abate [b]daquela[/b] maneira é bárbaro e atrasado.

Que deve ser necessário um abate selectivo, disso não tenho dúvidas.

Quando assinei a petição, o que pretendi (no meu caso pessoal), foi que esse abate fosse feito às claras e em condições. Claro que não quero assistir. Quero é saber as regras. E que haja regras.

E que a atenção dos media, estando focalizada em Torres Vedras, nos desse visibilidade para, finalmente, se discutir o problema do animal errante. Não só, mas principalmente, abandonado.

E não me digam que é caro.

Podia fazer-se algo como aquele spot institucional que passa contra a evasão fiscal. Ou que nos convida a reciclar o lixo.

Se nos programas escolares está a ser exigido um conhecimento sobre telenovelas, porque não um capitulozinho sobre responsabilização dos donos de animais?

Tenho neste momento à minha guarda um Labrador abandonado, que só não traz o LOP pendurado ao pescoço. Não tem chip e, pela idade, deve ter sido prenda de Natal do ano passado.

Amanhã vem uma família buscá-lo. Olhe se ele tem ido parar a um sítio onde fosse logo abatido logo na carrinha porque "não entra nem mais um?".

E a minha Nuba e o meu Raposinho, SRD tão estimados cá em casa, como o PA que comprámos? Se estivessem nesses 200?

Sabe, é que 200 é um número. O que eu pretendia, e por isso assinei a petição, é que 200 (mais ou menos) seja uma escolha racional.
BETAFERI
Membro Veterano
Registado: segunda set 08, 2003 1:17 pm

sexta nov 07, 2003 11:50 am

Olá

Este é um dilema terrível e não deve ser tratado tão de ânimo leve, como ao princípio estava a parecer-nos.
Alias, apesar de ter assinado a petição, sempre me pareceu um assunto algo complicado.
duvido que daqui saia alguma coisa de positivo dentro da filosofia do "Bem estar animal" para estes 400 cães!
No fundo estamos a falar do mesmo Gary, mas por outras palavras, menos duras, menos chocantes. Mas que englobam a mesma preocupação. Salvar 200 ou matar 400?

Para darmos uma melhor condição de vida a uns temos que eliminar outros. Algo aqui está errado. Algo aqui tem de mudar. Mudar mentalidades custa dinheiro, não há verbas. Não há incentivos, não há vontades, é mais fácil e mais barato matar.

Mas por outro lado se esta operação é interrompida como ficam estes animais? Onde se vai arranjar comida para todos? E alojamento? Em que condições é que estes animais vão passar a viver?
Que soluções se oferecem a este e a outros autarcas? Enquanto este Presidente de Câmara, estiver com a batata quente na mão, os outros, os que fazem as leis, não sentem o mínimo de responsabilidade.

É aqui a razão pela qual eu assinei e voltaria a assinar esta petição, para que ela possa mudar mentalidades, possa mudar este País e este povo, dar a cada um a responsabilidade a ter pelo seu animal de estimação.

Mas enquanto isto não se fizer, os abates vão ter de continuar, eles existem, não é esclusivo da CMTV. A Lei é dura mas é a lei.

Franky
baiha
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2003 12:25 am
Contacto:

sexta nov 07, 2003 12:28 pm

Boa tarde,

Bem agora que já há tantas assinaturas na petição e enquanto as mentalidades das pessoas que os abandonam não muda, temos de pensar em ajudar os canitos a encherem a barriga, julgo que no momento será este o principal problema, porque não começar-mos a contribuir para a associação para que ela possa trabalhar mais folgadamente enquanto não há outra solução.

Atentamente,

Daniel
Nanico
Membro Veterano

sexta nov 07, 2003 1:30 pm

Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sexta nov 07, 2003 2:12 pm

Joana, concordo quando diz que o problema deveria ser atacado era, sim pela raíz, pois, daqui a umas semanas, outros 200 lá estarão e muitos mais noutros canis municipais deste Portugal.
A maioria das petições que li, acusavam a CMTV de barbaros, insensiveis, etc. 400 caes é muito cão para manter em condições razoaveis de saúde e de qualidade de vida. A maioria dos animais adoptados, no espaço de pouco tempo estão de novo na rua.
Não me parece que seja a Camara que tenha grande culpa, pois não cabe á Camara Municipal legislar. Talvez se pegassem nesses caes todos e fossem com eles para a porta da AR, os nossos governantes tivessem um pouco mais de vergonha e colocavam de vez uma lei que penalizasse gravemente quem abandona, maltrata e permite a reprodução incontrolada. Isso sim, mas não é com multazecas de 50 ou 100 euros....ou mesmo vir dizer que é impossivel controlar essa questão. Afinal, agora que o governo anda tanto á cata de $, bem que poderia receber uma bela receita.
Desculpe mas não sabia, li mal e á pressa, pelos vistos, que os animais eram abatidos dessa forma. Continuo, no entanto a defender que se não se pode dar o minimo de dignidade e qualidade de vida a um animal, mais vale deixá-lo ir em paz, com dignidade e sem sofrimento.
Isabel
besourinha
Membro Veterano
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm

sexta nov 07, 2003 2:22 pm

já sabem de mais alguma coisa??
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)

Carla</strong>
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

sexta nov 07, 2003 2:47 pm

Ha provas documentais de que os animais levam uma injeccao ainda nas carrinhas de cacadores onde chegam e que sao deixados a agonizar horas antes de serem metidos em sacos plastico e atirados para um aterro...
Sinceramente, não acredito nisto, têm mesmo que mo provar!
Estava um reporter da xic disfarçado dentro de uma dessas pretenças carrinhas e arranjou um exclusivo?
Não acha que era muito mais fácil dar um tiro nos cães? Porquê todo aquele trabalho?

Mas por outro lado se esta operação é interrompida como ficam estes animais? Onde se vai arranjar comida para todos? E alojamento? Em que condições é que estes animais vão passar a viver?
Pois!! esta é a grande questão, que alguns teimam em fazer de conta que não é o mais importante!
A APA propôs aos sócios que esta manhã se concentrem no canil "para impedir a chacina de animais", já que todas as sextas-feiras o canil recebe mais cães abandonados.

espero que quem está nesta demanda possa dormir descançado
Um abra&ccedil;o
Responder

Voltar para “Cães”