Desporto com os Orelhudos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

terça mai 08, 2012 9:01 pm

E os brancos apesar de reflectirem a luz é preciso ter cuidado por outros motivos nomeadamente a nível de queimaduras. Resumindo, com temperaturas elevadas é preciso ter cuidado, independentemente da cor.
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

terça mai 08, 2012 9:02 pm

Fazemos assim, façam uma pesquisa no pai google e depois falamos.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

terça mai 08, 2012 9:06 pm

Não encontro nada de sólido no "pai google"... se pudesse enviar logo a fonte ou artigo credível... :\ pesquisei em Português e em Inglês...
Claro que foi uma pesquisa rápida, contudo, quando são coisas bem definidas normalmente uma pesquisa rápida chega ;)

Editado:Não digo que não tenha razão... mas também queremos comparar com temperaturas extremas? Com exercícios extremos? Qual é o critério? Um dia quente e dois cães parados? É que é uma coisa altamente variável
Pirata02
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 6:31 pm

terça mai 08, 2012 9:12 pm

acho muito gira a ideia de fazer exercicio com oa nossos amiguinhos...tenho estado a pensar em fazer o mesmo com o meu...mas li por aqui umas coisitas que deixaram-m a pensar...
o meu cão é maioritariamente branco...ha problemas com o sol? :roll:
sem falar que é pequeno (8kg),sera que vai ter algum problemas com as almofadinhas das patas? :roll:
é claro que se começar a fazer alguma atividade com ele sera de forma progressiva e nao a "bruta"... 8)
MiMoo
Membro Veterano

terça mai 08, 2012 9:15 pm

Normalmente problemas com o sol tem a ver com a ponta do focinho (aquela zona mais desnuda...) onde podem fazer queimaduras solares com mais frequência. Já vi quem pusesse protector solar ;)
PatCosta3
Membro
Registado: sábado out 30, 2010 2:02 pm

terça mai 08, 2012 9:38 pm

costumo ir regularmente correr com o meu.. 8, 9, 10km para ele é apenas um passeio (mas depende das raças).. nem sequer corre, vai a trote ao meu lado :lol:

Tenho alguns cuidados mas nada de por ai além:

sempre de trela
sempre ao fim da tarde ou em dias nada quentes (15º máx)
agua fresca no fim

Quanto ao protector, é importante principalmente para cães como o meu de mais de metade do nariz cor de rosa.
<p>"Se o seu c&atilde;o n&atilde;o gosta de algu&eacute;m, fa&ccedil;a o mesmo!"</p>
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

terça mai 08, 2012 10:29 pm

Até começar o mês das chuvas e desde o início do ano que andava a correr com a minha. Um pouco antes de começar a chover, passei a ter mais cuidado com os horários porque estava a começar a fazer calor (por alturas da mudança da hora).

Mínimo dos mínimos corríamos 20m e cerca de 3 km. Mas a dona ainda tem muito que correr para meter aquela menina REALMENTE a correr. :) Pretendemos retomar as correrias agora com o tempo a melhorar, mas ao final do dia.

Ela adorava e a única que se debate com dificuldades ainda é a dona!!!! :D

Tenho tb que ir buscar a minha bicicleta para ir variando...
Tchintchas
Membro
Registado: quinta jan 15, 2009 10:35 am

terça mai 08, 2012 10:50 pm

Enganem-se aqueles que dizem que os pugs não servem para fazer exercício físico.
Às vezes levo os meus cães à praia, corro com eles, e admirem-se, quem mais aguenta é o meu pug de 3 anos, o outro é um rafeirito de 2 anos e bastante atlético. Mesmo quando só estou a caminhar o meu pug fica a correr à minha volta.
E aguenta...vá lá uma boa meia hora de acção.

A questão do pêlo preto tem muito que se lhe diga...penso eu.
o meu rafeiro é todo preto e tem uma resistência ao sol incrível...tanto ele como o meu pug às vezes preferem deitar ao sol (horas a fio) em vez da sombra (e não é por uma questão de frio).
Charlie3
Membro Veterano
Registado: terça mar 27, 2012 2:01 pm

quarta mai 09, 2012 6:19 pm

MiMoo Escreveu:
Argay Escreveu:Eu não percebo qual foi a parte que não percebeu de que cães pretos absorvem mais calor que os restantes. Não sabe que o preto absorve o calor? Logo, deve-se ter mais cuidado com eles.
Ok... então os Africanos também absorvem mais calor... também necessitam de ter cuidado.
O que eu penso é que, o cães pretos têm maior quantidade de melanina (mas posso estar errada). Problemas com o sol (não com o calor vá...) têm os animais de pelagem branca (mais susceptíveis a tumores da pele). Golpes de calor podem sofrer todos eles... cuidado ao deixar o animal de estimação fechado no carro num dia de verão!
ai cum catano que eu hoje vou ás lágrimas :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
MiMoo
Membro Veterano

quarta mai 09, 2012 7:07 pm

Eu quis dar um pouco de alegria ao tópico :) parece que resultou :lol:
Teffie
Membro Veterano
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm

quarta mai 09, 2012 8:49 pm

Eu nao gosto muito de correr (durante muito tempo) :oops: , mas gosto de andar a um ritmo acelerado e fazer exercício físico.
Normalmente eu levo a minha cadela a dar uma volta, passeios de 40min. duas vezes por dia. E depois disso vamos para a beira da garagem (espaço livre sem movimento) onde a solto e atiro a bolinha, para ela dar as suas corridinhas, dou-lhe os biscoitos e treino-a (senta, deita, rebola, salta pelos arcos, ladra,etc.).
E por causa da "nova" dos vizinhos temos de descer e subir escadas do/para o 3º andar três vezes ao dia, por isso acho que somos bastante activos durante a semana. :lol:

Quando esta bom tempo, no fim-de-semana, ou nas ferias, vamos ao parque da cidade e a praia (umas vezes de autocarro/carro, outras a pé demora +/-50min.), quando lá chegamos é andar, correr, brincar e andar atrás dos patos, beber MUITA agua, andar, correr, ir buscar a bolinha a agua e voltar para casa da maneira como lá chegamos.
Nesses dias passamos horas a andar e correr pela praia e pelo parque, mesmo depois de 50min de ida, e na volta ninguém cai para o lado, e fazemos os 50min do caminho de volta.
Claro que quando chegamos a casa, a cadela e eu estamos cansadas, tivemos a manha toda (normalmente vamos as 9-10h da manha e voltamos as 14-15h) a mexer, mas nada que não se resolva com um almoço e uma horita de repouso.

Eu acho muito bem as pessoas praticarem desporto com os seus cães, ou simplesmente serem activas, é bom para elas próprias e para os amigos de 4 patas.

Também gostamos de ir todos juntos em família, a serra do geres, passear em familia, dar uns mergulhos nos lagos, andar pelas montanhas.
Teffie
Membro Veterano
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm

quarta mai 09, 2012 9:14 pm

Eu levo sempre agua, para mim e para a Teffie, para estarmos bem hidratadas, vamos a praia de manha, para apanhar as horas de menor calor, apesar de o caminho de volta ser a hora de almoço, a cidade tem prédios e árvores por isso vamos sempre pela sombra.

Acho que 7Km não é nada do além para um cão, desde que este beba agua antes e depois do exercício, e que não seja em horas de maior calor.

A Teffie é preta e aguenta muito bem o calor. Os pêlos dos cães protegem-nos do calor, por isso é que não percebo quando as pessoas pedem para tosquiar o cão rentinho no verão, isso só faz pior, porque a pele fica desprotegida.
A minha cadela tem um pelo comprido, se andarmos muito tempo ao sol e eu pousar a mão sobre o pêlo dela, este está a escaldar, mas se meter os dedos por baixo do pêlo, junto a pele, esta esta fresca.
No inverno a mesma coisa, por fora está fria, junto a pele está quente, depois de apanhar alguma chuva, por cima está molhada, mas a pele continua seca. Por isso acho que a cor não afecta o animal, depende de outros factores.
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

quinta mai 10, 2012 9:46 am

Teffie Escreveu:Por isso acho que a cor não afecta o animal, depende de outros factores.
A côr afecta os animais. Cães pretos absorvem mais calor. Cães de pêlo curto absorvem mais calor. Cães de pêlo curto e preto, sofrem muito com o calor e deve-se ter especial atenção a estes animais.
Segundo a fisica, o preto absorve 100% da luz e reflecte 0.
Eu pensava que isto era senso comum.

A propósito de pastores alemães pretos
http://www.casadaserva.com/Colora%C3%A7 ... C3%A3o.pdf
Além disto, a física explica que a cor preta absorve mais calor, o que torna o cão mais sensível ao calor do sol. O facto, é que todos estes factores fizeram com que os cães pretos deixassem de ser criados em prol dos capa preta e cinza, por estes transmitirem a pigmentação mais fortemente e serem mais resistentes.
A propósito de Rottweilers
http://www.canil.org/mendara/rott_caracteristicas.htm
Por sua origem, o Rottweiler tolera melhor o frio que o calor. Os cães nunca devem ser deixados fora, com o sol direto, durante o verão. A insolação é provocada rapidamente em virtude da cor preta. Por esse mesmo motivo, durante o calor, os passeios devem ser feitos nos horários menos quentes do dia. Os cães devem sempre ter um abrigo, independente do clima.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

quinta mai 10, 2012 10:11 am

Têm bom remédio, os donos de cães pretos que queiram correr com eles nas horas de maior calor e insolação: pintem-nos de branco. :twisted:
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
PatCosta3
Membro
Registado: sábado out 30, 2010 2:02 pm

quinta mai 10, 2012 10:21 am

o meu cão é metade cão, metade pêlo, tem todo um casaco polar de esquimó em cima e não se chateia nada com exercício... mas lá está.. ninguém deve ir fazer exercício com eles debaixo de sol escaldante.. também não o fazemos com as nossas crianças..

Ao final do dia, pela fresquinha é optimo para cães pretos, brancos, peludos, tosquiados, grandes, pequenos, activos ou preguiçosos.

:)
<p>"Se o seu c&atilde;o n&atilde;o gosta de algu&eacute;m, fa&ccedil;a o mesmo!"</p>
Responder

Voltar para “Cães”