segunda jun 04, 2012 4:28 pm
Concordo que o método das palmadas nem sempre funciona com todos os cães. O meu cão não tem problemas de agressividade, a única coisa que faz quando não quer ceder algo é fugir com ele ou não largar (com orelhas em baixo e não abre a boca), mas nunca alguma vez rosnou por comida ou brinquedos. Mas leva palmadas quando se porta mal, e as palmadas não funcionam com ele, pois continua a fazer as mesmas trafulhices. As únicas vezes que me rosnou foi porque levou palmadas extremas, e mesmo assim calou-se depois de levar mais uma ou outra palmada por ter rosnado. Por isso em vez das palmadas, tivemos que pensar em outras formas de lidar com as suas trafulhices. Ainda leva palmadas de vez enquando, mas muitas vezes, em vez disso, ou lidamos a situação de formas menos tradicionais, ou quando precisamos de o reprimir, usa-se o castigo, ou levanta-se ligeiramente pelo cachaço/coleira, diz-se um não sem gritar mas de forma assertiva, e quando ele ficar quieto, obrigá-lo a ficar deitado até ficar totalmente calmo (mas ainda leva algumas palmadas se portar muito mal).
Mas neste caso, não sei se é mesmo aconselhável dar palmadas ao cachorro, isso porque a dona não parece assertiva, calma e suficientemente capaz de comunicar de forma intuitiva e eficaz com o cão, o que pode piorar a agressividade em vez de ajudar. Quando uma reprimenda agressiva é mal aplicada, é bem mais provável intensificar a agressividade do que ajudar.
Por outro lado, dependendo do método positivo, este pode melhorar ou piorar também a situação... Por exemplo, é preciso ter muito cuidado quando se tenta usar o método da troca (levar algo mais saboroso para ele deixar a pessoa aceder ao tacho). Se for mal feito, é mais provável levar boas dentadas e piorar a insegurança do animal.
Acho que é melhor começar a implementar NILIF (Nothing In Life Is Free), treino obediência nem que seja 5 mins por dia, alimentar à mão e não dar comida demasiada valiosa por enquanto.
Também pode ensinar o "deixa" ou o "espera", e experimentar treinar o cão a parar de comer ou brincar com algo com este comando. Comece por treiná-lo com algo de pouco valor (um biscoito sem muito sabor), e vá trocando para algo melhor sempre que o cão não mostrar problemas em deixar o snack. Assim, com este treino, quando precisar de aproximar dele para lhe tirar algo, sempre pode dar a ordem antes, o que é mais seguro pois dá para ver se o cão deixa mesmo ou não, podendo evitar assim mordidelas.