Ajuda com dalmata de 5 meses

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nadapossollo
Membro
Registado: sexta dez 16, 2011 8:02 pm
Localização: Nina(Cão) Nina(coelha) Simba(Cão) Manchinha(coelha) Turtle(tartaruga)...

sábado jun 02, 2012 2:56 pm

fmoniz Escreveu:
TheOnlyOne Escreveu:
fmoniz Escreveu:Só acharia mal se a força aplicada fosse desproporcional com o cão...de resto, quem é que não aprende com uma boa palmada na altura certa?
Como é óbvio, ninguém falou em espancar um cão... :roll:

Tenho cães de carácter forte e tendencialmente dominantes há mais de 15 anos, sempre educados por mim, e NUNCA nenhum me mordeu, porque será? Devem viver aterrorizados :roll:
Esses " :roll: " são para mim? :lol:

Discussão mais soft usam smiles pa não ser muito direto hehehehe :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: looooool hehehehehehehehehehehehe
TheOnlyOne
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2012 11:40 am

sábado jun 02, 2012 6:25 pm

fmoniz Escreveu:
TheOnlyOne Escreveu:
fmoniz Escreveu:Só acharia mal se a força aplicada fosse desproporcional com o cão...de resto, quem é que não aprende com uma boa palmada na altura certa?
Como é óbvio, ninguém falou em espancar um cão... :roll:

Tenho cães de carácter forte e tendencialmente dominantes há mais de 15 anos, sempre educados por mim, e NUNCA nenhum me mordeu, porque será? Devem viver aterrorizados :roll:
Esses " :roll: " são para mim? :lol:
8) São para quem fica assim :o depois de me ler!!!
TheOnlyOne
Membro Veterano

sábado jun 02, 2012 6:26 pm

AST88 Escreveu:
TheOnlyOne Escreveu:Querem a solução eficaz cá em casa? Lambada na fronha, aprendem logo. Havia de ser bonito eu ter um cão que me rosnasse... Mas isso sou eu que adoro reforços positivos com rosnadelas.... O meu método é tão eficaz que só preciso de o usar uma única vez...

Nem mais...ficam logo condicionados!

P.S.: Como eu agora percebo a minha Santa Mãe :lol: :lol:
É como eu, foi cá um reforço positivo que se manteve através dos tempos :lol: :lol: :lol: :lol:
nadapossollo
Membro
Localização: Nina(Cão) Nina(coelha) Simba(Cão) Manchinha(coelha) Turtle(tartaruga)...

sábado jun 02, 2012 10:27 pm

TheOnlyOne Escreveu:
AST88 Escreveu:
TheOnlyOne Escreveu:Querem a solução eficaz cá em casa? Lambada na fronha, aprendem logo. Havia de ser bonito eu ter um cão que me rosnasse... Mas isso sou eu que adoro reforços positivos com rosnadelas.... O meu método é tão eficaz que só preciso de o usar uma única vez...

Nem mais...ficam logo condicionados!

P.S.: Como eu agora percebo a minha Santa Mãe :lol: :lol:
É como eu, foi cá um reforço positivo que se manteve através dos tempos :lol: :lol: :lol: :lol:
Há coisas que não passam de moda essa é uma delas e é bem preciosa :wink: :wink: :wink:
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

segunda jun 04, 2012 9:48 am

Eu não sou contra a dar uma palmada e partilhava das mesmas ideias, até ter esta minha cadela.

Tive que mudar o método que sempre utilizei porque o resultado ainda era pior e ela estava a ficar cada vez mais agressiva.

O que pretendo dizer é que este método da palmada, não funciona com todos e tenho a prova lá em casa.

Actualmente utilizo os castigos, agora sempre que começa a fazer asneira pergunto-lhe:"queres ir lá p dentro sozinha?" e ela vira anjinha :twisted:
TheOnlyOne
Membro Veterano

segunda jun 04, 2012 9:53 am

LFGomes Escreveu:Eu não sou contra a dar uma palmada e partilhava das mesmas ideias, até ter esta minha cadela.

Tive que mudar o método que sempre utilizei porque o resultado ainda era pior e ela estava a ficar cada vez mais agressiva.

O que pretendo dizer é que este método da palmada, não funciona com todos e tenho a prova lá em casa.
Funciona quando a pessoa é assertiva e sabe o que faz. Garanto-lhe. Com TODOS os cães que me passaram pela mão, com ou sem raça, grandes, gigantes e pequenos, sempre funcionou. Obviamente que em 90% das situações não se usa o método da palmada, mas nos 10% em que se usa, funciona.
LFGomes Escreveu: Actualmente utilizo os castigos, agora sempre que começa a fazer asneira pergunto-lhe:"queres ir lá p dentro sozinha?" e ela vira anjinha :twisted:
Humanização...
LFGomes
Membro Veterano

segunda jun 04, 2012 10:10 am

Obviamente que não vou estar aqui a insistir nesta conversa até porque você já está a entrar em campos pessoais e não me conhece de parte nenhuma.

Sei o que fiz e sei o que tenho lá em casa.

Fale de humanização ou do que lhe apetecer, o que vi foi:

palmadas, toques e afins - agressiva

castigos - obediente.

Sabe que um dos maiores erros provém daquilo que sabemos com toda a certeza e não temos abertura para aceitar outras experiências ou ideias, porque o que nós sabemos com toda a certeza, pode muitas vezes estar errado.

Cumprimentos,
nadapossollo
Membro

segunda jun 04, 2012 11:11 am

TheOnlyOne Escreveu:
LFGomes Escreveu:Eu não sou contra a dar uma palmada e partilhava das mesmas ideias, até ter esta minha cadela.

Funciona quando a pessoa é assertiva e sabe o que faz. Garanto-lhe. Com TODOS os cães que me passaram pela mão, com ou sem raça, grandes, gigantes e pequenos, sempre funcionou. Obviamente que em 90% das situações não se usa o método da palmada, mas nos 10% em que se usa, funciona.
LFGomes Escreveu: Actualmente utilizo os castigos, agora sempre que começa a fazer asneira pergunto-lhe:"queres ir lá p dentro sozinha?" e ela vira anjinha :twisted:
Humanização...
Cadela bastante inteligente, já pensou em por a bichinha num programa televisivo
Última edição por nadapossollo em segunda jun 04, 2012 9:57 pm, editado 1 vez no total.
LFGomes
Membro Veterano

segunda jun 04, 2012 11:21 am

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

"Nunca discuta com um idiota, ele rebaixa-te ao nível dele e vence pela experiência."
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

segunda jun 04, 2012 11:24 am

A pessoa que expôs aqui a sua dúvida não vai responder nunca pois não?... é que eu gostava de ter um feedback. :\
nadapossollo
Membro

segunda jun 04, 2012 12:28 pm

MiMoo Escreveu:A pessoa que expôs aqui a sua dúvida não vai responder nunca pois não?... é que eu gostava de ter um feedback. :\
Calma MiMoo deve ter sido só para meter conversa :D :D :D :D
TheOnlyOne
Membro Veterano

segunda jun 04, 2012 12:32 pm

nadapossollo Escreveu:
TheOnlyOne Escreveu:

Cadela bastante inteligente já pensou por a bichinha num programa televisivo :roll: :roll: :roll:
Humanização...
Agradecia que colocasse a citação com o que EU disse, e não pusesse palavras nos meus dedos.
fmoniz
Membro Veterano
Registado: sexta abr 06, 2012 9:50 pm

segunda jun 04, 2012 1:57 pm

LFGomes Escreveu:Obviamente que não vou estar aqui a insistir nesta conversa até porque você já está a entrar em campos pessoais e não me conhece de parte nenhuma.

Sei o que fiz e sei o que tenho lá em casa.

Fale de humanização ou do que lhe apetecer, o que vi foi:

palmadas, toques e afins - agressiva

castigos - obediente.

Sabe que um dos maiores erros provém daquilo que sabemos com toda a certeza e não temos abertura para aceitar outras experiências ou ideias, porque o que nós sabemos com toda a certeza, pode muitas vezes estar errado.

Cumprimentos,

Eu compreendo-a. Por acaso não me estava a recordar, mas na educação do meu Pastor Alemão o método da palmada não funcionou. Ele ficava cada vez mais agressivo.
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

segunda jun 04, 2012 4:28 pm

Concordo que o método das palmadas nem sempre funciona com todos os cães. O meu cão não tem problemas de agressividade, a única coisa que faz quando não quer ceder algo é fugir com ele ou não largar (com orelhas em baixo e não abre a boca), mas nunca alguma vez rosnou por comida ou brinquedos. Mas leva palmadas quando se porta mal, e as palmadas não funcionam com ele, pois continua a fazer as mesmas trafulhices. As únicas vezes que me rosnou foi porque levou palmadas extremas, e mesmo assim calou-se depois de levar mais uma ou outra palmada por ter rosnado. Por isso em vez das palmadas, tivemos que pensar em outras formas de lidar com as suas trafulhices. Ainda leva palmadas de vez enquando, mas muitas vezes, em vez disso, ou lidamos a situação de formas menos tradicionais, ou quando precisamos de o reprimir, usa-se o castigo, ou levanta-se ligeiramente pelo cachaço/coleira, diz-se um não sem gritar mas de forma assertiva, e quando ele ficar quieto, obrigá-lo a ficar deitado até ficar totalmente calmo (mas ainda leva algumas palmadas se portar muito mal).

Mas neste caso, não sei se é mesmo aconselhável dar palmadas ao cachorro, isso porque a dona não parece assertiva, calma e suficientemente capaz de comunicar de forma intuitiva e eficaz com o cão, o que pode piorar a agressividade em vez de ajudar. Quando uma reprimenda agressiva é mal aplicada, é bem mais provável intensificar a agressividade do que ajudar.

Por outro lado, dependendo do método positivo, este pode melhorar ou piorar também a situação... Por exemplo, é preciso ter muito cuidado quando se tenta usar o método da troca (levar algo mais saboroso para ele deixar a pessoa aceder ao tacho). Se for mal feito, é mais provável levar boas dentadas e piorar a insegurança do animal.

Acho que é melhor começar a implementar NILIF (Nothing In Life Is Free), treino obediência nem que seja 5 mins por dia, alimentar à mão e não dar comida demasiada valiosa por enquanto.
Também pode ensinar o "deixa" ou o "espera", e experimentar treinar o cão a parar de comer ou brincar com algo com este comando. Comece por treiná-lo com algo de pouco valor (um biscoito sem muito sabor), e vá trocando para algo melhor sempre que o cão não mostrar problemas em deixar o snack. Assim, com este treino, quando precisar de aproximar dele para lhe tirar algo, sempre pode dar a ordem antes, o que é mais seguro pois dá para ver se o cão deixa mesmo ou não, podendo evitar assim mordidelas.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

segunda jun 04, 2012 4:31 pm

Um dono que receia um cachorro de 5 meses, que virá a ter porte grande ainda por cima, deve é urgentemente procurar um treinador.
Para ontem!
Responder

Voltar para “Cães”