Meus caros amigos,
Ninguém aqui está contra a 'liberdade' de ninguém ou contra o direito de se vestir ou despir como bem entenda! As comparações que se fizeram é que nos levaram a isto e a pisar terrenos que, bem visto, só dizem respeito a cada um de nós e são maneirias próprias de cada qual estar na vida. A partir daqui cada um pode seguir os seus caminhos sem ligar para o que os outros dizem e fazendo o que muito bem entende.
Mas as coisas piam mais fininho é quando as maneiras individuais de estar na vida se repercutem nos outros e quando para não se limitar a nossa liberdade se limita a dos outros. Pior ainda, quando em confronto está uma afirmação de 'estilo' versus a sobrevivência de uma raça!!! Esta conversa já degenerou tanto que ainda ninguém me respondeu à questão que coloquei umas mensagens acima, e que volto a repetir: Se estivessem a querer ilustrar um artigo falando que o Rottweiler não é uma raça perigosa, e onde só pudessem colocar UMA foto escolheriam uma de um cão com coleiras de picos e colete com aplicações metálicas? E pergunto mais, se estivessem a fazer uma pesquisa na net de canis de criação de Rottweilers e a foto de abertura de uma das páginas encontrada fosse um Rottweiler com coleira de picos e outros acessórios do estilo, que tipo de criador e que tipo de caracter dos cães é que associavam à imagem? Desculpem lá a minha ignorância e falta de conhecimento na matéria, mas eu associo esse tipo de acessórios à razão para a qual foram criados!! Uma coleira de picos foi criada para proteger o pescoço do cão de dentadas, quer seja em lutas com lobos (decorrentes do trabalho de defesa de rebanhos ou manadas) ou em lutas com outros cães. Em cães de raças criadas especificamente para lutas, ou outras usadas frequentemente em lutas, é natural que não se pense em guarda de rebanhos!
Como alguém já disse, não basta SER bom, há que PARECER bom também. Chamem preconceituosos aos portugueses...se calhar até têm razão! Mas é em Portugal pelos portugueses e para os portugueses que as nossas Leis são feitas, por isso convém que façam qualquer coisa para os convencer que os vossos cães não são perigosos! Depois de os convencerem que os vossos cães são calmos, doceis e sociáveis, quem sabe o passo seguinte possa ser convencê-los que colocar uma coleira de picos no pescoço do cão não o transforma em fera assassina e que eles continuam a ser os mesmos cães calmos, doceis e sociáveis que haviam demonstrado. Mas até lá, vão com calma!!
Não vamos andar a empunhar estandartes de defesa de ideais, e esquecermo-nos de uma questão concreta: A raça Rottweiler ( e outras) está em perigo HOJE! Não é AMANHÂ, num FUTURO que queremos ideal ou num mundo do que "devia ser"!! Vivemos AQUI e AGORA, e ou nos integramos no mundo em que vivemos, com os defeitos e virtudes que tem ou então arriscamo-nos a lutar conta moinhos de vento toda a vida até voltarmos para casa e vermos que aqueles que supostamente deviamos defender entretanto desapareceram!
Eu também procuro estar na vida de forma a que esteja bem com a minha conciência e não com o que os outros pensam! Como alguém disse:
"Preocupa-te mais com a tua Consciência do que com a tua Reputação.
A tua Consciência é o que tu és, a tua Reputação é o que os outros pensam de ti.
E o que os outros pensam, é problema deles."
Mas neste caso concreto, não é "o que eu sou" que está em causa, e "o que os outros pensam" não é só "problema deles". O que está em causa não é a minha vida, mas sim a dos meus cães, e o que os outros pensam, infelizmente, tem poder de decisão sobre o futuro dos meus animais....pode mesmo decidir sobre a respectiva vida ou a morte.
Abraços
Paulo C.
P.S. - É por estas e por outras que eu tenho algumas reservas em participar num encontro nacional ( vejam forum do Rottweiler) que não seja muito bem organizado e com regras bem definidas. É que se aparecem lá os meios de comunicação social e começam a filmar cães 'enfeitados' com coleiras de picos e acessórios complementares, nas mãos de pessoas hevy metal (

), tatuados e com piercings até à ponta do...nariz, estou a ver que não vai ajudar nada a mudar a imagem da raça e só vai confirmar os "receios" ( embora EU saiba infundados) dos histéricos que pressionam os politicos a fazer a BSL.