Vê-se a educação do cão pela educação do dono!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

sexta jul 20, 2012 12:52 pm

Arguida2 Escreveu:O dono do yorkie não se responsabiliza??? :roll: :roll: Realmente ... sem palavras. Se um animal meu causar danos, obviamente que nem me passa pela cabeça furtar-me a responsabilizar-me pelos mesmos. :o

Eu tenho a certeza de que se algum yorkie ou outro qualquer fosse para cima dos meus aos pinotes que a coisa era capaz de não correr muito bem. :roll: :roll: Por isso é que eu tento sempre ter o máximo dos cuidados para evitar problemas. :roll:

A Maria por exemplo, é bastante "brutinha" e, como tal, só a deixo aproximar-se de animais que ela já conhece e com os quais já brincou. Acredite que, apesar de eu avisar inúmeras vezes que ela tem bastante força e de que é um bocado bruta há imensos donos que insistem em deixar aproximar os animais dela. Aviso logo de que, se houver algum problema não me responsabilizo. :cry:

A Xiquinha felizmente está bastante melhor mas, ao princípio também era daquelas que ladrava bastante para as pessoas e ficava histérica com outros animais. Graças a Deus está bastante melhor e, quero acreditar que deixará de fazer fitas pois também é uma situação que "me tira do sério". :D :D
O dono nem sonha que o seu yorkie magou-o o meu porque:
a) era a neta que o estava a passear;
b) os sinais de danos fisicos apareceram horas depois e só vejo o yorkie aos sábados;

Eu gostava muito que se responsabiliza-se mas não é sensato ir procurar o dono que raramente vejo (vejo a neta aos sábados) para pedir dinheiro por algo que ele nem sequer assistiu.
Mas gostava mais que os raios dos cães que passeiam na rua não saltassem by default :evil:
Arguida2
Membro Veterano
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

sexta jul 20, 2012 1:08 pm

Pois, compreendo. :cry:
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

sexta jul 20, 2012 10:47 pm

já agora e não tendo cães....porque não propoem às Camara e/ou Juntas de Freguesia a criação de "dog runs" ?! são espaços muito grandes, (tipo campo de basquete) vedados com redes altas (tipo campo de golf) onde se podem soltar os cães em zonas urbanas.

os cães correm à vontade e brincam uns com os outros e com os donos.

tá claro que o civismo é imperativo e só donos com controle sobre os seus animais os devem frequentar.
evitar levar fêmeas em cio....e animais muito agressivos.
8)
dragablue
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm

sábado jul 21, 2012 12:24 am

infelizmente apanhar caes soltos mal educados virou prato do dia :evil: sempre que vejo outro cao em direçao ao meu pego sempre no meu ao colo, só que agora ele ja fez 5 meses e ja pesa 26kg ja nao é tarefa facil... ja no outro dia aconteceu-me o mesmo com um labrador que veio em direçao ao meu e começou feito trapalhao a rosnar á minha volta eu com o meu ao colo a fazer aquela figurinha... e vira-se o dono "pode colocar o seu no chao que o meu só quer brincar" fiquei chateadissimo com o dono acabei por ser um pouco mal educado só me lembro de dizer "veja lá no que se mete, prefiro mil vezes que me morda a mim do que ao meu cao" responde o dono "eles sao caes eles entende-se" nao vou aqui citar as palavras que lhe respondi mas nao foram nada amigaveis, puxa se o meu vai sempre na trela tambem nao tenho que levar com a imprudencia e inrresponsablidade dos outros caraças...
<p>Nunca confies em algu&eacute;m que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

sábado jul 21, 2012 12:30 am

homeless Escreveu:já agora e não tendo cães....porque não propoem às Camara e/ou Juntas de Freguesia a criação de "dog runs" ?! são espaços muito grandes, (tipo campo de basquete) vedados com redes altas (tipo campo de golf) onde se podem soltar os cães em zonas urbanas.

tá claro que o civismo é imperativo e só donos com controle sobre os seus animais os devem frequentar.
8)
E €€ para investirem nisso?... e mesmo com €€ por vezes há falta de vontade...
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

sábado jul 21, 2012 12:31 am

dragablue Escreveu:sempre que vejo outro cao em direçao ao meu pego sempre no meu ao colo, só que agora ele ja fez 5 meses e ja pesa 26kg ja nao é tarefa facil...
Tenha cuidado com isso, está a ensinar ao seu cachorro que os outros cães são uma ameaça.
dragablue
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm

sábado jul 21, 2012 12:49 am

Tumbleweed Escreveu:
dragablue Escreveu:sempre que vejo outro cao em direçao ao meu pego sempre no meu ao colo, só que agora ele ja fez 5 meses e ja pesa 26kg ja nao é tarefa facil...
Tenha cuidado com isso, está a ensinar ao seu cachorro que os outros cães são uma ameaça.
acredito que sim, mas receio sempre pelo pior, principalmente quando sao caes de porte considerável, ja viu uma dentada dessas? o meu ainda é muito criança e se mordido o trauma será muito maior depois em relaçao a outros caes... nao acha? digo eu...

uma pessoa cria-os ganha-lhes amor e a tendencia é sempre protege-los... ele até é bastante social com outros caes, mas nunca sabemos a reaçao que pode desencandear com um cao solto que se aproxima e depois ter controle na situaçao nao é facil quando o outro está solto é disso que eu receio...
<p>Nunca confies em algu&eacute;m que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

sábado jul 21, 2012 7:22 am

Tente avaliar o cão que se dirige ao seu.
Se achar que é amistoso então deixe o seu ir cumprimentar sempre com a trela relaxada.
Se achar que tem uma postura mais agressiva ou não tem a certeza então meta-se entre o seu cão e o outro (mas evite a trela tensa, isso dá indicação que o cão é uma ameaça).
Eles aí costumam ter medo e hesitar em avançar, vá sempre pondo entre os cães enquanto o cão estranho tenta dar a volta à situação. Rapidamente desiste.

Pegar ao colo de facto não resulta mesmo para os cães pequenos. Não demove o cão potencialmente perigoso e torna o nosso cão desconfiado e menos sociável com os outros cães.

Não digo que este método seja infalível mas ajuda muito mais enfrentar o cão que andar a pegar ao colo e/ou fugir.

PS: Eu, pessoalmente, assumo sempre que um cão solto é uma potencial ameaça e ajo de acordo excepto se já conhecer o cão e souber que é amigável. Até agora tenho conseguido afugentar sem problemas mas não quer dizer que seja sempre possível.
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

sábado jul 21, 2012 7:34 am

MiMoo Escreveu:
homeless Escreveu:já agora e não tendo cães....porque não propoem às Camara e/ou Juntas de Freguesia a criação de "dog runs" ?! são espaços muito grandes, (tipo campo de basquete) vedados com redes altas (tipo campo de golf) onde se podem soltar os cães em zonas urbanas.

8)
E €€ para investirem nisso?... e mesmo com €€ por vezes há falta de vontade...
€s ???? é apenas...uma vedação com um portão!
desde que a camara ou a junta ceda terreno até uma associação de moradores, uma associação de protecção animal a pode construir!
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

sábado jul 21, 2012 9:40 am

Associações de animais não acredito muito... normalmente vejo muitos
pedidos de ajuda no facebook para despesas veterinárias (maioritariamente); associações de moradores aposto que todas têm "aquele" vizinho (normalmente é mais que um) chato que se vai opor à construção e não vai querer ver o dinheiro que ele paga para a associação ir para isso... as câmaras, depende... mas normalmente não sobra dinheiro.

A vedação tem que ter boa construção, eventuais vandalismos (infelizmente há muito) têm que ser reparados... tem que haver pelo menos alguém a cortar relva (visto o ideal ser esse piso para o "parque")... as pessoas têm que ser civilizadas ao ponto de apanhar a cáca do seu canito (muitas não o são...)... até podia ser areia (porque assim eles podiam escacar à vontade...)

Não digo que não seja boa ideia... a ideia é excelente... é pena não haver muitos sítios cá... e haver tantos ses e indisponibilidades...
cmob
Membro Veterano
Registado: sábado jul 07, 2012 9:09 pm

sábado jul 21, 2012 10:40 am

dragablue Escreveu:infelizmente apanhar caes soltos mal educados virou prato do dia :evil: sempre que vejo outro cao em direçao ao meu pego sempre no meu ao colo, só que agora ele ja fez 5 meses e ja pesa 26kg ja nao é tarefa facil... ja no outro dia aconteceu-me o mesmo com um labrador que veio em direçao ao meu e começou feito trapalhao a rosnar á minha volta eu com o meu ao colo a fazer aquela figurinha... e vira-se o dono "pode colocar o seu no chao que o meu só quer brincar" fiquei chateadissimo com o dono acabei por ser um pouco mal educado só me lembro de dizer "veja lá no que se mete, prefiro mil vezes que me morda a mim do que ao meu cao" responde o dono "eles sao caes eles entende-se" nao vou aqui citar as palavras que lhe respondi mas nao foram nada amigaveis, puxa se o meu vai sempre na trela tambem nao tenho que levar com a imprudencia e inrresponsablidade dos outros caraças...
Eu também pensava assim, até que comecei a deixar o meu, que só tem 3 meses, ir em direcção ao outro cão por norma o outro cão parava e ficava só a olhar. Se vir que não existe tensão entre eles, deixo-os cheirar.
Não tenha medo, esse medo é imediatamente passado ao cão e se o tentar proteger sempre ele nunca vai aprender o que fazer quando encontrar um cão desconhecido. Ou seja, a minha opinião é, nessas situações relaxe e deixe o seu cão viver aquele momento. É claro que existem sempre excepções..... :lol:
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado jul 21, 2012 5:02 pm

8)
A ideia é excelente, mas eu acho que você deve viver num país realmente evoluído, que não o nosso!!... Ora se nesta urbanização se queixam que nem um parque para as crianças fizeram, não me parece que houvesse orçamento para isso... infelizmente...
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado jul 21, 2012 5:09 pm

dragablue Escreveu:infelizmente apanhar caes soltos mal educados virou prato do dia :evil: sempre que vejo outro cao em direçao ao meu pego sempre no meu ao colo, só que agora ele ja fez 5 meses e ja pesa 26kg ja nao é tarefa facil...
Olhe que não é boa política. A Amy só tem 6 kg e é muito raro eu fazer isso. Ela também desde início que nunca gostou muito de socializar com outros cães (eram quase todos maiores em tamanho e idade) e eu acabei por tentar contrariar essa tendência. Só lhe pego (mesmo á trela) quando vêm cães soltos maiores que ela, e quando vêm disparados, tipo o outro. Mas é mesmo muito raro. Se for do mesmo tamanho, já não lhe pego. Avalio a situação, naturalmente, mas normalmente não pego. Excepto se estiver com o cio :)
40caes
Registado: quarta jul 18, 2012 10:51 am

sábado jul 21, 2012 5:30 pm

Há quem diga que os cães são o retrato do dono. Eu discordo em 50%.
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

sábado jul 21, 2012 5:37 pm

Vocês falam que isso de pegar ao colo está mal... Mas se estivessem na minha situação estariam caladinhos...

Tenho os meus vizinhos do lado que têm 3 cães, 2 cadelas e 1 cão, todos maiores que a minha. Não têm vacinas, chip, desparasitações, absolutamente NADA, NUNCA viram algo parecido com um vet à frente.
Estão sempre na rua - passeio ou meio da estrada...

As cadelas odeiam outras cadelas e o cão odeia outros cães(machos).

Mas os supostos "donos", dizem: "Ah e tal os cães nem são meus". Mas estão sempre lá à porta, é ele que lhes dá de comer...

Chamar o canil?
Não vale a pena, o homem lá sabe que o canil vem e esconde-os em casa, e o homem do canil que recolhe os cães/gatos está-se a cag** para os capturar, limita-se a passear na carrinha do canil, e sei bem do que falo, por experiência própria e não por experiência de outrem...

Cheguei inclusivamente, quando ia para casa com a minha menina ao colo(que sempre que os vê faz um barulho que parece um porco a gritar), a ser mordida por uma das cadelas, não me atingiu a carne, porque as calças eram largas, mas rasgou as calças... A minha mãe decidiu falar com o suposto "dono" primeiro, para no mínimo me pagar as calças... O homem foi super mal educado, virou-lhe as costas e disse que a culpa era MINHA!

Segunda opção,
Falar com a vet municipal?
Não quis saber, disse que tinha de falar com a GNR.

Portanto, mandou-se uma carta para a GNR a apresentar queixa... E até agora nada... E já passaram uns 2 meses.

Se me morderem a mim ou à cadela, e houver problemas, sei lá, até de apanhar uma grave infeção, quem se lixa sou eu, visto que os cães, supostamente não são de ninguém, mas se vier o canil já são, pois escondem-nos...

Resultado:
Vou mudar de casa. Felizmente a casa será melhor e com terraço atrás vedado para a Pucca nadar à vontade, e poderei entrar e sair de casa calmamente, no entanto, é sempre uma chatice.

Desculpem-me antes de mais o meu desabafo tão mauzinho, e vir aqui descarregar em vós, mas não levem a mal, eu sei que a culpa não é vossa, mas já agora fica aqui a experiência partilhada, concluindo, quando se enervarem com certas situações de donos irresponsáveis(que infelizmente há muitas), pensem que podia ser pior.
Responder

Voltar para “Cães”