Castrar ou não castrar?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado jul 28, 2012 12:25 am

Este tópico desde o início que me faz lembrar o Yuki. Que tem quase 11 anos. Na altura em que veio para casa, a hipótese da castração não foi posta. Acho que os tempos eram outros e agora se fala muito, muito mais em castrar machos e fêmeas.

Talvez no caso dele pudesse ter ajudado um pouco, mas a esta altura do campeonato já não o submetemos a isso. Achamos que não vale a pena a cirurgia/anestesia e o pós operatório, para a idade que ele tem.

De qualquer forma, não sei se dominante, se teimoso ou apenas irreverente, de vez em quando lá insiste em mostrar o seu ponto de vista.

Faz em setembro um ano, a última "guerra" que ele teve comigo. E devo dizer que me surpreendeu, porque já não acontecia há uns bons anos. Já não sei qual foi o motivo, portou-se mal e devo ter-lhe dado uma nalgada. Sei que acabou com ele dentro da casota dele (dentro do canil), a rosnar-me. E quando um cão me rosna "com intensão" a coisa nunca fica por alí, pelo que lhe devo ter dado mais uma palmada e ofereço-lhe o meu braço para que se atrevesse a morder. Não atreveu, mas deu umas rosnadelas até eu me certificar que ele tinha entendido o meu ponto de vista.

Não sei, talvez de tempos em tempos eles tentem desafiar a autoridade para saber se subiram na hierarquia... é aliás assim mesmo que funciona em algumas espécies...

De qualquer forma, voltando ao tópico, não lhe vou sugerir nada, porque não tenho experiência "pós-castração"!....
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sábado jul 28, 2012 11:42 am

Não há cães "irreverentes", e eles querem fazer ver os seus pontos de vista....não atribuam característica humanas a animais.
O seu cão foi pouco socializado em relação aos outros animais e é dominante em casa porque foi pouco educado.

Só isso. Neste caso a castração provavelmente teria sido útil, em conjunto com socialização e treino.

Geralmente com a idade aparecem as outras razões para a castração: os problemas de saúde associados à actividade hormonal. Aliás, se repararem nos relatos dos foristas, estes problemas aparecem precisamente com a idade.
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

sábado jul 28, 2012 12:17 pm

cbraga Escreveu:O estimulo mental para este tipo de cães é muito importante, como diz o Muri.

Eu ensinei alguns truques, mas que me dão um jeito tremendo, como o virar, conforme lhe disse, porque como ele, por norma, anda à minha frente (trela de 5 metros), eu consigo que ele vá para onde eu quero com a instrução.

TAmbém lhe escondo petiscos e ensinei-o a procurar pelo pátio. Aliás o jogo chama-se procura e ele já sabe o que é para fazer.

Ensinei-o também a saltar obstáculos, entre outras coisas.

A única coisa que ele nunca fez, foi por exemplo trazer-me um aport ou outro objecto. Não é cão para se fazer passar por criado, deve pensar :D :D
Nós antes andávamos com trela extensível, e ele raramente puxava e bastava chamá-lo para ele seguir a direcção correcta. A não ser que veja outro cão, a trela em 80% dos passeios era como se não existisse. :)
Depois, para andar com ele de trela curta, bastava subir a coleira para mesmo debaixo do maxilar e ele em 80% portava-se bem.
Só que agora estamos a aprender a andar com uma coleira estranguladora e a andar apenas de trela curta, e tem sido difícil. :( Acho que eu preferia poder andar com ele de trela extensível de novo, pois o passeio é mais agradável para ambos, e o seu instinto natural de nos seguir também ajuda (ao contrário da husky que teve que isso não parecia tão bem).

As únicas alturas que o meu cão se atreve a rosnar são quando leva palmadas mesmo fortes, e mesmo assim pára depois de levar mais um ou outro, pois nunca lhe permeti que as coisas ficassem por aí (nunca permitirei que ele aprenda que esta é a forma que resulte connonsco).

Mas falando de truques e comandos úteis, também lhe ensinei umas quantas coisas que ajudam bastante. E isto da atenção quando faz disparates também, por exemplo se ele ficar com interesse em alguma coisa e eu ir atrás dele, seria pior. Mas se eu mostrar-me de desinteressada e o chamar com um tom convidativo, ele é mais rápido a seguir-me do que pegar no objecto (pelo menos 90% das vezes lol).
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

sábado jul 28, 2012 12:31 pm

sasquatch Escreveu:Não há cães "irreverentes", e eles querem fazer ver os seus pontos de vista....não atribuam característica humanas a animais.
O seu cão foi pouco socializado em relação aos outros animais e é dominante em casa porque foi pouco educado.

Só isso. Neste caso a castração provavelmente teria sido útil, em conjunto com socialização e treino.

Geralmente com a idade aparecem as outras razões para a castração: os problemas de saúde associados à actividade hormonal. Aliás, se repararem nos relatos dos foristas, estes problemas aparecem precisamente com a idade.
Pouco socializado com outros animais sim - tem alguns cães com quem brincou/brinca desde pequeno, mas depois também foi "atacado" por cães agressivos que o levou a reagir a cães que não conhece da forma como reage hoje.

Agora não concordo que ele seja pouco educado. As pessoas podem muitas vezes pensar que se um dono não tiver controlo e o cão não for obediente então de certeza que não o educa muito, mas nem sempre é verdade. Ensinámo-lo os comandos básicos, como o "senta", "deita", "patinha", "espera", "quieto"; somos consistentes em corrigir o que não é aceitável, ensinámo-lo a fazer o que queremos e o que é aceitável, ensinámo-lo um monte de pequenos detalhes e boas maneiras, etc.. Só faltava mesmo era melhorar a obediência até ser 100% consistente em qualquer ambiente, e saber corrigir de forma correcta para termos 100% controlo.
Agora há cães que são mais exigentes e que exigem mais que simples consistência e liderança, e muitas pessoas podem não perceber isto porque nunca tiveram um cão mais difícil e/ou que o que sempre fizeram sempre resultou nos cães que tiveram e nunca tiveram problemas com os métodos que usaram. Eu até ter este cão, nunca tive problemas, mas com este cão tive que aprender muito mais e como ser mais eficaz quer em termos de motivação, quer em termos de correcção.
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado jul 28, 2012 1:03 pm

sheep23 Escreveu:
sasquatch Escreveu:Não há cães "irreverentes", e eles querem fazer ver os seus pontos de vista....não atribuam característica humanas a animais.

Pouco socializado com outros animais sim - tem alguns cães com quem brincou/brinca desde pequeno, mas depois também foi "atacado" por cães agressivos que o levou a reagir a cães que não conhece da forma como reage hoje.

Agora não concordo que ele seja pouco educado. As pessoas podem muitas vezes pensar que se um dono não tiver controlo e o cão não for obediente então de certeza que não o educa muito, mas nem sempre é verdade. Ensinámo-lo os comandos básicos, como o "senta", "deita", "patinha", "espera", "quieto"; somos consistentes em corrigir o que não é aceitável, ensinámo-lo a fazer o que queremos e o que é aceitável, ensinámo-lo um monte de pequenos detalhes e boas maneiras, etc.. Só faltava mesmo era melhorar a obediência até ser 100% consistente em qualquer ambiente, e saber corrigir de forma correcta para termos 100% controlo.
Agora há cães que são mais exigentes e que exigem mais que simples consistência e liderança, e muitas pessoas podem não perceber isto porque nunca tiveram um cão mais difícil e/ou que o que sempre fizeram sempre resultou nos cães que tiveram e nunca tiveram problemas com os métodos que usaram. Eu até ter este cão, nunca tive problemas, mas com este cão tive que aprender muito mais e como ser mais eficaz quer em termos de motivação, quer em termos de correcção.
O sasquatch estava a falar do Yuki.
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

sábado jul 28, 2012 1:30 pm

MiMoo Escreveu:
sasquatch Escreveu:As pessoas acham normalissimo castrar os gatos mas ficam cheias de problemas com o castrar os cães :roll:

Tirando animais reprodutores com valor genético para a raça, qual o interesse de ter animais inteiros como pet? Ainda por cima por vezes difíceis de treinar, de lidar e com o risco de irem fazer mais ninhadas para a rua....

O que deveria acontecer é que já saíssem do canil esterilizados.
A diferença também tem a ver com o nível de cirurgia... nos gatos a cirurgia é bem mais simples e menos invasiva que nos cães...

segundo o vet cá dos quadrupes....são exactamente iguais!a unica diferença é a obvia....o tamanho dos quadrupedes.
ambas as cirurgias consistem na remoção dos testiculos e respectivos vasos saguineos e dos ductos espermáticos (canais de condução do espema).
todo o resto do aparelho reprodutor é deixado intacto em ambas as especies.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sábado jul 28, 2012 8:14 pm

A diferença é a mentalidade das pessoas :roll:
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

sábado jul 28, 2012 10:55 pm

homeless Escreveu: segundo o vet cá dos quadrupes....são exactamente iguais!a unica diferença é a obvia....o tamanho dos quadrupedes.
ambas as cirurgias consistem na remoção dos testiculos e respectivos vasos saguineos e dos ductos espermáticos (canais de condução do espema).
A cirurgia dos gatos tem um acesso diferente dos cães... é menos invasiva... não necessita de uma anestesia tão profunda como a dos cães. Retira-se exactamente a mesma coisa... a diferença é mesmo onde se abre... mas a cirurgia dos cães macho nunca é tão invasiva como a das fêmeas!! (a não ser alguns "malucos" nos estados unidos que fazem algumas cirurgias destas sem os testículos terem descido e a cirurgia torna-se tão invasiva como a das cadelas)
NaoInteressa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 12, 2012 7:30 pm

sábado jul 28, 2012 11:38 pm

MiMoo Escreveu:
homeless Escreveu: segundo o vet cá dos quadrupes....são exactamente iguais!a unica diferença é a obvia....o tamanho dos quadrupedes.
A cirurgia dos gatos tem um acesso diferente dos cães... é menos invasiva... não necessita de uma anestesia tão profunda como a dos cães. Retira-se exactamente a mesma coisa... a diferença é mesmo onde se abre... mas a cirurgia dos cães macho nunca é tão invasiva como a das fêmeas!! (a não ser alguns "malucos" nos estados unidos que fazem algumas cirurgias destas sem os testículos terem descido e a cirurgia torna-se tão invasiva como a das cadelas)
Então e a MiMoo tirou o curso de veterinária em que faculdade? :lol:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo jul 29, 2012 12:47 am

MiMoo Escreveu:
explique lá isto melhor...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

MiMoo
Membro Veterano

domingo jul 29, 2012 7:54 am

NaoInteressa Escreveu:Então e a MiMoo tirou o curso de veterinária em que faculdade? :lol:
Posso ter o curso de veterinária, posso não o ter; posso ter feito voluntariado numa clínica, posso não o ter feito; posso ter feito voluntariado em associações de protecção de animais, posso não o ter feito; posso ter gatos e cães em casa castrados e ter experiência daí, posso não ter; posso ter feito o curso de enfermagem veterinária, posso não o ter feito... há milhentas formas de adquirir estes conhecimentos. Na internet, pesquisando pelas palavras certas há de tudo... aposto que até livros de medicina veterinária há disponíveis.
O que eu disse atrás não foi um bitaite infundado...

Dinodane, tem MP porque não sei quão detalhado posso explicar as coisas aqui na arca... não quero o tópico bloqueado à minha conta :P
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

domingo jul 29, 2012 9:42 am

sasquatch Escreveu:A diferença é a mentalidade das pessoas :roll:
:roll: talqualmente!

tá claro que o cat pipale é muito mais à frente.... 8)
NaoInteressa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 12, 2012 7:30 pm

domingo jul 29, 2012 11:17 am

MiMoo Escreveu:
NaoInteressa Escreveu:Então e a MiMoo tirou o curso de veterinária em que faculdade? :lol:
Posso ter o curso de veterinária, posso não o ter; posso ter feito voluntariado numa clínica, posso não o ter feito; posso ter feito voluntariado em associações de protecção de animais, posso não o ter feito; posso ter gatos e cães em casa castrados e ter experiência daí, posso não ter; posso ter feito o curso de enfermagem veterinária, posso não o ter feito... há milhentas formas de adquirir estes conhecimentos. Na internet, pesquisando pelas palavras certas há de tudo... aposto que até livros de medicina veterinária há disponíveis.
O que eu disse atrás não foi um bitaite infundado...

Dinodane, tem MP porque não sei quão detalhado posso explicar as coisas aqui na arca... não quero o tópico bloqueado à minha conta :P
Pode, até pode apenas ter feito uma festa a um cão, mas foi à Lusófona e deram-lhe equivalência e tem o curso de Medicina Veterinária! :lol:

Porque é que fala sem saber o que diz?? Sabe que não deve acreditar em tudo o que a Internet lhe diz? :roll:
MiMoo
Membro Veterano

domingo jul 29, 2012 11:37 am

NaoInteressa Escreveu:Pode, até pode apenas ter feito uma festa a um cão, mas foi à Lusófona e deram-lhe equivalência e tem o curso de Medicina Veterinária! :lol:

Porque é que fala sem saber o que diz?? Sabe que não deve acreditar em tudo o que a Internet lhe diz? :roll:
Desculpe, mas eu não tenho que lhe dar satisfações sobre as minhas habilitações. Quem disse que eu li na internet?... quem disse que eu não faço selecção do que leio na internet?? Quem lhe disse que eu falo sem saber? E você, onde tirou o curso de medicina veterinária para questionar o que eu disse aqui? Onde foi buscar a informação para dizer que o que eu digo não está correcto?? Diga lá quais são as suas habilitações para questionar o que eu digo. :roll:
Por amor da Santa... haja paciência.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

domingo jul 29, 2012 11:48 am

Sheep 23 mencionou...

"Pouco socializado com outros animais sim - tem alguns cães com quem brincou/brinca desde pequeno, mas depois também foi "atacado" por cães agressivos que o levou a reagir a cães que não conhece da forma como reage hoje. "

Este facto também pode explicar muita coisa, não sei a ordem cronológica desse ataque, mas pode ser um evento marcante na vida de um cão principalmente se for em cachorro, vai despoletar uma reacção de medo e o mais certo é torna-se agressivo para outros cães, principalmente, se o dono não conseguiu protege-lo na altura. E o mais certo é ter que reconstruir uma confiança que entretanto foi abalada.
Até isso acontecer, o cão procura defender-se (atacando) mesmo sem que o outro dê razões para isso, pois o dono não o defende (mesmo que o defenda). E lá está um ciclo vicioso.
Agora, com um pouco de civismo, esse risco pode ser diminuído. ( já que não somos todos super homens ou temos todos os conhecimentos expert sobre os canídeos).
Há uns anos, estava a passear o meu falecido ( já velhinho, doente e cego) vieram três cães soltos ( 1 basset e 2 fifis), ele sentiu-se pouco à vontade e rosnou, eu comecei a enxota-los prontamente e lá veio a dona calmamente.
Eu disse-lhe.
- Francamente, minha senhora, três cães e nenhum deles à trela!
A resposta dela ( tinha idade para ser minha mãe) foi mandar-me para o cara... para as cuecas de alguém do sexo masculino.
tive mais episódios desses com labradores, dobermans (estivemos ali numa batalha com dois dobermans e tive muita sorte em ter cão depois disto e a minha sorte foi que os dobs estavam focados no meu cão) e mais episódios, em que os donos vinham com as mãos nos bolsos, calmamente, como se nada fosse com eles.
No outro dia estava a passear a minha pequena ( ainda por cima na idade dos medos) e ouço atrás de mim, o que me pareceu um cavalo, virei-me e vinha desde lá do fundo um braco alemão, chegou-se perto de nós começou a cheira-la e ela sempre a ganir e com medo, ele deu uma rosnadela e com os momentos do passado bem presente na minha memória agarrei o braco, até a dona aparecer. Desta vez não demorou muito, acabou bem ( o cão não me pareceu agressivo apesar de eu não ter gostado da aproximação) e ficamos depois a falar. ( depois quando fomos embora ainda houve outro pormenor que não gostei, vou mante-lo debaixo de olho).
Aproveito para fazer aqui um apelo.
Os cães estão em casa o dia todo?
Primeiro passeio à trela, depois dêem o exercício e quando virem um cão que não conhecem, controlem o vosso para o apresentarem (para o caso de se darem mal). O jardim é de todos, vá lá pessoal, trabalhem em conjunto, para todos terem uma experiência positiva.
Não precisa de trela porque têm um fifi? Errado!
Responder

Voltar para “Cães”