Pucca&Bones

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

sexta ago 31, 2012 9:40 am

:lol:

Houve por aqui um tópico de uma forista com cães de pequeno porte incluindo uma yorkshire a roer ossos destes. E tinha à vontade o tamanho do osso da Pucca.
Não me lembro é da forista que era, ela até fotos postou...

A Pucca é bem maior que as vossas, mas tem um focinho pequeno e dentes igualmente pequenos, comparando com outros do mesmo porte e/ou peso que a minha Pucca :wink:
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sexta ago 31, 2012 11:08 am

Ok, então joelho de vaca não é?
Vai para a minha lista de compras. Hoje ainda pode ser metade para um e metade para o outro. :D
Petruska1
Membro Veterano
Registado: terça jul 17, 2012 2:42 pm

sexta ago 31, 2012 11:38 am

srYuki Escreveu:
fteixeira Escreveu:
ReginaVieira Escreveu:
fteixeira Escreveu:Ando bastante tentada em dar um osso cru desse género à Pandora mas tenho receio por ela ser tão pequena e o osso relativamente grande... Acham que é boa ideia?
Isso é fácil e resolve-se. Onde for comprar o osso peça para cortar.
Pedi do joelho, e quando o senhor me mostrou era enorme, por isso cortou-me. E ficou direitinho :)
Então vamos lá ver, peço um osso do joelho da vaca cortado. Certo? :)
Ando na mesma.
A Amy e a Pandora são as 2 muito mais pequenas que a Pucca. Na volta temos que pedir "uma lasquinha de 1 osso" de tão cortado que tem que ficar...

Tb li algures que alguns podem partir dentes... Deduzo que possa acontecer se o osso for desproporcionalmente maior, ainda assim menor que a gula deles! :D A amy não tem a dentuça do yuki e também fico na dúvida. Mas cão é cão, certo? Se calhar é só mariquice minha!
Aquele osso é o femur da vaca. O talho corta (com serra electrica) à medida que quiser. O Joelho (rótula) de vaca não é osso, é uma cartilagem, oval e pequena, que eles conseguem comer.

Eles não conseguem comer o femur. O que conseguem roer é a cartilagem que se encontra na "articulação"
<p><a title="Dubitando, ad veritatem parvenimus... aliquando! Duvidando, chegamos à verdade... às vezes!" target="_top" href="http://dubitando.no.sapo.pt/index.htm"></a></p>
<p>Dubitando, ad&nbsp;veritatem pervenimus...aliquando!/Duvidando, chegamos &agrave; verdade...&agrave;s vezes! By: Fl&aacute;vio Josefo</p>
<p>A pra&ccedil;a p&uacute;blica est&aacute; cheia de moscas!</p>
<p>"O homem &eacute; uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>&ldquo;A f&oacute;rmula da minha felicidade: um sim, um n&atilde;o, uma linha reta, um objetivo.&rdquo; (Friedrich Nietzsche)</p>
fteixeira
Membro Veterano
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

sexta ago 31, 2012 11:56 am

Então qual será mais indicado pedir para uma cadela pequena? De fémur ou de joelho?
Petruska1
Membro Veterano

sexta ago 31, 2012 11:59 am

<p><a title="Dubitando, ad veritatem parvenimus... aliquando! Duvidando, chegamos à verdade... às vezes!" target="_top" href="http://dubitando.no.sapo.pt/index.htm"></a></p>
<p>Dubitando, ad&nbsp;veritatem pervenimus...aliquando!/Duvidando, chegamos &agrave; verdade...&agrave;s vezes! By: Fl&aacute;vio Josefo</p>
<p>"O homem &eacute; uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>&ldquo;A f&oacute;rmula da minha felicidade: um sim, um n&atilde;o, uma linha reta, um objetivo.&rdquo; (Friedrich Nietzsche)</p>
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sexta ago 31, 2012 12:07 pm

fteixeira Escreveu:Então qual será mais indicado pedir para uma cadela pequena? De fémur ou de joelho?
Foste mais rápida que eu! :D
Mas a dúvida é a mesma! :D
3msq
Membro Veterano
Registado: quinta dez 20, 2007 11:26 pm

sexta ago 31, 2012 12:36 pm

Pronto, decididamente a Lara não é muito normal.....tentei ossos cozidos, ossos crus e ela ao fim de 3-4 minutos, já está desinteressada :? :? :? :?

Ela é tão ««rápida» que nem o Kongo a entretem mais do que uns minutinhos.....fazia-me cá um jeitaço que ela se distraísse com alguma coisa quando temos de sair de casa!!! Evitava as portas arranhadas e o ladrar histérico :cry: :cry: :cry:

Como trabalhamos em casa ela está sempre acompanhada, bem que a deixamos por ''esquecimento'' numa qualquer dependencia da casa, bem que não ligamos ao choro, e só entramos quando ela acalma....mas de nada serve! Como agora vamos de férias (claro que ela vai, apenas vamos fazer turnos eu e o marido para evitar que ela fique a incomodar os vizinhos) e em Outubro, já contactamos uma escola canina, onde esperamos obter ajuda para a energica da Lara quase com 6 meses!!

Já tivemos muitos peludinhos, mas a Lara mostra-se a mais dificil para ficar sózinha :oops:
<p>amiga 3msq</p>
ReginaVieira
Membro Veterano

sexta ago 31, 2012 1:00 pm

Obrigada pelo tópico.
Eu sempre lhe chamei osso do joelho de vaca, porque o senhor do talho do intermerché percebia sempre e trazia-me sempre o mesmo. Aliás o osso original era muito maior e com o aspeto do da 1ª foto desse tópico. Só que para a minha Pucca é demasiado grande, por isso é que o senhor me fez o favor de cortar.
Não costumo ir a um talho, porque já lá estou habituada a ir aol inter e tenho plena confiança lá e pelo osso de ontem paguei apenas 18cêntimos.
Petruska1
Membro Veterano

sexta ago 31, 2012 1:49 pm

O objectivo não é ingerir mais alimento, é estarem entretidos a roer e a limpar os dentes. Para isto, o femur é melhor. Se pedir no talho que lhe corte em 3 partes, a parte do meio não tem as cartilagens da ponta. Apenas o osso e o tutano (gordura).

Se pretender, que engulam cartilagem, o joelho é melhor.

Editei para acrescentar que costumo cozer os ossos e retiro o máximo que posso do tutano (gordura).
Última edição por Petruska1 em sexta ago 31, 2012 1:53 pm, editado 1 vez no total.
Petruska1
Membro Veterano

sexta ago 31, 2012 1:52 pm

ReginaVieira Escreveu:

Obrigada pelo tópico.
Eu sempre lhe chamei osso do joelho de vaca, porque o senhor do talho do intermerché percebia sempre e trazia-me sempre o mesmo. Aliás o osso original era muito maior e com o aspeto do da 1ª foto desse tópico. Só que para a minha Pucca é demasiado grande, por isso é que o senhor me fez o favor de cortar.
Não costumo ir a um talho, porque já lá estou habituada a ir aol inter e tenho plena confiança lá e pelo osso de ontem paguei apenas 18cêntimos.
Nunca paguei por ossos do femur, e chego a trazer 3 ou 4. Cada um cortado em 3 partes. Nem nunca paguei pela rótula.
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

sexta ago 31, 2012 1:57 pm

Dá portanto para tirar o tutano do osso do fémur, é isso?

O meu vet tinha-me indicado para dar a rótula mesmo mas eu não fiquei convencida (e na altura não soube limpar devidamente o osso :oops:) com o tamanho final e acabei por não dar.

Se der um fémur sem tutano depois não há perigo de lascar se for cozido (que é o que o vet aconselha, que se coza)?

Em todo o caso, quando o vet voltar de férias, volto a questionar sobre que tipo de osso dar.
Petruska1
Membro Veterano

sexta ago 31, 2012 2:17 pm

lsgl Escreveu:Dá portanto para tirar o tutano do osso do fémur, é isso?

O meu vet tinha-me indicado para dar a rótula mesmo mas eu não fiquei convencida (e na altura não soube limpar devidamente o osso :oops:) com o tamanho final e acabei por não dar.

Se der um fémur sem tutano depois não há perigo de lascar se for cozido (que é o que o vet aconselha, que se coza)?

Em todo o caso, quando o vet voltar de férias, volto a questionar sobre que tipo de osso dar.
A rótula não é osso. É pura cartilagem, não é muito grande. É um pouco mais pequena do que a palma da mão. O vet dos meus, tb aconselha joelho. Tem um senão, se for demais, pode ficar momentaneamente com fezes brancas e duras.

O osso é tão rijo, que no talho a única forma de o cortar é com serra electrica.
Se o osso estiver inteiro, não tem como tirar o tutano. Se o osso estiver cortado, consegue retirar o tutano. Eu costumo retirar, pq é só gordura e sangue.
ReginaVieira
Membro Veterano

sábado set 01, 2012 2:22 pm

Petruska eu pago por ser supermercado, e têm que registar aquilo com aparas de carne. E como tenho confiança lá prefiro pagar um bocadinho de nada, a ir a 1 talho.

E aconteceu-me isso que falou das fezes :|
ReginaVieira
Membro Veterano

sábado set 01, 2012 5:52 pm

Já comprei outro osso, este mais pequeno(se calhar o ideal para as cadelitas pequenas), que ficará a congelar alguns dias.
Responder

Voltar para “Cães”