A minha pesquisa sobre as rações. Qual a melhor?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
psl21
Membro Júnior
Registado: segunda out 26, 2015 12:30 pm

terça nov 17, 2015 1:07 pm

Então mas afinal qual a melhor ração?
Já li que era a purina, outros que é a RC, outros a ACANA, outros a TOTW, depois outros dizem que ACANA faz diarreia.

Isto para quem tem um puppy fica muito confuso.
ruivt
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2015 10:59 am

terça nov 17, 2015 1:24 pm

botas96 Escreveu: Eu socorri-me vez atrás de vez das rações de manutenções para desfazer a porcaria que essas rações fizeram (sim, eu já fui nessa moda).
E apesar de ter deixado de fazer 40km por semana e ela não estar definida como estava, pego a qualquer altura na trela e cá vai disto, às vezes de sol a sol.
que rações é que fizeram porcaria? E que porcaria?
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

terça nov 17, 2015 10:14 pm

Um vendedor de rações, quando questionado disse-me que as classificações de Super-premium, premium, etc são eles próprios que se auto denominam. Que não há nenhuma entidade autônoma e isenta que lhes atribua esta classificação.
(Vi agora um link da purina que estava aqui para trás, e chama-lhe "superfood"!)
Isto é mesmo assim?

Alguém quer comentar?
ruivt
Membro Veterano

terça nov 17, 2015 11:19 pm

srYuki Escreveu:Um vendedor de rações, quando questionado disse-me que as classificações de Super-premium, premium, etc são eles próprios que se auto denominam. Que não há nenhuma entidade autônoma e isenta que lhes atribua esta classificação.
(Vi agora um link da purina que estava aqui para trás, e chama-lhe "superfood"!)
Isto é mesmo assim?

Alguém quer comentar?
obvio. é markting, claramente.
eu se fizesse rações tambem lhes chamava super premium.
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quarta nov 18, 2015 9:03 am

psl21 Escreveu:Então mas afinal qual a melhor ração?
Já li que era a purina, outros que é a RC, outros a ACANA, outros a TOTW, depois outros dizem que ACANA faz diarreia.

A melhor ração será aquela cujos resultados no cão o satisfaçam plenamente. Como isto é muito vago e dependente de vários factores, só posso deixar a minha experiência. Os melhores resultados em puppy foram com a Eukanuba e com a RC.
Maria João
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quarta nov 18, 2015 9:04 am

psl21 Escreveu:Então mas afinal qual a melhor ração?

A melhor ração será aquela cujos resultados no cão o satisfaçam plenamente. Como isto é muito vago e dependente de vários factores, só posso deixar a minha experiência. Os melhores resultados em puppy foram com a Eukanuba e com a RC.
Maria João
wwjj
Membro Júnior
Registado: quinta nov 19, 2015 2:56 pm

sábado nov 21, 2015 2:32 pm

Olá pessoal, sou novo neste mundo. Li boa parte deste tópico e gostei bastante.

Tem uma fêmea de pastor alemão, com 6 meses completados hoje. Estou dando para ela PremieR filhotes raças grandes, com excelente nível de crescimento, pelagem brilhante e com fezes durinhas e com pouco odor. Porém, comprei e vou dar a farmina N & D puppy maxi low grain.

A diferença entre estas duas rações é grande, a farmina não tem grãos transgênicos, corantes e conservantes artificiais. Não tem milho, arroz ou trigo. Tem maiores níveis de garantia ( sulfato de condruitina 400 mg/kg contra 100mg/kg da premier, por exemplo) mais altos e o preço também rsrsrsrsrs.

Estou com vontade de mudar de ração sem nenhum processo de transição para ver o que acontece, mais o certo seria a mudanças bem gradativa entre elas.
ruivt
Membro Veterano

domingo nov 22, 2015 4:00 pm

bom ja que fui eu que iniciei este topico, vou aproveita-lo para falar da transiçao da minha cadela da proplan para acana.
se lerem o meu primeiro "post" veem que não ando aqui a defender marca nenhuma... apenas quero dar o que seja mais adequado. Tenho lido muito e ouvido criticas de ambos os lados da "barricada". E vou formando a minha opinião.

A primeira opinião que tive quando iniciei este topico era que acana, totw, orijens, e afins causam muitas diarreias. Isto tambem porque procurei muito sobre este tema das diarreias, e de facto haviam casos desses. Na internet é dificil é filtrar se estamos a falar de 1 caso em cada 10 (que se vao queixar), ou se estamos a falar de 1 caso em cada 1000. Quem se da mal queixa-se, quem se da bem geralmente não se vai queixar.

Falei com algumas pessoas que dao estas raçoes, sobretudo a totw e estao bastante contentes. Conheço tambem pessoalmente quem de acana e orijen, sem problemas.

Consultei um novo veterinario com um curso em nutriçao sobre este tema, que foi transparente: gosta da purina, gosta da acana, e acha que sao ambas boas opçoes, sem recomendar uma que seja melhor. Voltou a referir que não gosta da RC pela quantidade de quimicos e cereais.

Enfim, em frente... comecei a transição à quase duas semanas, e até agora tudo a correr lindamente. Até noto as fezes mais duras do que anteriormente, e em menor quantidade (faz 2 vezes por dia, quando antes fazia 4 ou 5 com a proplan), mas talvez isso tenha a ver com o crescimento da cachorra, não sei. Sei que pior não está.

Achei os grãos quando abri a saca, demasiado duros. Fui ver os da saca de um amigo que usa acana, e sao iguais. Não são duros tipo pedra, mas são bem mais duros que os proplan (que parecem um biscoito de bolacha oreo com excelente cheiro e textura). Mas lá está... a Proplan usa aromatizantes que so fazem mal, daí o bom sabor.

Ainda assim, ela gosta da Acana. Não sei se gosta mais ou menos porque não sabe falar, mas quando dou um ou outro, come ambos com igual vontade e gula. Tinha receio neste ponto, porque na ração Criadores da tiendanimal, nem sequer abria a boca... cheirava e deitava fora.

Até agora nada de diarreias, e a transiçao corre bem.

Vou fazer uma transição muito muito lenta. Isto porque a percepção com que fiquei depois do que li, é que uma semana é muito pouco para uma ração com ingredientes e origens tão diferentes. Secalhar é por isso que muitos dá em diarreia... Um amigo que tem um dalmata fez uma transiçao de uns 4 ou 5 dias, e não teve problemas. Mas com a minha quero fazer uma transição muito lenta de cerca de um mês ou secalhar mais... vai ser até acabar o saco da proplan.

De notar que não noto ainda nada de diferente em relação ao peso. Está a desenvolver-se bem.
A cadela (uma PA), é magricelas, mas come muito bem. Os veterinarios dizem que está optima para a idade, e que o ideal é que se mantenha assim magra. Tem 5 meses e meio e está com 16kg aproximadamente.

Daqui a algumas semanas dou feedback, mas so far so good.
Attila_portugues
Membro Veterano
Registado: quarta mar 30, 2005 9:56 pm

domingo nov 22, 2015 5:17 pm

ruivt Escreveu:Achei os grãos quando abri a saca, demasiado duros. Fui ver os da saca de um amigo que usa acana, e sao iguais. Não são duros tipo pedra, mas são bem mais duros que os proplan (que parecem um biscoito de bolacha oreo com excelente cheiro e textura). Mas lá está... a Proplan usa aromatizantes que so fazem mal, daí o bom sabor.
Também reparei nisso, mas de outra perspectiva, experimente por em agua um grão de proplan e outro da acana. =P

Quanto ao resto, é bom que se esteja a dar bem na transição, mas não quer dizer nada, infelizmente. O meu fez uma transição de um mês, e só agora posso dizer que esta ração não é para o meu cão. Muitos (!!) gases e incoerência nas fezes... ora boas ora diarreia... :|

Vou começar à procura da próxima a experimentar.... :cry:
<p><strong></strong></p>
surprisedog
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

domingo nov 22, 2015 5:21 pm

Acha uma semana pouco para fazer transição entre rações? :? :?
Attila_portugues
Membro Veterano
Registado: quarta mar 30, 2005 9:56 pm

domingo nov 22, 2015 5:35 pm

A pergunta foi para mim?

(Fui agora ao site da Arcana e as formulas vão mudar para o próximo ano...)
<p><strong></strong></p>
wwjj
Membro Júnior
Registado: quinta nov 19, 2015 2:56 pm

domingo nov 22, 2015 7:02 pm

Attila_portugues Escreveu:
ruivt Escreveu:
Quanto ao resto, é bom que se esteja a dar bem na transição, mas não quer dizer nada, infelizmente. O meu fez uma transição de um mês, e só agora posso dizer que esta ração não é para o meu cão. Muitos (!!) gases e incoerência nas fezes... ora boas ora diarreia... :|

Já vi muito discussão neste forum sobre se cachorro é carnívoro ou omnivoro, se muita proteína é bom ou ruim ou se isto ou aquilo.

Agora, quanto de rações da RC, Proplan, Hills, premirR vende a mais do que Acana ou Orijem e quantas pessoas vem relatar que tiveram problemas no uso destas rações mais "simples". Se realmente estas rações com mais isto ou aquilo são bem melhores, porque elas tem um índice maior de rejeição ou distúrbios canino? Um produto superior terá um menor desvios quando utilizados. estas rações top de linha vendem menos, tem mais reclamações e relatos de distúrbios e se adaptam a sistemas digestivos dos melhores. O certo não seria o contrário? Parece que estamos pegando a exceção e transformando na regra. Tem coisa que não está cheirando bem em toda esta história e não é o coco da minha pastorzinha rsrsrsrsrs

Outra coisa, minha irmã troca de ração com troca de roupa, ora compra Premier, depois que acaba compra Hills e na outra vez RC. Quando acaba uma ela vai e compra a outra, dá a nova ração para o cachorro sem nenhum processo de transição entre as rações, sabe o que muda na pelagem, fezes ou no crescimento........nada. Comecei dando Golden mega para filhotes, crescimento, fezes e pelos muitos bons, passei para e PremieR e não vi diferença significativas que justificassem os 50 reais a mais pagos num pacote de 15Kg Tem ainda o relato do rapaz que criou o tópico que não esta vendo diferença significativa quando trocou a Proplan pela Acana. Não sei disser se a diferença entre estas rações melhores se dará a longo prazo...já que tem muitos bons resultados, tanto do ponto de vista da saúde ou da longevidade, de pessoas que sempre utilizaram RC com seus cães.
ruivt
Membro Veterano

segunda nov 23, 2015 9:38 am

Attila_portugues Escreveu:
ruivt Escreveu:Achei os grãos quando abri a saca, demasiado duros. Fui ver os da saca de um amigo que usa acana, e sao iguais. Não são duros tipo pedra, mas são bem mais duros que os proplan (que parecem um biscoito de bolacha oreo com excelente cheiro e textura). Mas lá está... a Proplan usa aromatizantes que so fazem mal, daí o bom sabor.
Também reparei nisso, mas de outra perspectiva, experimente por em agua um grão de proplan e outro da acana. =P

o que acontece quando coloca ambas em agua?

eu dou a ração seca, não misturo com agua (os meus pais sempre fizeram isso com os labradores, mas eu vejo grandes vantagens).
ruivt
Membro Veterano

segunda nov 23, 2015 9:42 am

surprisedog Escreveu:Acha uma semana pouco para fazer transição entre rações? :? :?
não acho pouco.. mas pelo que tenho lido, quando são rações com ingredientes muito diferentes, convem ser mais demorado.

Pelo que o vet me disse (e ja li isto em varios foruns internacionais), se fosse trocar de uma RC para ProPlan, ou se fosse trocar de uma gama de supermercado para outra gama de supermercado, uma semana basta e secalhar nem é preciso. Isto porque é tudo basicamente a mesma coisa. Muda a embalagem. Agora quando trocamos uma ração à base de cereais, com bastante trigo, milho, glutens, e afins, para uma ração à base de carnes e leguminosas, é uma diferença bastante "agressiva" e que deve ser gradual. Mas isto são recomendações. Há muita gente que troca de um dia para o outro sem problemas. O meu colega fez a transição em 4 ou 5 dias, e zero problemas. Mas a minha como tem sido um pouco esquisita com as rações, preferi fazer assim.
surprisedog
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

segunda nov 23, 2015 1:14 pm

São todas bastante parecidas. Acaba por ser mesmo uma questão de confiança na marca... :o
Responder

Voltar para “Cães”