Caça ou não eis a questão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
amoc
Membro
Registado: segunda mar 06, 2006 4:41 pm

terça mar 07, 2006 3:09 pm

FBC Escreveu:
Os animais que por norma s~~ao caçados: javalis, coelhos, perdizes, etc, s~~ao animais que na natureza, sao frequentemente presas de outros animais, por isso reproduzem-se muito porque 90% deles sao mortos no 1º ano de vida. Estes animais estao preparados, fisica e psicologicamente, para estar sempre alerta (e quase sempre a fugir) dos predadores (um coelho, por exemplo, vive com um olho na comida e outro nos predadores) e estao preparados para viver assim porque a natureza os "talhou" assim, nao estao ´´e preparados para viver numa coelheira.
Por acaso a grande maioria de caçadores que conheço sao tabem os maiores ecologistas que conheço; a começar pelo maior ecologista "conhecido" de todos os tempos (do meu ponto de vista), o Felix Rodriguez de La Fuente que foi desde sempre um falcoeiro apaixonado.

A caça ´´e a maneira mais justa (do ponto de vista dos direitos dos animais), mais natural e menos cruel de nos alimentramos
Os cães não foram preparados para viver em nossas casas. Tal como os pássaros, ratos, chinchilas, peixes, etc… Mas é um facto que é graças ao estarem em nossa casa que muitas espécies deixaram de estar em vias de extinção. E se criados em condições, a média de vida destas espécies aumente significativamente.

Se todos resolvêssemos pegar na espingarda e ir caçar para comer, para deixar os animaizinhos viver ao ar livre felizes e saudáveis, á muito que andávamos a comer terra.
Nem que quiséssemos poderíamos deixar todos os animais viver livremente.
Acho que é uma pena os animais de aviário não poderem conhecer o que é viver em liberdade. Mas ao menos podemos deixar os que vivem em liberdade, vive-la em paz.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça mar 07, 2006 3:25 pm

amoc Escreveu:Acho que é uma pena os animais de aviário não poderem conhecer o que é viver em liberdade.
Acha que é uma pena? Meu Deus amoc, já viu bem como estes animais são criados? É inumano. E as pessoas comem-nos e a grande maioria nem pensa no suplicio em que aquele animal viveu toda a sua vida. Já visitou um matadouro?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
amoc
Membro

terça mar 07, 2006 4:26 pm

Sim LuMaria. Por isso é que há cada vez mais pessoas que gostam de animais a tornarem-se vegetarianos. E muitas outras que tentam.
Ninguém pode criticar outra pessoa que defende os animais e que come carne. Porque não é fácil tornarmo-nos vegetarianos. Primeiro porque incutiram desde muito cedo a carne e o peixe a essa pessoa, depois porque toda a família come carne e acaba porque puxar essa pessoa para comer também, e depois é preciso alguns conhecimentos para conjugar os alimentos sem prejudicar a saúde. E alguma prática a cozinhá-los.
Para que não tem apoio de outro vegetariano não é fácil.

As pessoas que comem carne não têm culpa que maltratem os animais até ao abate. Os governantes é que deveriam fazer alguma coisa. Pode-se comer carne e causar o mínimo de sofrimento (físico e psicológico) aos animais.
Essas pessoas comem carne porque assim foram habituadas e porque não é fácil abandonar hábitos. Os hábitos demoram a mudar, mas mudam. É o que está a acontecer. Existem cada vez mas vegetarianos. Tudo a seu tempo...

E quem nunca ouviu o ditado: quem não vê não peca? Quem gosta de animais e come carne, se tivesse que lidar no dia a dia com estas situações (aviários e matadouros), das duas uma, ou ficava insensível ou deixava de comer carne. O ouvir falar é uma coisa, o ver ao vivo e a cores é outra totalmente diferente. Na caça é ao vivo e a cores. É preciso matar e esfolar o animal para comer. No talho não. Quer se queira quer não, não é a mesma coisa. É preciso alguma frieza para se matar (seja pessoa ou animal). Como disse mais atrás, as pessoas que gostam de animais tivessem que matar para comer, bem que viravam mesmo vegetarianos á força.

A criação de animais em aviários é inevitável. Seria impossível o contrário.
Não é por haver caça que vai deixar de haver aviários.
Se os aviários e matadouros nunca vão deixar de existir (pelo menos enquanto as pessoas comerem carne), e se esses animais que vão lá parar não vão deixar de continuar a sofre, não é por isso que vamos achar que a caça está muito bem e que é muito melhor. Se ao menos uns sofrem, vamos deixar os que estão em liberdade continuarem com ela e evitar mais sofrimento.
LuMaria
Membro Veterano

terça mar 07, 2006 4:39 pm

amoc Escreveu:E quem nunca ouviu o ditado: quem não vê não peca? Quem gosta de animais e come carne, se tivesse que lidar no dia a dia com estas situações (aviários e matadouros), das duas uma, ou ficava insensível ou deixava de comer carne. O ouvir falar é uma coisa, o ver ao vivo e a cores é outra totalmente diferente
A isto chamo hipocrisia.
E a propósito, eu não como carne.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
amoc
Membro

terça mar 07, 2006 5:08 pm

LuMaria Escreveu:
amoc Escreveu:E quem nunca ouviu o ditado: quem não vê não peca? Quem gosta de animais e come carne, se tivesse que lidar no dia a dia com estas situações (aviários e matadouros), das duas uma, ou ficava insensível ou deixava de comer carne. O ouvir falar é uma coisa, o ver ao vivo e a cores é outra totalmente diferente
A isto chamo hipocrisia.
E a propósito, eu não como carne.
Então se chama hipocrisia, chama mal.

Hipocrisia = impostura, fingimento; manifestação de virtudes ou sentimentos que realmente se não tem.

As pessoas de que gostam dos amimais têm um sentimento verdadeiro. Hipocrisia seria fingimento, seria dizer que gostam muito e matá-los.
Como expliquei mais acima não é fácil mudar hábitos. A LuMaria se não come carne e se nunca comeu, não sabe o que isso é. Se já comeu também passou por um processo de mudança e se não teve apoio nenhum deve saber que não é assim tão simples e fácil. E aquelas pessoas que em crianças sempre foram habituadas a comer carne, e não conseguem comer a maioria dos vegetais sem que lhe cause enjoo? Nem toda as pessoas conseguem comer á primeira soja e tofu por exemplo.
Beringelas, brócolos, nabos e couve-flor, etc… não são alimentos que agradem a todos. O corpo leva tempo a habituar-se. Para além disso é preciso saber cozinhar todos estes alimentos para que fiquem saborosos. É preciso saber conjugá-los. Saber o que comer, quando comer e quanto comer.

O que quis dizer com o excerto que citou, é que quando somos confrontados com a realidade, quando vivemos certas coisas pessoalmente, torna-se mais fácil fazer certos actos que não faríamos em situações normais.
LuMaria
Membro Veterano

terça mar 07, 2006 5:41 pm

amoc Escreveu:As pessoas de que gostam dos amimais têm um sentimento verdadeiro. Hipocrisia seria fingimento, seria dizer que gostam muito e matá-los.
Explique-me a diferença entre matar e comprar já morto, tendo por base o gostar muito de animais, por favor.
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça mar 07, 2006 5:59 pm

amoc Escreveu: Não, não são separados dos filhos. As aves por exemplo nem chegam a conhecer os filhos. Portanto não passam por esse trauma. Os coelhos só são separados dos pais quando estão totalmente desmamados.
Trauma? Sabe, os animais não são pessoas e não têm o mesmo lote de sentimentos que nós.

Experimente tirar a uma coelhar um recem-nascido e matá-lo à frente dela. Acha que vai ficar com um trauma? A chorar?

Já assistiu de certeza a um leão capturar, matar e devorar um gnu ou uma zebra. 20 metros à frente desse cenario encontra-se manada do falecido gnu, a pastarem calmamente. A mãe desse gnu, o pai, os avôs e restantas estãoperturbados? Nop ... apenas a comer para se fortalecerem.

O instinto dos animais selvagens apenas os impele a sobreviver e reproduzir.

amoc Escreveu: Os cães não foram preparados para viver em nossas casas. Tal como os pássaros, ratos, chinchilas, peixes, etc…
LOL ... ai não?

Então qual a diferença entre animal domestico ( cão) e animal selvagem (javali, pe)?

Respeito a ideologia de que realmente não se deva caçar, e confesso que não qual a "piada" de se estar um dia inteiro a matar tordos e voltar para casa com 20 passaros mortos ... isso para mim é desumano, as simple as that.

Agora caçar com regras, sobre certos principios, não vejo qual o problema. É uma luta justa entre presa e predador.

E volto a referir, mais justo é matar e comer um perdiz selvagem do que irmos ao talho comprar um frango que nunca sentiu o calor do sol.

Os caçadores maltratam os cães? Sim, é uma verdade, e também acredito piemente que a grande maioria realmente os maltrate (amarrados o dia todo, apenas saiem para caçar). Mas também acredito, mais piemente ainda, que existem caçadores, que têm o cãozinho não só para caça, mas especialmente como companheiro.

Custa-lhe a acreditar? Facil, pode vir visitar e ver em que condições vivem os meus cães.
Se quiser tambem pode nos acompanhar numa jornada de caça ... fica aqui o convite.

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
amoc
Membro

terça mar 07, 2006 6:36 pm

LuMaria Escreveu:
amoc Escreveu:As pessoas de que gostam dos amimais têm um sentimento verdadeiro. Hipocrisia seria fingimento, seria dizer que gostam muito e matá-los.
Explique-me a diferença entre matar e comprar já morto, tendo por base o gostar muito de animais, por favor.

Acho que até uma criança consegue perceber a diferença. Mas tudo bem.
Matar implica escolher o animal, pegar numa arma (espingarda, faca, pau) e fazer sofrer o bicho á frente da pessoa que o faz, vê-lo morrer e gemer. É a própria pessoa que lhe causa esse sofrimento. Comprar já morto não é preciso presenciar o sofrimento. Matar significa ter sangue frio para o fazer. Uma coisa não tem nada, mas mesmo nada haver com a outra. Quantas pessoas que comem carne seriam capazes de entrar num matadouro sem ficarem incomodadas?

Olhe LuMaria. Eu tenho 25 anos e sempre comi carne até á bem pouco tempo.
Quem me conhece sabe bem o quanto eu gosto dos animais. Sempre fui olhada como anormal pelas pessoas que me rodeiam. Embora também gostem não é de uma forma “exagerada” como eu (como gostam de dizer). Eu diria antes que simpatizam…
Só eu sei o que passei para deixar, e o que tenho passado para não comer carne. Porque sempre fui habituada de criança a fazê-lo. Fui preparada e ensinada para cozinhar carne. E a conjugar a minha alimentação com a carne e o peixe. Não fui preparada para ser vegetariana. Não tenho nenhum amigo próximo, nem familiar que seja vegetariano. Portanto sei bem o que certas pessoas passam para o conseguir.
O meu marido é bem carnívoro, bem como toda a minha família. Acha que é assim tão fácil e simples?
No entanto se á um ano atrás me tivessem dito, olha se queres continuar a comer carne tens de matar a galinha. Pode ter a certeza que ela hoje vivia cá em casa e até já estava baptizada e tudo.
Desde criança nunca consegui presenciar os meus avós a matar um animal, nem gostava de saber que o iam fazer. Quando o faziam e eu sabia, só eu sei o que sofria. Fiz muitas birras e chorei muitas vezes para não comer uma galinha ou um coelho que eu conhecia (do quintal deles). Quantas vezes ficaram no prato…apesar de algumas bofetadas.
Já do talho nunca me fez impressão porque não os conheci e sempre foi prática corrente.
As coisas não são assim tão simples.
LuMaria
Membro Veterano

terça mar 07, 2006 6:44 pm

amoc Escreveu:Matar implica escolher o animal, pegar numa arma (espingarda, faca, pau) e fazer sofrer o bicho á frente da pessoa que o faz, vê-lo morrer e gemer. É a própria pessoa que lhe causa esse sofrimento. Comprar já morto não é preciso presenciar o sofrimento.
Cá está, hipocrisia. Ou seja, existem os maus que nos prestam o serviço de matar animais para os podermos comer isentos de qualquer culpa. Eu não sou má, não matei. Estou a comer, mas porque alguém foi mau.

Amoc, não tenho familiares vegetarianos mas sou muito dona dos meus actos, quando deixei de comer carne limitei-me a deixar de o fazer. Quem gosta gosta, quem não gosta paciência. Ouvi muitas opiniões, ouvi todas com toda a atenção, mas quem decide sou eu. Não vejo onde está o trauma.

Já vi que não consegue responder à minha questão. Paciência ;)
amoc
Membro

terça mar 07, 2006 6:59 pm

CindelP Escreveu:

Trauma? Sabe, os animais não são pessoas e não têm o mesmo lote de sentimentos que nós.

Experimente tirar a uma coelhar um recem-nascido e matá-lo à frente dela. Acha que vai ficar com um trauma? A chorar?

Já assistiu de certeza a um leão capturar, matar e devorar um gnu ou uma zebra. 20 metros à frente desse cenario encontra-se manada do falecido gnu, a pastarem calmamente. A mãe desse gnu, o pai, os avôs e restantas estãoperturbados? Nop ... apenas a comer para se fortalecerem.

O instinto dos animais selvagens apenas os impele a sobreviver e reproduzir.

Então acho que a CindelP não anda a ver tanta vida selvagem como eu.
Vejo as gazelas e as zebras a afastarem-se e a zurrarem como que chamarem pelos filhos. Não me parece que seja indiferente. Inclusive vi uma reportagem exclusivamente de uma gazela que assim que perdeu o filho chamou dia e noite (como uma espécie de choro) e no dia seguinte tentava adoptar os filhos das outras.
Vi também a reportagem de uma leopardo a quem um macho lhe matou os filhotes e esta chorou durante duas semanas (principalmente á noite) e recusou-se durante dias a abandonar os filhotes mortos. Mais tarde passou a adoptar gazelas bebés perdidas das mães (até outros leopardos as apanharem e comeram).

Os animais sentem amor, tristeza, alegria, medo tal como nós. Não cuidam dos filhos simplesmente pela reprodução. Claro que há o instinto da reprodução mas também há amor, e sentimento de tristeza a quando da perda. Quem vive de perto com eles e os tenta compreender sabe bem disso.

Realmente na vida selvagem não é muito comum vermos estas atitudes. Mas isso é porque geralmente que faz a reportagem geralmente está mais preocupado em seguir a vida do caçador do que em mostrar a vida da mãe gazela que perdeu o filhote. A maioria dos documentários centra-se no caçador. Só quando á documentários a falar de uma presa em especial é que se apercebe estas situações.
CindelP Escreveu:
LOL ... ai não?

Então qual a diferença entre animal domestico ( cão) e animal selvagem (javali, pe)?
Escrevi isto pela mesma lógica. Se os frangos e as vacas não foram preparados para viver com o homem os cães também não.
amoc
Membro

terça mar 07, 2006 7:18 pm

LuMaria Escreveu:
amoc Escreveu:Matar implica escolher o animal, pegar numa arma (espingarda, faca, pau) e fazer sofrer o bicho á frente da pessoa que o faz, vê-lo morrer e gemer. É a própria pessoa que lhe causa esse sofrimento. Comprar já morto não é preciso presenciar o sofrimento.
Cá está, hipocrisia. Ou seja, existem os maus que nos prestam o serviço de matar animais para os podermos comer isentos de qualquer culpa. Eu não sou má, não matei. Estou a comer, mas porque alguém foi mau.

Amoc, não tenho familiares vegetarianos mas sou muito dona dos meus actos, quando deixei de comer carne limitei-me a deixar de o fazer. Quem gosta gosta, quem não gosta paciência. Ouvi muitas opiniões, ouvi todas com toda a atenção, mas quem decide sou eu. Não vejo onde está o trauma.

Já vi que não consegue responder à minha questão. Paciência ;)
A LuMaria é que não consegue entender a resposta. ;) Não posso fazer mais nada...
Volto a dizer-lhe o significado de hipocrisia, sentir uma coisa e demonstrar outra.
Estará a quer fazer querer que todas as pessoas que comem carne seriam capazes de matar? Considera a mesma coisa?
Se está a querer dizer que todas as pessoas que comem carne não gostam de animais (porque contribuem para a morte e sofrimento dos mesmo), então não á ninguém no mundo que goste da animais. Somos todos uma cambada de hipócritas. Os animais são usados para inúmeras coisas, desde sapatos passando por champôs, cremes, fios, roupa, e outras que nem ao diabo lembra.

Acho que a LuMaria não percebeu o que quis dizer. Claro que cada um é responsável pelos seus actos. E quando se tem pelo menos 20 já se tem idade para se perceber o que é certo do errado e que o queremos da vida.
O que quero dizer em não ter familiares ou amigos vegetarianos é que não temos quem nos ensine. Depois temos sempre que cozinhar separado. Nos dias de hoje já temos tão pouco tempo ainda é mais esse.
Zahira
Membro Veterano
Registado: quarta mai 25, 2005 6:43 pm

quarta mar 08, 2006 1:34 am

A Zahira sabe que isso é impossível. Para isso teria de ser mosca e ir a casa de todos, e ver como são quando não estou lá. Ser mosca e acompanha-los á caça e ver onde, como, e quando o fazem. Saber como tratam os animais que lhe vêm parar ainda vivos ás mãos, e o que fazem com os animais que caçaram.

A Zahira já experimentou chamar a atenção a um criador de vão de escada? Acha que esse criador lhe vai dizer: - Sim senhora tem toda a razão…. Não! vai dizer que você tem a mania, e que os cães dele são muito bons e muito bem tratados, e com um bocado de sorte ainda a insulta.
Pois… Também nunca vi nenhum caçador a dizer mal de si próprio.
Amoc, não fale do que não sabe. Quando lhe digo que apresento alguns é porque são pessoas com quem convivo diariamente e com quem já cheguei a ir á caça centenas de vezes por isso conheço muito bem os seus habitos em relação ao assunto.
Também concordo. Mas a origem de ter a cadela é a caça. Se ele não fosse caçador não teriam a cadela e talvez ela tivesse mais sorte…
Outra afirmação feita sem conheçimento de causa. Quem lhe disse a si k a origem de ter um cão, não cadela, é a caça? Não sei se sabe o Perdigueiro é um cão com instinto de caçador, mesmo k nunca tenha ido á caça não perde esse instinto. A questão foi juntar o util ao agradavel, um cão de companhia e de caça. Teria mais sorte? o que sabe voçe da sorte do meu cão? Mais uma vez lhe digo, nunca fale de um coisa sem conhecimento de causa
ambém respeito a vossa. Como disse sou neta de um caçador, o qual contribuiu muito para a minha má impressão pela caça. Mas não é por isso que deixo de gostar dele. Ele tem os defeitos dele e eu os meus.
Felizmente que nem todos os caçadores são como o seu avô :roll: Pelo menos os que eu conheço.
O meu marido é bem carnívoro, bem como toda a minha família
Agora pergunto eu....como é que uma pessoa tão defensora dos animais que passou a vegetariana, consegue cozinhar carne para o marido? :o não tem pena do animal que foi morto, por alguem não por si claro :roll: , k cozinha para ele? ou ele vai jantar ao restaurante todos os dias? :o

Já agora só uma observação: Toda a caça que o meu marido apanha é comida, seja cá em casa, seja em associações de crianças ou de 3ª idade, pois, como já disse a unica caça que como é perdiz e javali, o resto vais para essas instituições. Não só o que o meu marido caça como tb o que os amigos caçam, pois eles no fim do dia de caça, juntam a caça e entregam nas associações. Agora pode dizer sim senhora que eles caçam por divertimento, mas é um divertimento deles que causa muita alegria a certas pessoa

Já agora para ter uma ideia do que se come..

http://www.themeatrix.com/portuguese/

Depois diga-me se vale ou não a pena caçar

;)
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

quarta mar 08, 2006 1:40 am

Acho que é uma pena os animais de aviário não poderem conhecer o que é viver em liberdade. Mas ao menos podemos deixar os que vivem em liberdade, vive-la em paz.
Pois, mas por cada javali que se come (que viveu em liberdade) é menos um porco que se come (que viveu em cativeiro em condições que todos nós conhecemos) e se a caça ao javali aumentar, como tem acontecido nos ultimos anos, a criação de porcos diminui ( se num restaurante pedir javali já não pede porco). è claro que não é possivel (infelizmente) deixarmos de comer porcos e alimentarmo-nos só de javalis caçados.
Eu, pessoalmente, tento comer sempre animais caçados ou criados em semi liberdade.
Mas ainda há outra questão: animais como os Javalis, coelhos, etc estão, por natureza, adaptados a ter um grande nº de predadores e quando essa quantidade de predadores falha podem acontecer alguns desiquilibrios caso não sejam caçados.
No caso dos coelhos, há umas doenças que os reduzem drasticamente e estas doenças actuam com mais eficiencia quando o nº de coelhos é elevado (de certeza que é melhor morrer com um tiro do que com Mixomatose).
No caso dos javalis, não sei muito bem o que aconteceria caso não fossem caçados, mas no minimo um desastre ecológico com algumas dimenções e um grande prejuizo na ecónomia agricula e em ultimo caso começariam a morrer de fome.

Quantos aos cães, não há nada que um cão de caça goste mais do que caçar ( e mesmo muitos cães que não são considerados de caça)
LuMaria
Membro Veterano

quarta mar 08, 2006 10:02 am

amoc Escreveu:Estará a quer fazer querer que todas as pessoas que comem carne seriam capazes de matar?
Todos nós somos capazes de matar! Até eu que deixei a carne. Chama-se instinto de sobrevivência. Até carne humana já se comeu para salvar a propria vida.
Quando é a nossa vida que está em jogo, é o animal que nós somos que nos salva. Sentiria-me profundamente idiota, se morresse à fome porque não sou capaz de matar.

Quanto a ter preguiça de aprender a comer sem carne ou não ter paciência nem tempo para cozinhar coisas diferentes... Já ouvi desculpas bem mais válidas e menos futeis.
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

quarta mar 08, 2006 11:27 am

No meu primeiro comentário esqueci-me de referir que considero inocentes, os vegetarianos, estes sim podem atirar as pedras que quiserem.....contra os caçadores e etc.....

Aos vegetarianos fica aqui a minha vénia.... ( eu não sou ) quem sabe um dia!!
:lol:

Especialmente os activistas da PETA e suas subsidiárias que libertam coelhinhos dos laboratórios à bomba e etc e tal...
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
Responder

Voltar para “Cães”