Cocker Spaniel Ingles!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
InesVaz
Membro
Registado: quarta fev 07, 2007 1:15 pm

quinta out 11, 2007 12:06 pm

N sei quem é o membro cocker, mas sei o que era um forúm exterior à arca ...
Aqui só estão os verdadeiros apaixonados da raça que não teve direito a um forúm da raça como as outras...
Última edição por InesVaz em terça out 30, 2007 10:01 am, editado 2 vezes no total.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta out 11, 2007 12:12 pm

Não há moderadores neste tópico? claro que há, neste e nos outros todos, mas quem lhe deu essa ideia?
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
haradwater
Registado: quinta set 01, 2005 2:50 pm

quinta out 11, 2007 12:42 pm

Olá Ines
Realmente no caso da rapariga , o cao dela está livre de displasia, eu só quis alertar que a displasia nos cockers é muito mais comum do que pensam, sou criadora há 14 anos ,sei bem do que estou a falar, apesar de só criar particolores e destes estarem livres, doenças todos podem ter, é uma verdade e quando se cria podemos ir buscar até há 5º geraçao , por isso temos que estudar algums pedigrees antes de colocarmos um cao novo na nossa linha, mas esta conversa daria muito que falar, e para já nao é isso que se pretende.
De qualquer forma as doenças heriditárias da nossa raça são:
Displasia de Anca ; PRA ; FN.
Temos sempre muito que procurar para não colocarmos nenhum cão que seja portador ou que tenha alguma dessas doenças, e mesmo assim não é totalmente certo.
Ser CRIADOR dá muito TRABALHO.....

Beijinhos
Sonia
rimbila
Membro
Registado: sábado fev 10, 2007 4:30 am

quinta out 11, 2007 12:46 pm

InesVaz Escreveu:
haradwater Escreveu:Olá Ines
Nao tenho intervido neste forum, mas venho só clarificar uma coisa, a displasia , nao existe só em raças grandes, existem muitos cockers com displasia, havendo mais incidencia nos sólidos, nao tendo conhecimento em particoloresm, mas se continuarem a misturar as cores ,mais dia , menos dia , todos terao, se os animais estiverem testados nada disso acontecerá,mas isso será da responsabilidade de cada criador
Sonia Marques
Cockers Haradwater
Olá Sónia, o q eu disse foi:
Todos os cães podem ter todas as doenças....
Contudo, a displasia da anca é uma doença que afecta principalmente os cães de grande porte que, como é óbvio, não é o caso do cocker...
A Sara (que pôs a questão) é nova ainda, a única coisa que tentei foi que ela não se preocupasse demais com esse assunto porque realmente, no caso dela, não vale a pena. E tal como a Sónia referiu, a criadora onde ela vai comprar o cão é de total confiança em relação a esse problema.

Sendo a displasia uma doença hereditária cada criador deverá realmente ter consciência se deve ou não fazer os testes... penso que, no caso de nunca ter aparecido, durante anos, um animal com displasia, os testes não se justificam.
Totalmente livre de problemas ninguém está, os cockers são é mais susceptíveis a outros problema que não a displasia.... foi só isto que eu quis dizer.
A displasia afecta com mais frequencia cães de grande porte,mas como disse a Sonia tambem afecta os cockers,principalmente os sólidos(depois de mta pesquisa ainda nao consigo explicar a razao desta incidencia versus a fraca incidencia nos ruao).
As doenças geneticas que podem afectar o cockers,e que em muitos paises estrangeiros já se fazem o despiste,(em Portugal ainda nao se fazem todos)são a displasia da anca,nefropatia hereditaria ou familiar,atrofia progressiva da retina(PRA),cataratas,glaucoma,ectropium e entropium.
Tirando as doenças geneticas,como todos sabem,tem tendencia a fazer otites com frequencia,a sofrerem de obesidade,terem problemas dermatologicos,como seborreia,etc..

Portanto Sara,a escolha do criador,foi muito importante,porque os bons criadores não usam no seu plano de criaçao um cão que grau de displasia superior a B,não usam cães com glaucoma,cataratas,ectropium e entropium ou portadores.

Agora que a displasia da anca afecta o cocker é um facto(em pequeno numero comparativamente aos caes de grande porte),contudo ainda não é obrigatorio o despiste no plano de criaçao nem constar o seu grau no LOP dos progenitores.

Sara relaxa,goza o teu cachorro porque tudo irá estar perfeito com a saude dele.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta out 11, 2007 1:19 pm

Olá a todos.

Vejam lá se não alteram a data do encontro de Sábado para Domingo 28 porque domingo esse mesmo espaço vai ser tomado de assalto por uma horda de Dogues Alemães!! :D

Cumprimentos a todos e parabéns à Sarita por FINALMENTE ter decidido qual a raça do seu futuro companheiro!
rimbila
Membro

quinta out 11, 2007 1:31 pm

Sónia,como criadora que é e como anda por aqui,gostava de lhe fazer duas perguntas,se não se importar.

Falamos em displasia da anca,encontrei inumera informaçao e a Sonia tambem o disse,que os sólidos são mais propensos a sofrer de displasia do que os particolores.Só que eu ainda nao consegui perceber o porquê..Nem a razão genetica de tal propensao dos solidos em detrimento dos parties.Consegue me explicar?

Outra duvida,falou no cruzamento de solidos com parties e nos danos que isso acarreta nomeadamente da passagem do gene displasico para os particolores.Mas será que estes cruzamentos nao tem mais vantagens do que o inconvenientes(como a displasia)?
Quando falo em cruzamentos,refiro me aos feitos por criadores internacionais de renome,porque cá em Portugal ainda não é mto vulgar a não ser os feitos por criadeiros de vão de escada,em que as marcaçoes saem todas maravilhosamente desatrosas.
Entao pergunto se cães solidos e parties cujo despite da displasia esteja feito,não podem cruzar(com pedigrees estudados),no objectivo de fornecer aos parties da ninhada uma estrutura ossea mais forte,um pêlo mais grosso,brilhante e melhores angulações?

Em visita a sites estrangeiros,vi imensos criadores reconhecidos como Travis,Manacas,Secorcan,NorthWorth que fazem esse tipo de cruzamentos e as ninhadas obtidas são de grande qualidade,na sua opinião porque é que ainda não são muito comuns em Portugal este tipo de cruzamentos?

Obrigado pela atenção!!Estou em maré de aprender o mais possivel sobre a raça cocker spaniel ingles e toda a ajuda é bem vinda!!!

Sara
haradwater
Registado: quinta set 01, 2005 2:50 pm

quinta out 11, 2007 5:18 pm

Olá Rimbila
Coloca-me 2 questoes, do qual uma delas nao a consigo explicar, já falei com inumeros criadores inclusive ingleses e nao cheguei a conclusao nenhuma, nao sei o porque da maior incidencia da displasia nos sólidos, quanto ao cruzamento das 2 cores, acho que depende da opiniao de cada criador, cada um saberá o que é melhor para o seu canil, eu nao digo desta água nao beberei, mas nao faz parte do meu plano de criaçao
Sabia que para registar na Alemanha, uma ninada de partis com sólidos tem de pedir autorizaçao ao clube?, por alguma coisa será.
Ei sei de criadores, e como muito bem disse inclusivé a criadora do meu cao, que o fazem e sao bem sucedidos, eles lá sabem o que andam há procura e vai da responsabilidade de cada um, e até saem bons caes , fala-me de melhores angulaçoes, tambem as temos se souber fazer o cruzamento certo e escolher o melhor cao, que a dificuldade é saber escolher um cao ainda em bébé, realmente o pelo dos pretos em regra geral tambem deveria ser melhor, mas eu nao me queixo , pois os meus caes tem muito pelo
Portanto como eu disse depende de quem o faz e nao critico, cada um sabe de si, há-de ver quantos criadores ingleses o fazem,geralmente eles nao os misturam, e o nivel de sólidos deles é bem mais elevado que os partis, atençao isto a meu ver....., portanto podiam facilmente os juntar, mas nao o fazem
Éum assunto que depende da opiniao pessoal de cada criador e de cada pessoa que o faz, traz vantagens e desvantagens para quem o faz , mas fica ao critério de cada um
Cumprimentos
Sonia
Teffie
Membro Veterano
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm

sexta out 12, 2007 6:38 pm

Infelizmente só tive tempo de ler as vossas recomendações 5 feira, e a Teffie já vez a tosquia, a senhora perguntou se queria fazer um corte típico do cocker ou cortar tudo, melhor dizendo deixar o cão praticamente "careca", eu fiquei admirada e a senhora disse que muita gente preferia um cocker "careca", para não largar pelo e etc... :o mas cada um tem a sua opinião, ela cortou o dorso, a cabeça, as patas com a maquina e deixou as franjas da barriga, das patas, deixou aquela "saia" no meio das patas de trás(mas fui eu quem pediu isso, não sei se fiz bem em deixar, mas aquela "saia" fica lhe tão bem), das patas da frente e cortou um pouco o pelo das orelhas...agora ta um pouco mais curto....a Teffie teve de levar um calmante porque não parava quieta, ela tinha imenso medo da maquina... :wink: Se eu soube se que o pelo do dorso cortava se com uma navalha íamos a outro sitio mas agora o mal ta feito!! :?

Ja agora alguém aqui do Porto podia me aconselhar um sitio onde possa fazer uma tosquia bem feita(assim vou la na próxima vez), e diga o preço!!

A Teffie já pesa 11Kg e vai fazer um ano este mês, acham que é um bom peso??

:wink: A minha cadela foi cruzada com um solido e um particolor, preto solido com uma mancha branca no peito e azul ruao, li na net que não se pode fazer esse tipo de cruzamentos.....e a Teffie nasceu com a cor predominante solida, mas tem umas marcas brancas na ponta dos dedos das patas de trás, e na barriga no meio das patas de trás, mas como só queria a Teffie para companhia(não quero fazer criação, nem ir a exposições) não me importei e comprei a na mesma e não estou arrependida, ela é uma excelente amiga!! :D O pelo dela é forte e cresce depressa, o problema foi k a senhora da tosquia cortou aquilo e agora ta um pouco curto... :? lol!
Rickardo
Membro
Registado: domingo jul 13, 2003 5:54 pm

sexta out 12, 2007 7:12 pm

NUNCA se deve administar qualquer medicação a menos que seja extremamante necessario, e calmantes para tosquia são bem dispensaveis. Pelo menos foi um veterinario que administrou o farmaco?

Essa tosquia é a chamada tosquia de cocker, mas tem tudo menos de tipica da raça. É muito normal os cães terem medo da maquina, não estão habituados e aquilo faz um barulho irritante e vibra e isso incomoda-os muito, mas o que se deve fazer primeiro e mostar a maquina ao cão deixa-lo cheirar paar ver que não constitui nenhum perigo para ele, e mesmo assim é muito normal eles ficarem irriquietos durante a tosquia principalmente a primeira vez, na minha opinião é indispensavel a presença e participação do dono para o cão ficar mais calmo e com o tempo ele habitua-se as tosquias.

Mas mesmo que não se habitue os calmantes não são a solução, nunca deixe fazerem isso, e sempre aconselhavel o dono estar presente durante todo o processo (a menos que sejam alguem de confiança e o cão aceite isso).
rimbila
Membro

sexta out 12, 2007 8:53 pm

haradwater Escreveu:Olá Rimbila
Coloca-me 2 questoes, do qual uma delas nao a consigo explicar, já falei com inumeros criadores inclusive ingleses e nao cheguei a conclusao nenhuma, nao sei o porque da maior incidencia da displasia nos sólidos, quanto ao cruzamento das 2 cores, acho que depende da opiniao de cada criador, cada um saberá o que é melhor para o seu canil, eu nao digo desta água nao beberei, mas nao faz parte do meu plano de criaçao
Sabia que para registar na Alemanha, uma ninada de partis com sólidos tem de pedir autorizaçao ao clube?, por alguma coisa será.
Ei sei de criadores, e como muito bem disse inclusivé a criadora do meu cao, que o fazem e sao bem sucedidos, eles lá sabem o que andam há procura e vai da responsabilidade de cada um, e até saem bons caes , fala-me de melhores angulaçoes, tambem as temos se souber fazer o cruzamento certo e escolher o melhor cao, que a dificuldade é saber escolher um cao ainda em bébé, realmente o pelo dos pretos em regra geral tambem deveria ser melhor, mas eu nao me queixo , pois os meus caes tem muito pelo
Portanto como eu disse depende de quem o faz e nao critico, cada um sabe de si, há-de ver quantos criadores ingleses o fazem,geralmente eles nao os misturam, e o nivel de sólidos deles é bem mais elevado que os partis, atençao isto a meu ver....., portanto podiam facilmente os juntar, mas nao o fazem
Éum assunto que depende da opiniao pessoal de cada criador e de cada pessoa que o faz, traz vantagens e desvantagens para quem o faz , mas fica ao critério de cada um
Cumprimentos
Sonia
Olá Sónia,muito obrigado pela resposta.

Em relação a minha primeira dúvida,tambem não encontro justificação para a maior incidencia da displasia em sólidos do que em parties.Continuo a pesquisar sites e a consultar livros de genetica animal na esperança de encontrar resposta para a minha duvida..Editei este post porque acho que não é necessario voltar ao assunto,mas só queria acrescentar que em conversa com um prof de ortopedia do ICBAS,me foi dito que a incidencia em parties e solidos é exactamente a mesma,que podia confirmar no site www.offa.org e que se tratava de um mito de criador..Depois de consulta do site nao descobri nada de relevante,portanto nao sei se concordarei com a posição do vet,ou se continuarei a pesquisar sobre o assunto..

Em relação ao cruzamento de solidos e parties,concordo em parte com o facto de ser melhor ir pelo seguro e não fazer o cruzamento.Mas um dia,por experiencia, irei realizar um cruzamento desse tipo,para ver se obtenho beneficios no apuramento de exemplares mais proximos do estalão.As vezes nem sempre o seguro é bom,e penso que este tipo de cruzamentos permite abrir mto a linha de criaçao e trazer beneficios aos parties
Uma coisa que me faz hesitar em relaçao a este tipo de cruzamentos é facto de os ingleses,criadores da raça e detentores de excelentes exemplares,não serem grandes adeptos,mas em contrapartida temos caes extraordinarios,no resto da Europa que resultam deste cruzamento.E para mim não restam duvidas,pelo que vejo em cruzamentos estudados os beneficios são mais que os inconvenientes.Se a unica contrapartida que me apontou pode ser resolvida com um teste de displasia feito ao progenitor solido.Acho que o maior cuidado a ter,por causa das marcaçoes da ninhada,será mesmo a selecçao de um sólido com factor partie.

Teffie Escreveu: Infelizmente só tive tempo de ler as vossas recomendações 5 feira, e a Teffie já vez a tosquia, a senhora perguntou se queria fazer um corte típico do cocker ou cortar tudo, melhor dizendo deixar o cão praticamente "careca", eu fiquei admirada e a senhora disse que muita gente preferia um cocker "careca", para não largar pelo e etc... mas cada um tem a sua opinião, ela cortou o dorso, a cabeça, as patas com a maquina e deixou as franjas da barriga, das patas, deixou aquela "saia" no meio das patas de trás(mas fui eu quem pediu isso, não sei se fiz bem em deixar, mas aquela "saia" fica lhe tão bem), das patas da frente e cortou um pouco o pelo das orelhas...agora ta um pouco mais curto....a Teffie teve de levar um calmante porque não parava quieta, ela tinha imenso medo da maquina... Se eu soube se que o pelo do dorso cortava se com uma navalha íamos a outro sitio mas agora o mal ta feito!!

Ja agora alguém aqui do Porto podia me aconselhar um sitio onde possa fazer uma tosquia bem feita(assim vou la na próxima vez), e diga o preço!!

A Teffie já pesa 11Kg e vai fazer um ano este mês, acham que é um bom peso??

A minha cadela foi cruzada com um solido e um particolor, preto solido com uma mancha branca no peito e azul ruao, li na net que não se pode fazer esse tipo de cruzamentos.....e a Teffie nasceu com a cor predominante solida, mas tem umas marcas brancas na ponta dos dedos das patas de trás, e na barriga no meio das patas de trás, mas como só queria a Teffie para companhia(não quero fazer criação, nem ir a exposições) não me importei e comprei a na mesma e não estou arrependida, ela é uma excelente amiga!! O pelo dela é forte e cresce depressa, o problema foi k a senhora da tosquia cortou aquilo e agora ta um pouco curto... lol!

Ohhhhhhh Teffie devias ter lido os nossos conselhos!!!!Nunca se deve meter a maquina no dorso do cocker...Mas agora está feito e não podes remediar..Para a proxima já sabes!!!
Uma coisa que devias ter evitado era a sedação,não é minimamente necessario,tal como o Rikardo disse devias ter estado presente para acalmar a Teffie e para lhe mostrares que a maquina não lhe ia fazer mal..
Para a proxima,vai a uma pessoa que saiba fazer a tosquia propria do cocker..A maquina só entra no triangulo do pescoço ate ao esterno,no inicio das orelhas e na parte da frente das patinhas,o resto é feito com navalhas e tesouras..O pêlo que deixaste nas patas posteriores chama se franjas e fizeste bem em não deixar cortar,ficam uns amores e é proprio do corte do cocker!!!O pêlo do abdomen que fica pendente tambem é uma caracteristica da raça e chama se saia,portanto nunca dês autorizaçao para cortar a saia ou as franjas das patas.

Em relação aos cruzamentos de sólidos e parties não serem permitidos,isso que leste é falso.Simplesmente esse cruzamento tem que ser feito por criadores com experiencia e a selecção dos progenitores tem que ser mto apurada para não nascerem filhotes com marcaçoes incorrectas nem com problemas geneticos.
Existem muitos criadores no estrangeiro que fazem esses tipos de cruzas e são mto bem sucedidos e a ninhada tem a marcaçao correcta.
Provavelmente o que aconteceu para a tua cadela ter marcaçao incorrecta foi o facto do progenitor sólido nao ter na linha parties,ou seja,só possuir gene preto ou dourado,não e não ter o gene ruão.

Em relação a tosquias aqui no Porto,não encontrei um sitio onde fizessem uma tosquia com qualidade,por isso fui a Loures e foi a Sonia que me tosquiou os meus cães!!!E confesso que ficaram um mimo!!!Estão um charme!!!!!

Para finalizar,o peso da Teffie parece me bom para a idade,que diz a veterinaria?Normalmente as femeas da raça cocker,o peso oscila entre os 11 e 13kg,mas varia mto conhecendo belos exemplares com 9/10kg,não pode é passar dos 15kg,senão está obesa!!!!!

Espero ter ajudado Teffie
Última edição por rimbila em sexta out 19, 2007 9:01 pm, editado 1 vez no total.
Teffie
Membro Veterano
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm

sábado out 13, 2007 1:15 pm

Quanto ao calmante foi o veterinário quem injectou-o, eu e o meu pai estivemos la para acalma-la mas mesmo assim ela ficava em pânico sempre que ouvia a maquina.....

Aprendi com o meu erro(que podia ter evitado), da próxima escolho melhor a pessoa para esse trabalho!!

Então e Loures é longe daqui do Porto...assim da próxima ia la, se a Srª Sónia não se importar!! :D

Pois o pai da Teffie era preto com uma gravata branca no peito, e foi comprado na Inglaterra, toda a geração era solida e ate haviam campioes de exposições, ate que o cão veio para Portugal foi cruzado com uma fêmea azul Ruao também muito linda de boas "famílias".....e nasceram caezinhos todos sólidos, mas com umas marcações erradas nas patas.... :?
Em fim comprou bons cães, mas não soube cruza los decentemente.... :cry: Mas muito lindos, e meigos!! :D

Também queria saber mais sobre a genética canina, é muito interessante!! :D
cheitor
Membro Veterano
Registado: segunda mar 26, 2007 9:53 am

sábado out 13, 2007 5:58 pm

Boas,

Então sempre está de pé o encontro de cockers para dia 27 de Outubro?
Se sim, lá estaremos!! :lol: Vai ser um espectáculo!

Já agora uma pergunta... alguém pode explicar-me como se coloca uma imagem aqui no fórum? Sou um cadito nabiça nestas coisas... Bigada...
<p>Cl&aacute;udia <a href="http://ajudaalimentaranimal.blogspot.co ... nbsp;&nbsp; <a href="http://www.a-cerca.org">www.a-cerca.org</a></p>
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

sábado out 13, 2007 6:43 pm

Cheitor,

Espreita este tópico:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=30844

Ficamos à espera das fotos :wink:
cheitor
Membro Veterano
Registado: segunda mar 26, 2007 9:53 am

sábado out 13, 2007 7:13 pm

cockinhas Escreveu:Cheitor,

Espreita este tópico:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=30844

Ficamos à espera das fotos :wink:
Obrigada pela dica cockinhas! Vamos lá ver se funciona...aqui vai o meu Apollo lindão no carro...

Imagem

Mais uma...

Imagem

Só mais esta A PRIMEIRA FOTO DO MEU MENINO quando ainda era um bebé no primeiro dia que veio para casa....

Imagem

Pronto já não ponho mais... novas fotos do Apollo no petsite... Bjocas para todos!! :D
<p>Cl&aacute;udia <a href="http://ajudaalimentaranimal.blogspot.co ... nbsp;&nbsp; <a href="http://www.a-cerca.org">www.a-cerca.org</a></p>
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

sábado out 13, 2007 7:21 pm

Lindo como um ... Deus, claro :lol:
Responder

Voltar para “Cães”