Canil da VERGONHA - CM Lisboa

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Bethovens
Registado: segunda mar 24, 2008 10:05 am

segunda mar 24, 2008 3:39 pm

Como é que é possivel, que os animais sejam tratados desta maneira????
Devia haver uma especie de "ASAE" e desculpem a comparação, para se ver e denunciar com mais poder as atrociadades que são feitas aos animais, as condições mais que precarias em que estes são tratados :cry:
Tratar os animais desta maneira, não é crime????
E se for, quem é que faz os criminosos pagarem pelos mesmos????
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

segunda mar 24, 2008 5:32 pm

Boa tarde

Hj fui novamente ao canil na esperança de conseguir resgatar uma cadela a qual já ando a tentar há 3 semanas e há 3 semanas que não sei bem pq é que não me entregam: uns dizem que está reservada, outros dizem que está doente, outros simplesmente não sabem................enfim a trampa de sempre.

a nossa entrada no canil agr é feita no exterior, isto é aquele espaço até tem umas boxes ao ar livra que são de longe bem melhores que os 2 palmos de corrente que a maioria tem. Existem N boxes vazias e não consigo compreender pq é que os animais que vivem no interior das instalações não são mudados para as boxes exteriores mas lá está, uns devem dizer uma coisa, outros dizem outra e outros simplesmente não sabem :roll:

Eu nem sabia da exstencia destas boxes e custa-me acreditar que os animais tenham que viver no bafio mal cheiroso e presos a 2 palmos de corrente qdo na realidade até têm instalações com dignidade para os receber. No entanto na entrada do canil há 1 parque enorme que acolhe 2 cães que são do canil :? não dá para compreender este modo de trabalho.
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

segunda mar 24, 2008 7:19 pm

De facto no canil passam.se coisas muito estranhas. Qual será o objectivo?
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda mar 24, 2008 7:49 pm

marijonscp Escreveu:De facto no canil passam.se coisas muito estranhas. Qual será o objectivo?
Manterem os tachos garantidos e que se lixem os bichos :evil:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
marijonscp
Membro Veterano

segunda mar 24, 2008 8:28 pm

Manterem os tachos garantidos e que se lixem os bichos

Leo
Ou então é manobra de diversão para apresentar à Sic quando fizerem o comunicado prometido.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda mar 24, 2008 9:24 pm

leonildecarvalho Escreveu:
marijonscp Escreveu:De facto no canil passam.se coisas muito estranhas. Qual será o objectivo?
Manterem os tachos garantidos e que se lixem os bichos :evil:

Leo
Também até porque estão lá, no exterior, "just in case"... mas pôr lá os bichos, tá quieto!!! Isso dá trabalho e a maioria estão num emprego e não num trabalho... :wink:

Faz-me lembrar os orfanatos... se dessem os bebés a adoptantes..., perdiam-se os tachos garantidos :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
dianasousa
Membro Veterano
Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm

quarta mar 26, 2008 4:24 pm

CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA
DIRECÇÃO MUNICIPAL DE AMBIENTE URBANO
Rua Dom Luís I , n. º 10 – 1200-151 Lisboa
( t ) 213 253 300 ( f ) 213 253 311 (e) dmau@cm- l isboa.pt
COMUNICADO
A propósito do Canil/Gatil Municipal de Lisboa
A propósito de mensagens em circulação na Internet procurando atribuir ao Município de Lisboa comportamento
negligente para com os animais acolhidos no Canil/Gatil Municipal, a Direcção Municipal de Ambiente Urbano
esclarece:
1. A CML actua no controlo animal em estrita observância da legislação em vigor, acolhendo em
instalações apropriadas os animais errantes encontrados na via pública, moribundos e sinistrados,
em más condições de saúde e higio-sanitárias, para além de recolher animais mortos. Recebe ainda
animais entregues pelos donos devido a doença terminal do animal, situação de carência económica
ou incumprimento dos deveres para com os animais por parte dos detentores, procurando o seu
encaminhamento para adopção responsável. Com efeito, neste âmbito, a Câmara Municipal de Lisboa
mantém uma colaboração permanente com a SOSAnimal disponibilizando para esta, animais acolhidos no
Canil/Gatil para adopção em acções, para esse efeito promovidas pela referida Associação, nomeadamente
na Praça do Comércio. Para além desta parceria, a Câmara Municipal de Lisboa tem, com regularidade,
apoiado iniciativas da Liga Portuguesa dos Direitos do Animal direccionadas para a sensibilização da
população quanto ao bem-estar e direitos dos animais;
2. A CML acolhe, e trata, os animais que muitos abandonaram ou que nunca tiveram dono e sempre
viveram na rua. Não são, em geral animais de aspecto feliz e brincalhão bem alimentados e luzidios;
3. Convirá aqui referir que o elevado número de animais acolhidos no Canil/Gatil resulta do louvável
entendimento da CML em prevenir o abandono e fomentar adopções de animais de companhia, mantendo
na instalação os animais acolhidos por um tempo muito superior ao referido na lei, garantido a sua
adequada alimentação e vigilância médico-veterinária. Bastará consultar a página da Internet da CML e
verificar de entre os animais disponíveis para adopção as datas de admissão dos animais no equipamento;
4. A construção do Canil/Gatil Municipal iniciou-se em 1996 e só após parecer favorável da Direcção Geral de
Veterinária face ao projecto apresentado. Apesar disso, atenta às condições de bem estar animal a CML
efectuou alterações às instalações, que podem ser visitadas em qualquer altura, tendo instalado 25
“boxes” com área de ar livre e zona de abrigo, de dimensões bem acima das exigidas por lei,
permitindo a livre deambulação dos animais, e de que se juntam fotos.
5. Muitos dos animais que têm aparecido em “e-mails” que circulam pela Internet, ao contrário do que
pretendem fazer crer, são o espelho da negligência, não da CML, mas sim da negligência de alguns
donos que permitem que os seus animais cheguem a estados deploráveis de doença e desnutrição
extrema, e que a Câmara recolhe. Aliás, os animais que continuam a aparecer nos “e-mails” há mais
de um ano que não se encontram no Canil/Gatil.
6. Uma vez acolhidos no Canil/Gatil, aí são alimentados e tratados na expectativa de adopção por outros donos
mais zelosos e conscientes dos seus deveres. Seria bom que aqueles que se preocupam com o bem-estar
animal, e em particular as associações zoófilas, desenvolvessem um papel pedagógico de aconselhamento a
donos de animais e de procura de adopção responsável. Até ao momento apenas uma associação desse
tipo, a SOSAnimal, colabora com o Canil/Gatil em programa sustentado de adopção, realizando eventos com
regularidade, como decorre do acima exposto.
Assim, é à luz destes esclarecimentos que a CML procura informar a opinião pública, na expectativa de que aqueles
que, por falta de esclarecimento ou má fé, tentam culpar a Câmara, em vez de procurarem dar-nos o seu contributo
no sentido de encontrarmos melhor vida para os animais que nos estão confiados.
Lisboa, Março de 2008
O Director Municipal
Ângelo Mesquita
<p>N&atilde;o comprem animais, eles n&atilde;o s&atilde;o bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

quarta mar 26, 2008 4:43 pm

Uiiiii!!!!!!doeu-lhe na ferida!!!!!
isso é k foi uma carta cheia de sarcasmo e indirectas!!!!Afinal a culpa é nossa :?
pinucha
Membro
Registado: domingo out 12, 2003 1:24 am

quarta mar 26, 2008 4:43 pm

a nossa entrada no canil agr é feita no exterior, isto é aquele espaço até tem umas boxes ao ar livra que são de longe bem melhores que os 2 palmos de corrente que a maioria tem. Existem N boxes vazias e não consigo compreender pq é que os animais que vivem no interior das instalações não são mudados para as boxes exteriores mas lá está, uns devem dizer uma coisa, outros dizem outra e outros simplesmente não sabem :roll:

Eu nem sabia da exstencia destas boxes e custa-me acreditar que os animais tenham que viver no bafio mal cheiroso e presos a 2 palmos de corrente qdo na realidade até têm instalações com dignidade para os receber. No entanto na entrada do canil há 1 parque enorme que acolhe 2 cães que são do canil :? não dá para compreender este modo de trabalho.

AHHHHHH Agora compreendo a resposta que a camara enviou a todos os que os inundaram com mails de protesto :o :o

Eles acham que nós vivemos todos não na parvónia mas sim na Estupidezónia!!!! :evil: :evil: :evil: :evil:

O tópico acima transcreve a resposta dos exmos só não apresenta as fotos porque não é possivel copiá-las mas as fotos são de facto dessas boxes, limpinhas, apenas com um cão, dois no máximo, espaço QB para eles correrem, enfim o sonho de muitos cães... Infelizmente não é a realidade desses mesmos cães :cry:

Voltei a incomodá-los com a minha opinião :lol: :lol:

LIMITEI-ME A RE-ENVIAR O SEGUINTE COMENTÁRIO:

Exmo(s) Senhor(es),

Agradeço desde já a vossa resposta ao mail enviado.

As imagens com que nos brindam neste mail contrastam de todo com as que vimos nas filmagens de camara oculta e o facto de só terem dois ou três animais denota uma preocupação extrema em querer fazer-nos acreditar em algo que não é mas que de facto deveria ser.
Espero que o vosso próximo objectivo seja ter boxes nestas condições e não nas condições que todos vimos na reportagem...
Quanto a culpas e culpados uma coisa é certa as VITIMAS são sempre os animais por isso em vez de culpar este ou aquele há que mostrar que se faz algo por eles e é isso que vos pedimos:

QUE OS AJUDEM!!!!
QUE OS TRATEM CONDIGNAMENTE!!!
QUE OS ALIMENTEM!!!
QUE LHES SEJAM PRESTADOS OS CUIDADOS MÉDICOS!!!

Obrigada.

Peço-vos para não aceitarem esta resposta como sendo a realidade pois infelizmente não é!!!!!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta mar 26, 2008 5:18 pm

Aliás, os animais que continuam a aparecer nos “e-mails” há mais
Gostei particularmente desta frase. Posso garantir que a última "fornada" de fotos é deste MÊS...

Quanto às boxes exteriores é um facto que elas lá estão. Mas a maioria dos animais continuam nas baias que se vêem nas fotos no interior do edifício. A novidade é que essa parte passou a estar interdita às visitas...
Engraçado também não haver qualquer referência ao gatil e aos engradados. Se aquilo são as melhores condições que se podem proporcionar aos animais eu vou ali e já venho, passo a expressão.

:|

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

marijonscp
Membro Veterano

quarta mar 26, 2008 5:26 pm

Acabei de receber este mail mas não sei como por as fotos no forum. Vou-lhes responder à letra. Eu vi logo que tudo isto trazia água no bico. E ainda por cima ignoram as últimas fotos que lhes foram enviadas tiradas há tão pouco tempo. Cambada de hipócritas.
sonja
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 pastora catalã (whispper) 1 cão da serra de aires (Marlon)

quarta mar 26, 2008 5:32 pm

Nem tenho comentários para exprimir a revolta que continuo a sentir , cambada de hipócritas !
Realmente não percebo como é que o canil da CML de lx não deixa que adoptem os animais e continue com tantas exigências e desculpas em relação a isso , uma amiga minha tb já lá foi N vezes para resgatar uma cadelinha e ainda não conseguiu , umas vezes á a desculpa que deram á siioux de que está reservada e quando lá volta a cadelinha continua lá e já está doente ,ou não pode sair do canil por isto ou por aquilo , o que se passa aqui afinal ?
marijonscp
Membro Veterano

quarta mar 26, 2008 5:42 pm

Este é o conteudo do mail que enviei à CML em resposta ao comunicado:

"Acuso a recepção do comunicado emitido pela CML, mas tenho a dizer o seguinte:
1º As últimas fotos foram tiradas este mês por uma pessoa que conheço e tenho confiança. São tão indignas como as de há um ano. Como pessoa que gosta de animais continuo sem perceber como o canil da capital de Portugal pode manter animais presos com correntes e sem condições.
2º Se todos os cães e gatos estão nas condições dos que são apresentados nas fotos do comunicado, porque é que não deixaram entrar a equipa de reportagem da SIC?
3º Campanhas de sensibilização para que os donos não abandonem os animais são feitas por todas as associações que conheço e por todas as pessoas que realmente gostam de animais, mas por acaso nunca vi nenhuma organizada pela CML que os recebe.
4º Para tratar animais doentes no canil existem os veterinários, e penso que se o canil municipal tem capacidade para um determinado número é porque pode assegurar o seu devido tratamento.
5º Todos têm interesse em que estes animais sejam devidamente tratados e por isso a CML em vez de culpar os outros devia de forma construtiva aceitar as críticas e melhorar o seu trabalho nesta área.
6º Espero que estas novas instalações sejam rapidamente extensiveis a todos os animais existentes no canil, para que não sofram mais.
Maria João Gouveia"
Siioux
Membro Veterano
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

quarta mar 26, 2008 6:15 pm

AHAHAHAHAHAH

Esta CML faz-me rir, mas acha que eu sou TOTALMENTE estupida?????????

isto é a mesma coisa que atirar areia para os olhos de quem não viu ainda a realidade e agr com este comunicado e com as fotos, vai pensar :

ahhhh afinal aquelas maluquinhas da arca são todas umas alucinadas.

NEGATIVO meus amigos, a REALIDADE é a das fotos mas como a CML até tem vergonha na cara agr vem com esta TRAMPA de comunicado esfregar-nos na cara o que REALMENTE DEVERIA SER FEITO TODOS OS DIAS DO ANO e só se faz qdo se pega o touro pelos cornos. Bons vets??????? LOLOLOL é para rir só pode afinal sou mesmo uma gaja azarada pq os 2 animais que touxe em duas semanas estão doentes, mas que raio de vets são estes.

Eu jácá volto para colocar as fotos pq neste momento toda eu tremo com tanta MENTIRA, sim a CML de Lisboa MENTE neste comunicado pois a maior fatia do bolo está actualmente ESCONDIDA e acorrentada no bafio mal cheiroso e os pobres dos gatos continuam ENGRADADOS

BAAAAAAAAHHHHHHHHH são tão fraquinhos em dignidade
<p>&nbsp;</p>
Siioux
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 26, 2008 6:57 pm

Pois muito bem bora lá analisar este comunicado :

Em 1º lugar se a CML tem assim umas instalações tão dignas pq é que a equipa de reportagem da SIC não a pode filmar e mostrar assim ao nosso pais que afinal a CML é só vitima de uma cabala organizada pelas alucinadas dos cães e dos gatos?????
2. A CML acolhe, e trata, os animais que muitos abandonaram ou que nunca tiveram dono e sempre viveram na rua. Não são, em geral animais de aspecto feliz e brincalhão bem alimentados e luzidios;
Bem acolher até acolhe, agora no que diz respeito ao tratamento vai uma distancia tipo assim...........anos luz. Pois neste ultimo mês percebi que os animais só são vistos pelos medicos veterinarios nos minutitos que antecedem a sua saida e muito sinceramente as consultas deixam mto a desejar. E a preocupação com os futuros adoptantes não é nenhuma, acho que qq pessoa consegue na boa ir lá adoptar um animal pois não há rigor e nem criterios. Esta parte dos luzidios não vou nem comentar porque era estar a descer a um nivel que nem mm a CML me faz descer, porque é demasiado hipocrita para meu gosto
Convirá aqui referir que o elevado número de animais acolhidos no Canil/Gatil resulta do louvável entendimento da CML em prevenir o abandono e fomentar adopções de animais de companhia, mantendo na instalação os animais acolhidos por um tempo muito superior ao referido na lei, garantido a sua adequada alimentação e vigilância médico-veterinária. Bastará consultar a página da Internet da CML e
verificar de entre os animais disponíveis para adopção as datas de admissão dos animais no equipamento
Convirá também voltar a repetir que a CML não mantem os animais acolhidos por um tempo superior ao referido na lei, a CML tem sim os animais numa crueldade TREMENDA acorrentados num espaço minusculo onde são mangueirados dia após dia, assim sendo não sei o que a atitude da CML tem de tão louvável para se vangloriarem desta maneira.
4. A construção do Canil/Gatil Municipal iniciou-se em 1996 e só após parecer favorável da Direcção Geral de Veterinária face ao projecto apresentado. Apesar disso, atenta às condições de bem estar animal a CML efectuou alterações às instalações, que podem ser visitadas em qualquer altura, tendo instalado 25 “boxes” com área de ar livre e zona de abrigo, de dimensões bem acima das exigidas por lei,
permitindo a livre deambulação dos animais, e de que se juntam fotos.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Realmente uns parques MUITO melhores que só agora vá-se lá saber porque aparecem assim vindos do nada, mas o que fazem ainda mais de metade das boxes vazias??? Porque é que insistem em manter fechados no interior do canil, isto é na parte podre, a maioria dos animais???
Sim já sabemos que a CML não tem guita, blá bli blá bli, mas se podiam ser vistas a qq altura pq é que a SIC não as viu e mostrou ao pais??? Mas tb seria de bom tom deixarem filmar claramente o interior, os acorrentados, doentes e os gatos engradados, estarei errada????
Já agora em relação á ultima foto, ainda bem que a colocam mas deveriam informar aqui os maus que esse parque existe para acolher os dois cães que são do canil, isto é pelo que os funcionarios dizem, não estão para adopção. E efectivamente esses são os que estão melhor, lá tá não entendo, mas devo ser eu que tou errada a avaliar pelo vosso comunicado

Já agora gostaria que alguém me pudesse explicar pq é que há 3 semanas que tento retirar uma cachorra de lá e ninguém me diz o que realmente se passa, apesar de eu saber que é por ser quem sou e pq à Sandra de Albuquerque não se dá mta informação e nem se dá mais nenhum animal pq sou a tal gaja da net. Deixo-vos aqui a foto pode ser que alguém me explique pq é que não posso tirar de lá esta cachorra??? Pois cade vez que vou ao canil para a tirar me dão uma resposta diferente!!!!

Imagem

5. Muitos dos animais que têm aparecido em “e-mails” que circulam pela Internet, ao contrário do que pretendem fazer crer, são o espelho da negligência, não da CML, mas sim da negligência de alguns donos que permitem que os seus animais cheguem a estados deploráveis de doença e desnutrição extrema, e que a Câmara recolhe. Aliás, os animais que continuam a aparecer nos “e-mails” há mais
Pois é, realmente, nós somos mesmo maus. Tudo o que vimos já apareceu assim com mau aspecto pq agr até anda um funcionario a passear os canitos à hora do almoço. Realmente somos mesmo mentirosos. Ora se já entram negligenciados é presos a uma corrente com 2 palmos que vão deixar de o ser??? E os gatos que segundo testemunhos estiveram fechados durante anos e PIOR a reproduzirem-se porque os vets estavam tão ocupados a tratar dos coitadinhos negligenciados que nem se lembraram de pelo menos castrar os gatos machos já que estavam com femeas inteiras. Ai não se encontram!!!!! Mto me contam, ora bem então que faz lá ainda este cão??? Aquele branco que se vê lá ao fundo da foto, tão a ver??

Imagem

E já agora que faz lá este cão há pelo menos quase 1 mês?? AHHHHHHH já sei deve estar em tratamento, baaaahhhhh deve ser tratamento de CHOQUE e à base de urina, tá certo

Imagem

6. Uma vez acolhidos no Canil/Gatil, aí são alimentados e tratados na expectativa de adopção por outros donos mais zelosos e conscientes dos seus deveres. Seria bom que aqueles que se preocupam com o bem-estar animal, e em particular as associações zoófilas, desenvolvessem um papel pedagógico de aconselhamento a donos de animais e de procura de adopção responsável. Até ao momento apenas uma associação desse tipo, a SOSAnimal, colabora com o Canil/Gatil em programa sustentado de adopção, realizando eventos com
regularidade, como decorre do acima exposto.
E diga-se em abono da verdade que são muito bem tratados e alimentados pois os dois animais que retirei estão doentes e qdo lhes dei comida pareciam mais aqueles selvagens que não comem há dias do que outra coisa qualquer. Mas la está nós todos e somos bastantes, somos todos mentirosos e andamos a acusar a CML só pq não temos mais nadinha para fazer, agora a CML vem com este comunicado e é de repente a DETENTORA da verdade absoluta.

Estamos cheios de má fé é verdade , pq a avaliar o vosso metodo de funcionamento fazem despertar em mim o que de pior existe que é a raiva, o desprezo e a falta de educação. Somos realmente pessimos seres humanos que andamos aqui a denegrir uma instituição tão credivel como a CML que a unica coisa que faz é tratar bem os animaizinhos.

ASSINADO E COMO SEMPRE POR

Sandra de Albuquerque the one and only
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”