segunda mai 24, 2004 3:15 pm
Olá,
Eu não faço a "apologia do cão de raça", mas faço a "apologia" de cada um ter o cão de que gosta, que quer e que pode.
Não concordo ( mas é a minha opinião pessoal) que o objectivo principal ao se escolher um cão seja a 'piedade' ou o 'salvamento' do animal. De igual modo, também não concordo que se tenham cães por "modismo", ou porque "os amigos todos têm"!
Não concordo (mas mais uma vez é a minha opinião) que se tenham 4, 5, 6...20 cães em casa, ou 100, 200, 300, 400 cães num espaço qualquer de uma "pseudo-associação", sem quaiquer condições, para os 'salvar' do mundo! Claro que também não concordo em ter 4, 5, 6...20 cães em casa com o objectivo de se tirar deles qualquer tipo de rendimento.
Ter UM cão e cuidar de UM cão tem de ser uma coisa planeada, responsável e consciente....a curto, a médio e a longo prazo.
Não digo que goste mais de cães de raça do que de SRD! Mas digo que gosto mais de cães da raça Rottweiler do que de qualquer outra raça ou SRD. Mais precisamente, digo que gosto mais dos meus cães...até porque há uns tempos que tenho também duas cadelinha pequenas que não são Rottweiler (uma de raça e outra SRD) das quais também gosto muito.
Não sei se os meus cães são "os melhores" ou "os piores" para as outras pessoas, mas para mim são os melhores do mundo.
Para mim é isso que é importante, ou seja, que cada um goste dos cães que tem e os tenha porque sabe exactamente o que quer e o que pode ter! Importante mesmo é que cada um trate bem os seus cães e que se responsabilize por eles em todas as circunstâncias, sejam eles de raça ou SRD.
Algumas pessoas como o Gary, embora por vezes utilizem palavras sem 'rendinhas', 'floreados' ou argumentos de telenovela mexicana que fazem chorar as pedras da calçada, apenas dizem aquilo que muita gente sabe e até aprova! Talvez fosse bom, antes de atacá-lo só porque ele tem a coragem de dizer que 'o rei vai nu', olhar melhor para o que o rei leva 'vestido' e observar com atenção!
Eu acho que estamos TODOS DE ACORDO de que seria bem melhor se não existissem cães na rua a viver miseravelmente e a procriar indefinidamente, certo? Concordaremos também que, pelo menos por enquanto, estes cães são maioritariamente SRD's (pelos menos uns 98% se não forem mais!!), certo? Então....digam-me lá se é crime, ou razão para chamar nazi a uma pessoa, dizer que era bom acabar com esta situação e que não faz qualquer sentido ela existir!
Já agora, embora saiba que isso seja indiferente para algumas pessoas e correndo o risco de ser chamado de 'insensível', aproveito para dizer que me sinto mal como ser humano, quando vejo consecutivamente comparados cães com pessoas! Nomeadamente, comparar situações negras da nossa história em que morreram milhares de pessoas com eutanásia de cães! Ou comprarar racismo e xenofobia entre pessoas com a relutância de alguns em gostarem de SRD's !!! Mas isto é outro filme, que decerto não encontra explicação num forum de cães...uma vez que será um problema de pessoas e não de animais...enfim....'feitios'!!
Cumprimentos
Paulo C.