Que Raça é?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda mai 24, 2004 7:01 pm

Talvez fosse bom também criarem regras para os criadores, não ?

É que, como se pode ver logo na 1ª página deste fórum, muitos deles (mesmo gozando de prestígio e prémios e etc) pouco se incomodam em dar os cães com o mínimo de condições às pessoas.
Isto já sem falar das vigarices nos registos, etc, etc.

Desculpem lá a "boca", mas é que já me aborrece assistir á sistemática defesa dos criadores deste fórum dos seus congéneres e ao total alheamento das responsabilidades dos mesmos !

Se querem impôr regras não pensem só nas que lhes conveêm (e potencialmente lhes aumentam os rendimentos) pensem nas regras que são justas e imparciais.

Pensem, pe, que regras devem existir para lhes serem impostas a vocês.
Que condições de criação deveria garantir um criador - canis, àreas de lazer, desempenho em trabalho, testes de doenças hereditárias, apoio pós-venda, etc.

E não me venham dizer, como de costume, que todo esse trabalho compete ao comprador.
Bullshit !
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda mai 24, 2004 8:02 pm

Mas é que compete mesmo ao comprador verificar essas coisas, o que é que quer que eu lhe diga ? Que deve ser o Estado, o nosso "paizinho" (ou alguma entidade do estilo)? Tenha dó ! Ainda estou à espera do primeiro comprador que me peça para ver os certificados de displasia ou do que é que seja. O comentário mais frequente que me fazem é "estes cachorros são pretos e brancos e não cinzentos e brancos. Não são puros, pois não?" Tenham dó (em duplicado)!!!
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

segunda mai 24, 2004 8:21 pm

Desculpem isto.
O meu pc deixou de funcionar de repente...
Última edição por aisd em segunda mai 24, 2004 8:27 pm, editado 1 vez no total.
SeaLords
Membro Veterano

segunda mai 24, 2004 8:25 pm

Pode adormecer à vontade, eu acho que os compradores são enganados porque 99% pedem mesmo para ser enganados. E, se quer que lhe diga, acho mesmo muito bem que sejam enganados.
Se ninguém compra um carro com um pneu furado, porque é que há tanto cretino (usando uma palavra sua) a comprar cão doente ?
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
SeaLords
Membro Veterano

segunda mai 24, 2004 8:34 pm

Só um exemplo, uma vez questionei alguém num destes fÓruns como é que podia recomendar alguém que fazia criação industrial de cão (400 cachorros por ano), já que eu fico arrasada só com uma ninhada. O comentário foi que eu não tinha condições para criar cão, enquanto que o tal de produção industrial tinha. O que é que quer que eu lhe diga? Vivam os piolhos e as carraças (e os compradores toscos)! Quer mais exemplos ?
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

segunda mai 24, 2004 8:41 pm

Aquele ZZZ foi uma tentativa minha para pôr o pc a funcionar :lol:

Agora já está bom outra vez.
Olhe, sinceramente, eu acho que os criadores que aqui andam até são dos melhores.
Eu, pelo menos, tenho de todos a melhor opinião.

Mas a verdade é que, últimamente - coincidência ou não - só tenho ouvido histórias muito berinhas sobre criadores.
O que me leva a pensar que alguma de sério está a falhar.
Será do CPC que não verifica as ninhadas e que dá afixos a toda a gente que por lá aparece ?
Será a PETA que faz campangha contra os criadores ? :lol:

A verdade é que o portuga está sempre à procura do cão dado ou "de oportunidade" ou "em saldo" e depois quando lhe saem as contas furadas recusa-se a agir.
SeaLords
Membro Veterano

segunda mai 24, 2004 8:52 pm

Isto é como em tudo: há o bom e o mau (e aqui que ninguém nos ouve, acho que o "mau" bate o "bom" aos pontos). Pelo que há que separar o trigo do joio. Convenhamos que quando um sujeito está disposto a gastar 100 euros num cão não há muita margem de manobra. E enquanto o pessoal achar que todos os cães de raça são iguais, também não vamos a lado nenhum. Pessoalmente chateia-me a conversa de que há-de haver sempre alguém, o nosso paizinho, a velar pelos nossos interesses. Ou é o CPC, ou é o Clube de raça, ou é o Pai Natal. Caramba, cada um de nós tem responsabilidades. Os criadores que façam o seu trabalho, mas os compradores que façam também o deles. E se há tantos maus criadores é porque há um número ainda maior de maus compradores que permitem que os primeiros subsistam.
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

segunda mai 24, 2004 9:17 pm

aisd Escreveu:
Desculpem lá a "boca", mas é que já me aborrece assistir á sistemática defesa dos criadores deste fórum dos seus congéneres e ao total alheamento das responsabilidades dos mesmos !
Piquei-me! Ài.... ;)
Bem, piquei-me mesmo, porque eu sou uma das pessoas que defende sistematicamente os congéneres, logo á primeira. Isto, porque já ouvi tanta história, tanta mesmo e sei que a maioria não corresponde á verdade. Há outras que sim, infelizmente.
E como estamos num fórum que muita gente em principio só lê a primeira parte e a que mais lhe convém, há que ter cuidado para não meter tudo no mesmo saco e chegar á conclusão que criador = vigarista.
Na realidade, também acho estranho assim de repente terem aparecido tantos posts de gente a queixar-se. Porque será?
Uma coisa é certa, cabe ao comprador informar-se o melhor possível, cabe ao comprador levar o animal recem adquirido ao vet o mais rápido possível, cabe ao comprador, caso haja algum problema contactar em primeiro lugar o criador.
Cabe ao criador ter consciência daquilo que faz e vende, e assumir as suas responsabilidades. Quando isso não acontece, eu acho que o CPC deveria ser informado (com provas crediveis da situação,) e agir. Para isso existe o conselho disciplinar, ou não? Talvez se se começassem a fazer nem que fosse "advertências" ao criador, alguns tivessem mais cuidado, e assumissem mais rapidamente as suas responsabilidades.
È que perante tanta coisa, e apesar de estar sempre a defender, já começo a ficar com uma certa vergonha de certas coisas que vejo e ouço.
Isabel
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

terça mai 25, 2004 8:36 am

aisd Escreveu: Talvez fosse bom também criarem regras para os criadores, não ?
E quando, quero limitar a criação só a determinados exemplares, isto não é uma regra ? E não tenha duvida que ia prejudicar e muito aqueles dos 400 cães por ano e aqueles que vivem da produção industrial de cães.

Aliás eu disse que; a responsabilidade do criador não acaba no momento da venda.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

terça mai 25, 2004 8:59 am

Eu acho que têm todos um bocadinho de razão. O CPC falha porque não controla nada. Os compradores falham porque não se informam, os criadores falham porque se aproveitam da ignorãncia das pessoas. Enfim, no meio disto tudo há gente a trabalhar bem que acaba por passar despercebida. Nos compradores há ainda que distinguir o que falha por falta de conhecimentos apenas, alguma preguiça de investigar, mas que até estaria disposto a pagar mais para ter um bom cão, e há o outro que quer a loja dos 300. Este último é bem mais responsável do que o outro.
Quanto aos criadores, bem, há mesmo gente a vigarizar o próximo, mas também aqui há que distinguir o vigarista consciente, e o ignorante que julga estar a proceder bem. Basta ler uma das revistas caninas de Junho e ler uma das reportagens que lá vem, e facilmente se percebe que se as pessoas tivessem consciência do que fazem, não viriam para as revistas afirmá-lo com tanta ingenuidade. Há criadores que realmente estão convencidos de estar a fazer o melhor possível!
mad_zzzb
Membro
Registado: quarta mar 29, 2006 5:09 pm

quinta dez 13, 2007 7:01 pm

casadotrevo Escreveu:
aisd Escreveu: Talvez fosse bom também criarem regras para os criadores, não ?
E quando, quero limitar a criação só a determinados exemplares, isto não é uma regra ? E não tenha duvida que ia prejudicar e muito aqueles dos 400 cães por ano e aqueles que vivem da produção industrial de cães.

Aliás eu disse que; a responsabilidade do criador não acaba no momento da venda.
400 cães por ano? Só de um criador? Estamos a falar de um 'consumo' em Portugal de quantos animais criados 'industrialmente' por ano? Tomara muitas associações zoófilas conseguirem dar bem adoptados 400 animais por ano!
Gest&atilde;o Gratuita de Associa&ccedil;&otilde;es Zo&oacute;filas - http://www.portugalzoofilo.net/backoffice/
Adoptar C&atilde;es & Gatos - http://www.portugalzoofilo.net
Procura Casa? -&nbsp; http://www.casas.com.pt
Responder

Voltar para “Cães”