Teoria da "Dominância" facto ou mito?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Bloqueado
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

terça jun 30, 2009 6:55 pm

Não foi esse link foi a falar da sheila booth.
Não me apercebi desse, peço desculpa.

Fiz uma pequena pesquisa sobre a senhora, encomendei um dos seus livros dedicado à obediência de schutzhund (lá me fez você gastar mais 50 euros...) e apercebi-me de uma coisa curiosa:

A Sheila criou (julgo que foi ela) uma bateria de testes (tipo Campbell) para avaliação da carga instintiva de cachorros. Qual não é o meu espanto quando vejo que um dos testes é destinado a avaliar o grau de dominância dos cachorros...

Será que ela acredita que a dominância, depois de tanta teoria, não é um mito????
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça jun 30, 2009 7:02 pm

:lol:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Cantarino
Membro
Registado: segunda abr 07, 2008 4:17 pm

terça jun 30, 2009 8:17 pm

Pessoal.
Vocês ja pensaram que se trata de "dominância" entre cães e humanos?
O que se questiona no caso é se existe "dominância" entre espécies diferentes.
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

terça jun 30, 2009 9:03 pm

Cantarino Escreveu:Pessoal.
Eu sempre pensei que era do mais básico que existe, o facto de o animal, vivendo em matilha, estabelecer a familia como uma matilha e colocando a sua posição em função do comportamento da mesma. Se assim não é, o que vocemecê considera que acontece, se não é dominância ?
Cantarino
Membro

terça jun 30, 2009 9:06 pm

[Editado pela moderação (zitapets)]

Pessoal.
Antigamente eu escutava nos meios tradicionais que cão "dominante" é aquele que mesmo depois de treinado se faz de surdo, não responde...se você estiver com algo que ele queira, ele vem e pega; e ai de você se não entregar...ele te picota todo!
Hoje tem gente que questiona se é isso mesmo.
Esse pessoal simplesmente vê isso como um comportamento que pode ser manipulado. Só isso!
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

terça jun 30, 2009 9:09 pm

Cantarino Escreveu:
Pessoal.
Antigamente eu escutava nos meios tradicionais que cão "dominante" é aquele que mesmo depois de treinado se faz de surdo, não responde...se você estiver com algo que ele queira, ele vem e pega; e ai de você se não entregar...ele te picota todo!
Esse pessoal simplesmente vê isso como um comportamento que pode ser manipulado. Só isso!
Este é o seu conceito de dominância ou é simplesmente aquilo que, escutou de alguém ?
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
Cantarino
Membro

terça jun 30, 2009 9:17 pm

PaulloSantos Escreveu:
Cantarino Escreveu:
Pessoal.
Este é o seu conceito de dominância ou é simplesmente aquilo que, escutou de alguém ?
Paulo, até onde sei este é o conceito de cães "dominantes" nos meios tradicionais de treinamento.
Qual é o conceito que tem?
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

terça jun 30, 2009 9:21 pm

Cantarino Escreveu:
PaulloSantos Escreveu:
Cantarino Escreveu:
Pessoal.
Paulo, até onde sei este é o conceito de cães "dominantes" nos meios tradicionais de treinamento.
Qual é o conceito que tem?
Decididamente que o conceito que tenho não é, de todo, aquele que apresentou, até porque, cão que "se você estiver com algo que ele queira, ele vem e pega; e ai de você se não entregar...ele te picota todo!" não é um cão dominante, é um cão agressivo.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

terça jun 30, 2009 9:22 pm

agressivo e muito, muito mal educado.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

terça jun 30, 2009 9:22 pm

Cantarino Escreveu: Pessoal.
Hoje ? Isso é usado há mais de 100 anos. :o
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça jun 30, 2009 9:24 pm

PaulloSantos Escreveu:Decididamente que o conceito que tenho não é, de todo, aquele que apresentou, até porque, cão que "se você estiver com algo que ele queira, ele vem e pega; e ai de você se não entregar...ele te picota todo!" não é um cão dominante, é um cão agressivo.
Agressivo e muito mal educado.... sempre gostava de saber o que o "método positivo" conseguia com um cão destes....
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Cantarino
Membro

terça jun 30, 2009 9:34 pm

nicasxi Escreveu:
PaulloSantos Escreveu:Decididamente que o conceito que tenho não é, de todo, aquele que apresentou, até porque, cão que "se você estiver com algo que ele queira, ele vem e pega; e ai de você se não entregar...ele te picota todo!" não é um cão dominante, é um cão agressivo.
Agressivo e muito mal educado.... sempre gostava de saber o que o "método positivo" conseguia com um cão destes....
Isso vai depender da competência do treinador...como em outros métodos. Ninguém nasce sabendo, muito menos treinadores.
Se me perguntar o que eu faria...não saberia responder já que teria que estudar o cão.
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

terça jun 30, 2009 9:44 pm

Cantarino Escreveu:Pessoal.
Penso que está enganado.

Se ler o título do tópico, verá que fala em dominância apenas, e não em dominância interespecífica.

Por outrolado, se ler o tópico verá que são referidos por vários defensores do mito, grandes "autoridades" mundiais que fizeram "estudos" sobre o lobo e colocam em causa a teoria da dominância mesmo entre essa espécie.

Depois partiu-se desse inovador conceito para (claro...) apontar uma série de erros ao que vocês chamam "métodos tradicionais".

Finalmente verificou-se que uma treinadora totalmente positiva, a Sheila Booth, tem afinal um teste para aferir o grau de dominância dos cachorros...

Nos debates há que ter uma argumentação séria, não se pode fazer jogos de cintura adaptando as nossas posições à evolção da discussão.
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

terça jun 30, 2009 11:48 pm

Olá,

Método positivo:
Joãozinho, quantos são 2+2?;quantos são 2+2?;quantos são 2+2?;quantos são 2+2?;quantos são 2+2?;quantos são 2+2?;quantos são 2+2?;quantos são 2+2?; São 4! Finalmente (mas de vez em quando esquece).

Método tradicional:
Joãozinho, quantos são 2+2? Não sei!
São 4, acompanhado de sapatada;
Quantos são 2+2? São 4, (e nunca mais esquece).

Resumindo:
Nós, humanos, aprendemos assim!
O método tradicional é mais doloroso, mas mais eficaz, quando aquilo que se deseja não pode esperar muito ou quando se pretende uma execução rápida, eficaz e sem hesitações - caso de cães policia, de competição ou equiparados.
Já nos cães de companhia pode ser utilizado o método positivo, porque não há metas estabelecidas, tem muito tempo para aprender.

A propósito e a título de exemplo!?
Ontem passeava o meu cão quando me cruzei com o cão do vizinho, dogue argentino, que ladrou ao meu dentro de muros, o meu ladrou e atirou-se a ele, puxei-o e ele caiu mal, ficou a mancar (nada grave - fui ao vet!), hoje passei pelo mesmo sitio, o outro ladrou e o meu olhou e continuou a andar (não se esqueceu do que lhe fiz ontem).

Por aqui me fico,

Um abraço

P.S. - De todos os cães com que nos cruzamos - nos dias de passeio - só aquele é que provoca(va) aquela reacção no meu cão - como não percebo linguagem canina não sei o que diziam um ao outro.
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

quarta jul 01, 2009 12:17 am

jofelix Escreveu:Olá,

Método positivo:
Joãozinho, quantos são 2+2?;quantos são 2+2?;quantos são 2+2?;quantos são 2+2?;quantos são 2+2?;quantos são 2+2?;quantos são 2+2?;quantos são 2+2?; São 4! Finalmente (mas de vez em quando esquece).

Método tradicional:
Joãozinho, quantos são 2+2? Não sei!
São 4, acompanhado de sapatada;
Quantos são 2+2? São 4, (e nunca mais esquece).

Resumindo:
Nós, humanos, aprendemos assim!
O método tradicional é mais doloroso, mas mais eficaz, quando aquilo que se deseja não pode esperar muito ou quando se pretende uma execução rápida, eficaz e sem hesitações - caso de cães policia, de competição ou equiparados.
Já nos cães de companhia pode ser utilizado o método positivo, porque não há metas estabelecidas, tem muito tempo para aprender.

A propósito e a título de exemplo!?
Ontem passeava o meu cão quando me cruzei com o cão do vizinho, dogue argentino, que ladrou ao meu dentro de muros, o meu ladrou e atirou-se a ele, puxei-o e ele caiu mal, ficou a mancar (nada grave - fui ao vet!), hoje passei pelo mesmo sitio, o outro ladrou e o meu olhou e continuou a andar (não se esqueceu do que lhe fiz ontem).

Por aqui me fico,

Um abraço

P.S. - De todos os cães com que nos cruzamos - nos dias de passeio - só aquele é que provoca(va) aquela reacção no meu cão - como não percebo linguagem canina não sei o que diziam um ao outro.
:evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:

Mas se não usa o método positivo como é que pode exemplificar seja de que maneira for???? É que eu já usei o tradicional...

Método positivo:
Joãozinho quanto são 2+2? Não sei! Pensa lá, tens duas coisas, juntas mais duas e dá......? 4! BOA JOÃO, podes ir brincar. (o joãozinho confia em mim e sabe que eu só o quero ajudar a atingir o sucesso, sabe que quando tiver duvidas não lhe vou tirar o tapete debaixo dos pés)

Método tradicional:
Conforme disse, com a excepção de que nunca mais esquece e de que não confia em si porque quando tiver duvidas não pode confiar em si para o ajudar.

Nós aprendemos assim como diz e por isso é que temos dificuldade em fazer de outra maneira, não é mais eficaz nem é favorável às relações entre pessoas, por isso é que os funcionários de qualquer empresa cumprem o que lhes e pedido à risca e mais nada. Só são punidos se não o fizerem, não são recompensados se se esforçarem ... olhe que leio muito sobre liderança e a liderança eficaz que se faz hoje tem muito a ver com motivação e muito pouco a ver com autoridade (dominância).

Se acha que o seu cão está treinado solte-o um pouco antes do portão do outro e fique a ver, ele sabe é que tem a trela posta, não quer ficar coxo, ter a dona aos berros e ir ao vet. Mas não lhe deve faltar vontade de ladrar ao outro.... é apenas a minha opinião...
Bloqueado

Voltar para “Cães”