Rações - média qualidade

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
hugorsf
Membro
Registado: sexta out 04, 2002 9:07 am

quinta jan 27, 2011 9:27 am

chowista Escreveu:está mais do que estudado o que faz bem e mal na alimentação canina!
agora é procurar rações que não contenham componentes que sejam prejudiciais. se a pessoa puder pagar óptimo. se o preço for um entrave é tentar encontrar o mal menor. agora estar a dizer que esta ou aquela marcas é que são boas é chover no molhado.
eu posso procurar coisas numa ração e o vizinho do lado querer outras..é simples. agora se a marca causar desconfiança quanto à qualidade dos ingredientes, aí já levamos a "discussão" a um nível diferente.
E onte é que estão esses estudos?
Ou onde se pode ver o que faz mal sobretudo?

Demorei 4 dias, mas li este tópico todo e acho que que no final... fiquei na mesma. Vou ter o meu 1º cão a partir de sábado e ando a investigar informação sobre cães há mais de 1 ano. relativamente à alimentação queria deixar aqui umas notas da minha percepção e investigação sem qualquer experiência repito:

1 - Sugiro que passemos (nós mais desentendinos na matéria) a perguntar se esta ou aquela ração é boa/má pelos componentes sem referir a marca, para os outros (os mais entendidos e que podem ajudar) identifiquem os componentes que a tornam uma boa ou má ração.

2 - Com maior ou menor dificuldade os cães acabam por comer (praticamente) qualquer razão. Quando a fome aperta até folhas de alface sabem a mrisco!

3 - Uma ração pode "funcionar" num cão e não noutro independentemente do seu preço ou marca. Determinados cães podem ter intolerância a alguns componentes (como gluten por exemplo) e não vão dar-se bem com aquela ração nem que seja a mais cara do mercado.

4 - Sugiro também que o primeiro post deste tópico tente ser mais conclusivo para que quem precise de ajuda e o leia, não tenha de perder horas e horas a ler o tópico todo, para depois chegar a conclusão nenhuma. Classificar as rações por qualidade, já se percebeu que será difícil, porque cada um tem a sua opinião, mas podem-se classificar por preço, por conterem ingredientes a evitar ou pela fácil/difícil distribuição. Já que este parece ser o topico neste forum com mais participação sobre rações, era importante tentar fazer-se um índice e classificar rações.

5 - Existe algum local em Portugal onde as pessoas se possam juntar para fazer encomendas maiores numa determinada loja/armazenista/revendedor/importador e obterem todos rações a preços muito mais interessantes?

6 - Se a sugestão do ponto 4, não for para a frente, podem pelo menos dizer aqui quais os componentes que uma ração não deve conter?

Obrigado!
chowista
Membro Veterano
Registado: quinta jun 24, 2010 5:52 pm
*shar pei

quinta jan 27, 2011 9:46 am

hugorsf Escreveu:
chowista Escreveu:está mais do que estudado o que faz bem e mal na alimentação canina!
agora é procurar rações que não contenham componentes que sejam prejudiciais. se a pessoa puder pagar óptimo. se o preço for um entrave é tentar encontrar o mal menor. agora estar a dizer que esta ou aquela marcas é que são boas é chover no molhado.
eu posso procurar coisas numa ração e o vizinho do lado querer outras..é simples. agora se a marca causar desconfiança quanto à qualidade dos ingredientes, aí já levamos a "discussão" a um nível diferente.

Demorei 4 dias, mas li este tópico todo e acho que que no final... fiquei na mesma. Vou ter o meu 1º cão a partir de sábado e ando a investigar informação sobre cães há mais de 1 ano. relativamente à alimentação queria deixar aqui umas notas da minha percepção e investigação sem qualquer experiência repito:

1 - Sugiro que passemos (nós mais desentendinos na matéria) a perguntar se esta ou aquela ração é boa/má pelos componentes sem referir a marca, para os outros (os mais entendidos e que podem ajudar) identifiquem os componentes que a tornam uma boa ou má ração.

2 - Com maior ou menor dificuldade os cães acabam por comer (praticamente) qualquer razão. Quando a fome aperta até folhas de alface sabem a mrisco!

3 - Uma ração pode "funcionar" num cão e não noutro independentemente do seu preço ou marca. Determinados cães podem ter intolerância a alguns componentes (como gluten por exemplo) e não vão dar-se bem com aquela ração nem que seja a mais cara do mercado.

4 - Sugiro também que o primeiro post deste tópico tente ser mais conclusivo para que quem precise de ajuda e o leia, não tenha de perder horas e horas a ler o tópico todo, para depois chegar a conclusão nenhuma. Classificar as rações por qualidade, já se percebeu que será difícil, porque cada um tem a sua opinião, mas podem-se classificar por preço, por conterem ingredientes a evitar ou pela fácil/difícil distribuição. Já que este parece ser o topico neste forum com mais participação sobre rações, era importante tentar fazer-se um índice e classificar rações.

5 - Existe algum local em Portugal onde as pessoas se possam juntar para fazer encomendas maiores numa determinada loja/armazenista/revendedor/importador e obterem todos rações a preços muito mais interessantes?

6 - Se a sugestão do ponto 4, não for para a frente, podem pelo menos dizer aqui quais os componentes que uma ração não deve conter?

Obrigado!
assim de chofre e sem referir marcas: sub-produtos, corantes e conservantes.
para já limite-se a escolher uma ração que não contenha na lista estes 3 componentes e já não vai muito mal.
já nem falo em mais nada para não confundir.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta jan 27, 2011 10:59 am

Sei que não tem nada a ver com o tópico mas gostava de saber, a quem usa a eagle pack, como a adquire. Se alguém vir, maravilha.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
hugorsf
Membro

quinta jan 27, 2011 12:39 pm

chowista Escreveu:
hugorsf Escreveu:

Obrigado!
assim de chofre e sem referir marcas: sub-produtos, corantes e conservantes.
para já limite-se a escolher uma ração que não contenha na lista estes 3 componentes e já não vai muito mal.
já nem falo em mais nada para não confundir.
Obrigado pela ajuda! 8)
E BHT e muitos E's, também são de evitar, correcto?

E para cachorros? há algum ingrediente mais essencial ou algum menos recomendado, ou basicamente a ideia é a mesma, que pelo que li será:

1 - Forte componente de carne (o chamado 1º ingrediente).
2 - Evitar sub-produtos, corantes, conservantes e muitos E's.
3 - Proteína total abaixo dos 30%.
4 - Cuidado para o volume total de cereais que por vezes engana e somados chegam a ser superiores à carne!

Genericamente é isto que devemos procurar numa ração, é assim?
hugorsf
Membro

quinta jan 27, 2011 2:30 pm

Mas depois lemos este tópico e parece +/- consensual que por exemplo a Hills é considerada uma boa ração.

Depois lemos a composição por exemplo da Hills Natures Best Puppy Large e:
Milho triturado, frango e peru desidratados, farelo de glúten de milho, arroz integral, gordura animal, polpa de beterraba, cevada em grão, aveia, óleo de peixe, semente de linhaça, cenoura desidratada, ervilhas desidratadas, polpa de tomate, espinafre em pó, polpa cítrica, polpa de uvas, sal, citrato de potássio, L-Carnitina, cloreto de potássio, cloridrato de L-Lisina, Óxido de Ferro, L-triptofano, vitaminas.<p> Preservado naturalmente com tocoferóis mistos, ácido cítrico e extrato de alecrim.
Eu o que mais aqui vejo são cereais... e a carne é desidratada (Julgo que isto é com todas...)

Depois outra que consideraram ser boa é a Orijen e vemos a composição da orijen Puppy Large e vemos que tem 42% de Proteína e no próprio site da Orijen (biblioteca deles) vemos logo montes de referências`aos problemas associados a alto teor de proteina na função renal dos cães e gatos, mas a ração deles tem 42% enquanto que a grande maioria que já vi, mal chega aos 30%... Esta marca advoga uma comida com um enquadramento de 80%/20%/0% - 80% carne / 20% de frutas / 0% cereais o que pelo que consegui recolher de informação é mesmo o ideal, mas e a proteína? Tá certo que com 80% de carne é natural que tenha muita proteína, mas depois se proteína em excesso é má, afinal em que ficamos?

Por fim olho para esta ração:
Composição: Carnes e produtos de frango (30%), arroz, milho, trigo, maça desidratada, levedura, gordura de frango, óleo de salmão, sais minerais, extractos de membrana de leveduras, raiz de chicória, extrato de yucca schidigera, DL metionina, L-lisina, sulfato de cobre pentahidratado, vitamina A, vitamina D3, vitamina E (alfa-tocoferol).

Constituintes analíticos dentro de 1 kg : 25,0% de proteínas brutas, 12,0% de matérias gordas brutas, 10,0% de humidade, 8,0%, de cinzas brutas, 3,0% de fibra, 1,9% de cálcio, 1,3% de fósforo, 0,18% de sódio. Aditivos em 1 kg: Vitamina A 15.000 UI/ kg, Vitamina D3 1500 UI/kg, Vitamina E (alfa-tocoferol) 130 mg/kg, sulfato de cobre pentahidratado 15mg/kg.
E pelo que li neste tópico parece ser muito superior às 2 mencionadas anteriormente (nem me parece ter cereais em excesso, nme proteína em excesso)...

E fico (e julgo que outros também) sem perceber afinal qual escolher... :?

Por exemplo, esta última ração que aqui coloquei que ingredientes tem que são prejudiciais? Ou de outra forma: Qual o problema desta ração em comparação com outras?
MonsoonWolf
Membro Júnior
Registado: sábado out 10, 2009 10:20 pm

quinta jan 27, 2011 4:00 pm

Existem tantas:
Pedigree
Purina one
friskies
e muitas outras.

Vá ao continente e veja.
hugorsf
Membro

quinta jan 27, 2011 4:14 pm

MonsoonWolf Escreveu:Existem tantas:
Pedigree
Purina one
friskies
e muitas outras.

Vá ao continente e veja.
Se a resposta era ao meu post, não ajudou nada!

Também conheço essas marcas e muitas outras mais...
e também conheço esse hiper-mercado e muitos outros...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta jan 27, 2011 5:43 pm

MonsoonWolf Escreveu:Existem tantas:
Pedigree
Purina one
friskies
e muitas outras.

Vá ao continente e veja.
Enganou-se no tópico. Tirando a Purina One, todas as que refere são rações medíocres e o assunto do tópico é "rações de MÉDIA qualidade".

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Katra
Membro
Registado: quinta set 16, 2010 2:48 pm

quinta jan 27, 2011 5:52 pm

hugorsf Escreveu:Por fim olho para esta ração:
Composição: Carnes e produtos de frango (30%), arroz, milho, trigo, maça desidratada, levedura, gordura de frango, óleo de salmão, sais minerais, extractos de membrana de leveduras, raiz de chicória, extrato de yucca schidigera, DL metionina, L-lisina, sulfato de cobre pentahidratado, vitamina A, vitamina D3, vitamina E (alfa-tocoferol).

Constituintes analíticos dentro de 1 kg : 25,0% de proteínas brutas, 12,0% de matérias gordas brutas, 10,0% de humidade, 8,0%, de cinzas brutas, 3,0% de fibra, 1,9% de cálcio, 1,3% de fósforo, 0,18% de sódio. Aditivos em 1 kg: Vitamina A 15.000 UI/ kg, Vitamina D3 1500 UI/kg, Vitamina E (alfa-tocoferol) 130 mg/kg, sulfato de cobre pentahidratado 15mg/kg.
E pelo que li neste tópico parece ser muito superior às 2 mencionadas anteriormente (nem me parece ter cereais em excesso, nme proteína em excesso)...

Por exemplo, esta última ração que aqui coloquei que ingredientes tem que são prejudiciais? Ou de outra forma: Qual o problema desta ração em comparação com outras?
Esta última ração faz referência a "produtos de frango", e seria bom saber o que querem dizer com produtos... É que existem montes de marcas de ração que usam tudo do frango, desde a carne aos ossos, incluindo as penas, as vísceras e as patas e cabeças. Se produtos de frango se referem também a estes últimos ingredientes, então a fonte de proteína não é grande coisa, só o é se for carne de frango desidratada.
LuMaria
Membro Veterano

quinta jan 27, 2011 6:25 pm

Essa ração é da Decathlon e toda a gente diz bem.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Teffie
Membro Veterano
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm

quinta jan 27, 2011 6:48 pm

hugorsf Escreveu:Mas depois lemos este tópico e parece +/- consensual que por exemplo a Hills é considerada uma boa ração.

Depois lemos a composição por exemplo da Hills Natures Best Puppy Large e:
Milho triturado, frango e peru desidratados, farelo de glúten de milho, arroz integral, gordura animal, polpa de beterraba, cevada em grão, aveia, óleo de peixe, semente de linhaça, cenoura desidratada, ervilhas desidratadas, polpa de tomate, espinafre em pó, polpa cítrica, polpa de uvas, sal, citrato de potássio, L-Carnitina, cloreto de potássio, cloridrato de L-Lisina, Óxido de Ferro, L-triptofano, vitaminas.<p> Preservado naturalmente com tocoferóis mistos, ácido cítrico e extrato de alecrim.
Eu o que mais aqui vejo são cereais... e a carne é desidratada (Julgo que isto é com todas...)

Depois outra que consideraram ser boa é a Orijen e vemos a composição da orijen Puppy Large e vemos que tem 42% de Proteína e no próprio site da Orijen (biblioteca deles) vemos logo montes de referências`aos problemas associados a alto teor de proteina na função renal dos cães e gatos, mas a ração deles tem 42% enquanto que a grande maioria que já vi, mal chega aos 30%... Esta marca advoga uma comida com um enquadramento de 80%/20%/0% - 80% carne / 20% de frutas / 0% cereais o que pelo que consegui recolher de informação é mesmo o ideal, mas e a proteína? Tá certo que com 80% de carne é natural que tenha muita proteína, mas depois se proteína em excesso é má, afinal em que ficamos?

Por fim olho para esta ração:

Eu tamb&#233;m gostava de saber. Porque quanto mais leio, sobre ra&#231;&#245;es, mais confusa fico.
Entao:
1- A carne tem de vir em primeiro lugar; o tipo de carne tem de estar especificado (ex: carne de frango, n&#227;o basta estar escrito s&#243; carne, pois &#233; muito abstracto); uma ra&#231;&#227;o com farinha de frango, por exemplo, pode ser melhor do que uma com carne fresca de frango, visto que a farinha &#233; um produto j&#225; desidratado, o seu peso n&#227;o vai variar, a contr&#225;rio da carne fresca, ou seja, uma ra&#231;&#227;o com 20%de frinha de frango podera ter mais prote&#237;na e carne do que uma ra&#231;&#227;o com 20% de carne fresca(que ainda vai passar pelo processo de desidrata&#231;&#227;o e o seu peso vai diminuir).

2- O tipo de gorduras t&#234;m de estar especificadas, omega 3 e 6 s&#227;o muito importantes.

3- Os cereais como o arroz, a cevada e a aveia s&#227;o de facil digest&#227;o e um bom componente par a ra&#231;&#227;o, j&#225; o milho, a soja, cascas de cereais ou cereais geneticamene modificdos s&#227;o ingredientes que se devem evitar.

4-os vegetais e frutas n&#227;o sao essenciais, mas s&#227;o um bom componente para a ra&#231;&#227;o, estes tamb&#233;m devem estar especificados.

5- Evitar ra&#231;&#245;es com: Ethoxyquin, (BHA) Butylated hydroxyanisole e (BHT) Butylated hydroxytoluene; corantes e aditivos artificiais; Menadione
("Vitamin K3" ou "Dimethylprimidinol Sulfate").

A minha menina veio a comer Purina Pro Plan, depois exprimentou friskies (que deitamos fora porque 1&#186; ela nao comia, e quando finalment provou-a, passado uns dias de jejum, teve diarreia), passamos para a pedigree e os resultados foram satisfat&#243;rios, mas depois de uma pesquisa pela arca e arredores percebi que estava a dar-lhe uma alimenta&#231;&#227;o muito pobre(ela comia a ra&#231;&#227;o juntamente com p&#233;s de frango cozidos e mi&#243;dos, o que j&#225; n&#227;o &#233; t&#227;o mau :oops: ) Enfim, comecei a pesquisar por ra&#231;&#245;es melhores, exprimentou v&#225;rias marcas, agora ela esta a comer Exclusive Plus, mas vou mudar para Arden Grange, estou indecisa entre o Adult Salmon and Rice, o Adult Chicken ou o Adult Lamb and Rice... :?

:roll: isto &#233; complicado, boa sorte para todos os que ainda n&#227;o se decidiram... :wink:
:arrow:
LuMaria
Membro Veterano

quinta jan 27, 2011 6:56 pm

:o Tanta mudança! Em 25 anos mudei de ração 1 vez, porque alguma coisa mudou e as cadelas começaram a fazer diarreia, em 2 sacos diferentes, chateou-me, chateou-me muito. Para que andam aos pulos entre rações?
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quinta jan 27, 2011 7:01 pm

Também não entendo, provam as rações quase todas, é que quase nem dá para avaliar resultados. É escolher-se uma boa e se resultar está feito.
Teffie
Membro Veterano
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm

quinta jan 27, 2011 7:03 pm

LuMaria Escreveu::o Tanta mudança! Em 25 anos mudei de ração 1 vez. Para que andam aos pulos entre rações?
Qual &#233; que usa?
&#201; que h&#225; tanta coisa a venda :? , eu nao quero que a minnha cadela coma uma ra&#231;&#227;o do tipo pedigree ou a do LIDL por isso &#233; que procuro por uma com a qual terei bons resultados. Como ouvi falar bem da Arden Grange e a composi&#231;&#227;o nao parece ser m&#225;, vou exprimentar, se os resultados forem positivos, muito bem, se nao, vou ter de mudar para outra, n&#227;o &#233;? :roll:
Responder

Voltar para “Cães”