BARF vs. Prey Model vs. Raw Meaty Bones
Moderador: mcerqueira
Bom, antes de tudo é uma grande verdade que a domesticaçao do cao vem de ha muitos seculos atras...... mas por exemplo, a raçao para caes, ou mesmo comida enlatada foram inventados ha pouco mais de 150 anos..... Ora, ate la os caes sempre viveram a comer carne como é suposto.... e em 150 anos nao acredito que o trato digestivo dos caes altere tao drasticamente ao ponto de tornar a raçao no alimento indicado ao inves da carne.... quanto à suposta teoria da conspiraçao das raçoes, so se for para alguns (os que nao querem ver) mas ca para mim poucas ou nenhumas sao as que usam ingredientes adequados.
Até ao primeiro negrito.. concordo.Mas o que coloquei a negrito discordo. À 150 anos (até menos) atrás não existiam as quintas e 'maquinas de produção massiva' de carne como existem agora.Era preciso ir à caça ou compra-la (e neste segundo caso não seria nada barata)..Em qualquer dos casos era desperdiçar alimento para um animalZZiggy Escreveu:Bom, antes de tudo é uma grande verdade que a domesticaçao do cao vem de ha muitos seculos atras...... mas por exemplo, a raçao para caes, ou mesmo comida enlatada foram inventados ha pouco mais de 150 anos..... Ora, ate la os caes sempre viveram a comer carne como é suposto.... e em 150 anos nao acredito que o trato digestivo dos caes altere tao drasticamente ao ponto de tornar a raçao no alimento indicado ao inves da carne.... quanto à suposta teoria da conspiraçao das raçoes, so se for para alguns (os que nao querem ver) mas ca para mim poucas ou nenhumas sao as que usam ingredientes adequados.

À 150 anos um cão se tocasse em carne seriam ou os restos dos donos, do lixo, ou o que conseguiam caçar por mero acaso, ou carne de qualidade seriam os restos (digam-se que são poucos, ou nenhuns) que nós (humanos) não consumíamos, na minha terra ainda se come um porco de A a Z.
Um cão só comer carne tinha que ser da realeza, e mesmo assim ....... quanto à teoria da conspiração, na minha opinião.. até ver, não passa disso mesmo, uma teoria da conspiração.
Como dizia um chefe meu quando trabalhava numa fabrica de produtos alimentares (para humanos) : ''As pessoas (as vezes) não fazem a mínima ideia do que comem''

Sendo que ele não dizia o parêntesis

Ate concordo com muito do que disse.... mas apesar disso, nao vejo onde é que a raçao passou a ser o alimento ideal ao inves da carne, visceras, ossos........ e tmb sei que muita gente nao faz ideia do que anda a comer..... mas se é assim para os humanos, imagine o que anda nas raçoes......
Não disse que a ração é o alimento ideal, apenas acho que é o mais equilibrado e o mais 'estudado' para os nossos patudos.ZZiggy Escreveu:Ate concordo com muito do que disse.... mas apesar disso, nao vejo onde é que a raçao passou a ser o alimento ideal ao inves da carne, visceras, ossos........ e tmb sei que muita gente nao faz ideia do que anda a comer..... mas se é assim para os humanos, imagine o que anda nas raçoes......
Mas se tenho duvidas quanto as rações também encontro respostas ..
Na alimentação crua.. não encontro respostas .. encontro alguns entraves e problemas (nada de grave) mas, também, nada que esteja documentado de maneira a tirar as 'teimas'.
Mas como disse, tenho lido sobre o assunto e é um modo de alimentação que me chama À atenção ...
Quanto ao fabrico das rações..existem fábricas que convidam os clientes a ir ver como estas são produzidas

Bom, ca para mim, e isto é so a minha forma de pensar..... o termo "alimentaçao completa ou balanceada" foi "inventado" pelas marcas de raçoes..... Afinal, em que Mundo é que os lobos ou caes selvagens teem uma refeiçao equilibrada todos os dias???? e nao me parece que a Natureza criasse um animal com um modo de vida que nao fosse sustentavel seja qual for a especie!!!! a alimentação dos lobos é balanceada ao longo de varios dias e varias refeiçoes diferentes, diferentes animais, diferentes partes do corpo...... etc!
Por esse prisma nos inícios da espécie humana também não havia uma alimentação equilibrada, criamos esse principio, e existe uma pirâmide alimentar usada em todo o mundo como exemplo de alimentos necessários a uma dieta "equilibrada".ZZiggy Escreveu:Bom, ca para mim, e isto é so a minha forma de pensar..... o termo "alimentaçao completa ou balanceada" foi "inventado" pelas marcas de raçoes..... Afinal, em que Mundo é que os lobos ou caes selvagens teem uma refeiçao equilibrada todos os dias???? e nao me parece que a Natureza criasse um animal com um modo de vida que nao fosse sustentavel seja qual for a especie!!!! a alimentação dos lobos é balanceada ao longo de varios dias e varias refeiçoes diferentes, diferentes animais, diferentes partes do corpo...... etc!
Trata-se de evolução...
se fosse tao linear quanto isso, bastava criar uma especie de raçao equilibrada e balanceada para humanos e acabariamos por comer sempre a mesma coisa com tudo la metido nas doses que precisamos..... nao existe uma refeiçao completa e balanceada..... nao existe uma raçao completa e balanceada..... ate a nossa alimentaçao é balanceada com o passar do tempo e com diferentes tipos de alimentos... o mesmo se passa com os canideos, mas no caso deles, por serem carnivoros, a sua dieta é balanceada com diferentes tipos de presas.........
Pois, mas deixe-me que lhe diga que isso já existe, só não lhe chamam ração pelo impacto social.ZZiggy Escreveu:se fosse tao linear quanto isso, bastava criar uma especie de raçao equilibrada e balanceada para humanos e acabariamos por comer sempre a mesma coisa com tudo la metido nas doses que precisamos...
Claro que existe, simplesmente muda consoante o passar do tempo.ZZiggy Escreveu:nao existe uma refeiçao completa e balanceada....
O que hoje é amanhã já não é, isso é outra conversa.
Até à data, temos estudos que nos mostram as vantagens de uma dieta que é equilibrada, se querem esquecer os estudos e dizer que há muitos anos atrás não havia nada disso e vivíamos à mesma, tudo bem.
ZZiggy no que disse a trás, a minha forma de pensar não difere assim tanto da sua. No entanto faltam estudos com grupos de teste para eu tirar as teimas. E não é, e vão-me desculpar, com um grupo do FB de 13.000 pessoas e outro de 10.000 que vão comprovar isso .. se formos a ver existem 200.000 a dar ração e sem razão de queixa (só um exemplo) n é?ZZiggy Escreveu:O que pode haver é uma alimentaçao completa que se consegue variando o que se come ao logo do tempo.....
uma dieta equilibrada requer variedade!!!!
Quanto à ração equilibrada, dieta equilibrada, e equilibrada ser variada .. Existem rações em que a lista de ingredientes é maior que a minha lista de supermercado

Depois acho que, tanto, comparar lobos a cães e humanos a cães não tem lógica. O cão é um animal que tem uns quantos séculos de evolução como companheiro do homem. Logo foi perdendo capacidades inatas (como caçar) ou seja, foi-se adaptando aquilo que o homem lhe dá. Os seus hábitos mudaram, passando também a ser um animal mais sedentário. Com isto as necessidades de alimentação também mudaram (a isto chamo evolução). Durante uns quantos séculos o cão comia sub-produtos de animais e vegetais que o homem lhe dava .. Ou seja, as rações vão ao encontro dessas necessidades desenvolvidas pelo ção 'recentemente'

Com isto tudo fico lixado, porque ontem dei um peito de frango ao meu cão e ele ficou meia hora a lambe-lo e nem lhe pegou ... peguei nele e meti-o a cozer e o gajo chamou-lhe um figo

Comparar caes a humanos concordo que nao faz sentido..... mas ja da comparaçao entre lobos e caes ja nao acho tao descabido quanto isso, note-se que o ADN de caes e lobos difere apenas em cerca de 0,2%.... Nao acredito que as necessidades dos caes tenham mudado tao drasticamente para ser correcto alimenta-los com raçoes.... mas isto é apenas a minha convicçao! caso contrario jamais alimentaria os meus patudos da forma que alimento.... e tenho uma boa duzia deles em casa!!! Com isto nao quero dizer que quem da raçao nao quer o melhor para os seus caes.... so digo que na minha opiniao nao é o mais indicado! Mas todo o mal fosse esse, e estariamos bem melhor!!dreamdog Escreveu:ZZiggy no que disse a trás, a minha forma de pensar não difere assim tanto da sua. No entanto faltam estudos com grupos de teste para eu tirar as teimas. E não é, e vão-me desculpar, com um grupo do FB de 13.000 pessoas e outro de 10.000 que vão comprovar isso .. se formos a ver existem 200.000 a dar ração e sem razão de queixa (só um exemplo) n é?ZZiggy Escreveu:O que pode haver é uma alimentaçao completa que se consegue variando o que se come ao logo do tempo.....
uma dieta equilibrada requer variedade!!!!
Quanto à ração equilibrada, dieta equilibrada, e equilibrada ser variada .. Existem rações em que a lista de ingredientes é maior que a minha lista de supermercadologo são dietas equilibradas (têm uma enorme variedade de ingredientes)
Depois acho que, tanto, comparar lobos a cães e humanos a cães não tem lógica. O cão é um animal que tem uns quantos séculos de evolução como companheiro do homem. Logo foi perdendo capacidades inatas (como caçar) ou seja, foi-se adaptando aquilo que o homem lhe dá. Os seus hábitos mudaram, passando também a ser um animal mais sedentário. Com isto as necessidades de alimentação também mudaram (a isto chamo evolução). Durante uns quantos séculos o cão comia sub-produtos de animais e vegetais que o homem lhe dava .. Ou seja, as rações vão ao encontro dessas necessidades desenvolvidas pelo ção 'recentemente'![]()
Com isto tudo fico lixado, porque ontem dei um peito de frango ao meu cão e ele ficou meia hora a lambe-lo e nem lhe pegou ... peguei nele e meti-o a cozer e o gajo chamou-lhe um figoMais valia te-lo comido eu

Lobo e cão têm linhas de evolução e selecção natural completamente diferentes em cerca de 150.000 anos
O chimpanzé tem 99,4% dos genes iguais aos humanos.. não tem nada a ver com o assunto, mas dá que pensar
Não tenho nada contra quem da esse tipo de alimentação aos cães, mas ainda não estou rendido por muito que queira

O chimpanzé tem 99,4% dos genes iguais aos humanos.. não tem nada a ver com o assunto, mas dá que pensar

Não tenho nada contra quem da esse tipo de alimentação aos cães, mas ainda não estou rendido por muito que queira

esses 99,4% na semelhança entre humanos e chimpanzes tem muito que se lhe diga..... ja ouvi falar em reavaliçoes que dao conta de uma semelhança de pouco mais de 80% se tanto!!!! mas isso aqui n interessa nada...
no fundo compreendo tudo que descreveu ate aqui e nem o critico.... estudar o assunto e buscar respostar é sempre o primeiro passo!
no fundo compreendo tudo que descreveu ate aqui e nem o critico.... estudar o assunto e buscar respostar é sempre o primeiro passo!

Só um aparte tomar a dieta de cães e lobos selvagens como a dieta ideal não é de todo o melhor principio....
Até pq um lobo selvagem tem uma esperança media de vida inferior do que um lobo em cativeiro (quase o dobro), apesar de todos os factores externos que tornam os lobos selvagens mais sensíveis á mortalidade a alimentação continua a desempenhar um papel fundamental.
Um lobo selvagem pode comer a carne que quiser mas nunca vai ter a diversidade de proteínas e nutrientes de uma~boa ração.
Pessoalmente não sou a favor nem contra rações ou carne crua só acho que quem quer dar carne crua devia informar-se bem acerca de nutrição animal e nutrição em geral para proporcionar uma melhor qualidade de vida aos seus patudos
lunathar
Até pq um lobo selvagem tem uma esperança media de vida inferior do que um lobo em cativeiro (quase o dobro), apesar de todos os factores externos que tornam os lobos selvagens mais sensíveis á mortalidade a alimentação continua a desempenhar um papel fundamental.
Um lobo selvagem pode comer a carne que quiser mas nunca vai ter a diversidade de proteínas e nutrientes de uma~boa ração.
Pessoalmente não sou a favor nem contra rações ou carne crua só acho que quem quer dar carne crua devia informar-se bem acerca de nutrição animal e nutrição em geral para proporcionar uma melhor qualidade de vida aos seus patudos
lunathar
lunathar concordo com quase tudo o que disse.... especialmente na diferente esperança media de vida dos lobos em cativeiro em relaçao aos seus congeneres selvagens.... mas entao os lobos em cativeiro nao devem ter supostamente uma alimentaçao a base de carnes cruas ? tendo isto em conta, e ja que teem uma vida mais longa podemos entao afirmar que os maiores responsaveis por esta diferença de longevidade sera mesmo os factores externos...... mesmo havendo algumas organizaçoes a alimentar lobos e outros animais com raçao..... nao creio que sejam esses que entram para as estatisticas.