MARTIM: MY SPECIAL ONE

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Star005
Membro Veterano
Registado: quarta ago 03, 2011 12:35 am

segunda ago 22, 2011 3:06 pm

TheOne Escreveu:Força Manuela, não permitas que ele sofra mais, amar é também saber quando acabar com o sofrimento, fica ao lado dele até ao fim. Ele foi feliz, e sabe disso :wink:
:cry: :cry: :cry: Faço minhas as palavras do TheOne...não sou capaz de escrever mais nada, estou com um nó na garganta, um aperto no peito e não consigo controlar as lágrimas que me escorrem pelo rosto...acima de tudo FORÇA e que o Martolinhas não sofra. Beijos, e se tiver chegada a hora do Martim partir, que esteja ao pé dele, que o abrace e acarinhe como sempre fez, para que parta feliz...diga-lhe que toda esta gente do forum torceu por ele, diga-lhe que a star lhe dedicou muita atenção e que lhe mandou um grande beijo, um abraço apertado e trilhientas festinhas... :cry:
xbigfoot
Membro
Registado: segunda jul 18, 2011 12:49 pm

segunda ago 22, 2011 4:30 pm

Arguidaa,

Tenho acompanhado este tópico, embora sem intervenção, pois não traria nada de novo à discussão.

Compreendo o que está a passar, e a sua decisão será de certeza a melhor, porque ninguém como a Arguidaa conhece o Martim e saberá ler o seu estado de espírito.

Deste lado, torço para que o Martim melhore e que ainda tenha a energia capaz de suportar as 24 horas que o vet sugere.

Força.
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

segunda ago 22, 2011 6:06 pm

Manela, tou aqui para o que precisares, lembra-te disso... Gosto muito de ti, ouviste minha maluquita?

Já tou com o dia estragado :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
Lunabloom
Membro Veterano
Registado: quinta jan 27, 2011 7:15 am

segunda ago 22, 2011 7:32 pm

:cry: :cry: :cry: Força Arguidaa e se possivel que passe estes últimos momentos junto de quem o ama e se possivel sem sofrer......não sei o que dizer é muito complicado..acho que o melhor é sempre estar junto de quem amam :cry: :cry: e sentirem-se confortados...

Muita coragem, e seja qual for a decisão estamos todos consigo :cry: :cry: Um beijo do tamanho do mundo para si e para a familia, e uma amasso enorme no Martolas :wink:
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda ago 22, 2011 10:34 pm

Manuela, nem me atrevo a ligar-lhe para saber notícias. Se quiser, pode ligar-me seja a que hora for.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Arguidaa
Membro Veterano
Registado: terça jun 07, 2011 8:32 am

segunda ago 22, 2011 11:41 pm

Desculpem as notícias tardias mas foi só o tempo de comer uma sandes e vir aqui.

O Martim ainda está cá. Não sei até quando mas, imagino que não seja por muito mais tempo. :cry:

Quando chegámos e ao contrário do habitual, não o trouxéram para estarmos com ele. O meu coração claro que disparou mas, o meu marido com o seu positivismo todo, começou a dizer que devia ser para ele não se excitar, etc.

Passado um bocado que nos pareceu uma eternidade, fomos chamados paa irmos ao internamento ter com o Martolas. Pelo caminho encontrei duas das vets que se abraçaram a mim, deram-me uma festinha e me disseram para ter força.

Quando cheguei ao pé do Martolinhas, ele estava deitado na box de costas viradas para nós mas, quando nos sentiu, olhou sem mudar de posição. Claro que quase que me deitei dentro da box dele a dar-lhe festinhas e beijocas e, de cada vez que parava ele olhava para mim. :wink: Disseram que tinham pedido para irmos até ao internamento porque ele não queria sair, pois sentia-se desconfortável.

Foi mudando de posição e por fim sentou-se na box, depois meteu-se de pé e por fim quis sair. Estávamos com um certo receio de o trazermos cá fora mas, depois de perguntarmos, disseram-nos que se ele queria para virmos.

Ineditamente o Martim quando chegou cá fora, andou a passear cerca de 20 minutos. Era ele sempre que pedia para continuar o passeio. Quem não soubesse, ninguém diria que ele estava tão mal e, aliás, o vet quando posteriormente falou connosco frisou exactamente isso. Andava com o rabito no ar, a dar e de cada vez que ouvia a minha voz, ainda abanava mais. :wink:

Por fim viémos para dentro e fomos novamente para a box. O desconforto continuava mas, ao contrário do que se passou durante o dia que esteve constantemente a vomitar, nas cerca de quase três horas que estive com ele, só o fez um vez e não foi muito.

O meu marido e eu tal como já disse, estivémos bastante tempo com ele mas eu mais do que ele. O Martim estava bastante cansadito e o meu marido quis ir para a sala de espera para ele poder descansar. A contragosto também ainda fiz menção de o acompanhar mas, quando me levantei e comecei a andar ... o Martim olhou para mim, com aqueles olhinhos dele e ... não fui capaz de o deixar. Assim, ficámos os dois sózinhos a queimarmos os "últimos cartuchos". Foi mimo como se não existisse amanhã, sempre a falar com ele com uma voz muito calma (sabe Deus como) e imaginem que comecei a contar-lhe a nossa história ... a história da 1ª vez que o vi e os desenvolvimentos que já sabem. Senti-me muito bem por nos ter sido permitido podermos passar este tempo a sós.

Foi altura de falar com o vet e, as coisas estão mesmo a complicar-se e muito. Os valores dispararam tal como já tinha dito pelo que, numa tentativa "desesperada" foi decidido suspender tudo e fazer só o soro a ver se se consegue "alguma mexida" nos valores como aconteceu há duas semanas atrás.

Daí o vet ter-me pedido mais 24/48 horas. Estívemos a falar com toda a sinceridade e frontalidade e ele pediu para eu dar mais este tempo pois se avançassemos já para a eutanásia, ficaríamos sempre a pensar que só tínhamos ido até aos 95% e não tinhamos esgotado os 100%.

Já se lutou tanto pelo Martolas que ... vamos até ao final deste percurso. Todos sabemos qual irá ser o desfecho mas ... TUDO e MESMO TUDO terá sido feito.

Se nas próximas análises os valores não tivéram baixado um pouco ou tivérem mesmo aumentado ... acabou. Não se irá esperar mais pois será a confirmação de que realmente foram esgotados TODOS os recursos.

Muito honestamente, penso que durante este tempo extra pedido não irá dar grande resultado mas, também muito honestamente acho que devo isso ao Martim e ao próprio vet.

Uma forista telefonou-me hoje e alertou-me exactamente para estes 5% que estavam a faltar na cruzada do Martim e, sou obrigada a dar razão. Ele vai partir infelizmente mas eu, vou continuar e iria começar não hoje, nem amanhã mas talvez para a semana a pensar ... e se nas tais 24/48 horas tivésse havido um volte-face? NUNCA o saberia e seria uma dúvida que me iria atormentar para o resto da vida. :cry:

Falámos abertamente sobre a eutanásia e, apesar do vet ser de opinião que a presença dos donos é melhor, no meu caso em concreto, acha que eu me devo tentar proteger e que para mim irá ser pior. Sei que sim mas, o Martim merece e precisa que eu lá esteja e será isso que irei fazer. Pelo menos na 1ª injecção irei lá estar de pedra e cal ao pé do meu menino.

Pedi também para, caso aconteça um agravamento súbito e se tenha de antecipar o final para, por favor nada fazerem sem me ligarem para eu ir a"voar" até lá.

Ainda bem que estes pontos foram falados pois nunca tinham ficado bem claros e assim as "instruções" estão dadas.

O meu marido que até agora tem sido dum positivismo (irrealista) está a ficar mesmo KO. Hoje também ele não conseguiu almoçar ... e sinceramente que também estou com medo da reacção dele, pois apesar de ser uma pessoas "muito racional" ... acho que, quando a hora da "verdade" chegar ... ele se vai desmoronar como um baralho de cartas. :cry:

A Mariazoca, anda tristíssima e tem tido imensos miminhos mas, mesmo assim, o olhar dela revela bem o que lhe "vai na alma". Quando cheguei a casa, obviamente tinha o cheiro do Martim. Se vissem a alegria dela ... a dar ao rabito completamente doida e não me largava nem por nada.

Enfim ... amanhã será um outro dia e oxalá existisse um milagre ... infelizmente, os milagres não existem e amanhã se Deus quiser, o Martolinhas irá ter uma mega dose de miminhos e beijocas grandes. :wink:
Arguidaa
Membro Veterano

segunda ago 22, 2011 11:44 pm

Tassebem Escreveu:Manuela, nem me atrevo a ligar-lhe para saber notícias. Se quiser, pode ligar-me seja a que hora for.
Querida Tassebem ... só agora vi o seu post. Muito obrigada pela forcinha. Por hoje isto ainda vai ...
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda ago 22, 2011 11:57 pm

Li tudo e continuo com pouco para dizer... apenas que continuo a acompanhar-vos e que, se os veterinários acharam que era de tentar, acho que a Manuela e o marido fizeram bem.
Os milagres são muito raros, mas existem. Desejo profundamente que seja o caso, que seja uma crise muito aguda que o Martim consiga ultrapassar.
Um grande abraço, Manuela.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Arguidaa
Membro Veterano

terça ago 23, 2011 12:03 am

Tassebem Escreveu:Li tudo e continuo com pouco para dizer... apenas que continuo a acompanhar-vos e que, se os veterinários acharam que era de tentar, acho que a Manuela e o marido fizeram bem.
Os milagres são muito raros, mas existem. Desejo profundamente que seja o caso, que seja uma crise muito aguda que o Martim consiga ultrapassar.
Muito obrigada querida Tassebem. Sinceramente que não acredito mas, é como uma forista amiga me dizia hoje à tarde e o vet repetiu hoje à noite ... se decidissemos já ... estavam a faltar os 5% neste "puzzle". Assim ... nada ficará por tentar. Amanhã lá vou eu ter com o Martolinhas. Eu entro na box, encosto-me a ele, abraço-me e só falta mesmo deitar-me dentro da box ao lado dele. Até já tenho uma mantinha para estar no chão sentada/deitada ao lado dele. :wink: Os vets não podiam estar a ser mais atenciosos para com ele e para connosco. Só isso traz-nos um certo conforto nesta hora tão difícil. :cry:
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça ago 23, 2011 12:23 am

Senti-me muito bem por nos ter sido permitido podermos passar este tempo a sós.
Se há coisa que esta equipa de vets é, é humana, acima de tudo, muito humana :wink:

Força Manuela, eu faria o mesmo, esses 5% podem não ser nada na evolução do Martim, mas na nossa consciência, seriam o suficiente para andarmos o resto da vida a pensar nos "e se..." :|
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
802
Membro
Registado: sexta jun 16, 2006 7:37 pm

terça ago 23, 2011 12:31 am

Olá Manuela,

Eu e o Joca chegámos hoje de férias, e estamos tristes com as notícias que nos tem trazido, apenas podemos desejar muita, muita força.

Um abraço,
Tiago
Catleo
Membro
Registado: sábado mar 27, 2010 10:45 pm

terça ago 23, 2011 2:12 am

Arguidaa Escreveu: Enfim ... amanhã será um outro dia e oxalá existisse um milagre ... infelizmente, os milagres não existem e amanhã se Deus quiser, o Martolinhas irá ter uma mega dose de miminhos e beijocas grandes. :wink:
Arguidaa Escreveu: Disseram que tinham pedido para irmos até ao internamento porque ele não queria sair, pois sentia-se desconfortável.

Foi mudando de posição e por fim sentou-se na box, depois meteu-se de pé e por fim quis sair. Estávamos com um certo receio de o trazermos cá fora mas, depois de perguntarmos, disseram-nos que se ele queria para virmos.

Ineditamente o Martim quando chegou cá fora, andou a passear cerca de 20 minutos. Era ele sempre que pedia para continuar o passeio. Quem não soubesse, ninguém diria que ele estava tão mal e, aliás, o vet quando posteriormente falou connosco frisou exactamente isso. Andava com o rabito no ar, a dar e de cada vez que ouvia a minha voz, ainda abanava mais. :wink:

Por fim viémos para dentro e fomos novamente para a box. O desconforto continuava mas, ao contrário do que se passou durante o dia que esteve constantemente a vomitar, nas cerca de quase três horas que estive com ele, só o fez um vez e não foi muito.
Não foi isto um pequeno milagre?

Arguida, acho que fez bem em dar mais esta oportunidade ao Martim, dê o benefício da dúvida ao vet.

Provávelmente as análises amanhá não estarão muito diferentes de hoje, peço-lhe que não se precipite em relação à eutanásia, não são 2 ou 3 dias que farão grande diferença ao Martim, já o mesmo não digo em relação a si, sei que é penosa a situação por que está a passar.

Pelo que li o Martim está desconfortável mas não a agonizar, aí sim nada haveria a fazer, não quero com isto dizer que o deve deixar a sofrer até agonizar.

O seu "BÉBÉ" merece que lute por ele nem que tenha só 1% de possibilidades de se safar, lembre-se do caso da Estrelita em relação à hidromassagem, claro que a situação do Martim é muito diferente.

Enquanto há vida há esperança.

Seja qual fôr a evolução deste caso estarei do seu lado tome a decisão que tomar, permita-me só que dê a minha opinião, se eu tivesse um canito na situação do Martim e desde que o estado de saúde o permitisse e não havendo alternativa à eutanásia, não permitiria que o meu melhor amigo passasse os últimos dias da sua vida enfiado numa box do vet. pelo menos as últimas 24 horas passaria no Lar junto daqueles que o amaram.

Espero que não tenha interpretado mal estas últimas palavras.

Estive desde quinta-feira sem acesso à Net e não estava à espera de uma evolução tâo negativa como esta, embora tivesse o pressentimento de que as coisas não estavam nada bem.

Um grande beijinho para si Arguida, dê um abraço por mim ao Martim amanhá e espero que o tal milagre aconteça.

Espero que o seu Pai esteja melhor.
Whiteblade29
Membro
Registado: sexta fev 25, 2011 7:21 pm

terça ago 23, 2011 4:54 am

Tassebem Escreveu:Li tudo e continuo com pouco para dizer... apenas que continuo a acompanhar-vos e que, se os veterinários acharam que era de tentar, acho que a Manuela e o marido fizeram bem.
Correctissimas palavras, faço minhas as suas palavras user Tassebem...Arguida, 20H do dia 23/02/2011...nunca esqueci, nunca esquecerei...estive fora as últimas 2 semanas...pior, não cheguei a tempo...esteve sempre com muito apoio e bem acompanhado, mas eu era o dono, eu o responsável, era comigo que ele fazia aquilo que não fazia com mais ninguém...cada um é como é, mas os meus erros pago-os caros todos os dias...o remorso é coisa que se quiser vender, gente boa não compra por €€€ nenhum...fique com o Martolas, até onde conseguir, até ao fim, tente aguentar...Lutaram imenso os 2, são uma admirável dupla de guerreiros, presto aqui a minha homenagem a esta excelente dupla e que corra tudo o melhor possível...
lidialima
Membro Veterano
Registado: quinta ago 06, 2009 11:34 am

terça ago 23, 2011 8:36 am

O meu post anterior "sugeria" estes 5% que podem fazer toda a diferença na aceitação do que aí vem a, sei do que falo, porque não há muito tempo passei pela mesma situação e quando se toma a "tal" decisão, sentimos dor mas também sentimos paz porque tentamos tudo...
Um abraço Manuela e muita coragem.
Dê por mim um abraço apertadinho ao Martim... e quem sabe o tal milagre possa existir?
Star005
Membro Veterano
Registado: quarta ago 03, 2011 12:35 am

terça ago 23, 2011 10:36 am

Olá Arguida, citando Catleo: "Enquanto há vida há esperança. Seja qual fôr a evolução deste caso estarei do seu lado tome a decisão que tomar, permita-me só que dê a minha opinião, se eu tivesse um canito na situação do Martim e desde que o estado de saúde o permitisse e não havendo alternativa à eutanásia, não permitiria que o meu melhor amigo passasse os últimos dias da sua vida enfiado numa box do vet. pelo menos as últimas 24 horas passaria no Lar junto daqueles que o amaram."
Faço minhas as palavras de Catleo, se é hora de partir, que o Martim passe os ultimos momentos ainda mais feliz, na casa de quem o acolheu, junto de quem o amou e sempre amará, junto da mana Maria para que sinta e leve consigo todos os cheirinhos e o incondicional amor que lhe deram. Para que parta com a recordação dos bons momentos que passou na sua vida acompanhado daqueles que para ele serão sempre os melhores do mundo. Força Arguida, neste momento tão dificil...mas que seja um momento de Paz para todos, especialmente para o Martolinhas.
:cry: ...
Responder

Voltar para “Cães”