Rações - uma ajuda na "análise dos rótulos"
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm
Dreamdog, obrigada. Eu, o processo de "desidratação" já sabia que era bom
e também concordo com o facto de dizer apenas aves em vez e exemplificar as aves, mas o que mais preocupe é o facto de falares em proteínas e não mesmo em carne. Já tinha visto esta denominação noutras marcas, e voltei hoje a ver numa gama nova da Purina One... Eu supôs algo. Fala-se em proteínas de aves, e se essas proteínas poderem ser adquiridas noutra parte das aves que não a carne em si, supostamente é disso que será feito este ingrediente, e o que não é carne supostamente são os sub-produtos, não sei se a minha comparação e respetivos argumentos têm alguma lógica, mas por isso é que decidi vir perguntar aqui neste tópico.

ReginaVieira, sim acho que esse raciocínio tem bastante lógica.é caso para dizer que muda o cheiro e a **** é a mesma
não sei se reparou que mesmo a pouco coloquei outra observação:
Deve-se evitar todos os termos genéricos (sub-produtos; óleos de ...., carnes e sub-produtos de ...).Devemos evitar porque todos os termos genéricos abarcam uma gama muito grande de produtos, onde se incluem muitos de qualidade duvidosa. Se os produtos usados forem de qualidade, o fabricante não terá necessidade de descrevê-los genéricamente.
Os fabricantes, infelizmente, gostam muito de mascarar o que colocam nas rações. Por isso é que eu gosto de composições simples e sem muitas complicações

não sei se reparou que mesmo a pouco coloquei outra observação:
Deve-se evitar todos os termos genéricos (sub-produtos; óleos de ...., carnes e sub-produtos de ...).Devemos evitar porque todos os termos genéricos abarcam uma gama muito grande de produtos, onde se incluem muitos de qualidade duvidosa. Se os produtos usados forem de qualidade, o fabricante não terá necessidade de descrevê-los genéricamente.
Os fabricantes, infelizmente, gostam muito de mascarar o que colocam nas rações. Por isso é que eu gosto de composições simples e sem muitas complicações

-
- Membro Veterano
maraya Escreveu:Tenho lido (num tópico mais antigo enoutro mais recente) users que afirmam que "farinha de frango" inclui patas, penas e cabeças.
Agora pergunto: Teoricamente a "farinha de frango" não é a carcaça desidratada excepto patas, cabeça e penas?
Maraya encontrei na net uma boa explicação para a farinha de carne. De aves, de bovinos e suína...
Farinha de carne bovina: "(...) é um produto resultante do cozimento de subprodutos de origem bovina (constituído principalmente de ossos e vísceras) (...)"
Farinha de carne suína: "(...) é um produto resultante do cozimento de subprodutos de origem suína, constituído por partes cárneas (vísceras) e ossos (...)"
Farinha de carne de aves: "(...) é um produto resultante do cozimento de subprodutos originados do abate de Aves, constituído por partes cárneas, vísceras, cabeças e pés (...)"
http://www.patense.com.br/pt/views/fari ... &slider1=1
Foi o mais completo que encontrei até agora, mas vou procurar melhor.
-
- Membro Veterano
Encontrei outro site que fala das farinhas de carne, este é muito completo: http://www.cnpsa.embrapa.br/sgc/sgc_pub ... u82m5u.pdf
-
- Membro Veterano
E outro: http://www.nutritime.com.br/arquivos_in ... UL2005.pdf
Há informações repetidas, no entanto há sempre coisinhas novas
Há informações repetidas, no entanto há sempre coisinhas novas

-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Olá,
Provavelmente em algum manual/legislação de segurança alimentar português, encontrará o que define a farinha de carne (ou peixe) e os sub-produtos. Tem que se ter atenção à fonte onde é retirada a informação visto que a legislação da UE é diferente da dos EUA, do Brasil, etc.
Provavelmente em algum manual/legislação de segurança alimentar português, encontrará o que define a farinha de carne (ou peixe) e os sub-produtos. Tem que se ter atenção à fonte onde é retirada a informação visto que a legislação da UE é diferente da dos EUA, do Brasil, etc.
Maria João
-
- Membro Veterano
Ah bom :s até agora sempre vi coisas do Brasil, julgomjoaomarques Escreveu:Olá,
Em portugal não há-de ser muito diferente...
Farinha de carne de aves: "(...) é um produto resultante do cozimento de subprodutos originados do abate de Aves, constituído por partes cárneas, vísceras, cabeças e pés (...)"
Lá está vai parar ai tudo aquilo que nós não consumimos
ou seja não fazemos a mínima ideia das condições em que se encontram aquando da transformação ( a industria alimentar pode ser muito 'nojenta')
mesmo assim prefiro ver farinha de.. do que sobprodutos de..
Lá está vai parar ai tudo aquilo que nós não consumimos

-
- Membro Veterano
Sim, supostamente os sub-produtos vão acabar por conter outros "restos" que a farinha não contem.dreamdog Escreveu:Em portugal não há-de ser muito diferente...
Lá está vai parar ai tudo aquilo que nós não consumimosou seja não fazemos a mínima ideia das condições em que se encontram aquando da transformação ( a industria alimentar pode ser muito 'nojenta')
Fui reler melhor sobre "farinhas", e retirei isto de um dos links que deixei no fim do primeiro post:
"Farinha de carne - Produto obtido por aquecimento, secagem e trituração da totalidade ou de partes de animais terrestres de sangue quente, dos quais a gordura pode ter sido parcialmente extraída ou separada por processos físicos. Deve estar praticamente isento de cascos, cornos, cerdas, pêlos e penas e do conteúdo do tracto digestivo (teor mínimo de proteína bruta: 50 % da matéria seca). (Teor máximo de fósforo total: 8 %) "
Continua-me a parecer melhor que os "sub-produtos". no entanto o valor deste ingrediente, tal como acontece em todos os outros, depende muito da qualidade da "matéria-prima"
"Farinha de carne - Produto obtido por aquecimento, secagem e trituração da totalidade ou de partes de animais terrestres de sangue quente, dos quais a gordura pode ter sido parcialmente extraída ou separada por processos físicos. Deve estar praticamente isento de cascos, cornos, cerdas, pêlos e penas e do conteúdo do tracto digestivo (teor mínimo de proteína bruta: 50 % da matéria seca). (Teor máximo de fósforo total: 8 %) "
Continua-me a parecer melhor que os "sub-produtos". no entanto o valor deste ingrediente, tal como acontece em todos os outros, depende muito da qualidade da "matéria-prima"
<p>"A dúvida é o principio da sabedoria." - Aristóteles </p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
1º negrito: Xii são tantos os animais de sangue quente... então aqueles mortos na estrada são de sangue quente e tudo o resto quentemaraya Escreveu:Fui reler melhor sobre "farinhas", e retirei isto de um dos links que deixei no fim do primeiro post:

2º negrito: Esse 'deve' mete-me muita confusão devia ser 'Têm obrigatoriamente de estar'
Acho que quem se interessar por composições, é unânime, é preferível conter farinhas de.. do que subprodutos de...
Acho que a administração devia colocar este tópico como inamovível de forma a não se estarem sempre a criar tópicos sobre rações, e se poder colocar aqui as composições para analisar. Visto que tem um óptimo guia para analisar as ditas.. também serviria para esclarecimento e não encher o forum de tópicos idênticos.
Fica aqui a sugestão.
Fica aqui a sugestão.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm
O problema é que ficaríamos com um mega tópico de ração que depois ninguém lia na totalidadedreamdog Escreveu:Acho que a administração devia colocar este tópico como inamovível de forma a não se estarem sempre a criar tópicos sobre rações, e se poder colocar aqui as composições para analisar. Visto que tem um óptimo guia para analisar as ditas.. também serviria para esclarecimento e não encher o forum de tópicos idênticos.
Fica aqui a sugestão.

<p class="MsoNormal">"Quanto mais conheço os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? não, não podia, não era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcança... mas sempre quando menos se espera! </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini “pestes” a Vicky e o Simba!</p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? não, não podia, não era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcança... mas sempre quando menos se espera! </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini “pestes” a Vicky e o Simba!</p>
A ideia seria ler apenas a primeira página (com informação importante) e depois ir pondo composições de rações para se dar a opinião no caso de haver duvidas
.. Seria um bom exercício de raciocínio deixar de se falar em marcas e passar a falar em composições
Mas é só uma opinião

Mas é só uma opinião

só uma duvida mais de cultura geral do que propriamente a ver com o tópico
"Se os pescoços moelas patas etc estiverem na câmara de refrigeração mais de 3 dias não são aproveitados"
Não era suposto a comida ir para a câmara de refrigeração para ficar conservada durante mais tempo?
tinha ideia que nos centros de abate a carne ficava na câmara de refrigeração bem mais tempo
"Se os pescoços moelas patas etc estiverem na câmara de refrigeração mais de 3 dias não são aproveitados"
Não era suposto a comida ir para a câmara de refrigeração para ficar conservada durante mais tempo?
tinha ideia que nos centros de abate a carne ficava na câmara de refrigeração bem mais tempo