Bem sempre os conheci meigos para os donos mas muito pouco amigos com estranhos, embora reconheçam um amigo da casa e se comportem amistosamente.
(correção)
Cão de Gado Transmontano
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Última edição por margoustink em terça jan 08, 2013 12:06 pm, editado 1 vez no total.
Aquele realmente era muito dócil, ladrava para dar o alerta mas depois deixava as pessoas chegarem-se e era muito afectuoso. O outro que conheci era um pouco mais desconfiado com estranhos, mas mesmo assim meigo.
Penso que são cães que precisam de bastante espaço para queimar toda aquela energia.
Penso que são cães que precisam de bastante espaço para queimar toda aquela energia.

Enquanto não amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecerá adormecida. (Anatole France)
É o tipo de comportamento igual ao rafeiro alentejano.
Aliás...muita gente da canicultura quando se iniciou o processo de registo da raça olhou de lado para o CGT porque achavam que de facto era muito, muito parecido (demasiado) ao rafeiro alentejano.
Aliás...muita gente da canicultura quando se iniciou o processo de registo da raça olhou de lado para o CGT porque achavam que de facto era muito, muito parecido (demasiado) ao rafeiro alentejano.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm
por acaso não acho nada parecidos! tal como acontece com as raças bovinas, o rafeiro alentejano é um cão mais pesadão, menos ágil e menor do que o CGT em altura!sasquatch Escreveu:É o tipo de comportamento igual ao rafeiro alentejano.
o CGT é mais alto, mais delgado, mais ágil, menos maçudo, e... mais bonito! na minha opinião, claro!

Pedro, acho que por uma questão de valorizar a raça e o exemplar que tem em casa, não era de todo mal pensado que o seu piqueno pónei fosse avaliado por um juiz.

<p>ex Omega2,3,4,5, etc... Não adopte, compre
</p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>

<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Gostaria de deixar a info que o CPC tem estado muito focado no Cão de Gado Transmontano e é uma das raças portuguesas que mais RI tem obtido nos últimos anos.
Deixo a página do clube da raça:
http://www.caodegadotransmontano.org.pt/
Deixo a página do clube da raça:
http://www.caodegadotransmontano.org.pt/
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Que parvoíce. Se tem LOP é da raça?? Onde é que ouviu essa?? Se tem LOP é porque pagou uma taxa e porque o criador diz que é filho de A e B (também eles com LOP e inscritos da mesma forma). Digo-lhe mais, posso "produzir" cães de determinada raça, não sendo os pais puros da raça e inscrevendo-os como sendo puros de raça e consequentemente com LOP... E digo-lhe isto porque existem raças com vários criadores em Portugal que passam anos sem que seja feita qualquer controlo pelo CPC.suprem0 Escreveu:Caro, eu não sei mais que o senhor nem o senhor sabe mais do que eu, vamos resumir de forma simples e rápida:PedroReis Escreveu:então é melhor fechar o topico, pois embora o forum seja publico acho que nao devemos ser rudes e responder a topicos como se apartida soubessemos mais que que a outra pessoa.
não tenho intresse em dar continuação ao tópico.
e graças a deus que o nucleo maioritario de criação do cao de gado está nas maos de pastores e não nas maos de de algumas pessoas como as que aqui conheçi. (pode ser que dessa forma se aguente mais anos como o cao de trabalho que é.)
Tem LOP, ou os pais têm LOP, é definitivamente de raça.
Não tem, até pode ser, mas não é o senhor que lhe vai atribuir a raça.
Daí a abordagem que lhe fizeram, não sei onde viu "boquinhas de pessoal com a mania que percebe de caes puros" mas é tão simples como expliquei acima.
Se a conversa nem sequer lhe interessa, não sei porque disse:
PedroReis Escreveu:(...)
ps: eu sei que o cão não é cruzado.
Mais, nestas raças do Castro e do Cão de Gado, já existem muito antes do CPC as ter visto... são raças que foram criadas e seleccionadas pelos pastores durante décadas e décadas. Quer ver que vêm agora dizer que o pastor que a seleccionava em 1950 e que o continua a fazer agora deixou de ter cães puros só porque não está no LOP??? Será que deixo de ser homem e português por não ter o cartão do cidadão... isto há com cada um!! Já agora, o estalão do CGT será revisto em breve... ou seja, mesmo não estando conforme com o estalão actual poderá estar com o revisto.
Dito isto, é óbvio que o facto de ter LOP permite um controlo maior. Em cria é complicado distinguir um cruzado de um puro e a existência de um LOP facilita essa certeza (presumindo que os LOP eram controlados que não o são... e o próprio teste de DNA apresentado pelo criador também não o confirma... só um teste independente o poderia confirmar). De igual forma que o pastor também não poderá confirmar que a cadela não cruzou com outro cão que não o CGT... mas quem conheça o CGT facilmente perceberá que não é qualquer cão que ali "monta" quanto mais não seja pela altura...
Mas também acho que devia promover o RI do seu cão. Mesmo não querendo ir a exposições (acho bem por um lado, mas por outro acho que devia ir para promover a raça) nem fazer criação (nunca diga isso porque quanta maior variação genética tiver melhor para a raça, logo nunca descarte esta opção - mesmo que sem qualquer interesse comercial - a bem da raça), deve assegurar que o seu está inscrito como "puro".
Bem sei que isso não lhe interessa do ponto de vista do trabalho. Aliás, a vantagem de ser filho de pastores é que será um cão de trabalho muito bom, à semelhança de outras raças ainda pouco difundidas de um ponto de vista comercial/beleza... Na verdade, muitas pessoas que vissem um serra da estrela de pelo curto (os mais utilizados desde sempre pelos pastores) até diria que não era um serra puro tal é transformação da raça que os criadores/CPC/estalão/vertente comercial tem promovido... o mesmo se diga do PA e outros.
Não conheço muita gente com CGT (conheço muitos pastores... mas só tem LOP os que foram atribuídos pelo Grupo Lobo). Mas conheço um criador de Castros que têm feito muito pela raça (castro laboreiro), que é o Rui Viveiros do Canil Campos do Lis. Apesar de não ser a sua raça, dado que são raças semelhantes (no sentido de serem raças com muitos poucos efectivos) e que por isso deviam partilhar as mesmas preocupações com a possibilidade de cruzamentos indevidos (mães e filhos, irmãos, etc). O LOP ao menos em tese, permite reduzir esse risco. Fale com esse criador... é muito acessível e com a associação do CGT que lhe dirão muito mais.
Não deixe por isso de partilhar esse fórum , em especial fazendo alusão a essa raça portuguesa tão especial e tão rara. E não se esqueça que vai sempre encontrar gente do contra, quanto mais não seja porque essas raças tipicamente portuguesas (adaptadas naturalmente à realidade portuguesa e clima português, como qualquer português verdadeiro... não os portugueses de visto de ouro) acabam por despertar a atenção de quem pretende adquirir um novo companheiro. E isso chateia muita gente, em especial, muita gente que tem interesse noutras...
Por fim, que belo CGT que aí tem... eu ando muito pelo Montesinho e Alto Douro e cada vez que vejo um desses puros no rebanho e a sua "inteligência genética" ficou deveras impressionado... (talvez também ache por aqui que só será um bom cão de trabalho se for para uma escola canina, com certificação pela DGV... he, he, he).
Até que enfim, aparece alguém de bom senso e bom conhecimento! 

<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>