Encantador de Caes atacado por um Labrador (video)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
vanerodrigues
Membro Veterano
Registado: sábado mai 28, 2005 11:39 am

quinta mar 14, 2013 10:18 pm

Janaa Escreveu:
PauaCosta Escreveu:
Eu realmente comecei por ensinar à minha cadela que se ela me desse o osso eu lhe dava um pedacinho de salsicha. Mas o objectivo foi mostrar-lhe que eu não lhe queria mal nem roubar o osso. Ela aprendeu a confiar em mim sem serem precisos qualquer tipo de pressão psicológica ou física.
Chama à salsicha o quê?! brinde de bom comportamento?

O que estou a tentar dizer, é que a sua cadela não deveria confiar em si porque lhe dá salsicha, mas sim porque lhe está a dar de comer, porque vive na sua casa e porque é a dona.

PauaCosta Escreveu:E ela permite isso porque confia em mim, e não porque se não me deixar pegar no osso sabe que leva um murro no pescoço.
ohvalhamedeus! passa do oito ao oitenta

Vanerodrigues não quero de todo criticar nem fazer juízos de ninguém. O que está em causa é a forma de educar. Acredito que para por os animais a fazerem habilidades seja mais fácil dar um brinde, já assim o fazem no circo. Não considero um cão que rebole e que dê a pata bem educado (!não me estando a referir ao seu!).

ão estava a dizer que estava a criticar, estava apenas a mostrar respeito pela sua opinião, ás vezes neste forum as opiniões não são mostradas da melhor maneira e não queria que pensá-se que a estava a criticar :)
usei o exemplo do senta, porque foi utilizado pelo user na sua resposta. mas podemos ir para comportamentos mais complexos como a reabilitação de cães de luta. existe um programa chamado dogtown, que fala de um centro de cães (americano obviamente que cá há pouco dessas coisas) que reabilitou os pitbulls do michael vick (jogador de basquete que vieram a descobrir que estava envolvido numa enorme rede de lutas de cães) apenas com recurso aos métodos positivos e com imenso sucesso, todos os pittbulls mesmo os mais dificieis e traumatizados foram reabilitados com sucesso e posteriormente adoptados. mesmo nas forças policiais começam a introduzir os positivos nos treinos das equipas caninas. isto para dizer que os positivos podem ser sim utilizados para reabilitação de cães ( e não só para truques de circo) e existem muitas instituições que assim o fazem.
Luanova34
Membro Veterano
Registado: segunda jan 02, 2012 11:07 am

quinta mar 14, 2013 10:30 pm

Vejo assiduamente os programas do "Encantador de cães" e normalmente gosto imenso e fico babada a ver as transformações dos cães.

Neste caso especifico creio ainda não ter passado em Portugal o episódio visto ser da Season 9 Episodio 12.

Não gostei e acho que ele esteve mal na abordagem à cadela. Porquê?

Uma coisa que é comum ele dizer em praticamente todos os programas é: Não olhar e não tocar. Neste caso concreto não foi isso que vi....Vi um Cesar Millan em confronto directo com a cadela e a olha-la directamente nos olhos. achei que em todo o processo ele teve uma atitude provocatoria contrária ao que nos tem vindo a ensinar em todos os programas.

Não falo do pontapé que deu mas sim na postura corporal...e já que ele fala tanto em energias...até eu que apenas estava a ver um video senti uma forte negatividade em todo o processo.

Conclusão: Não gostei.
PauaCosta
Membro
Registado: terça dez 25, 2012 6:12 pm

quinta mar 14, 2013 10:51 pm

Janaa Escreveu:
PauaCosta Escreveu:
Eu realmente comecei por ensinar à minha cadela que se ela me desse o osso eu lhe dava um pedacinho de salsicha. Mas o objectivo foi mostrar-lhe que eu não lhe queria mal nem roubar o osso. Ela aprendeu a confiar em mim sem serem precisos qualquer tipo de pressão psicológica ou física.
Chama à salsicha o quê?! brinde de bom comportamento?

O que estou a tentar dizer, é que a sua cadela não deveria confiar em si porque lhe dá salsicha, mas sim porque lhe está a dar de comer, porque vive na sua casa e porque é a dona.

PauaCosta Escreveu:E ela permite isso porque confia em mim, e não porque se não me deixar pegar no osso sabe que leva um murro no pescoço.
ohvalhamedeus! passa do oito ao oitenta

Vanerodrigues não quero de todo criticar nem fazer juízos de ninguém. O que está em causa é a forma de educar. Acredito que para por os animais a fazerem habilidades seja mais fácil dar um brinde, já assim o fazem no circo. Não considero um cão que rebole e que dê a pata bem educado (!não me estando a referir ao seu!).
Volto a insistir que devia informar-se melhor sobre o funcionamento dos métodos de treino positivos, em vez de menosprezar sem sequer saber as várias aplicações destes métodos, inclusive resolver problemas de agressividade extremos. Eu informei-me sobre os vários métodos antes de procurar uma solução para alguns problemas comportamentais que a minha cadela demonstrava. E no final escolhi aquele que achei melhor para ela.

Exactamente, o que está em causa é a forma de educar e eu educo a minha cadela desta forma. Ponto final : )
PauaCosta
Membro
Registado: terça dez 25, 2012 6:12 pm

quinta mar 14, 2013 10:55 pm

WaterMonitor Escreveu:PauaCosta, então nesse caso deixe que lhe diga que a minha Basset Hound teve a ideia peregrina de rosnar, não a mim mas à minha sogra, por volta dos 11 meses e porque a minha sogra que lhe tentou tirar uma bola ou coisa do género.

Só que eu estava bem perto e ouvi. Rosnou pela primeira e última vez na vida (já faleceu velhinha) porque levou imediatamente um palmadão sério no focinho, um "não" nas orelhas e a minha sogra foi obrigada a tirar-lhe da boca tudo e mais alguma coisa enquanto me lembrei da rosnadela.

Acabou ali, naquele momento. Não dei nada, ou melhor, dei-lhe um único palmadão de bónus.
Não estou aqui para julgar ninguém, cada um é livre para usar a forma de educar que achar melhor. :)
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

quinta mar 14, 2013 11:54 pm

saraestrelo Escreveu:Vou dar o exemplo do meu cão: completamente obcecado por comida, viveu durante 1 ano com + 2 cães num terreno sozinhos onde havia imensas lutas por comida. Gostava de ver se resolviam o problema que eu tenho com os ossos prensados ou daqueles normais à moda do cesar millan.
Já agora acrescento também o exemplo do meu cão, que embora não esteja relacionado com agressividade, é um bom exemplo de como apenas o castigo físico resultaria em nada: quando ele era mais pequeno, por volta dos 4 a 6 meses, começou a ser muito chato a mordiscar bastante (típico de cachorros). Tradicional que era, dava-lhe chapadas no focinho a mostrar que não tolerava a continuação das mordidelas depois de um "não". Mas para o meu espanto, para ele não significava nada, e bem podia andar à porrada com ele até ele se cansar, que não aprendia nada (e eu era capaz de ser bem teimosa e assertiva). Penso que a falta de capacidade de perceber os sinais de outros indivíduos (cães ou humanos) foi porque se separou da mãe e da ninhada demasiado cedo, muitas vezes reparei nele a confusão de não saber como lidar com certas situações, e o stress excitava-o (ficava mais irrequieto), pois era a única maneira de ele lidar com situações tensas que não percebe bem. Então o que acabei por fazer foi muitas vezes ensiná-lo como interagir de forma como gosto, de uma forma mais instintiva, enquanto que o imobilizava com o cachaço se ele alguma vez abusasse (para mostrar que se não quero então ele não consegue por muito que tente), e com o passar do tempo ele percebeu que os beijinhos eram mais o que eu queria, e que as festinhas que dou lhe sabem bem. Agora já sabe vir ter comigo para dar lambidelas. :D Outra coisa foi porque como interagia com ele calmamente sem grandes excitações, ele "absorveu" o meu estado e também se tornou mais calmo.

Isto é um exemplo que serve para mostrar que o positivismo não é só biscoitos - é mais perceber que formas alternativas podemos usar de forma que sejam mais adequadas, menos stressantes, e mais eficazes. É também perceber as verdadeiras razões de cada comportamento em vez de culpar tudo à dominância. É sermos assertivos na mesma, mas de uma forma menos frontal e física. É ensinarmos o que queremos como alternativas.
É percebermos a verdadeira natureza de cada comportamento e dos nossos cães, e sabermos guiá-los de forma firme mas compreensível.
estevez
Membro
Registado: terça ago 21, 2012 9:10 am

sexta mar 15, 2013 11:42 am

Janaa Escreveu:
PauaCosta Escreveu:
Janaa Escreveu:Não entendo... então o cão tem a mão dele na boca, não parecia querer largar... e o mau da fita o é Cesar que lhe dá um pontapé?! Devia ter feito antes o quê?! Reforço positivo?! "ahh... se me largares a mão eu dou-te a outra!" :?
Acho que não sabe muito bom o que é o reforço positivo, nem como o utilizar... Um treinador positivo ensinaria o cão que não tem que ter medo de tocarmos na comida dele sem qualquer tipo de pressão psicológica ou física e em pouco tempo.

A minha cadela rosnava para eu me afastar sempre que eu lhe dava um osso. Actualmente não tenho qualquer problema em lhe pegar no osso e ela não demonstra o mínimo sinal de agressividade. E não foi preciso tirar-lhe à força nem nada disso.

Eu apenas dei a minha opinião, que mantenho independentemente do que os outros achem. Eu vejo os programas do Cesar Millan e concordo com algumas coisa que ele diz/faz, no entanto discordo com a sua grande maioria.

Eu não nego os "métodos do Cesar" funcionam, mas acho que o preço é demasiado elevado. Na minha opinião um comportamento não deve ser reprimido (que é o que eu vejo constantemente nestes episódios) mas sim alterados e moldados.

Mas volto a repetir, é apenas a MINHA OPINIÃO.
Não concordo de todo com os reforços positivos em animais e menos ainda em crianças (se é que para aqui são chamadas lol). O que se cria não é comportamentos mas sim reflexos, nada que seja solido a nível cerebral.

Entendo que o movimento que o Cesar faz de lhe dar um pontapé (se é que se pode chamar aquilo "pontapé") num sitio mais sensível é um acto de defesa, que qualquer um faria, não sendo propriamente para agredir o cão. E sublinho, o Cesar reagiu bem e não contrapôs a força do cão, porque senão as lesões poderiam ter sido bem piores.

Em qualquer educação que seja, uma repreensão na altura certa só traz bons resultados a longo prazo.

E não se preocupe que a sua opinião é respeitada. :wink:
Ora essa, sim meu sargento.

Então se não há reforço positivo seja para os cães, seja para as crianças como é que educa um ou outro? Chapada quando fazem mal, indiferença quando fazem bem? É que não conheço nenhum método de educação que não premeie as boas acções, seja tradicional ou não. Até algumas bestas que vejo aí a dar porrada e esticões com estranguladoras mesmo à bruta (não estou a dizer que quem usa etranguladoras são bestas, estou a dizer que há pessoas que as usam como bestas) fazem umas festas ao cão quando ele faz o que eles querem. Isso não é reforço positivo? Ou não sabe o que diz ou então... fico por aqui.
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sexta mar 15, 2013 11:52 am

Não me parece que saiba o que diz...
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

sexta mar 15, 2013 2:19 pm

http://www.4pawsu.com/cesarfans.htm
Não preciso de dar mais explicações que isto...

Há outros programas em que reabilitam os cães sem usar métodos baseados na dominância ou confrontação... Victoria Stilwell e o DogTown são exemplos.
MiMoo
Membro Veterano

sexta mar 15, 2013 2:23 pm

estevez Escreveu:Ora essa, sim meu sargento.

Então se não há reforço positivo seja para os cães, seja para as crianças como é que educa um ou outro? Chapada quando fazem mal, indiferença quando fazem bem? É que não conheço nenhum método de educação que não premeie as boas acções, seja tradicional ou não. Até algumas bestas que vejo aí a dar porrada e esticões com estranguladoras mesmo à bruta (não estou a dizer que quem usa etranguladoras são bestas, estou a dizer que há pessoas que as usam como bestas) fazem umas festas ao cão quando ele faz o que eles querem. Isso não é reforço positivo? Ou não sabe o que diz ou então... fico por aqui.
Ohh não vale a pena... aqui o "reforço positivo" é o não levar pancada... (acaba por ser reforço negativo...) isso é o suficiente para o animal saber!! Nunca ouviu o Cesar dizer isso? Lembro-me perfeitamente de nos primeiros episódios as pessoas perguntarem como é que diziam ao cão que se está a portar bem e ele simplesmente respondia "só o facto de estar feliz e descontraída é o suficiente para eles saberem". :roll:
Última edição por MiMoo em sexta mar 15, 2013 4:36 pm, editado 1 vez no total.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sexta mar 15, 2013 3:22 pm

Percebo perfeitamente o que o/a sheep23 refere.

O meu DA, que tem problemas comportamentais com outros cães, é um mau comunicador. Isto segundo me explicou um professor de comportamento animal. Ele agride porque não sabe comunicar e não entende o que os outros cães transmitem.

Cada um educa os seus cães como sabe e quer. Mas mais de metade da educação parte da postura do dono. Os cães são excelentes "leitores" de postura e fisionomia e sabem bem até onde se podem esticar.
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sexta mar 15, 2013 4:11 pm

Os métodos positivos para mim, consiste em:
Alguns aspectos...

Ensinar pela motivação por diferentes reforços positivos de comportamento, não só biscoitos, desenvolvendo uma boa relação com os seus cães, evitando confrontos e situações aversivas.

Ensinando e incentivanto bons comportamentos podemos substituir ou evitar os comportamentos menos desejáveis. Ensinar comportamentos, que podemos usar quando precisarmos de orientar o cão para uma situação mais conveniente, por exemplo.

Aplicar a liderânça sem que para isso haja confrontação, usando o mínimo dos meios aversivos de punição.
WaterMonitor
Membro Veterano

sexta mar 15, 2013 6:23 pm

margoustink sinceramente não consigo entender a parte do evitar a confrontação. Parece-me, e posso estar enganada, uma forma de enterrar a cabeça na areia e não ver o problema, ou talvez contorná-lo.

Se há hipótese de haver confrontação é porque há ali qualquer problema. E se há problema, vamos confrontar e já, antes que se agrave ou que se torne parte da maneira como lidamos com o animal.

Todos nós, julgo eu, temos aqueles amigos que dizem "ai não faças não sei quê ao cão porque ele não gosta". Não gosta? Ou o dono tem medo do cão?

A verdade é que para nós e o animal vivermos bem não pode haver medo ou coisas que temos que evitar. Tirando a parte de eu cair em cima, porque essa é sempre de evitar.
MiMoo
Membro Veterano

sexta mar 15, 2013 6:39 pm

Water... O não confrontar não equivale a ignorar a situação e deixar o cão fazer o que quer... equivale sim a usar outros métodos para obter o que queremos sem confrontação física.

Tomando como exemplo o vídeo que aqui está, o cão é agressivo devido à comida. Seria passar por uma solução tipo isto: https://www.youtube.com/watch?v=xjpP5EZC7HI em vez de investir sobre o cão.
WaterMonitor
Membro Veterano

sexta mar 15, 2013 6:53 pm

MiMoo, percebo a ideia mas sinceramente acho demasiado elaborado. Além disso não vejo neste vídeo as pessoas poderem mexer na taça e/ou na comida enquanto ele come. Até aposto que se o fizessem, levavam na mesma.

Também acho que os donos, para não variar, têm um bocadinho de medo do cão. Se reparares, na esmagadora maioria destes casos televisivos, os donos têm medo ou são xoninhas.

Até a dominatrix inglesa tem um bocado de medo de levar. Ora com medo, não se vai a lado nenhum, não é? Eles são capazes de ler o nosso medo, de sentirem as nossas fraquezas.

Estes métodos são bons para quem tem paciência e/ou um bocado de medo de levar dentada.
MiMoo
Membro Veterano

sexta mar 15, 2013 7:00 pm

WaterMonitor Escreveu:MiMoo, percebo a ideia mas sinceramente acho demasiado elaborado. Além disso não vejo neste vídeo as pessoas poderem mexer na taça e/ou na comida enquanto ele come. Até aposto que se o fizessem, levavam na mesma.

Também acho que os donos, para não variar, têm um bocadinho de medo do cão. Se reparares, na esmagadora maioria destes casos televisivos, os donos têm medo ou são xoninhas.

Até a dominatrix inglesa tem um bocado de medo de levar. Ora com medo, não se vai a lado nenhum, não é? Eles são capazes de ler o nosso medo, de sentirem as nossas fraquezas.

Estes métodos são bons para quem tem paciência e/ou um bocado de medo de levar dentada.
Elaborado ou não, prefiro usar a cabeça que levar uma dentada. Com a progressão do treino e dessenbilização, é possível mexer na taça sem o cão demonstrar agressividade... eu já usei este método com cães bem agressivos (e eram agressivos porque os donos ajudaram a que o comportamento escalasse... na maior parte das vezes já tinham aplicado uns "toques assertivos" e o comportamento só tinha piorado) e resolveu-se.

Além disso, apesar dos cães não serem agressivos, não vejo porquê querer mexer na taça deles.
Responder

Voltar para “Cães”