Janaa Escreveu:Chama à salsicha o quê?! brinde de bom comportamento?PauaCosta Escreveu:
Eu realmente comecei por ensinar à minha cadela que se ela me desse o osso eu lhe dava um pedacinho de salsicha. Mas o objectivo foi mostrar-lhe que eu não lhe queria mal nem roubar o osso. Ela aprendeu a confiar em mim sem serem precisos qualquer tipo de pressão psicológica ou física.
O que estou a tentar dizer, é que a sua cadela não deveria confiar em si porque lhe dá salsicha, mas sim porque lhe está a dar de comer, porque vive na sua casa e porque é a dona.
ohvalhamedeus! passa do oito ao oitentaPauaCosta Escreveu:E ela permite isso porque confia em mim, e não porque se não me deixar pegar no osso sabe que leva um murro no pescoço.
Vanerodrigues não quero de todo criticar nem fazer juízos de ninguém. O que está em causa é a forma de educar. Acredito que para por os animais a fazerem habilidades seja mais fácil dar um brinde, já assim o fazem no circo. Não considero um cão que rebole e que dê a pata bem educado (!não me estando a referir ao seu!).
ão estava a dizer que estava a criticar, estava apenas a mostrar respeito pela sua opinião, ás vezes neste forum as opiniões não são mostradas da melhor maneira e não queria que pensá-se que a estava a criticar

usei o exemplo do senta, porque foi utilizado pelo user na sua resposta. mas podemos ir para comportamentos mais complexos como a reabilitação de cães de luta. existe um programa chamado dogtown, que fala de um centro de cães (americano obviamente que cá há pouco dessas coisas) que reabilitou os pitbulls do michael vick (jogador de basquete que vieram a descobrir que estava envolvido numa enorme rede de lutas de cães) apenas com recurso aos métodos positivos e com imenso sucesso, todos os pittbulls mesmo os mais dificieis e traumatizados foram reabilitados com sucesso e posteriormente adoptados. mesmo nas forças policiais começam a introduzir os positivos nos treinos das equipas caninas. isto para dizer que os positivos podem ser sim utilizados para reabilitação de cães ( e não só para truques de circo) e existem muitas instituições que assim o fazem.