PORTUGAL, pôr um fim a canis e gatis de abate. Ajudar sim

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Pirata02
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 6:31 pm

quinta abr 11, 2013 11:30 am

Bingley Escreveu:
Nando86 Escreveu:,...
Sempre pensei e achei que o tempo que fazem e continuam a fazer, aquelas associações e campanhas nas televisões, de crianças que precisam de comer e água, SABENDO (pois já tive duas a três pessoas conhecidas, dentro desse "esquema") que todos os alimentos que recolhem, não vão para criança nenhuma, poderia investir mais na protecção dos animais.

Vão sim, para os voluntários que lá se apresentam ás pessoas para receber.

...
São tiradas como esta que retiram a credibilidade a muita malta da causa animal :roll: :roll:
porque acha isso?
é uma realidade tão criminosa como tantas outras outras!
como disse outro user...é certo que devemos denunciar mas a grande questão sobre isso é: onde arranjar provas??? nao podemos simplesmente mandar postas de pescada para o ar..
tal como me foi dito em tempos por uma ex voluntaria desse gênero de associações.... "- o prazo de validade estava a acabar,então trouxemos para casa!"...os prazos de validade de massas,arroz e etc nao passam tão rapidamente como isso, e para tal acontecer é porque os alimentos não foram entregues ao destino como seria suposto... :|

sobre a petição: não assino...nem vou assinar... é triste? é...mas não há lugar para todos....é muito melhor po-los a "dormir" do que passarem o resto da vida presos,sem nunca arranjar donos e um lar!
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

quinta abr 11, 2013 11:46 am

Resumindo, se nem quem tem cães quis um cão "destes", porque é que "os outros" vão querer?

E convenhamos que a "função" da maioria dos cães é de companhia, e que a maioria das pessoas só distingue um beagle de um labrador pelo aspecto ou moda, não pelas funções ou personalidade...
AlexandreMqs
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm

quinta abr 11, 2013 11:53 am

Lourenca Escreveu: Alexandre, já me ofereci como voluntária num canil e mandaram-me passear. "Já faziam o suficiente" disseram eles, que nem os bichos no adopta-me punham.
Lourenca, continuo a não perceber a ideia de fazer voluntariado num canil de abate.
Mas uma vez as pessoas confundem os objectivos de uma associação com os dos cmunicipais.
Para que divulgar um animal que vai ser abatido em 8 dias? OU então fazer como a ABRA divulga o animal que ja está morto?!?!
Mais uma vez, acho que as pessoas só se preocupam com coisas de "moda". Ainda vejo associações com cães acorrentados e boxes cheias de cães, em péssimas condições de vida.
Isso também é preocupante, mas sempre se fala em CM e em criar petições atrás de petições.

Neste momento e por que esta situação nunca foi cuidada, é sim preciso abater. É sim preciso acabar com os canis de abate. É sim preciso de acabar com nº associações de protecão de animais que não têm condições para acolher animais. É sim preciso acabar com os hoteis em matas que não servem para ajudar animais. È sim preciso uma maior fiscalização de nº de animais nas casas das pessoas. Devia haver um ligação de cooperação entre as associações. Continuar com a esterilização/castração. Legislação sobre todos os pontos mais o comercio animal. Ou seja, acabar com os canis municipais é só um ponto.
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography

diogosvp
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

quinta abr 11, 2013 12:06 pm

Lourenca Escreveu:Resumindo, se nem quem tem cães quis um cão "destes", porque é que "os outros" vão querer?

E convenhamos que a "função" da maioria dos cães é de companhia, e que a maioria das pessoas só distingue um beagle de um labrador pelo aspecto ou moda, não pelas funções ou personalidade...
eu continuo a discordar. Se, como diz, " a maioria das pessoas só distingue um beagle de um labrador pelo aspecto ou moda, não pelas funções ou personalidade..." é precisamente esse o tipo de mentalidades que precisam de ser alteradas. "Os outros" a que se refere, têm que perceber que os cães foram selecionados para determinadas actividades, e como tal têm predisposições, personalidades, portes e comportamentos específicos e como tal é por essas mesmas especificidades que se têm de regir.

E eu acho mesmo que quem está consciencializado e quem gosta mesmo de cães, tanto tem um de raça como tem um "destes".
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta abr 11, 2013 12:09 pm

E então, o direito à vida, à dignidade é à segurança pessoal?

Como é que fica?

"Artigo IV

Ninguém será mantido em escravidão ou servidão, a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas.

Artigo V

Ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante."

"Artigo VII

Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. Todos têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação
"

"Artigo IX

Ninguém será arbitrariamente preso, detido ou exilado. "

Mais.

"Artigo 1º

Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência.

Artigo 2º

1.Todo o animal tem o direito a ser respeitado.

2.O homem, como espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou explorá-los violando esse direito; tem o dever de pôr os seus conhecimentos ao serviço dos animais

3.Todo o animal tem o direito à atenção, aos cuidados e à protecção do homem.

Artigo 3º

1.Nenhum animal será submetido nem a maus tratos nem a atos cruéis. 2.Se for necessário matar um animal, ele deve de ser morto instantaneamente, sem dor e de modo a não provocar-lhe angústia.

Artigo 4º

1.Todo o animal pertencente a uma espécie selvagem tem o direito de viver livre no seu próprio ambiente natural, terrestre, aéreo ou aquático e tem o direito de se reproduzir.

2.toda a privação de liberdade, mesmo que tenha fins educativos, é contrária a este direito.

Artigo 5º

1.Todo o animal pertencente a uma espécie que viva tradicionalmente no meio ambiente do homem tem o direito de viver e de crescer ao ritmo e nas condições de vida e de liberdade que são próprias da sua espécie.

2.Toda a modificação deste ritmo ou destas condições que forem impostas pelo homem com fins mercantis é contrária a este direito.

Artigo 6º

1.Todo o animal que o homem escolheu para seu companheiro tem direito a uma duração de vida conforme a sua longevidade natural.

2.O abandono de um animal é um ato cruel e degradante.

Artigo 7º

Todo o animal de trabalho tem direito a uma limitação razoável de duração e de intensidade de trabalho, a uma alimentação reparadora e ao repouso.

Artigo 8º

1.A experimentação animal que implique sofrimento físico ou psicológico é incompatível com os direitos do animal, quer se trate de uma experiência médica, científica, comercial ou qualquer que seja a forma de experimentação.

2.As técnicas de substituição devem de ser utilizadas e desenvolvidas.

Artigo 9º

Quando o animal é criado para alimentação, ele deve de ser alimentado, alojado, transportado e morto sem que disso resulte para ele nem ansiedade nem dor.

Artigo 10º

1.Nenhum animal deve de ser explorado para divertimento do homem.

2.As exibições de animais e os espetáculos que utilizem animais são incompatíveis com a dignidade do animal.

Artigo 11º

Todo o ato que implique a morte de um animal sem necessidade é um biocídio, isto é um crime contra a vida.

Artigo 12º

1.Todo o ato que implique a morte de grande um número de animais selvagens é um genocídio, isto é, um crime contra a espécie.

2.A poluição e a destruição do ambiente natural conduzem ao genocídio.

Artigo 13º

1.O animal morto deve de ser tratado com respeito.

2.As cenas de violência de que os animais são vítimas devem de ser interditas no cinema e na televisão, salvo se elas tiverem por fim demonstrar um atentado aos direitos do animal.

Artigo 14º

1.Os organismos de protecção e de salvaguarda dos animais devem estar representados a nível governamental.

2.Os direitos do animal devem ser defendidos pela lei como os direitos do homem.
Lourenca
Membro Veterano

quinta abr 11, 2013 12:17 pm

AlexandreMqs Escreveu:Lourenca, continuo a não perceber a ideia de fazer voluntariado num canil de abate.
Há canis de abate que têm voluntários a fazer um bom trabalho, mas acerca disso haverá aqui no fórum quem possa falar.
Há canis com abate que não abatem ao fim de 8 dias, tentam ter os cães o máximo tempo possível até não terem alternativa/espaço.
E nos canis de abate que não querem voluntários? Porque esses cães também precisam, talvez ainda mais que os outros. Se for possível dar-lhes mais qualidade de vida enquanto lá estão, já vale a pena. Se for possível arranjar adoptantes para uns poucos antes de serem abatidos, para esses já valeu a pena.
Para mim o ideal seria aliar canis municipais a voluntários, juntar a logística e alguns meios à vontade de fazer.
Lourenca
Membro Veterano

quinta abr 11, 2013 12:25 pm

diogosvp Escreveu:E eu acho mesmo que quem está consciencializado e quem gosta mesmo de cães, tanto tem um de raça como tem um "destes".
Eu acho que devia ser mas não é... Também por isso estão os canis/associações cheios. Porque quase ninguém quer "desses".
Lourenca
Membro Veterano

quinta abr 11, 2013 12:29 pm

Botas, a quantidade de artigos em que se está a falhar... :s
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta abr 11, 2013 12:29 pm

São parte de duas cartas, embora uma delas não seja apoiada pela Lei Fundamental, a outra é.
Mas pode ser defendida indirectamente pela própria Constituição.
Já que há princípios consagrados e assegurados pela mesma e inalienáveis.

Como de resto puderam constatar recentemente aquando da revisão do orçamento de estado 2013 e as deliberações do TC.
A Constituição tem o poder de rejeitar qualquer lei menor ou Maior que vá contra o seu "núcleo duro" (o considerado inaliável).
Melhor seria se as duas cartas estivessem lado a lado à cabeça da Lei Fundamental.
-Tambor-
Membro Veterano
Registado: quinta set 11, 2003 4:13 pm

quinta abr 11, 2013 12:33 pm

Lourenca Escreveu:
diogosvp Escreveu:E eu acho mesmo que quem está consciencializado e quem gosta mesmo de cães, tanto tem um de raça como tem um "destes".
Eu acho que devia ser mas não é... Também por isso estão os canis/associações cheios. Porque quase ninguém quer "desses".
A responsabilidade de haver cães nos canis é de quem os lá mete, não de quem não os tira de lá. Porque é que se tem que limpar a m***a que os outros fazem? Que raio de mania! :roll:
Lourenca
Membro Veterano

quinta abr 11, 2013 12:45 pm

É verdade.
E com isso podemos dizer "as autoridades que resolvam".
E com isso "não vale a pena mudar a mentalidade", inclusive de pensar que estes cães não têm qualquer valor. Afinal o problema está nos outros.
E com isto “já que não têm qualquer valor, que se enfiem no canil".
E com isto "eu não tenho nada a ver com isso".
E voltamos ao início.
O que é que isso resolve?
Lourenca
Membro Veterano

quinta abr 11, 2013 12:52 pm

Isso é como dizer “O que é que interessa se o cão é abatido ou vive toda a vida atrás das grades? Não fui eu que o pus lá. O cão que se amanhe.”
Continuo a dizer que enquanto nós, que temos cães, não dermos valor a estes cães, ninguém o vai dar.
-Tambor-
Membro Veterano
Registado: quinta set 11, 2003 4:13 pm

quinta abr 11, 2013 1:05 pm

Pois, porque precisamente se deve actuar para evitar que os cães vão parar ao canil em vez de andar a chatear as pessoas para os tirarem de lá :roll:
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

quinta abr 11, 2013 1:27 pm

pois...assinar ou não assinar...

Sua Alteza, D. Maria Sissi foi por mim adoptada ao fim de 4 ? 5? anos de UZ!
:lol: é femea, preta e tem muito mau feitio - candidata nº 1 a abate. ainda bem que não era um gatil de abate!

a Rosie, animal por mim adoptado em NYC que padece de hipoplasia cerebelar, resgatada em Brooklin pela Mayor's Alliance era candidata nº 1 a eutanásia - femea, preta e deficiente!! ainda bem que não era um gatil de abate!

o Patolas, nascido no gatil de Lisboa,resgatdo pela UZ ! ainda bem que há quem resgate animais de gatis de abate. este é só preto.... :lol:

todas as razões racionais e economicistas são válidas.
mas, ainda bem que há quem lute contra moinhos de vento!
deram-me 3 animais que têm um lar contra todas as probabilidades.
se assino ? pois...não sei....

o "não abate" deixa sempre a porta aberta à esperança.
8)

atirem-se a mim.... :lol:
diogosvp
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

quinta abr 11, 2013 1:43 pm

A minha questão é só a seguinte:

Se se deixa de abater animais, sem se diminuir ou irradicar o abandono, o que é que sucede? já temos montes de canis e associações rebentar pelas costuras com o número de animais recolhidos, se deixarmos de abater os mais velhos ou doentes, o que será dos outros que continuam a ser abandonados, alguns às vezes com menos de um ano de vida?

E isto não será uma questão apenas. É mesmo uma dúvida minha. É a meu ver uma questão muito complexa. Por uma lado também sou a favor que se deixe de abater animais, o pior é "e depois"?
Responder

Voltar para “Cães”