Olhem só onde isto já chega.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

ZezinhoManel
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm

sábado abr 27, 2013 3:06 pm

-Tambor- Escreveu:
ZezinhoManel Escreveu:
Argay Escreveu:Essas percentagens valem o que valem.
Curiosamente é das percentagens com maior concordância entre autores.
Porque toda a gente se refere ao mesmo estudo e, entretanto, não foram feitos outros
Peço desculpa mas não é verdade o que diz. É uma patologia muito comum e alvo de intensos estudos tanto em Medicina Humana como Veterinária.
Se for a cada clínica/hospital veterinário para verificar o "case load" de cada uma/um vai ver que não foge muito dessa percentagem.
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

sábado abr 27, 2013 3:15 pm

O que acho é que no que toca aos cães, existe muita informação confusa e contraditória pela internet (castração/esterilização, treinos, dominância...), que no final cabe a cada um de nós tentar analizar a informação e ver o que é melhor para cada cão.

Quanto à castração, acho que não há resposta simples, pois estamos a analizar efeitos comportamentais e fisionómicos, e para além de certas "regras" aplicáveis ao geral, também depende de cada cão.

Como tenho um cão e as minhas pesquisas foram mais focadas na castração do cão, os meus comentários são mais focados para os machos.

Isto de mudanças de comportamento, do que percebi é que a falta de hormonas devido à castração apenas afectará os comportamentos afectados pelas hormonas. Logo é possível que os machos possam ficar mais calmos no sentido de serem menos competivos ou reactivos com outros machos, ou ansiosos com outras fêmeas.
Por outro lado, um cão que esteja já habituado a agir de certas formas pode já ter o comportamento enraizado, que mesmo depois sem as hormonas pode continuar a gir de certas formas por questão de hábito. Por isso é que alguns dizem que se for castrado mais tarde pode não mudar certos comportamentos enraizados.

Por outro lado, é possível que o metabolismo fique mais lento. Isto pode tornar o cão menos activo (ou não), e isso pode levar a um aumento de peso se continuar a comer a mesma quantidade de ração.
Há pessoas que dizem que continuam tão activos como antes, mas depois não sei se pode ser porque o metabolismo continua na mesma, ou se é porque como são cachorros ainda (pois é comum castrar aos 6 meses pelo que parece), continuam energéticos.

Depois, também li de certos treinadores que se quiserem treinar um cão para guarda ou outras coisas, castrar cedo pode afectar a "drive", mas isso já não sei bem.

Agora quanto ao castrar cedo... Pelo que li, ao serem castrados cedo, ficam sem as hormonas que afectam o desenvolvimento/crescimento dos cães, especialmente a estrutura óssea. Isto pode aumentar mais as probabilidades de ter cancro do osso, enquanto que a castração após terminar o crescimento é mais segura nesse ponto. Também dizem que o cão quando castrado cedo, pode ficar com as feições juvenis ou não ficar com o tamanho certo.
Isto é mais relevante em cães grandes, e estes terminam o crescimento mais tarde que os cães mais pequenos.

Após ter lido artigos online e lido opiniões de várias pessoas em fóruns diferentes, concluí que o melhor é castrar um cão quando este estiver perto dos 2 anos.
Um cão não irá mudar de personalidade por falta de certas hormonas, mas há uma chance de os comportamentos influenciados pelas hormonas poderem acalmar, se estas não estiverem muito enraizadas/habituadas.
(há um pormenor que é, o que é que realmente constitui um comportamento influenciado pelas hormonas? acho que muitas pessoas podem confundir o excesso de energia com isso, e daí concluirem que a castração não tem nenhum efeito, quando os comportamentos que esperavam mudar nem sequer têm haver com as hormonas)

Enfim... como castrei o meu cão há uns dias atrás (com 1 ano e 10 meses), tive a falar com a vet sobre certos pontos. O problema é que para nós, donos sem formação na medicina veterinária, não sabemos distinguir quais os artigos é que realmente têm razão; e depois, nem todos os artigos são realmente cientificamente válidos (porque utilizar termos científicos é muitas vezes overrated). Sim, talvez os vets estejam interessados em receber o dinheiro, ou eles também podem ter as suas opiniões "biased", mas pelo menos são profissionais que levaram anos a tirarem o curso, e que leram livros e artigos realmente científicos e aprovados por universidades (e pagos).
Após falar com ela, vi-me esclarecida e decidi castrar o meu cão.
Agora não estou a dizer que castrar é melhor para qualquer cão ou que devam todos fazer, apenas queria dizer que se tiverem dúvidas, sempre podem esclarecer com uns quantos vets.
ZezinhoManel
Membro Veterano

sábado abr 27, 2013 3:25 pm

Sheep23, em relação ao que disse sobre comportamento e castração...

Tem aqui uma Tese retirada do repositório do ICBAS :

http://repositorio-aberto.up.pt/bitstre ... Z%20MV.pdf
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

sábado abr 27, 2013 4:22 pm

A banalização das esterilizações nasceu como medida de controlo de animais, ou como medida profilática?
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
-Tambor-
Membro Veterano
Registado: quinta set 11, 2003 4:13 pm

sábado abr 27, 2013 4:28 pm

Controlo de animais, claro.
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

sábado abr 27, 2013 4:47 pm

-Tambor- Escreveu:Controlo de animais, claro.
Isso responde a todas as minhas duvidas. É bom pensar nisso. Nessa perspectiva, também é fácil perceber o porquê da idade ideal e das percentagens, que nem sequer justificam o processo cirurgico.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
diogosvp
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

sábado abr 27, 2013 5:12 pm

margoustink, eu nunca disse que era um capricho. Estou 100% de acordo com o seu comentario... nem sequer falei em superpopulação. O que queria dizer com o meu comentário e que o homem quando cmeçou a domesticar o lobo e a transforma-lo nas diversas raças que temos, foi privando o animal de certas coisas que fazia em estado selvagem, com o intuito de comtrolar a sua seleção. Agora, estando ele totalmente domesticado e havendo a diversidade de raças que há, cabe-nos a nós dar resposta a alguns problemas que poderemos ter causado à saude do animal.

Esta questão da esterilização quanto a mim deve sempre ser ponderada (já o disse milhões de vezes) tendo em conta o interesse e bem estar do cão e não a comodidade, crenças e preconceitos do dono.

Sendo que as raças que conhecemos hoje, relativamente recentes, na decurso da evolução, o cão, enquanto espécie ainda nao teve muito tempo para evoluir e superar as alterações que nós provocamos com a sua selecção e como tal, cabe-nos a nós avaliar e corrigir os problemas que lhes causamos, tendo em conta sempre o seu bem estar.
diogosvp
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

sábado abr 27, 2013 5:17 pm

Agora quanto ao castrar cedo... Pelo que li, ao serem castrados cedo, ficam sem as hormonas que afectam o desenvolvimento/crescimento dos cães, especialmente a estrutura óssea. Isto pode aumentar mais as probabilidades de ter cancro do osso, enquanto que a castração após terminar o crescimento é mais segura nesse ponto. Também dizem que o cão quando castrado cedo, pode ficar com as feições juvenis ou não ficar com o tamanho certo.
Isto é mais relevante em cães grandes, e estes terminam o crescimento mais tarde que os cães mais pequenos.
não estou tão certo disso, porque as hormonas que estimulam o crescimento não são as mesmas que induzem à reprodução. Digo isto porque a produção de hormonas como a testosterona, só se inicia com a maturação dos orgãos sexuais, que pode acontecer algures entre os 8 e os 12meses regra geral... Mas e sempre bom ouvir opiniões..
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sábado abr 27, 2013 5:47 pm

Já aqui o escrevi e volto a repetir: nos cães não faço ideia, mas nos gatos ao castrarmos sabemos que estamos a retirar a hormona que inibe o crescimento.

Assim, o gato cresce lentamente, mas mais do que se estivesse inteiro. Num macho que nunca reproduziu nota-se ainda mais durante um período de mais ou menos dois anos porque fica com um corpão enorme e uma cabecinha de alfinete. Depois a coisa normaliza.
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

sábado abr 27, 2013 5:50 pm

diogosvp Escreveu:
não estou tão certo disso, porque as hormonas que estimulam o crescimento não são as mesmas que induzem à reprodução. Digo isto porque a produção de hormonas como a testosterona, só se inicia com a maturação dos orgãos sexuais, que pode acontecer algures entre os 8 e os 12meses regra geral... Mas e sempre bom ouvir opiniões..
Hmm como só tenho uma ideia básica sobre hormonas, o que eu tinha escrito foi mais baseado no que encontrei pela net.

Um exemplo: http://healthypets.mercola.com/sites/he ... ering.aspx
ZezinhoManel
Membro Veterano

sábado abr 27, 2013 6:16 pm

As hormonas sexuais são responsáveis pelo dimorfismo sexual, portanto são responsáveis pelo desenvolvimento de caracteres secundários, não directamente pelo crescimento do animal. Se bem que os animais castrados antes das placas episárias fecharem crescem mais porque as placas fecham um pouco mais tarde.
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

sábado abr 27, 2013 7:14 pm

TheOne Escreveu:
ZezinhoManel Escreveu:
kitttten Escreveu:E vira o disco e toca o mesmo ... para quê sujeitar uma cadela a uma cirurgia como uma OVH, para a defender de uma coisa que ela poderá nunca vir a ter. Uma esterilização é uma grande cirurgia, não é uma unha encravada.
Se for feita por um bom cirurgião o risco é ínfimo, o pior é que as pessoas tendem a procurar o local mais barato, sem olhar para as condições em que as coisas são feitas.

Já vi tantas cadelas a morrer de piómetra e de tumores rapidamente metastizáveis que essa afirmação para mim não faz sentido. Essas cirurgias sim, têm riscos enormes e provocam imensa dor no animal, para além de que, no caso dos tumores, não o livram de quimioterapia.
E eu já vi uma cadela morrer numa "simples" OVH... :roll:
Em conversa sobre reações a vacinas o meu vet contou-me que uma vez lhe aconteceu um gato morrer após a vacinação. É óbvio que existe sempre um risco em qualquer acto médico, quando são riscos tão baixos a ponderação não me parece dificil.
Além disso, é como diz o Zezinho Manuel, ttenho experiência não em cadelas mas em gata e a mesma gata foi esterilizada prenha e mais tarde tirou uma cadeia mamária, e a recuperação não tem rigorosamente nada a ver!
Scarlet3
Membro
Registado: terça jan 29, 2013 7:15 pm

segunda abr 29, 2013 11:02 am

Esterilização Precoce -> https://www.facebook.com/notes/c%C3%A3o ... 3720519663

Daqui a nada é mesmo em feto que fazem a esterilização...
Responder

Voltar para “Cães”