Reforçar medo, insegurança e nervosismo. Traumas...
Moderador: mcerqueira
Em primeiro lugar, não é a lsd, mas o ldsLuisSB Escreveu:
O medo, melhor o receio do desconhecido, faz sentido que seja ser natural... Há o instinto de sobrevivência... Ou será normal que a reacção dos cães perante o desconhecido seja de curiosidade inconsequente? Não me parece que esses animais tivessem sucesso em termos de selecção natural...
Mas provavelmente estou a dizer um grande disparate. A lsd6 está a milhas de distância em termos de conhecimento.

Em segundo lugar, não, não disse disparate nenhum. Aliás, até referiu algo que não havia sido dito ainda, pelo menos de forma directa. Sim, como em qualquer animal, em princípio, existe sempre uma "guerra" interna entre curiosidade e medo. Por razões de ordem adaptativa, num cachorrinho bem novo a curiosidade vai vencendo ao medo (sem isso, o cachorro não teria hipótese de se adaptar ao meio, né?), mas à medida que a idade avança, a curiosidade vai-se moderando. Não existe nada num carteiro ou num aspirador que meta medo, de forma natural, a um cão. Se estes estímulos lhe forem apresentados desde muito cedo, não haverá grandes problemas; mas se forem apresentados já mais tarde, a reacção natural será de receio ou insegurança, e aí é preciso ir com mais calma e agir paulatinamente, porque já não contamos com a curiosidade "infantil" a nosso favor.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Este blog pertence a uma pessoa que após adotar um animal do canil praticamente já adulto, tem feito um excelente trabalho com ele, usando o conhecimento da Victoria Stilwell de forma exemplar, diria. Mas tem sido com bastante paciência e sem pressa de chegar ao resultado final, apenas tomando as pequenas conquistas.
Um cão tímido com outros cães mostrando algum medo, consegue posteriormente brincar e interagir com outros cães sem qualquer problema. E aqui podem ver o desenvolvimento com vídeos e fotos, quem dominar o inglês melhor.
http://petdynamics.wordpress.com/2013/0 ... ther-dogs/
E basicamente o que se pode ver é o seguinte: O comportamento desejado é sempre recompensado, o comportamento indesejado é muitas vezes desviado para o desejado. A modos que o cão é distraído de para...
Acho que é muito interessante comentar algumas passagens dos vídeos. O tempo que foi esperado para o Sentar...etc.
Um cão tímido com outros cães mostrando algum medo, consegue posteriormente brincar e interagir com outros cães sem qualquer problema. E aqui podem ver o desenvolvimento com vídeos e fotos, quem dominar o inglês melhor.
http://petdynamics.wordpress.com/2013/0 ... ther-dogs/
E basicamente o que se pode ver é o seguinte: O comportamento desejado é sempre recompensado, o comportamento indesejado é muitas vezes desviado para o desejado. A modos que o cão é distraído de para...
Acho que é muito interessante comentar algumas passagens dos vídeos. O tempo que foi esperado para o Sentar...etc.
Gabo a paciência do lds6. É que lê-se para aqui com cada coisa...
Já agora gostava de saber a sugestão da souvenirs (que entretanto saiu de fininho, deve ter ido de férias) para o caso da minha cadela, por exemplo.
Fui buscá-la a uma associação com 3 anos. A primeira vez que houve uma trovoada, ainda não tinha ouvido o primeiro trovão e fui dar com ela a esconder-se no closet, divisão interna da casa. Tem medo de trovoada, portanto. Não faz nada, não ladra, não morde ninguém, não corre que nem uma doida. Enfia-se no closet e fica lá deitada de boca aberta cheia de medo. Que é que devo fazer? Ignorá-la para não reforçar o medo? Ignorar para não reforçar o comportamento? Qual comportamento, deitar-se, abrir a boca ou estar no closet? Se lhe fizer festas ou lhe for dando algumas recompensas estou a reforçar o quê, exactamente? Gostava de perceber melhor o que disse no outro tópico e, já agora, com quem está a aprender essas coisas que pareciam mesmo tiradas do programa da sic mulher. Custa-me que no ano de 2013 ainda haja alguém a ensinar futuros treinadores assim.
Já agora gostava de saber a sugestão da souvenirs (que entretanto saiu de fininho, deve ter ido de férias) para o caso da minha cadela, por exemplo.
Fui buscá-la a uma associação com 3 anos. A primeira vez que houve uma trovoada, ainda não tinha ouvido o primeiro trovão e fui dar com ela a esconder-se no closet, divisão interna da casa. Tem medo de trovoada, portanto. Não faz nada, não ladra, não morde ninguém, não corre que nem uma doida. Enfia-se no closet e fica lá deitada de boca aberta cheia de medo. Que é que devo fazer? Ignorá-la para não reforçar o medo? Ignorar para não reforçar o comportamento? Qual comportamento, deitar-se, abrir a boca ou estar no closet? Se lhe fizer festas ou lhe for dando algumas recompensas estou a reforçar o quê, exactamente? Gostava de perceber melhor o que disse no outro tópico e, já agora, com quem está a aprender essas coisas que pareciam mesmo tiradas do programa da sic mulher. Custa-me que no ano de 2013 ainda haja alguém a ensinar futuros treinadores assim.
estevez Escreveu:Gabo a paciência do lds6. É que lê-se para aqui com cada coisa...
boas eu gosto e de ver a atitude de certa gente, que le muita teoria, mas depois na pratica..gostava de ver os resultados..no curso que estou abordamos muitas práticas, temos muita teoria, mas para que falar de metodos aqui, se as pessoas na pratica nao percebem realmente como aplica-los? :p de qualquer das formas..tem a certeza que é medo que a cadela tem? se me disser que ela se encolhe toda, e que mete o rabo entre as pernas e que apresenta outros sinais, acredito, e mesmo assim so vendo pessoalmente, pois so se consegue avaliar um cao no terreno!!
quanto a escola onde estou a tirar o curso, nomeadamente os treinadores com quem estou a tirar, é assunto meu, e posso ja dizer que é das melhores escolas do país. e nao venham com teorias de programas de televisão pois realmente ja começa a chatear..um dia que queiram aprender algo no terreno..e ver como realmente se trabalha um cão, digam algo.
estevez Escreveu:Gabo a paciência do lds6. É que lê-se para aqui com cada coisa...
boas eu gosto e de ver a atitude de certa gente, que le muita teoria, mas depois na pratica..gostava de ver os resultados..no curso que estou abordamos muitas práticas, temos muita teoria, mas para que falar de metodos aqui, se as pessoas na pratica nao percebem realmente como aplica-los? :p de qualquer das formas..tem a certeza que é medo que a cadela tem? se me disser que ela se encolhe toda, e que mete o rabo entre as pernas e que apresenta outros sinais, acredito, e mesmo assim so vendo pessoalmente, pois so se consegue avaliar um cao no terreno!!
quanto a escola onde estou a tirar o curso, nomeadamente os treinadores com quem estou a tirar, é assunto meu, e posso ja dizer que é das melhores escolas do país. e nao venham com teorias de programas de televisão pois realmente ja começa a chatear..um dia que queiram aprender algo no terreno..e ver como realmente se trabalha um cão, digam algo.
Desculpe, mas não estou mesmo a ver qual é a "melhor escola do país" que usa métodos aversivos. Se usa esse tipo de métodos, para mim, já não é a melhor escola do país.
Então se não é medo/fobia (quando se esconde ao ouvir trovoada, quando procura um local seguro ao ouvir trovoada), que mais poderá ser? Está a ser dominante sobre o som??... (tirando brincadeiras, qual são os diagnósticos diferenciais para essa atitude perante a trovoada? A última vez que eu li e vi ao vivo o comportamento apenas tinha como razão o medo/fobia...)
Então se não é medo/fobia (quando se esconde ao ouvir trovoada, quando procura um local seguro ao ouvir trovoada), que mais poderá ser? Está a ser dominante sobre o som??... (tirando brincadeiras, qual são os diagnósticos diferenciais para essa atitude perante a trovoada? A última vez que eu li e vi ao vivo o comportamento apenas tinha como razão o medo/fobia...)
mas quem disse que usamos metodos aversivos?? nos primeiro que tudo efectuamos testes comportamentais e funcionais aos caes, para perceber quem sao, quais os seus medos, os seus pontos fracos e os seus pontos, fortes. a partir dai, vemos que tipo de personalidade de cao o é, se o cão muda com o dono presente ou se se mantem constante, e so depois é que passamos para o plano de treino adequado!! é personalizado para cada cão!! por exemplo cães muito inseguros ou submissos é trabalhada a autoconfiança desse mesmo cão. nao ha 2 treinos iguais!! quanto á sua cadela..tal como disse..só avaliando no terreno..ver as reaçoes delas a outros estimulos. etc. por exemplo é a trovoada, ou será sons tipo explosões será que ela dado um estimulo semelhante (barulho tipo explosao) nao reage da mesma maneira? até pode ser fobia..mas será que é da trovoada, ou será que vem de outra coisa? é ai que quero chegar..~
esqueci me de dizer nao so o plano é ajustado ao dono/cao como tambem pode ser a qualquer altura alterado se verficar-mos que determinado metodo vai funcionar melhor com determinado dono / cao
esqueci me de dizer nao so o plano é ajustado ao dono/cao como tambem pode ser a qualquer altura alterado se verficar-mos que determinado metodo vai funcionar melhor com determinado dono / cao
Estas frases são suas:
"metodos que usou com ele em cachorro fizeram com que ele nao estabelecesse uma relaçao de respeito consigo"
"se o seu cao o visse como um lider, ou o respeitasse ele nao iria mandar-se aos caes / pessoas em seu redor pois, a sua autoridade iria ser superior ao seu comportamento, e bastaria um toque de trela, um tom de advertencia para quebrar o comportamento."
Como, exactamente é que você se coloca em posição de líder? O que é para si o "toque na trela" (uso concomitante de estranguladora?)?
"metodos que usou com ele em cachorro fizeram com que ele nao estabelecesse uma relaçao de respeito consigo"
"se o seu cao o visse como um lider, ou o respeitasse ele nao iria mandar-se aos caes / pessoas em seu redor pois, a sua autoridade iria ser superior ao seu comportamento, e bastaria um toque de trela, um tom de advertencia para quebrar o comportamento."
Como, exactamente é que você se coloca em posição de líder? O que é para si o "toque na trela" (uso concomitante de estranguladora?)?
quem disse? hm, ora bem...Souvenirs Escreveu:mas quem disse que usamos metodos aversivos??
Das duas uma, ou assume que usa aversivos, e poderemos partir daí para falar, ou então vai explicar de que forma "tratamentos de choque", "puxões na estranguladora", "palmadas no focinho" não são aversivos.Por ultimo, acredito que o julio tem reabilitaçao, mas infelizemente ele vai ter de ser submetido a tratamento de choque, para finalmente perceber quem manda, (ser corrigido constantemente cada vez que tiver esses comportamentos) sendo um cao dominante, terá que passar por puxoes de estranguladora e palmadas no focinho, para o dessensibilizar de outros caes e largar o comportamento agressivo de vez.
Qual das duas vai ser? É que não podem ser as duas ao mesmo tempo...
Quando os conselhos são vagos, eu acredito, de facto, que as pessoas não saibam aplicá-los.Souvenirs Escreveu: mas para que falar de metodos aqui, se as pessoas na pratica nao percebem realmente como aplica-los?
Estou curioso. Vamos supor que, depois de toda essa bateria de testes de diagnóstico, no caso do cão do Estevez era, finalmente, diagnosticado que se tratava de um problema de medo à trovoada. Como tratariam desse problema?
o toque de trela seria semelhante ao toque de "continua a andar, e ignora" nao necessita de estranguladora, dependendo do tipo de liderança/respeito que tiver sobre o cão. quem nunca deu um toque de trela no cao quando queremos que nao faça algo que está prestes a fazer e o cão quebra o comportamento? seria o mesmo, acrescentando que o dono se afastaria do local de conflito. mostrando ao cao que ele deve abandonar aquele comportamentoMiMoo Escreveu:Estas frases são suas:
a partida seria atraves de reforços de auto-estima e confiança do cao e sobretudo confiança no dono para resolver os problemas do cao.lds6 Escreveu:Quando os conselhos são vagos, eu acredito, de facto, que as pessoas não saibam aplicá-los.Souvenirs Escreveu: mas para que falar de metodos aqui, se as pessoas na pratica nao percebem realmente como aplica-los?
Estou curioso. Vamos supor que, depois de toda essa bateria de testes de diagnóstico, no caso do cão do Estevez era, finalmente, diagnosticado que se tratava de um problema de medo à trovoada. Como tratariam desse problema?