Mais de 200 cães gatos e ratazanas resgatados de uma vivenda

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta fev 07, 2014 3:52 pm

A minhas opinião sobre os criadores "éticos" e "responsáveis" e que o fazem "por amor à raça" tem vindo a decair progressivamente. A opinião dos seus pares já não me diz nada, até por um exemplo que foi bastamente falado aqui na Arca, há uns tempos.

Sinceramente, na minha opinião, a maior parte dos criadores criam por negócio, para terem estatuto, por vaidade pessoal, podendo estes três factores variar de peso em cada caso.

No caso desta mulher de Palmela, o negócio seria o único fito. Fez disto modo de vida, nada se importando com as condições em que tinha os animais e com o sofrimento que lhes infligia.

Por outro lado, as pessoas envolvidas neste resgate lidam há muito com as consequências da irresponsabilidade das pessoas em relação aos animais, e isso têm consequências pesadíssimas ao nível do tempo que (não) têm, do dinheiro que (não) têm, enfim, em todas as dimensões da sua vida pessoal e profissional. O desgaste emocional é enorme, os apelos de situações terríveis e urgentes não param e parecem sempre aumentar.

Digo isto para que se compreenda a forma "fundamentalista", dirão alguns, como estas pessoas vêem o negócio (porque é sempre um negócio, ou não?) da criação de animais.

Para quem anda nesta vida é, de facto, difícil ver que são feitas centenas, milhares de ninhadas que nada vêm acrescentar ao apuramento das raças (já de si subjectivo, discutível e, em tantos casos, absolutamente criticável) e ver milhares de animais a morrer nas ruas e nos canis, sem que nada se possa fazer a não ser por uns poucos, com o sacrifício pessoal que mencionei.

Atenham-se, portanto, ao que de bom (heróico, mesmo) estas pessoas estão a fazer por estes animais, e menos às suas opiniões. Com opiniões, podemos sempre concordar ou discordar; com a valia desta acção, parece-me que estamos todos de acordo.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sexta fev 07, 2014 7:32 pm

Tassebem Escreveu:A minhas opinião sobre os criadores "éticos" e "responsáveis" e que o fazem "por amor à raça" tem vindo a decair progressivamente. A opinião dos seus pares já não me diz nada, até por um exemplo que foi bastamente falado aqui na Arca, há uns tempos.
Mais do mesmo, os criadores hão de ser sempre as bestas!
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
-Tambor-
Membro Veterano
Registado: quinta set 11, 2003 4:13 pm

sexta fev 07, 2014 7:46 pm

Pois é, os maus são os que fazem ninhadas planeadas, nunca são os das ninhadas acidentais que depois ninguém quer. Estranha inversão de prioridades ...
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sexta fev 07, 2014 8:24 pm

Nah, esses que planeiam ninhadas são maus porque teem o desplante de vender os cachorros que criam! Já se sabe que os animais não se vendem!! :roll:

haja pachorra...
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
-Tambor-
Membro Veterano

sexta fev 07, 2014 8:38 pm

Se todos os animais se comprassem talvez o pessoal pensasse duas vezes antes de levar um para casa, e vinte antes de lhe dar um chuto no rabo quando se cansasse da novidade. Mas isto é "rocket science" para estes fundamentalistas ...
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sexta fev 07, 2014 10:43 pm

"Estes fundamentalistas" estão cheios até muito para lá dos cabelos da conversa dos "puros" dos criadores, acima de tudo porque estão fartíssimos de arcar com as consequências do negócio proposto através da propaganda das maravilhas que é ter animais de raça, um nicho de mercado que tem vindo a alargar-se enormemente, multiplicado-se as "necessidades" relacionadas com o produto.

A treta (essa sim treta, e bem treta) de que se cria por amor à raça, de que se pretende melhorá-la (sempre por amor, claro), mais não tem feito do que criar uma falsa necessidade entre a população, a qual leva os incautos e desconhecedores, os vaidosos que pretendem valorizar-se socialmente ostentando a seu lado um animal "nobre", a comprar animais ao sabor das modas do momento, desprezando todos os outros que não tiveram a estrela de nascer por "criação". Há quem prefira carros, há quem prefira roupa de marca e há quem prefira um cão ou um gato (para só falar nestes) de aspecto exótico e luxuriosoo, que se possa manipular como um brinquedo ou exibir como um objecto de luxo. Por isso, não é para admirar nem de espantar que haja quem pretenda entrar no negócio, com as consequências que vêem.

Pagos, todos eles são pagos. Alimentação, veterinário, tudo é pago, seja com um rafeiro adoptado num canil, seja com o de mais pura cepa.

Tudo se paga neste reles mundo.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

sábado fev 08, 2014 5:28 am

eu estava a pensar em ajudar mas é complicado, só podia ser FAT durante a semana.
e quanto as ratz nem me importava de ficar com uma idosa ou 2 porque de momento n posso ter mais animais ao meu cargo, apenas gostava de dar um resto de vida digna as que são mais difíceis de adoptar. uma ratz ja vive tão pouco tempo, não me parece que vá haver muita gente a querer as velhotas
-Tambor-
Membro Veterano

sábado fev 08, 2014 7:54 am

Estas conversas contra os "puros" a favor dos rafeiros e blá blá é uma cretinice e uma dor de cotovelo que só vista. Para mim é muito simples: se ninguém os quer não os façam! Dou por mim a pensar porque é que na minha infância não havia tanto animal abandonado, canis cheios ou "n" associações a abarrotar. E a resposta é evidente: não se tinham mais animais do que aqueles que o bom senso permitia. Quando as cadelas tinham mais cachorros do que futuros donos a coisa "resolvia-se". Não havia FATs, ou FARs, ou outros nomes pomposos para esquemas manhosos onde os animais estão em stand-by por tempo indeterminado, havia donos definitivos. Hoje em dia os maluquinhos tudo criam, porque o aborto nem pensar e eutanasiar cachorros recém nascidos ainda menos. Por isso, e embora vos doa, a culpa de haver tanto animal aos pontapés é daqueles que dizem defendê-los. Claro que, depois, há que arranjar bodes expiatórios, e a culpa, obviamente, é das pessoas responsáveis que planeiam as coisas e fazem tudo comm'il faut, como se as pessoas tivessem que resolver a porcaria que os outros fazem e serem impedidas de terem o que querem nas suas casas. Haja pachorra!
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

sábado fev 08, 2014 12:05 pm

Essa mentalidade do grupo de resgate não ajuda em nada os animais... quer dizer se fazem ninhadas para lucro são uns sacanas mas se o vizinho ali do lado quiser uma ninhada "porque eles precisam ser pais uma vez na vida" ou o raios que o partam, já está tudo bem?!
Quais são os animais que trazem mais problemas? Os criados com todos os cuidados daqueles que vendem (falo dos criadores éticos, os outros todos concordam que são lixo) ou os que o vizinho do lado cria em casa sem cuidados (muitas vezes por ignorância)?

E essa treta, sim é mesmo treta, que se dermos uma lista do que procuramos num cão as associações encontram um rafeiro com as ditas características é de fazer rir... muitas associações despacham os cães com uma pinta, e por vezes com problemas que quem se lixa é o novo dono.

As pessoas não deviam ter de se sentir mal por querer um cão de raça, o importante é respeitar os animais e não contribuir para a situação degradante de animais usados em puppy-mills, a procriar só porque sim ou abandono.

Vou fazer o mesmo que fazem com os criadores: meter tudo no mesmo saco. Assim sendo, para mim as associações de defesa dos animais são oportunistas que despacham os cães e não querem saber deles depois (mesmo quando sabem que têm problemas). E conheço casos concretos em que estas situações acontecem.

Sim eu sei que não são todos assim mas se é justo juntar todos os tipos de criadores no mesmo saco então também é justo juntar todas as associações de animais no mesmo.
safira92
Membro
Registado: segunda jan 27, 2014 1:28 pm

sábado fev 08, 2014 12:19 pm

eu sou a favor de compra se caes de raça ,a bons criadores,ate porque se uma pessoa quer um tipo temperamento e características nao vao encontrar num rafeiro,por isso eu prefiro pagar por cao que goste do que adoptar um rafeiro ,ate porque ja tive 2 más experiências com associações,com 2 gatos que adoptei vinham os 2 doente gastei balúrdios e morreram os 2 em 1 semana,ate porque animais rua vem cheios de traumas
safira92
Membro
Registado: segunda jan 27, 2014 1:28 pm

sábado fev 08, 2014 12:28 pm

RicardoC1 Escreveu:Boas. Depois de ler isto não sabia que havia quem cria-se para trabalhar as raças. Se calar as pessoas compram cães a esta gente porque são mais baratos e servem perfeitamente para o que as pessoas procuram.
mas como dizem o que sai barato um dia sai caro em geral esses animais vem todos doentes
anacseg
Membro
Registado: quarta mai 08, 2013 3:09 pm

sábado fev 08, 2014 1:04 pm

Acho que demorei demasiado a chegar a conclusão que o Ricardo é um troll...
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

sábado fev 08, 2014 2:04 pm

anacseg Escreveu:Acho que demorei demasiado a chegar a conclusão que o Ricardo é um troll...
A sério?? :lol:
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

sábado fev 08, 2014 2:05 pm

anacseg Escreveu:Acho que demorei demasiado a chegar a conclusão que o Ricardo é um troll...
loooollll, só agora?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
-Tambor-
Membro Veterano

sábado fev 08, 2014 2:24 pm

E não é um troll, é O troll do acanichado
Responder

Voltar para “Cães”