Treinadores

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

sexta abr 04, 2014 12:09 pm

lds6 Escreveu:
zeca2 Escreveu:
Eu, muito particularmente, acho que é fundamental haver preparação do cliente antes do contacto com o treinador.
E porque não pedir a certificação do próprio cliente, que seria exibida ao treinador certificado? Perdoe-me a piada, espero que não tenha sido de mau gosto...
Sim, e não esquecer o boletim de vacinas em dia...
Olhe, não sei o que lhe diga; não percebi mesmo o que tentou dizer com isso.
Reconheço que usei de alguma ironia, mas a sua frase ilustra o óbvio - se houvesse uma consciencialização do cliente prévia ao contacto com o treinador, ele poderia fazer uma escolha consciente o que quase dispensaria a certificação oficial do treinador...

Quanto aos comentários laterais que foram surgindo:

- considero assunto sério qualquer hobby, mormente os inerentes ao manuseio de seres vivos com os quais temos afinidades;

- só quem nunca teve um cão doente é que pode dizer que a medicina veterinária não é um assunto sério e de grande importância. Mas também é verdade que ela não "gravita" em torno de cães e gatos;

- a "responsabilização" plena dos treinadores (certificados ou não) parece-me de difícil implementação, dada a subjectividade inerente - não vejo que a certificação ajudasse neste caso;

- estou de acordo que a certificação pudesse ser "especializada" ou "por níveis": um "pet trainer" não teria o currículo ou conhecimentos práticos para treinar cães de mondio, assim como um treinador de rci não seria talvez capaz de treinar cães de busca e salvamento;

- tenho muitas dúvidas (face aos extremismos que o lds reconhece) que fosse possível conciliar num mesmo currículo as teorias do Raiser com as da Ruggas, ou as do Ian Dunbar com as do "Encantador de Cães"...

Resumindo: não estando contra o que o lds defende, opino que o caminho para a certificação que defende tem muitos obstáculos de difícil ultrapassagem...
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

sexta abr 04, 2014 2:29 pm

rpoeiras Escreveu:Bom dia
Netherwing Escreveu: normal, esse tipo é sempre o mesmo malcriado!! é ignorar o gajo.
Mas por que raio é que neste forum tudo acaba por descambar?? Não sabem comunicar sem insultos?
Ricardo, ninguém insultou ninguém, fique tranquilo. O "gajo" a quem a netherwing se referia era o sudoku. Entende?
lds6 Escreveu: ok, e então se estivermos a falar de um comportamentalista? É coisa séria?
Ui, aonde já vamos... comparar veterinários com comportamentalistas? A sério lds6? Já estivemos a "falar" melhor!
Comparar? Mas é que nem sequer é comparar. "Comportamentalismo" será um ramo de especialização dentro da med. vet. (bom, não sei se tecnicamente poderá ser considerada uma especialização; haja alguém que me corrija ou confirme). Os comportamentalistas que existem em Portugal (lembro-me assim de três, e não sei se os haverá muitos mais, pelo menos a lidar com cães) são veterinários, e são-no como extensão da área de veterinária. Logo, não entendo o porquê da estranheza.
Além do mais neste ponto concordo com o(a) Netherwing, não vamos meter os veterinários ao barulho...
Ricardo, sou obrigado a concordar com a Tambor. Talvez devesse ler melhor a sequência de posts que levou à menção dos veterinários. Talvez aí percebesse o porquê da menção, e percebesse que foi justamente à conta de algumas considerações pouco claras da netherwing que os veterinários vieram à baila: justamente para tentar definir o que é que seria "sério" ou não.
lds6
Membro Veterano

sexta abr 04, 2014 3:09 pm

zeca2 Escreveu:
lds6 Escreveu:
zeca2 Escreveu:
Eu, muito particularmente, acho que é fundamental haver preparação do cliente antes do contacto com o treinador.
E porque não pedir a certificação do próprio cliente, que seria exibida ao treinador certificado? Perdoe-me a piada, espero que não tenha sido de mau gosto...
Sim, e não esquecer o boletim de vacinas em dia...
Olhe, não sei o que lhe diga; não percebi mesmo o que tentou dizer com isso.
Reconheço que usei de alguma ironia, mas a sua frase ilustra o óbvio - se houvesse uma consciencialização do cliente prévia ao contacto com o treinador, ele poderia fazer uma escolha consciente o que quase dispensaria a certificação oficial do treinador...
Ó zeca, como é óbvio, a ironia era clara, e percebi a piada que quis dizer. Só não tinha ficado claro, pelo menos para mim, o que é que tinha motivado a piada. Se era para ridicularizar ou pelo menos mostrar discórdia com alguma coisa, se era para confirmar alguma coisa que eu tinha dito e torná-la mais evidente, etc.
Bom, agora ficou mais claro.
Em relação à dispensa de certificação oficial do treinador, acho que basta sermos minimamente realistas para entender o que eu disse quando falei em "cenário limitado" e tendencialmente "falível". Esse estudo prévio do potencial cliente serve para minimizar potenciais estragos, mas nunca vai ser suficiente para termos uma situação de clareza profissional.
- só quem nunca teve um cão doente é que pode dizer que a medicina veterinária não é um assunto sério e de grande importância. Mas também é verdade que ela não "gravita" em torno de cães e gatos;
mas alguém disse que a med. vet. não era assunto sério? Pelo contrário, ela foi trazida ao barulho como algo de seriedade tão óbvia que se tornaria inquestionável...
- a "responsabilização" plena dos treinadores (certificados ou não) parece-me de difícil implementação, dada a subjectividade inerente - não vejo que a certificação ajudasse neste caso;
Pois. Eu tenho dificuldades em entender como é que não se vê que a regulamentação da actividade traz mais responsabilidade, mas ok, diverjamos quanto a isso.
Seja como for, e que fique bem claro, isto não é nenhum impedimento à regulamentação. Não entra para a lista das dificuldades que o Zeca refere. Pelo menos isto é claro, certo?
- estou de acordo que a certificação pudesse ser "especializada" ou "por níveis": um "pet trainer" não teria o currículo ou conhecimentos práticos para treinar cães de mondio, assim como um treinador de rci não seria talvez capaz de treinar cães de busca e salvamento;
Óptimo.
- tenho muitas dúvidas (face aos extremismos que o lds reconhece) que fosse possível conciliar num mesmo currículo as teorias do Raiser com as da Ruggas, ou as do Ian Dunbar com as do "Encantador de Cães"...
Sinceramente, Zeca, e com o devido respeito que me merece, mas acho que só está a querer complicar algo que não é tão complicado assim. Pergunto-lhe: acha que nas outras áreas, quase qualquer uma de que se possa lembrar, não existem escolas, movimentos, autores, propostas de procedimentos contrários, por vezes mesmo incompatíveis? Certamente que saberá que isso é uma realidade. E isso não é, por si só, impeditivo da formação de um currículo educativo de base nessas áreas. Por que raio então haveria de ser impeditivo no treino de cães. Aquela história de que "a única coisa com que dois treinadores concordam é que um terceiro está errado" serviria para ilustrar tantas outras profissões... Parece-me que há um certo gosto ou interesse em manter uma imagem ou culto de "profissão polémica", sei lá.
Volto a sublinhar o que para mim é uma distinção muito clara: uma coisa é conciliar na mesma prática duas concepções incompatíveis; outra coisa é elaborar um currículo no qual haja acesso às propostas variadas, e às concepções de base que suportam essas propostas.
Sinceramente, não vejo nada de impeditivo nisto.

(só um aparte, e até me cheira que o Zeca queria era ver-me a falar sobre isto: se o currículo garantisse uma mínima consolidação de conhecimentos acerca de comportamento canino, acerca das leis de aprendizagem, acerca de condicionamentos operante e clássico, algumas das abordagens que por aí andam tenderiam diminuir... é só um aparte)
Resumindo: não estando contra o que o lds defende, opino que o caminho para a certificação que defende tem muitos obstáculos de difícil ultrapassagem...
O maior obstáculo, para mim, já o disse desde início, passará muito pela falta de vontade real dos próprios profissionais em causa. Por um lado, há aqui e ali o lamento de que a profissão não é regulada, etc. Mas por outro, parece interessar que as coisas fiquem tal como estão.
Quanto aos obstáculos que o Zeca aponta, não reconheço "inultrapassabilidade", nem mesmo dificuldade, em nenhum deles, pelas razões que já apontei.

Abraço
rpoeiras
Membro
Registado: segunda fev 24, 2014 3:03 pm

sexta abr 04, 2014 3:18 pm

lds6 Escreveu: Ricardo, ninguém insultou ninguém, fique tranquilo. O "gajo" a quem a netherwing se referia era o sudoku. Entende?
ok, my bad....
lds6 Escreveu: Comparar? Mas é que nem sequer é comparar. "Comportamentalismo" será um ramo de especialização dentro da med. vet. (bom, não sei se tecnicamente poderá ser considerada uma especialização; haja alguém que me corrija ou confirme). Os comportamentalistas que existem em Portugal (lembro-me assim de três, e não sei se os haverá muitos mais, pelo menos a lidar com cães) são veterinários, e são-no como extensão da área de veterinária. Logo, não entendo o porquê da estranheza.
"Comportamentalistas" existem veterinários, biólogos e treinadores...

lds6 Escreveu: Ricardo, sou obrigado a concordar com a Tambor. Talvez devesse ler melhor a sequência de posts que levou à menção dos veterinários. Talvez aí percebesse o porquê da menção, e percebesse que foi justamente à conta de algumas considerações pouco claras da netherwing que os veterinários vieram à baila: justamente para tentar definir o que é que seria "sério" ou não.
ok, é o que dá misturar alhos com bogalhos, apesar de continuar a achar que os veterinários vieram para a discussão sem razão aparente...vou passar a ter mais cuidado com o que leio e filtrar as respostas!
Não volta a acontecer! :wink:

Cumprimentos,

Ricardo
rpoeiras
Membro

sexta abr 04, 2014 3:28 pm

lds6 Escreveu:
(só um aparte, e até me cheira que o Zeca queria era ver-me a falar sobre isto: se o currículo garantisse uma mínima consolidação de conhecimentos acerca de comportamento canino, acerca das leis de aprendizagem, acerca de condicionamentos operante e clássico, algumas das abordagens que por aí andam tenderiam diminuir... é só um aparte)
Se eu percebi correctamente acha que as várias técnicas que existem tenderiam a diminuir pelo facto de se garantir mais conhecimento a um treinador profissional?
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

sexta abr 04, 2014 3:47 pm

krug Escreveu:
Netherwing Escreveu: tanto quanto sei a medicina vet. como ramo da medicina que é
Segundo os médicos não veterinários, um ramo bastante afastado... até a medicina dentária já é bem afastadinha, a veterinária nem sequer é do bosque quanto mais da árvore...
àgua benta e presunção cada um toma a que quer krug.

eu afastava-me de um clinico que assumisse uma postura dessas.

a medicina vet é tão digna como a humana. da medicina dentária escusado falar, a opinião é a mesma.

este tipo de pensamento só confirma a minha opinião sobre a "tuguice".
felizmente há gente que pensa fora da caixa.

avalio as pessoas pelo que realizam no terreno, não por aquilo que penduram na parede.
treinadores de cães não precisam de diplomas ( poderao ter, só não carecem de ), minha opinão.

sou muitissimo a favor da formação académica, aprecio-a e incentivo-a... só não avalio as pessoas com base nela.
é bom quem dá provas de ser bom, quem concretiza.

all said.
An ye harm none, do what ye will
Netherwing
Membro Veterano

sexta abr 04, 2014 4:00 pm

a veterinária veio à baila, porque falei em actividades que gravitam em torno dos cães.

referia-me a treinadores, hoteis caninos, venda e criação de acessórios etc etc.

actividades "lunares", que gravitam em torno de...

não são considerações pouco claras, são exactamente aquilo que querem ser.

a tambor entendeu por bem questionar se a medicina veterinária seria também um passatempo ( paralelamente à canicultura ).

como entendo que a medicina é uma arte maior, esclareci que não estava a incluir a mesma nas tais actividades "lunares".

a netherwing é sempre clara no que diz, a interpretação que as pessoas fazem é problema delas.

repudia-me a obssessão das pessoas por diplomas, é muito estado novo, irrita-me sei lá!
parece que não se evoluiu nada desde os anos quarenta... é terceiro mundista, e é muito latino e irrita-me...
mas percebo a necessidade.

muito gente ainda tem Dr.(s) e Eng.(s) no cartoes multibanco, é coisa que me ultrapassa, sem ironias.

isto dos animais é, pelo menos para mim, escape às coisas muito enquadradas da vida, é diversão, passatempo.

treinar deveria ser coisa de talento, de vocação, e deve obviamente ser pago, claro! sem necessidade de mais nada, além de bons resultados para o animal e donos.

agora sim, all said. obrigada.
lds6
Membro Veterano

sexta abr 04, 2014 4:21 pm

rpoeiras Escreveu:
lds6 Escreveu:
Se eu percebi correctamente acha que as várias técnicas que existem tenderiam a diminuir pelo facto de se garantir mais conhecimento a um treinador profissional?
Não, de todo. Quando muito, as 'técnicas' só tenderão a aumentar, a diversificar-se, consoante mais rigorosos, difundidos e aprofundados se tornam os conhecimentos.
Agora, note uma coisa. Eu disse "algumas abordagens que por aí andam", ou seja, estou a pensar em abordagens específicas. O Ricardo pergunta: "as várias técnicas que existem" aludindo a algo mais geral.
Há uma diferença enorme entre as duas coisas!
Para que não haja dúvidas em relação ao que me quis referir: abordagens que desrespeitam a forma como hoje sabemos que os cães aprendem, abordagens que denotam desconhecimento da forma como condicionamento operante e condicionamento clássico agem, etc. tenderiam a diminuir na frequência e a perder credibilidade.
É só isso.
-Tambor-
Membro Veterano
Registado: quinta set 11, 2003 4:13 pm

sexta abr 04, 2014 4:25 pm

Netherwing Escreveu:repudia-me a obssessão das pessoas por diplomas, é muito estado novo, irrita-me sei lá!
parece que não se evoluiu nada desde os anos quarenta... é terceiro mundista, e é muito latino e irrita-me...
Mesmo as actividades que só são possíveis havendo talento têm uma parte teórica/técnica que é ensinável. Pintura, escultura, música, teatro, cinema, tudo isto tem escolas e cursos até de nível superior. Não percebo porque é que treinar cães há-de ser diferente e ser só uma coisa de "habilidosos" sem qualquer formação, insistir nisso é que é coisa do "antigamente".
rpoeiras
Membro

sexta abr 04, 2014 4:31 pm

lds6 Escreveu:
rpoeiras Escreveu:
lds6 Escreveu:
Não, de todo. Quando muito, as 'técnicas' só tenderão a aumentar, a diversificar-se, consoante mais rigorosos, difundidos e aprofundados se tornam os conhecimentos.
Agora, note uma coisa. Eu disse "algumas abordagens que por aí andam", ou seja, estou a pensar em abordagens específicas. O Ricardo pergunta: "as várias técnicas que existem" aludindo a algo mais geral.
Há uma diferença enorme entre as duas coisas!
Para que não haja dúvidas em relação ao que me quis referir: abordagens que desrespeitam a forma como hoje sabemos que os cães aprendem, abordagens que denotam desconhecimento da forma como condicionamento operante e condicionamento clássico agem, etc. tenderiam a diminuir na frequência e a perder credibilidade.
É só isso.
Ok, fiquei esclarecido!
Obrigado :wink:
rpoeiras
Membro

sexta abr 04, 2014 4:37 pm

Netherwing Escreveu:agora sim, all said. obrigada.
Obrigado, eu! :wink:
Netherwing
Membro Veterano

sexta abr 04, 2014 5:24 pm

-Tambor- Escreveu:
Netherwing Escreveu:repudia-me a obssessão das pessoas por diplomas, é muito estado novo, irrita-me sei lá!
Mesmo as actividades que só são possíveis havendo talento têm uma parte teórica/técnica que é ensinável. Pintura, escultura, música, teatro, cinema, tudo isto tem escolas e cursos até de nível superior. Não percebo porque é que treinar cães há-de ser diferente e ser só uma coisa de "habilidosos" sem qualquer formação, insistir nisso é que é coisa do "antigamente".

e como não defendo esse ponto de vista disse:

sou muitissimo a favor da formação académica, aprecio-a e incentivo-a... só não avalio as pessoas com base nela.

all said.

as pessoas podem e devem ter formação, só não deve ser mandatório para certas áreas, faço-me entender?

há coisas que são de vocação, ou se tem ou se não tem.

um bom treinador vai querer saber mais, vai querer saber mais é auto-didacta.

exemplo académico: tenho um curso de tradutor-intérprete tirado em 1997, nem havia Internet decente nessa época.
acha mesmo que poderia continuar a trabalhar com o mínimo de qualidade se me agarrasse ao canudo? se não me tivesse actualizado, todos os dias, cada dia.
se não fosse acima de tudo curiosa?! já tinha morrido de fome.

os cursos não garantem nada, porque todos os dias tudo muda.
uma licenciatura, ou que quer que se chama hoje aos bolonhas em cima do joelho tirados, é só um mero ponto de partida para mais.
criar mais disso para quê?

gente prática que trabalhe, isso é que é preciso.
de teóricos já anda tudo cheio. filósofos e cheios de tretas, poe-se os meninos em campo e sabem nada. gente que de boca fechada era poeta, sabem cada vez menos. incrivelmente, cheios de cursos e pós-graduações.

mas isto sou eu que sou velha e teimosa. cada um que pense por si.

afinal, as faculdades precisam de vender cursos, mais um menos um ;)

engraçado este tópico. ao menos vamos amadurecendo as ideias...
sou a favor de coisas que se mantenham amadoras, é assim que me considero neste espaço.

a definição de "amador" é uma coisa muito positiva, pretendo se-lo sempre no que aos cães diz respeito. e é isso!! :D
Netherwing
Membro Veterano

sexta abr 04, 2014 5:25 pm

rpoeiras Escreveu:
Netherwing Escreveu:agora sim, all said. obrigada.
Obrigado, eu! :wink:
:)
-Tambor-
Membro Veterano
Registado: quinta set 11, 2003 4:13 pm

sexta abr 04, 2014 5:47 pm

Netherwing Escreveu:
-Tambor- Escreveu:

e como não defendo esse ponto de vista disse:

all said.

as pessoas podem e devem ter formação, só não deve ser mandatório para certas áreas, faço-me entender?

há coisas que são de vocação, ou se tem ou se não tem.

um bom treinador vai querer saber mais, vai querer saber mais é auto-didacta.

exemplo académico: tenho um curso de tradutor-intérprete tirado em 1997, nem havia Internet decente nessa época.
acha mesmo que poderia continuar a trabalhar com o mínimo de qualidade se me agarrasse ao canudo? se não me tivesse actualizado, todos os dias, cada dia.
se não fosse acima de tudo curiosa?! já tinha morrido de fome.

os cursos não garantem nada, porque todos os dias tudo muda.
uma licenciatura, ou que quer que se chama hoje aos bolonhas em cima do joelho tirados, é só um mero ponto de partida para mais.
criar mais disso para quê?

gente prática que trabalhe, isso é que é preciso.
de teóricos já anda tudo cheio. filósofos e cheios de tretas, poe-se os meninos em campo e sabem nada. gente que de boca fechada era poeta, sabem cada vez menos. incrivelmente, cheios de cursos e pós-graduações.

mas isto sou eu que sou velha e teimosa. cada um que pense por si.

afinal, as faculdades precisam de vender cursos, mais um menos um ;)

engraçado este tópico. ao menos vamos amadurecendo as ideias...
sou a favor de coisas que se mantenham amadoras, é assim que me considero neste espaço.

a definição de "amador" é uma coisa muito positiva, pretendo se-lo sempre no que aos cães diz respeito. e é isso!! :D
Vai dando uma no cravo, outra na ferradura ... Para mim é muito claro: a partir do momento em que se exerce uma actividade remunerada é necessário mais qualquer coisa que "habilidade". Não vejo onde é que alguma vez se defendeu que os cursos devam ser o ponto de chegada do que quer que seja, bem pelo contrário, serão simplesmente o ponto de entrada na profissão - tal como acontece em tantas outras. É tão óbvio que até doi ...
Netherwing
Membro Veterano

sexta abr 04, 2014 5:56 pm

-Tambor- Escreveu: Vai dando uma no cravo, outra na ferradura ... Para mim é muito claro: a partir do momento em que se exerce uma actividade remunerada é necessário mais qualquer coisa que "habilidade". Não vejo onde é que alguma vez se defendeu que os cursos devam ser o ponto de chegada do que quer que seja, bem pelo contrário, serão simplesmente o ponto de entrada na profissão - tal como acontece em tantas outras. É tão óbvio que até doi ...
isso é problema que só poderá resolver sabendo interpretar o que lê.
é como a diferença entre ouvir e escutar.

de cravo e ferraduras... acho bem, estamos no mês dos cravos e os cavalos são bichos espectaculares, acho eu.

e tem razão doi sim, doi muito. mas não sofra... dias melhores virão. quando passar o frio os ossos melhoram, principalmente nas articulaçoes, cotovelos e assim.
boa sorte ;)
Responder

Voltar para “Cães”