Como referido anteriormente, existem inúmeras coisas que devemos ter em conta antes de adquirirmos um cão e nos iniciarmos no mundo das exposições caninas.
Primeiro, a escolha da raça mas sobretudo a escolha de um bom criador, com provas dadas na criação (Saúde, temperamento e morfologia devem ser os aspectos fundamentais antes de se escolher um cachorro). Deve visitar o criador e ver a ninhada e os progenitores, ver as condições em que os cães são criados e pedir para ver todos os relatórios, exames e atestados médicos provenientes dos progenitores que atestam que estão livres das doenças que são características dessa raça em questão.
Segundo, falar com o criador na sua intenção de expor o cão. O criador terá seguramente interesse em que você apresente um cão de qualidade já que estará a representar o seu canil e irá esclarecer as suas duvidas e ajuda-lo naquilo que for necessário.
Terceiro, quando se escolhe um cão para exposição nada nos garante que o cão será um excelente exemplar pois existem inúmeros casos de cachorros que eram muito promissores de cachorros e ao crescerem a qualidade não se manteve. Da mesma forma que acontece ao contrario, cães que a partida seriam somente para companhia acabam por desenvolver-se em excelentes exemplares da sua raça.
Concluímos então que não existe nenhuma garantia quando se escolhe um cachorro para exposições mas um criador experiente saberá esperar e escolher o cachorro que para si já com tão tenra idade apresenta todas as características necessárias para vir a ser um grande exemplar.
Entrando na vertente das apresentações nas exposições caninas, cada raça é apresentada de forma diferente, e isso você poderá aprender visitando as exposições ou vendo vídeos no youtube. De forma mais simplificada, você entra no ringue, seja sozinha ou contra outros cães, e o juiz dá uma olhada geral a todos os cães, após isto irá vê-los individualmente, é nesse momento que deve posicionar o seu cão. O juiz irá avaliar o seu cão, passando-lhe as mãos no peito, na cabeça, no corpo e vai ver os dentes também. De seguida pede-lhe que faça um ir e vir, ou seja, terá que mover o seu cão num passo acelerado, sem que ele salte. Depois dará a volta ao ringue (isto tudo muito por alto).
Eu comecei à 6 anos e posso dizer que falando com muitas pessoas e vendo os vídeos ajudou-me imensamente.
Existem também pessoas que recorrem a Handler Profissionais para apresentar os seus cães porque não tem tempo para se deslocarem às exposições ou simplesmente porque ficam demasiado nervosos nas apresentações e os cães não se portam nas condições desejadas.
Com o tempo depois vai entender o que é necessário comprar, as horas a que deve chegar para preparar o seu cão, o que deve vestir etc...
Se encontrar um bom criador, não terá problema nenhum em adaptar-se

<p> "Vamos agradecer aos idiotas. Não fosse por eles não faríamos tanto sucesso."</p>
<p>"Sou responsável pelo que eu falo, não pelo que você entende." </p>