O vosso cao dorme no vosso quarto?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
- Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)
Os meus cães dormem na rua, nas suas casotas. Excepto o Fang, que pensa que a erva orvalhada numa noite de inverno é muito mais confortável que uma casota quentinha, toda forrada de palha.
Dentro de casa, nunca quiseram dormir (embora eu já tenha tentado obrigá-los). O máximo que fazem é dormitar debaixo da mesa ou enconstados ao sofá da sala. Enfim, deixá-los com as suas manias...
Dentro de casa, nunca quiseram dormir (embora eu já tenha tentado obrigá-los). O máximo que fazem é dormitar debaixo da mesa ou enconstados ao sofá da sala. Enfim, deixá-los com as suas manias...
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado dez 27, 2003 2:57 am
- Localização: 7Gatos:Moghi,Zorki,Lua,Samid,Shaiina... 4 Cães:Diana,Wolfy,Homara,Dusky (cães e gatos pa adopção)
Sempre que tenho um cão bébé fica a dormir comigo desde o início. O Wolfie dorme comigo desde que chegou a casa, com 2,5 meses. Agora está com 7 meses, grandito e com muito pêlo
. Comprei um tipo de almofada quadrada grande que coloquei ao lado da cama e tento que ele durma lá. Não que eu não goste de o ter juntinho a mim, mas é por causa do pêlo. Ele fica lá, mas quando adormeço vai logo para cima da cama 
Aqui na sala gosta de estra no sofá, mas de vez enquando vai para o chão porque fica com calor.
A Andorinha e a Diana não vieram bébés e dormem lá fora, na arrecadação, nas alcofas delas e com a porta aberta.
A Sheeva e a Bianca, as meninas que estão aqui provisoriamente, antes dormiam na casota, que é enorme, mas agora, coloquei uma manta do chão da cozinha lá de baixo, junto à garagem, e elas preferem dormir lá
e com a porta entreaberta

Aqui na sala gosta de estra no sofá, mas de vez enquando vai para o chão porque fica com calor.
A Andorinha e a Diana não vieram bébés e dormem lá fora, na arrecadação, nas alcofas delas e com a porta aberta.
A Sheeva e a Bianca, as meninas que estão aqui provisoriamente, antes dormiam na casota, que é enorme, mas agora, coloquei uma manta do chão da cozinha lá de baixo, junto à garagem, e elas preferem dormir lá

Meus caros amigos
Preocupa-me muito a moderna relação do homem com as ditas "mascotes" (que termo mais triste), em particular com os cães.
Nós, muitas vezes, por falta de informação, ou sob o pretexto do nosso amor pelos nossos cães tratamo-los da pior forma possível.
Um cão é um cão, não é um "peluche" nem uma criança. Esta afirmação não tem nada de prejurativo para os cães, antes pelo contrário.
Tenho vindo a reparar que muitas pessoas tratam os cães como se fossem gente: ( é o meu menino, é mais uma pessoa da familia, dormem com eles na cama, etc). Este tipo de situações são extremamente negativas para as pessoas ( porque para além da falta de higiene manifesta uma errada orientação dos afectos) e para os cães ( que é o que mais me preocupa.
No percurso evolutivo do cachorro e coincidindo com o aparecimento dos dentes, que torna a amamentação dolorosa para a mãe, inicia-se um processo essencial para o desenvolvimento do cachorro: a desvinculação.
neste processo à um afastamento entre a mãe e a cria durante o qual a mãe se torna pouco tolerante com o filho e, entre outras coisas deixa de dormir com este. A falta de tolerancia da mãe em relação ao cachorro estende-se aos outros menbros da familia, principalmente ao macho Alfa. Mais tarde à uma reaproximação ao grupo (inicio da proberdade).
Este processo de desvinculação no cachorro é assencial para a sua maturidade.
Na recente relação do homem com os cães e na descida destes à categoria de mascotes (principalmente nas desetruturadas sociedades hurbanas) o cão deixou de ser um animal, e como tal respeitado na sua natureza, para passar a ser, doentiamente, um brinquedo, um bébé ou uma pessoa. Estes comportamente desasjustados por parate dos donos leva a que entre outras coisas, não haja a desvinculação referida atras. Desta forma os cães são eternamente infantis e consideram o dono como mãe e não como lider da matilha.
A este respeito quero referir a gritante diferença de maturidade que há entre um cão destes e um cão de quinta ou vadio. è impressionante!!
Alem deste aspecto, do tratamento, há ainda o facto de cada vez mais os criadores seleccionarem os animais no sentido da "mascote" , isto é, mais humanizados e infantilizados para dar resposta a pessoas que cada vez menos querem animais e cada vez mais querem "artificios", qual descarga dos nossos afectos.
Que triste é a vida de cão!
Preocupa-me muito a moderna relação do homem com as ditas "mascotes" (que termo mais triste), em particular com os cães.
Nós, muitas vezes, por falta de informação, ou sob o pretexto do nosso amor pelos nossos cães tratamo-los da pior forma possível.
Um cão é um cão, não é um "peluche" nem uma criança. Esta afirmação não tem nada de prejurativo para os cães, antes pelo contrário.
Tenho vindo a reparar que muitas pessoas tratam os cães como se fossem gente: ( é o meu menino, é mais uma pessoa da familia, dormem com eles na cama, etc). Este tipo de situações são extremamente negativas para as pessoas ( porque para além da falta de higiene manifesta uma errada orientação dos afectos) e para os cães ( que é o que mais me preocupa.
No percurso evolutivo do cachorro e coincidindo com o aparecimento dos dentes, que torna a amamentação dolorosa para a mãe, inicia-se um processo essencial para o desenvolvimento do cachorro: a desvinculação.
neste processo à um afastamento entre a mãe e a cria durante o qual a mãe se torna pouco tolerante com o filho e, entre outras coisas deixa de dormir com este. A falta de tolerancia da mãe em relação ao cachorro estende-se aos outros menbros da familia, principalmente ao macho Alfa. Mais tarde à uma reaproximação ao grupo (inicio da proberdade).
Na recente relação do homem com os cães e na descida destes à categoria de mascotes (principalmente nas desetruturadas sociedades hurbanas) o cão deixou de ser um animal, e como tal respeitado na sua natureza, para passar a ser, doentiamente, um brinquedo, um bébé ou uma pessoa. Estes comportamente desasjustados por parate dos donos leva a que entre outras coisas, não haja a desvinculação referida atras. Desta forma os cães são eternamente infantis e consideram o dono como mãe e não como lider da matilha.
A este respeito quero referir a gritante diferença de maturidade que há entre um cão destes e um cão de quinta ou vadio. è impressionante!!
Alem deste aspecto, do tratamento, há ainda o facto de cada vez mais os criadores seleccionarem os animais no sentido da "mascote" , isto é, mais humanizados e infantilizados para dar resposta a pessoas que cada vez menos querem animais e cada vez mais querem "artificios", qual descarga dos nossos afectos.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 30, 2003 9:51 am
Acho que nem oito nem oitenta. Muitos de nós não concordam com a forma como os animais eram tratados pelos nossos avós, pe. Mas esses cães eram cães. A função deles na casa e na familia estava bem definida. Hoje em dia os cães não servem para guardar, para caçar, para pastorear o gado mas sim para mostrarFBC Escreveu: Na recente relação do homem com os cães e na descida destes à categoria de mascotes (principalmente nas desetruturadas sociedades hurbanas) o cão deixou de ser um animal, e como tal respeitado na sua natureza, para passar a ser, doentiamente, um brinquedo, um bébé ou uma pessoa.

O Snoopy foi abandonado com pouco mais de um mês e depois ainda esteve mais de um mês numa protectora, sem o carinho de mãe e somente acompanhado por outras crias que partilhavam a mesma infelicidade.
Se ele agora dorme na sua caminha de esponja no quarto dos meus pais é porque voltou a encontrar uma família/matilha que gosta muito dele.
Se ele agora dorme na sua caminha de esponja no quarto dos meus pais é porque voltou a encontrar uma família/matilha que gosta muito dele.
Pois deixem-me dizer-vos que concordo plenamente com a história de que «cães são cães», «não devem ser tratados como pessoas» e adorava ter pulso para levar essa relação desprendida e mantida na base de cão vs pessoa. Pois é... mas não consigo. Assim que os meus cães saltam para a minha cama (é mais um que faz isso, porque é mais carente) os meus olhos brilham só de saber que o vou ter ali a noite toda encostado a mim. E quando eu acordo a meio da noite, faço-lhe uma festa e ele faz aquele latino de quem está a dormir mas quer cumprimentar a dona sonolenta? É delicioso... Eu sei que pode não ser o mais correcto, mas é mais forte que eu!
Bjs a todos...
Bjs a todos...
-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm
Em resposta ao FBC, só tenho a dizer uma coisa, sem no entanto me "servir a carapuça", como vulgarmente se diz.
Trato os meus cães como quiser, meninos, cãezinhos, bobis, tarecos, são meus e a maneira como os chamo não faz deles mais ou menos cães.
Sim são cães de companhia, adoro-os, gosto muito mais deles do que muitas das pessoas que andam para aí. E sim fazem parte da familia.
Não sofro de nenhum distúrbio do foro psicológico, pelo menos diagnosticado.´
Acredito que possa haver muita gente que abuse, não é o meu caso, dou-lhes o que acho necessário e sobretudo a minha companhia, quando posso.
Sei o que quer dizer, só que não é por aí.
Trato os meus cães como quiser, meninos, cãezinhos, bobis, tarecos, são meus e a maneira como os chamo não faz deles mais ou menos cães.
Sim são cães de companhia, adoro-os, gosto muito mais deles do que muitas das pessoas que andam para aí. E sim fazem parte da familia.
Não sofro de nenhum distúrbio do foro psicológico, pelo menos diagnosticado.´
Acredito que possa haver muita gente que abuse, não é o meu caso, dou-lhes o que acho necessário e sobretudo a minha companhia, quando posso.
Sei o que quer dizer, só que não é por aí.
Lá em casa cada macaco tem o seu galho e não é por isso que gosto menos do meu cão. Tambeu eu lhe chamo menino, pititi, etc mas quanto a dormir ele tem a cama dele e eu a minha, assim como prato, toalha etc.
-
- Membro Veterano
Como reparam no primeiro tópico que respondi, os meus cães não dormem comigo na cama, aliás nem sequer dava.
Optei por dormirem na cozinha para passarem mais algum tempo connosco e partilharem um pouco da nossa vida quotidiana. Tem as taças deles, as camas deles, as almofadas deles, mas uma coisa é certa a higiene da cada um só á pessoa diz respeito e ninguém tem nada a ver com isso.
Por isso acho de muito mau tom chamar "pouco higiénicas" ás pessoas que optam que o cão durma aos pés da cama. Se calhar não dormem com o cão, mas quanto ao resto sabe-se lá.
É a minha opinião, não tento humanizar os meus cães, mas que eles fazem parte da minha vida lá isso fazem.
Optei por dormirem na cozinha para passarem mais algum tempo connosco e partilharem um pouco da nossa vida quotidiana. Tem as taças deles, as camas deles, as almofadas deles, mas uma coisa é certa a higiene da cada um só á pessoa diz respeito e ninguém tem nada a ver com isso.
Por isso acho de muito mau tom chamar "pouco higiénicas" ás pessoas que optam que o cão durma aos pés da cama. Se calhar não dormem com o cão, mas quanto ao resto sabe-se lá.
É a minha opinião, não tento humanizar os meus cães, mas que eles fazem parte da minha vida lá isso fazem.
-
- Membro Veterano
Não acha de bom tom. Mas olhe que existem muitas doenças provocadas pelos parasitas dos cães, pela saliva dos cães, por causa do lixo que trazem nas patas e derivadas do pêlo que anda no ar ou na roupa da cama.AndLemos Escreveu: Por isso acho de muito mau tom chamar "pouco higiénicas" ás pessoas que optam que o cão durma aos pés da cama. Se calhar não dormem com o cão, mas quanto ao resto sabe-se lá.
Muitos foristas referiram que os animais entram dentro dos cobertores e lençois mas, dormir nos pés da cama ou nos lençois é a mesma coisa.
Não é pelo facto de os meus cães dormirem nas respectivas casotas, que eles deixam de ser parte da minha vida ou que deixam de ter o seu lugar na casa.AndLemos Escreveu: É a minha opinião, não tento humanizar os meus cães, mas que eles fazem parte da minha vida lá isso fazem.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
O papel do cão na sociedade humana alterou-se significativamente no decorrer dos últimos anos. Não se pode aplicar os ciclos de vida de um cão aos cães animais de companhia pelas razões óbvias!FBC Escreveu: Meus caros amigos
Tenho vindo a reparar que muitas pessoas tratam os cães como se fossem gente ( é o meu menino, é mais uma pessoa da familia, dormem com eles na cama, etc). Este tipo de situações são extremamente negativas para as pessoas ( porque para além da falta de higiene manifesta uma errada orientação dos afectos) e para os cães ( que é o que mais me preocupa.
No percurso evolutivo do cachorro e coincidindo com o aparecimento dos dentes, que torna a amamentação dolorosa para a mãe, inicia-se um processo essencial para o desenvolvimento do cachorro a desvinculação.
Por exemplo, um cão de companhia não tem necessidade nenhuma de aos 8/9 meses lutar pelo seu lugar na matilha e trabalhar para isso! Se amadurece mais tarde ou se até nunca amadurece...não vejo onde isso traga infelicidade para o cão. Infelicidade é ser mal tratado, passar fome e sede e morrer numa vala depois de ter estado 3 dias a sofrer as dores consequentes a um atropelamento...
As pessoas querem um animal de companhia, não há gado para conduzir, o alarme é mais seguro que o cão a ladrar, etc etc...Claro que há sempre o trabalho que se pode e deve desenvolver com o cão - mas a maioria das pessoas nem sequer trabalha os seus cães porque não estão inetressadas nisso...
Quanto qo que refere como artificios para a descarga de afectos, sinceramente acho que não percebi...quer dizer que então quem gosta de animais e o demonstra (seja de que forma for) tem falta de alguma coisa? É desiquilibrado? Tem problemas afectivos? Por acaso sempre pensei o contrário, quem os tem e trata mal ou tem problemas em demonstrar o carinho é que precisa de uma consultazinha médica....
No todo, você até tem razão, e está sem dúvida em sintonia com as teorias de comportamento canino, mas por favor não generalize.
Uma vez que a minha cadela não vai ser vadia, não vejo porque não há-de ela dormir comigo quando me apetece. Não a vejo nem mais nem menos madura do que deveria estar com a idade dela. Além disso só o faz com a minha autorização, logo garanto-lhe que ela sabe perfeitamente quem é o lider da matilha lá em casa! Se ela me vê também como mãe? Se calhar, mais uma razão para ser eu que mando!
Por outro lado, também não noto qualquer alteração no comportamento dela quando vai para a Quinta, onde desempenha a sua função de guarda em conjunto com uma husky e um arraçado de Serra...e vá lá você entrar sem ser convidado que ela pura e simplesmente não o deixa passar até a lider da matilha ou o dono da casa em questão autorizarem.
Por isso acho que nem tanto ao mar nem tanto á terra. A mim irrita-me um pouco a mania que é assim e só assim, ou que ou é preto ou é branco e tudo o resto não interessa. Há que ter as teorias e estudos em conta, mas há também que pensar e reflectir neles, transpô-los para as realidades existentes e adaptá-los...há que pensar pela nossa cabecinha.
Só mais uma coisinha, é a mesma historia com que me vieram que um bom cão de RCI ou de Mondioring tinha que ser cão de canil e não de casa...pffffffffffffffffffff a ver vamos! Ou que um bom cão de competição nunca o seria como guarda ou em caso de emergÊncia (ter que morder um ladrão a sério por ex.) pffffffffffffffffffffffffffffffffff donos da verdade, não muito obrigada!
<p><strong>Saudações!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
angie_bcl Escreveu:Não acha de bom tom. Mas olhe que existem muitas doenças provocadas pelos parasitas dos cães, pela saliva dos cães, por causa do lixo que trazem nas patas e derivadas do pêlo que anda no ar ou na roupa da cama.AndLemos Escreveu: Por isso acho de muito mau tom chamar "pouco higiénicas" ás pessoas que optam que o cão durma aos pés da cama. Se calhar não dormem com o cão, mas quanto ao resto sabe-se lá.
Muitos foristas referiram que os animais entram dentro dos cobertores e lençois mas, dormir nos pés da cama ou nos lençois é a mesma coisa.
Não é pelo facto de os meus cães dormirem nas respectivas casotas, que eles deixam de ser parte da minha vida ou que deixam de ter o seu lugar na casa.AndLemos Escreveu: É a minha opinião, não tento humanizar os meus cães, mas que eles fazem parte da minha vida lá isso fazem.

Eu disse, que os meus dormem dentro de casa, os meus, os outos que durmam onde quiserem, não me diz respeito
Última edição por AndLemos em sexta mar 05, 2004 2:56 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Quanto á higiéne ou falta dela...e ás restantes balelas e fobias com as alergias...
Eu cresci numa aldeia, rodeada de animais de quinta: porcos, patos, galinhas, cabras, ovelhas, burros e mulas, cães e gatos...sei lá!!! brincava com todos, brincava na terra e andava suja o dia inteiro.
Sempre tive animais - gatos - na casa de Lisboa, sempre dormiram comigo.
NUNCA tive uma alergia. NUNCA tive qualquer doença relacionada com animais.
Já os meus pobres sobrinhos nascidos e criados como florezinhas de estufa na cidade tÊm tudo e mais alguma coisa...
Por favor, tenham santa paciência! Não generalizem nem tentem dizer ás pessoas como devem elas viver as suas vidas...pricipalmente no que toca a higiene...a minha casa está mais limpa com 10 animais lá dentro que muitas casas que só têm humanos....
Eu cresci numa aldeia, rodeada de animais de quinta: porcos, patos, galinhas, cabras, ovelhas, burros e mulas, cães e gatos...sei lá!!! brincava com todos, brincava na terra e andava suja o dia inteiro.
Já os meus pobres sobrinhos nascidos e criados como florezinhas de estufa na cidade tÊm tudo e mais alguma coisa...
Por favor, tenham santa paciência! Não generalizem nem tentem dizer ás pessoas como devem elas viver as suas vidas...pricipalmente no que toca a higiene...a minha casa está mais limpa com 10 animais lá dentro que muitas casas que só têm humanos....
<p><strong>Saudações!</strong></p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Concordo plenamente.nynf Escreveu: Quanto á higiéne ou falta dela...e ás restantes balelas e fobias com as alergias...
-
- Membro Veterano
E a confusão que faz na cabecinha dela não lhe interessa. Os cães são animais de hábitos, logo, se habituados a dormir na cama, como acha que ela encara o seu apetite?nynf Escreveu: Uma vez que a minha cadela não vai ser vadia, não vejo porque não há-de ela dormir comigo quando me apetece.
A regra é que depois de o animal se habituar, toma aquele território por seu e, pelo menos, rosna a dar sinal que ali é o sitio dele e só sai se quiser. A sua cadela pode não reagir assim, não vou generalizar, mas a minha opinião é que devia poupar-la de estar dependente dos seus apetites.